1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programas para comprimir/descomprimir em rar e zip!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por SwimmerBoy, 23 de Novembro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 2001)

1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Boas malta...

Será que me podiam aconselhar programas para comprimir e descomprimir ZIPs e RARs em Ubuntu?

Obrigado!

2. neonl

neonl Banido

Para zip instalas um pacote chamado zip
    Código:
    sudo apt-get update && sudo apt-get install zip
    para comprimir em rar instala um pacote chamado rar (e também um chamado unrar para descomprimir)
    Código:
    sudo apt-get install unrar rar
    Para criar os ZIPs ou RARs vais ao terminal e informas-te da sintaxe de cada um para aquilo que queres fazendo (no caso do zip)
    Código:
    zip --help
    e no caso do rar
    Código:
    rar --help

3. SwimmerBoy

Não existe nada que não seja só consola? Algo se que possa usar em modo grafico, tipo, sem a utilização da consola...

4. flsantos

flsantos Power Member

podes usar o synaptic para instalares esses pacotes, e depois é só utilizares normalmente. A consola é só o meio mais rápido.

5. Sahaqiel

Sahaqiel Power Member

O único que comprime rar é o winrar (tem versão linha de comandos para linux) segundo o que diz a wikipedia. Para o resto podes instalar o "ark", mas é bastante básico. A linha de comandos é que te dá acesso a todas as opções.
    Se houverem programas melhores de compactação/descompactação também gostava de conhecer.

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

winrar ? e o rar que é oficial ? e o p7zip ?

Adiante, para kde tens o arK, dps tb para outros WM, tens o File Roller, Xarchiver ...

7. SwimmerBoy

A coisa é para ser básica, compactar para um ficheiro, descompactar, nada de muito complicado.

8. neonl

neonl Banido

Se fizeres os passos de instalação que eu dei (esses são indispensáveis) podes comprimir com o próprio nautilus...

9. slack_guy

slack_guy Power Member

Pensa desta forma (para certas (muitas) operações):
    Consola -> fast
    GUI -> slow

Isto:
    Código:
    $ unzip ficheiro.zip
    é mais rápido que isto:
    Código:
    <file manager> -> botão direito do rato -> extrair para....

O computador existe para poupar tempo e esforço aos humanos ;-)

Mais:
    Se pensas que podes não te lembrar do comando 'unzip' podes criar um 'alias' do género:
    Código:
    alias descompacta_me_este_ficheiro_ja='unzip'

Depois basta escreveres (utiliza a tecla TAB ;-) ):
    $ descompacta_me_este_ficheiro_ja ficheiro.zip
    :-)

Última edição: 24 de Novembro de 2007
  10. SwimmerBoy

Não tenho pressas... Prefiro algo que se use apenas com rato... Não é por mim, mas sim pk a pessoa a quem se dirige tem de ter tudo muito parecido para ter uma passagem de windows para linux mais suave...

11. slack_guy

slack_guy Power Member

É bom (para ti e, sobretudo, para o teu amigo) que consigas fazer perceber que o Linux não é uma versão gratuita do windows. Linux é _diferente_ do Windows. Se o teu amigo não perceber isto só te vai trazer chatices.

12. SwimmerBoy

O meu amigo é o meu pai e para usar linux em modo consola, colocava-lhe DOS. Linux não é o modo gratuito de windows, é diferente sim, mas quanto mais "point-and-click" for, mais fácil é a sua utilização.

O que me interessa é facilidade de utilização, não é saber 1001 comandos para mover de A para B quando clickando com o rato e arrastando, faço o mesmo...

13. slack_guy

slack_guy Power Member

Acho que estás a baralhar conceitos.
    Facilidade de utilização não é sinónimo de 'point & click'

Bom, não tinhas falado em 'mover'. Para essa tarefa também penso que é mais fácil utilizar o rato.

OK... quando souberes o que é o Linux vais concordar comigo em como essa afirmação é um disparate ;-)

14. hellaxe

hellaxe Power Member

Desculpem lá mas esta discussão não tem sentido nenhum.
    Swimmer tens o Archive Manager para o que queres.
    Funciona como no windows: clicar em cima do ficheiro, ou ficheiros, e fazer "Create archive". Simples.
    Para teres acesso a fazeres os zip, rar, ace, etc só tens de instala-los pelo synaptic. Fica o assunto resolvido.
    Se não tiveres o icon disponivel em Aplicações- Acessórios, vais ao Main Menu e pões o "tic" na aplicação e já aparece nos menus.
    Simple as that!!!!!!!!!

O Slack_guy já tinha dito que era só fazer:

15. SwimmerBoy

@hellaxe, muitissimo grato pela explicação tão completa...

Para além de ficar com o programa a funcionar, também fiquei a saber como se mexia nos menus de ubuntu.

Obrigado a todos pela ajuda!

Partilhar esta Página