Programção vs Design

FHill

Power Member
Estudo na área de Multimédia onde já fiz trabalhos de programação e de Design mas estou mais inclinado para a parte visual de um projecto do que a parte da programação e isto é uma duvida que me aflige...deverei dedicar-me mais ao Design ou também á programação?

Gostava de me dedicar á programação em PHP e C# para criar websites dinamicos mas ainda existe a parte de design do site que prefiro fazer...é possivel conseguir dominar estas duas áreas ou mais vale dedicar-me só a uma?

È que para além do Design ainda gostava de dominar 3D e motion graphics mas meter programação pelo meio já deverá ser muita fruta...não será melhor quando for fazer um projecto de web design, por exemplo, de eu fazer o design e deixar para um programador mais especializado a parte de programação?
 
Eu acho que cada macaco deve estar no seu galho! Designers tratam da imagem, programadores do código! No entanto deves ter alguns conhecimentos para facilitar um pouco o trabalho!
Nunca conheci um bom designer que fosse bom programador e vice-versa!
 
"yes you can!"

Acho que tu é que deves decidir o que queres aprender. Mas se queres estar dentro de varias area, convem que gostes de pelo menos algumas delas para não tares a fazer fretes.

Com vontade tudo se aprende.

Mas normalmente é mais o pessoal das artes que tem mais gente a saber um pouco das duas areas. E sinceramente na area das artes, estár confinado a apenas uma parte, ja começa a ser mau. Na area das artes, saber alguma coisa de programação é uma mais valia. Principalmente se trabalhares com Flash ou com 3D.
 
O melhor é ser design, e aprender html, css, php e actionscript (se trabalhares em flash) assim estás independente de um programador, fazes tudo livremente.
 
Eu acho que cada macaco deve estar no seu galho! Designers tratam da imagem, programadores do código! No entanto deves ter alguns conhecimentos para facilitar um pouco o trabalho!
Nunca conheci um bom designer que fosse bom programador e vice-versa!

yep! nem mais!

Isto é como tudo, tu é que tens decidir se queres ser MAIS um ou se queres ser UM DOS.
Simples, dedica-te à area em que te sentes melhor, se é na criatividade ou na programação. as pessoas têm que saber onde são o lugar delas. é natural que tenhas que ter noções de programação, isso só te vai ajudar a enriquece o trabalho que vais desenvolver, vais saber até onde podes ir na dinâmica de um site por exemplo. "cada macaca no seu galho"!
 
Concordo com as restantes opiniões.

Saber um pouco de programação não faz mal nenhum, mas penso que deves arriscar naquilo que realmente gostas.

já agora tás a frequentar que curso/escola ?
 
sinceramente nao vejo qualquer problema em juntar design com programaçao.
Se consegues fazer bom design, e ainda consegues fazer a programaçao... optimo!

mas a ser honesto, se es aluno de multimedia, vais dar tanta coisa... que é verdade que vais ter que te especializar em algumas areas em detrimento das outras.
 
Concordo com as restantes opiniões.

Saber um pouco de programação não faz mal nenhum, mas penso que deves arriscar naquilo que realmente gostas.

já agora tás a frequentar que curso/escola ?

Tou em Cinema e Multimédia na Lusofona.

Entrei para o curso porque queria seguir a vertente 3D mas á medida que fui dando várias matérias que começei a gostar, queria tentar saber um pouco de tudo (senão tudo, tal é a vontade de saber) mas á medida que vou praticando começo a pensar que para ser mesmo bom é melhor investir a maior parte do tempo numa área do que em duas.
 
Não te fiques é pelos conhecimentos 3D que das na faculdade. Se queres seguir 3D, tens de trabalhar e muito em casa, extra faculdade. Do que sei, de pessoal da lusofuna à uns tempo s atras, davam 3D À velocidade de jecto durante um semestre e não se aprendia muita coisa. Não sei se ainda é assim...
 
Eu sinceramente, como alguns também, não vejo onde está o problema de ser designer e programador ao mesmo tempo.
Vamos por partes. Há tempos fiz uma plataforma web para uma clínica, marcar desmarcar coisas etc. Eu primeiro que tudo, antes de começar qualquer tipo de programação faço um desenho à mão de como eu tinha imaginado o site. Depois faço um templates básico em HTML daquilo que quero e vou desenvolvendo a aplicação ao meu gosto. E depois de tudo comecei a pensar no design, como é que iria pôr a textbox, se o texto fica melhor mais pequeno etc. E como acho que quando se faz este tipo de trabalhos, não estão definidos como objectivo um CMS em que se pode alterar o template sem mexer numa linha de código, acho que, mesmo muito, que a minha programação foi influenciada para forma como desenhei o site e vice-versa.

Eu até acho que se o designer e o programador forem a mesma pessoa o trabalho tem probalidades de sair melhor do que ao contrário pois como já mencionei, há influências de ambos os lados. Por outro lado, também, tal e qual como não vejo o problema de primeira variante, não vejo problema em haver um 'trabalho de grupo'. Já tive oportunidade que experimentar as duas vertentes e quer numa quer noutra me dei muito bem.
Depois começa a ver mais com o próprio espírito de trabalho da pessoa. Eu apesar de trabalhar muito bem em grupo, por vezes tenho de aceitar ideias que a meu ver ficavam melhor de outra maneira, etc mas não vamos por aí.

O que interessa é que defendo perfeitamente que se sabes fazer as duas coisas e te sentes confortável nos dois campos então, força!
 
Por acaso tenho a opinião de cada um no seu lado...

Se és um BOM designer, não consegues ser BOM programador, e não estou a falar em saber fazer uns templates no photoshop, estou a falar de BONS designers...

na minha opinião, eu acho que deve sempre existir um grupo, de pelo menos 3 elementos... Designer, Copy e Programador...

cada um é bom naquilo que faz, e é assim que deve funcionar...

se és freelancer, aí a historia é diferente...
 
Ou te especializas numa área e percebes muito dela, ou és um sabichão, ou seja, aquele gajo que percebe muito de várias áreas mas quando se entra mais a fundo na questão tem de recorrer ao google/colegas/amigos/profissionais para aprender e ficar a saber.

Hoje em dia programadores são mais requisitados por empresas que queiram desenvolver aplicações próprias. Se for a questão de websites na minha opinião é escusado desenvolver um website de raiz quando já existem N aplicações open-source do qual podem tirar partido.

Dedica-te à área que mais gostas, ou dedica-te às duas se efectivamente tiveres tempo para tal. Apesar de a programação dar mais dinheiro (falo mais até pela oferta hoje em dia) o design tambem é essencial. tambem há designers a ganharem bem. Se tiveres jeito para o negócio basta criares imagens/vectores que há sites que pagam bem por cada download (ex: fotolia.com, etc), fora outros trabalhos.
 
stblink já ponderas-te a hipotese de trabalhar numa empresa ou preferes estar por conta propria?

De facto o teu conselho de me especializar só numa área é muito válido porque tal como disse, quanto mais me dedico mais vejo que mais vale estar muitas horas na mesma coisa do que muitas horas em várias coisas...o problema é que gosto das várias áreas que referi e que a vontade de aprender é grande mas terei que ser realista primeiro que tudo.
 
Eu já trabalhei em empresas na área de informática (helpdesk/reparação de computadores), neste momento tou como freelancer na área de design/webdesign mas continuo a trabalhar na área da reparação/manutenção.

Como "profissão" sou técnico de informática, reparação de computadores, problemas de windows, hardware, etc.

Faço também logotipos, banners flash, etc, gosto de trabalhar na área de design.

Faço websites em joomla, o que me permitiu conhecer um pouco de php e linguagem mysql.

como deves calcular, sou um "sabichão" em algumas áreas, também porque sou o meu patrão e tenho tempo para me dedicar a isso. Claro que se por exemplo trabalhar numa empresa direccionada para sistemas, ficaria mais "especialista" porque trabalharia especificamente nessa área. Se me perguntarem de qual área gosto mais, eu respondo que de todas as mencionadas, porque ao mesmo tempo faço por gosto e permite-me ter mais soluções para clientes.

Eu posso trabalhar apenas em reparação de computadores... mas teria 1 computador por dia por exemplo.. seria 1 hora de trabalho. E as restantes horas?

Se tiver mais um trabalho de design gráfico, posso preencher mais uma horinha ou 2 ou 3.

Se tiver a fazer um site posso aproveitar as restantes horas para continuar o site que estou a fazer..

Claro que se tiveres muitos clientes na área de design podes-te dedicar exclusivamente a ela. Eu dediquei muito tempo a ler tutoriais de photoshop/illustrator porque não tenho formação nessa área. Se fores auto-didata é uma grande ajuda.

É tudo uma questão de gosto, e de gestão de tempo/clientes.
 
épa, faz o que gostas e aprende o que gostas. Normalmente não se vê um pessoa a fazer as duas coisas porque são duas coisas completamente distintas. Um rato de computador é diferente de um rato de tela. Gostam de coisas diferentes.
Mas mesmo assim, os gajos da Pixar antes de serem a pixar, eram os gajos que criavam software e hardware para a LucasArts e já faziam curtas, tudo feito com codigo. Muitos deles ainda hoje fazem parte da Pixar. Eles gostavam de programação e de animação. E isso não os impediu de fazer o toy story acabando por serem o maior nome da animação por computador.

Se gostas, podes. Tens é de trabalhar para tal. Obviamente que não se consegue atingir bons niveis rapidamente. Concertesa que mesmo que se vas trabalhar com programação e se gostas de arte/design, trabalharas com isso bem que seja por hobbie (trabalhos pessoais). Mas nada te impede de seres bom nas duas coisas. É preciso é gostas de programação e de artes coisa que muitas vezes não combina.
 
Back
Topo