Alguém me consegue resumir o que se passa com o PCars na One? (estou completamente fora do assunto, mas este assunto pareceu-me precoce)
O jogo foi crowd-funded desde o início. Ou seja, os jogadores e/ou fãs pagaram a produção de um jogo de corridas que foi sendo feito e actualizado ao longo de 4 ou 5 anos no PC. Desde muito cedo que se falava deste jogo como se fosse a chegada do Messias para o mercado dos simuladores de carros. A certa altura anunciaram que iam lançar o jogo para as consolas e o jogo foi adiado duas ou três vezes até ser finalmente lançado em Maio, com a desculpa de que estavam a adiar para melhorar o produto final, para que saísse o mais perfeito possível.
Como o jogo foi feito a pensar na comunidade, o jogo no PC foi sendo melhorado de acordo com o feedback dos jogadores que pagaram na altura do crowd-funding. Já há alguns anos que havia pessoal a queixar-se no fórum oficial de que o jogo era muito mau para jogar com o comando da Xbox. Quando não foram ignorados, levaram com uma resposta típica do estilo "o jogo ainda está em versão alpha, eles corrigem esses detalhes antes do lançamento".
Muitos de cá fizeram pré-order a acreditar no que se dizia e das maravilhas que eram o jogo. Até eu criei hype a falar do que não sabia.
A parte engraçada é que durante estes anos todos o marketing do jogo foi feito pelas inúmeras comunidades de jogadores muito pouco custo algum para a Slightly Mad Studios. Como? Simples, a promessa de que algumas pessoas que investiram bom dinheiro no jogo iriam rever algum do dinheiro ou até mais se o jogo fosse um sucesso de vendas. Assim entre as várias comunidades apareciam uns experts a dizer que o Project Cars é a última Coca-Cola do deserto(no ZWAME apareceu um gajo que entretanto foi suspenso). Outros faziam vídeos todos bonitos do jogo a correr num PC com gráficas de 1000euros.
O próprio site do VVV, um site respeitado na comunidade racing que me dava total confiança, fazia vídeos exclusivos e criava contas de donativos para fazer mais vídeos do PCars. Antes do jogo sair oficialmente(para as consolas e PC), o gajo do VVV teve acesso exclusivo às versões das consolas para promover o jogo. Lá fazia uns vídeos dessas versões mas sem grandes detalhes. Uma semana antes do lançamento do jogo ele escreveu que a versão da Xbox One tinha um grande problema mas que não podia revelar aos jogadores por causa do embargo da Slightly Mad Studios. Aí perdi a confiança. O gajo preferiu ficar com o acesso exclusivo dos jogos da SMS no futuro do que avisar a sua comunidade de um problema real.
Passado um tempo, e depois de ser adiado durante uns meses, o jogo sai em Maio para todas as plataformas. Basicamente o jogo na Xbox One saiu num estado completamente injogável para quem não tivesse um volante de 300+ euros para jogar. Todos os jogadores com um comando ficaram com um sistema de controlos altamente maravilhoso e injogável, o que já foi corrigido mas ainda está longe de ser perfeito.
Bom era se tivesse sido esse o único problema. Inúmeros glitches e bugs que estragam completamente a experiência de um jogo.
Se estivesses a jogar com o comando e estivesses com um Headset(a ouvir o som do jogo ou só a falar com alguém no chat), o headset desligava-se cada vez que travavas no jogo. O headset desligava-se quando travavas ou se estivesses fora de pista(!!!). Nunca tinha visto isso num jogo. - Já foi corrigido.
A framerate prometida(60fps, obrigatória num jogo de corridas a sério) era absolutamente terrível. Cada vez que passasses por uma certa curva com problemas já sabias que o jogo se ia arrastar. - Ainda não foi corrigido, nem deve ser.
Breaks na jogabilidade, nunca tinha visto algo como isto num simulador. Quando não crashavas para a Dashboard,
era isto que acontecia(baixa o som das colunas - o volume do vídeo é alto). Isto já me aconteceu no online e no modo carreira. - Ainda não foi corrigido.
A feature tão aclamada que é a chuva dinâmica só estraga as corridas em single player. Os carros da IA andam à chuva exactamente da mesma forma como andam no piso seco. Por isso se estiveres a fazer uma corrida endurance no single-player e começar a chover muito mais vale fazer logo Retire from Race pois os carros da IA não precisam de ir às boxes trocar os pneus e tu vais patinar curva sim, curva não e vais ser ultrapassado facilmente pela IA até ficares em último. - Ainda não foi corrigido.
No online o jogo dá problemas quando se juntam mais de 5 pessoas, portanto torna-se impossível criar um torneio. - Ainda não foi corrigido.
Enfim é tanta maravilha que um gajo perde a conta. O último patch que saiu até veio piorar a situação para algumas pessoas. A última corrida de Sakitto à noite veio provar que isso acontece. Já tínhamos feito uma corrida nocturna em Sakitto e não estava tão mal como da última vez, depois do patch 1.4.
Basicamente isto é experimentar o jogo, esperar pelo próximo patch e experimentar o jogo outra vez, esperar pelo próximo patch -
ad nauseam. O jogo tem partes muito boas, pena que seja uma percentagem mínima do conteúdo total e mesmo assim a tua experiência é arruinada a qualquer momento por um inevitável bug da lista.
Se fores ao fórum oficial do PCars reportar um erro não tens o direito de o fazer com frustração(depois de teres pago full price por um jogo incompleto) senão o manda-chuva Ian Bell, que anda no fórum todo o santo dia, fica incomodado e levas infracções ridículas até ao ponto de seres banido do fórum por IP.
Chegou inclusivé a censurar pessoas que criticavam o jogo antes de ele ter saído. Tentaram subornar o dono de uma comunidade de sim-racers com cópias do jogo e quando foi lá o Ian Bell fazer acusações aos críticos, levou resposta e calou-se.
Mas depois ele passeia-se pelo fórum repleto de fanboys(alguns deles investidores no crowdfunding) cheio de arrogância a dizer que 95% da versão da Xbox One é jogada a 60fps quando é claramente mentira. Depois nos patches diz que vai melhorar 15% da framerate.
Eu gostei foi quando saíram os rumores do Forza 6 o gajo meteu-se lá a dizer que a Turn10 só se limitava a imitar os gajos da Slightly Mad Studios nos Forzas e a queixar-se que não tem os mesmos recursos da equipa da Turn10 para fazer jogos. No multiplayer online a Turn10 não deve ter imitado bem, porque no Forza dá para jogar com mais de 5 pessoas.
Noutro tópico, noutro dia, mesmo fórum....vê-se o mesmo Ian Bell a anunciar que comprou um Veyron(usado, deve ter sido uns 1500€). Não há recursos para melhorar o jogo, diz ele.
No PC o jogo é excelente, passou por 4 anos de escrúpulo e melhorias. Num bom PC acredito que seja um jogão. Lançar o jogo para as consolas da forma como foi feito é motivado por pura ganância para vender mais cópias do jogo. E funcionou, muitos caíram no hype. Eu incluído.
Enfim, entre tantos problemas e patches que estão por fazer, lançar DLCs pagos já parece ganancioso. Anunciar um novo crowdfunding para o PCars 2, um mês e meio depois do lançamento de um jogo ainda incompleto, é gozar com os otários que compraram o jogo no lançamento nas consolas.
Desculpa o testamento mas é a história deste PCars que mais pessoas deviam ler. O jogo é bom, tem momentos muito melhores que o Forza tem mas fazem parte uma pequena percentagem do jogo, são ocasionais e são frequentemente estragados por bugs, glitches ou frame rate maravilhosa.