[Project] Fogão Meireles.

nwanda

Power Member
Boas pessoal,
venho por este meio dar-vos a conhecer um projecto que ta a ser elaborado como projecto de AP de 12º ano.
Para podermos ter concelhos vossos, que se têm vindo a mostrar uma boa e empenhada comunidade no mundo das tecnologias, e não só, vamos deixar vos o link do nosso Blog do projecto, onde "mais ou menos" uma vez por semana postamos os nossos avanços. O projecto está um bocado atrasado porque gostaríamos de utilizar nele um TFT, no entanto, visto que somos nós os alunos que estamos a suportar todos os custos do projecto, não se tá a tornar algo fácil pois os apoios, a esse nível são nulos. (Já agora, assim de uma forma um pouco "desesperada" xD pedimos a quem poder dar algum contributo que fale connosco sff.)

Blog: http://fogaomeireles.blogspot.com/ (não sei se se pode postar links de blogs, mas caso não seja que algum admin me avise que eu prontamente irei editar o post. Em todo o caso entrem e comentem pois com as vossas ideias e opiniões todo o projecto pode ser levado a um novo nivel.

O que nos levou a este projecto (copiado do blog):
"Ainda no ano lectivo 2007 - 2008, surgiu em sala de aula uma ideia inovadora: montar um computador dentro de um fogão!

A ideia surgiu após ter-se feito uma visita ao web-site da empresa António Meireles S.A. , e após algumas conversas de grupo, decidimos que no 12º ano, no âmbito de Área de Projecto, iríamos aplicar esta ideia no nosso Projecto."

Digam algo, Comentem! :009:
 
Bem, isto vai ser um projecto e peras, força nisso, estou para ver o que vai sair daqui. Mete as noticias tambem aqui, não só no blog, sff ;)
 
Pois xD então a partir de agora vamos também colocando aqui, mas se poderem deixem uns comentários la no blog, pois assim mostra que o blog é um membro activo na comunidade tecnológica e sendo isto um projecto de AP, digamos que ajuda nos na nota =D

Agradecemos ;)
 
Última edição:
Preparação para o Ínicio do Projecto
Neste ano lectivo tivemos de reunir todas as condições necessárias para a realização do nosso projecto. Claramente chegamos à conclusão que o material mais necessário era o fogão, e obviamente este teria de ser um fogão da marca Meireles. Caso contrário toda a ideia em redor do projecto seria desdenhosamente abalada.
Para solucionar esse problema contactamos a empresa António Meireles S.A., que prontamente nos respondeu, e à qual agradecemos, desde já, pelo grande auxílio que nos proporcionou ao doar-nos um fogão. Feito isto podemos concluir que ultrapassamos a primeira dificuldade.
Depois, foi-nos possível começar a pensar no que poderia vir a ser feito neste projecto e, com isso em mente, criámos uma modelação 3D:

Medidas do fogão:
medidasfogaoc.jpg


Medidas do forno:
medidasfornoc.jpg


Fogão original e as varias ideias que temos para a finalização do projecto:
ultimaideiaq.jpg


Mais ideias novas ou duvidas é só perguntar! ;)
E ja agora digam alguma comentem dando a vossa opinião :002:
 
Última edição:
Algumas imagens do nosso fogão para verem a matéria-prima com que começamos e assim facilita a vossa dosagem de ideias. We need them! xD :

Fogão acabado de desempacotar:


E algumas pics com ele já aberto:


Retiramos o isolamento térmico do forno, pois se formos colocar ou a motherboard ou um CRT la dentro nao quereremos que aquilo arda tudo :004: LoL


Digam algo ;)

Fogão Meireles - A Chama da Inovação :x2:
 
Já estamos a por mãos à obra quanto ao "Som que vai animar o projecto", ou seja o sistema de som. Vamos incorporar as colunas nos locais onde anteriormente estavam os discos, os quais retiramos na altura da desmontagem.

Usamos as seguintes colunas de aparelhagem:
colunaz.jpg


coluna2h.jpg


E então la tivemos de desmanchar as colunas para tirar o "miolo", ou seja o altifalante.
colunaforai.jpg


O que pretendemos fazer é uma coisa do género(mas mais bonitinho xD):
colunadiscoe.jpg


Mas claro que vamos ter de trabalhar na chapa, fazer alguns cortes, entre outras coisas.
Uma das nossas ideias é fazer uma circunferência à volta toda iluminada com tons de vermelho, para imitar a usual chama vista num fogão a gás. Para tal já vamos tendo umas ideias: Vamos cortar uma circunferência com mais ao menos 1 cm de espessura feito em acrílico, na qual serão embutidos alguns leds para obtermos o efeito acima descrito. Algo do género:
circuloledsc.png


Mais uma vez, comentem! Sempre abertos a novas ideias :kfold:

Fogão Meireles - A Chama da Inovação
 
um projecto sem dúvida fora do comum (cá no Porto é mais pó: é pá essa cena parte tudo)
certamente original entrar no quarto de alguem ver um fogão perguntar se gosta de cozinhar e vem a resposta: -Isto? É o meu PC!!
 
Ser criativos e originais é algo nós gostamos ;)
Infelizmente não sei se algum de nós vai ficar com ele no quarto =D lol
Pois isto é para um Projecto escolar, o nosso objectivo é de certa forma mostrar que com uma boa ideia e aplicação tudo é possível. Visto que nas escolas, normalmente o projecto de AP de 12º ano é sempre algo do género: Ajude os pobres e os com fome.

São bons feitos, mas e a criatividade? de ano para ano tudo fica igual e cada vez menos se vê alguém a pegar numa ideia diferente e levá-la até ao fim, por isso espero que este projecto possa mudar muita coisa :x2:
 
Ser criativos e originais é algo nós gostamos ;)
Infelizmente não sei se algum de nós vai ficar com ele no quarto =D lol
Pois isto é para um Projecto escolar, o nosso objectivo é de certa forma mostrar que com uma boa ideia e aplicação tudo é possível. Visto que nas escolas, normalmente o projecto de AP de 12º ano é sempre algo do género: Ajude os pobres e os com fome.

São bons feitos, mas e a criatividade? de ano para ano tudo fica igual e cada vez menos se vê alguém a pegar numa ideia diferente e levá-la até ao fim, por isso espero que este projecto possa mudar muita coisa :x2:
é isso mesmo que se quer, vejo aí muita coragem espero que dure até levarem a cabo o projecto e finalizarem-no com muito sucesso!!
 
Bem, mais umas coisitas para quem acha muito trabalhoso consultar o nosso blogue (peço para que possam ir lá nem que seja deixar um comentário pois isso ajuda-nos um bocado na nota, visto ser um projecto que vai ser avaliado).

Depois de retirarmos as colunas do seu "invólucro" deparamos-nos com um pequeno problema, sendo estas colunas de aparelhagem não têm amplificador, logo teriam de funcionar apenas com a energia provida da placa de som e que obviamente não é o suficiente para 4 daquelas colunas, então o que tivemos de fazer foi desmanchar um par de colunas antigas e tirar de lá o amplificador para conectar ao nosso circuito do sistema de som, fazendo assim com que este tivesse a alimentação necessária e assim ficamos logo com um potenciómetro para o volume.

Colunas de onde retiramos o amplificador (já abertas):


Bem tivemos de improvisar um bocado para não cortar cabos por isso... partimos a caixa das colunas... Foi dado um alivio ao stress graças a esta fase xD

Isto foi o que retiramos para usar no nosso sistema de som (o botão do potenciómetro é improvisado):


Depois de descarnar cabos, isolar com manga termo
retráctil entre outras coisas ficamos com o nosso produto final:

(desculpem os tamanhos das imagens pois estou com alguns problemas nisso xD Ou muito
grandes ou muito pequenas, mas acho que dá para perceber a ideia)

Agora temos de fazer os cortes na chapa superior do fogão (onde anteriormente estavam os discos) para pormos as colunas.

Actualização Concluida :wow:

Fogão Meireles - A Chama da Inovação.
 
E agora a grande oportunidade até agora dada para ajudarem nos no projecto :009: :

Vamos ter de arranjar uma forma de manter todo o computador ou fogão, como queiram, bem fresquinho, principalmente se em vez do TFT usarmos um CRT embutido no forno. (não sei se era perceptível nas modelações que fizemos mas uma das hipóteses é um CRT no forno e o teclado embutido na porta [quase como num portátil] e com sorte o ecrã até seria táctil).

Temos duas ventoinhas que podemos usar nisso, não são fans são mesmo ventoinhas (mas como é óbvio também temos fans), daquelas que podem por para aquecer ou refrigerar, que talvez nos possam a vir a ser úteis.

Também estávamos a pensar em fazer um watercooling, para tal também já temos no mínimo uma bomba de aquário(mas acho que até tenho duas aqui em casa), no entanto não sei se é assim algo tão fácil de fazer e ainda por cima fiável, pois uma fuga estragaria tudo e nós não temos nem tempo nem dinheiro para voltar a fazer tudo (sim, a escola não nos apoia em anda e até agora o único apoio que tivemos, e que agradecemos muito, foi o da Empresa Meireles S.A. que nos forneceu o fogão).

Queremos ideias e opiniões (e aceitamos doações :lol: até rima)
 
Última edição:
Em termos de ideias e criatividade dou-vos os meus parabens.
Obviamente que nisso ganham, mas vamos ser sinceros, ter um fogão Pc no quarto..... é giro mostrar ao amigo à 1ª vez, mas depois.

Há coisas engraçadas que são feitas e que puxam a nossa imaginação, mas quando colocamos o factor da utilidade e facilidade de uso coisas como essa caem por terra.

Não te estou a mandar abaixo, nem pouco mais ao menos. É um bom projecto em que demonstras imaginação e dás uma lufada de ar fresco à categoria de projectos e só por isso tens os meus parabens, imagina o resto.

Fica bem e continua.
 
epa excelente ideia... isso é um projecto mesmo 5*

xD

apesar não puder grande utilizade.. porque tê-lo num sitio sem ser na cozinha.. fica um pouco feio.. lol

de qualquer maneira os meus parabéns..

btw: leva isso á XL Party xD
 
Temo ter de voltar a repetir as minhas palavras, lol.

Este computador não vai ficar no quarto de ninguém. . .

1º - É um projecto escolar para a disciplina: Área de Projecto (12º ano)
2º - Pode vir a ser usado para publicidade ou outros meios pela empresa que nos deu o "patrocínio", a empresa: Meireles S.A..
3º - Um dos objectivos do projecto, como já referi é ,para alem de aplicar os conhecimentos que o nosso grupo tem relativamente a informática e electrotecnia, levar todo o mundo dos projectos de 12º ano a um novo nivel.
4º - Aplicação dos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar.) Pois até agora, para além do projecto estar a 0€, tudo o que usamos foi material que ou seria deitado fora ou ficaria parado sem utilização nenhuma, o que mostra uma vez mais que com trabalho, persistência, e bons olhos (olhos que conseguem ver utilidade e novas ideias no que o resto encontra apenas a futilidade) se consegue um bom trabalho.
5º - Just Have Some Fun! Somos alunos pré-universitários, para o ano provavelmente estarem com o stress e falta de tempo de um caloiro universitário. Logo temos de aproveitar e fazer as coisas que gostamos enquanto podemos e ainda por cima se podemos marcar a diferença quer na escola quer na comunidade envolvente.


Bem, não estamos de forma alguma a querer parecer mal, lol, afinal de contas é com as criticas que se evolui. Se calhar no final isto saia tudo um projecto mal realizado e a nossa nota seja ridícula, mas ao menos não vamos olhar para trás e pensar que fizemos algo que mais 1.000.000.000.000 de pessoas já fez. Gostamos de ser únicos em alguma coisa ;)

Continuamos ansiosos por ideias para o tema uns posts acima! Obrigado por tudo }>
 
Boas pessoal,
Estamos mesmo a gostar da ideia de fazermos um WC para aquilo, mas queríamos que nos pudessem elucidar sobre algumas coisas e tal. Aqui está um esquema que fizemos:

eskema.gif


Desculpem lá a qualidade do esquema, mas acho que dá para perceber, se levarmos isto avante se calhar pensamos em refazer o esquema para um mais bonitinho.
Duvida: Vi em alguns posts sobre WC usarem umas caixas de cobre (se não me engano) como esta:
img3247kx6.jpg


Alguém sabe o que é isto ou onde se arranjar?
 
Back
Topo