[PROJECT] House Cabling

Nuno MK

Power Member
Boas ppl, estou num projecto, que espero terminar como deve de ser.

Vou-me mudar para outra casa, e estou afim de a cablar, em todas as divisões, tanto nas salas, quartos, cave etc (tudo menos Quartos de banho), cabalar com RJ-11, RJ-45 e Coaxial (TV)... Criar uma Rede LAN e WAN...

Gostaria que me ajudassem nos materiais:
- Routers
- Switchs
- Patch Panel
- Bastidor
- Calhas
- Cabos
- Fichas
etc...

Gostaria quem puder me ajuda-se nestre projecto, truques e dicas uteis para ter o sistema completamente funcional para muito tempo sem ter que alterar seja o que for dependentemente do uso.

Já Tenho um modem ADSL 2+, e um Router Wireless da Sitecom, queria ter outro AP para prolongar a rede WAN.

Já agora, conto ter o serviço MEO a funcionar com essa rede.

Abraço
:kfold:
 
Para aquilo que pretendes é perferivel chamares (contratares) um profissional. Tens de ter em atenção a lei, entre outros aspectos. Não me parece que com um fórum (este ou outro qualquer) consigas resolver a complexidade daquilo que queres fazer.
Boa Sorte!!!

:kfold:
 
Para aquilo que pretendes é perferivel chamares (contratares) um profissional. Tens de ter em atenção a lei, entre outros aspectos. Não me parece que com um fórum (este ou outro qualquer) consigas resolver a complexidade daquilo que queres fazer.
Boa Sorte!!!

:kfold:

mas complexidade em que? e atenção a que lei? :s


Nuno MK, terás que ter cuidado onde furas para não tocar em cabos de electricidade que esteja por detrás da parede.

1º - Precisas muitos metros de cabo... dos 3!
2º - sabes cravar as fichas?
3º - Hardware: O router wireless tem portas ethernet suficientes para o que queres? O ideal seria um router/switch com umas 6 portas Ethernet pelo menos e com suporte para 1Gbit.
 
Metros de cabo esta OK, cravar as fichas tambem no problem, a nivel dos routers tens razao, talves aposte na ligação 1Gb, não me sabes indicar páginas aonde me posso informar sobre house cabling? isso é que era o melhor mesmo, secalhar o FutureNeo tem razao, em relação ás leis e tal... tambem ainda me vou informar melhor sobre essa situação
 
O único conselho que te dou é que evites passar cabos de electricidade e de rede juntos. E se possível, se for para ficar para o futuro, gasta um pouco mais e usa CAT6 STP. Se tiveres mesmo muito dinheiro, investe já em CAT7.
 
precisas dum switch de 8 ou 16 portas gigabit (dependendo do numero de pontos de rede), cabo, um alicate para cravar as fichas, as fichas :D uma guia para passar o cabo e uma dose de paciencia tremenda. se ja tiveres os furos feitos porreiro, senao é passar calhas.. e ainda mais paciencia

Patch panel e bastidor é so se quiseres..para o que nao vejo grande necessidade. se andasses a por 3 pontos de rede por divisao e quisesses decidir que tomadas estao activas e a fazer o que ai ja via interesse
 
Eu coloquei um patch panel no apartamento para não ficar as 18 pontas de cabo lá à vista, assim é mais bonito! :)
Coloquei fichas duplas em todas as divisões e vão todas ter a um armário no escritório. Aí tenho o patch panel, um router 5 portas gigabit e um de 8 100Mbps mas o router da internet com 4 portas 100MBps.
No gigabit vão ficar todos os computadores cá de casa (3) mais uma para ligar ao router da internet.
No 100MBps vão ligar as outras necessárias e uma tb para o router da internet.
Para já chega!
O cabo foi colocado em tubos separados das outras coisas porque ainda fiz isto em construção, se a tua casa já está pronta usa calhas e não coloques cabos de rede junto de cabos eléctricos para não dar chatices.
 
Tudo isso é muito bonito, mas não podes ser tu a fazer infelizmente...

O projecto dessa rede tem que ser aprovada pela equipa que faz a peritagem à casa/prédio onde vais montar isso.

No meu novo apartamento também fiz criei uma rede.
O construtor meteu a parte eléctrica, rj11 e coxial, e eu fiz uma rede à parte.
O que podes fazer é, ou pagas o projecto, ou então metes os tubos para passar os cabos de rede, mas enquanto não vier a inspecção não metes nada na parede. No fim da inspecção passar tás à vontade.

Outra coisa que te aconselho a fazer é pedires a um electricista competente para te monstar todas as opções da caixa ATM obrigatória agora nas novas construções. Com aquela caixa podes poupar tempo e cabo.

Cumpz jpsfs
 
Tudo isso é muito bonito, mas não podes ser tu a fazer infelizmente...

O projecto dessa rede tem que ser aprovada pela equipa que faz a peritagem à casa/prédio onde vais montar isso.

No meu novo apartamento também fiz criei uma rede.
O construtor meteu a parte eléctrica, rj11 e coxial, e eu fiz uma rede à parte.
O que podes fazer é, ou pagas o projecto, ou então metes os tubos para passar os cabos de rede, mas enquanto não vier a inspecção não metes nada na parede. No fim da inspecção passar tás à vontade.

Outra coisa que te aconselho a fazer é pedires a um electricista competente para te monstar todas as opções da caixa ATM obrigatória agora nas novas construções. Com aquela caixa podes poupar tempo e cabo.
Cumpz jpsfs


Qual lei????? Make Love estás esclarecido????
Boa Sorte!!!!!!
(cravar fichas e estender cabo toda a gente sabe...He!He!)
:kfold:
 
Qual lei????? Make Love estás esclarecido????
Boa Sorte!!!!!!
(cravar fichas e estender cabo toda a gente sabe...He!He!)
:kfold:

Make Love.... No Comments.

A lei existe, não sei o artigo em que está escrita, mas que existe, existe.

Vai a qualquer loja que venda esse tipo de material em grande escala, que tu vês logo a primeira coisa que eles te dizem sobre o assunto.
Se a inspecção não passou, não metas os cabos. Se queres tudo legal tens que fazer o projecto da cablagem e ele tem que ser aprovado.

Quem está por fora do assunto e vem rachar lenha, tem que ter cuidado. Eu sei do que estou a falar e tenho a certeza absoluta que é assim. Peçam informações a quem trabalha no meio, que certamente até vos apontam o artigo no diário da república onde isso está escrito.

Cumpz jpsfs
 
Hmmm, normalmente era facíl, mas primeiro era bom quando posso sabir, que vc. quer fazer com este rede.
Tem planos de usar um PBX? Conventional ou IP-PBX?
Pq. cabos de Cat7? Cat7 até qual MHz? E qual fichas? 1000Base-TX so precisa até 100MHz com 8 fios. 10GB-TX necesita 500MHZ e 8 fios. Até agora so conheço algumas empresas, que produzam componentes de 10GB via copper e os preços nao sao muito barato.

Outros assuntos: VoIP (com ou sem PoE), streaming/media server, cameras IP, DVB-S, DVB-C ou DVB-T-receiver conectando da rede IP, WLan com repeaters ou era um AP sufficient, outros controlos da casa em plano, luz, aquecimento, AC...controlado com um server?

E com certeza muito mais coisas para ligar...;)

Desculpa para o mal portugues....sou estrangeiro ;)

cumprimentos

Michael
 
Então se eu comprar uma casa.... depois de construida e colocar cabos rede, televisao e telefone pela casa toda estou a infringir a lei? peço desculpa mas nao consigo entender.

Então e os routers wireless?
 
Então se eu comprar uma casa.... depois de construida e colocar cabos rede, televisao e telefone pela casa toda estou a infringir a lei? peço desculpa mas nao consigo entender.

Então e os routers wireless?

Estás e não estás...
Em todas as casas novas são exigidos "planos de pormenor" sobre os circuitos das casas. Assim há esquemas de toda a parte ecléctica e de comunicações que têm que ser entregues às autoridades. Assim como da água, gás, etc.

Agora, depois de teres a casa vistoriada, podes passar cabo à vontade porque eles já não te vão lá ver se puseste ou não o cabo, e se forem têm que levar uma ordem judicial, etc, etc.

É a legislação em vigor desde Janeiro de 2007 acho eu.

Cumpz jpsfs
 
relativamente á questão da electricidade, gas e agua tinha conhecimento e acho muito bem.

Fazer furos nas paredes de casas antigas é sempre um verdadeiro tiro no escuro.

Do vosso ponto de vista têm razão quanto á lei, eu vi só uma hipótese... ter a casa já aprovada e construida.
 
Não é ilegal fazeres isso depois da casa comprada e vistoriada.
Não a podes é vender depois (não sem estar segundo o projecto riginal, ou fazeres aprovar novo projecto/inspecção com as alterações que fizeste). A ficha técnica da casa tem de estar actual e ser entregue ao novo proprietário no acto da escritura.
 
Já estou a perceber mais ou menos esse assunto das leis, mas tambem a casa ja foi habitada, eu vou ocupala em "2ª mão digamos" a inspeção podera passar por la? acham que nao vou ter problemas? eu nao pensei em calhas, pensei em adicionar cabo RJ-45 por todos os tubos aonde tiver tomada RJ-11 ou TV, penso eu por alto que serão umas 15 +/-, mais em concreto que tipo de cabo posso utilizar? o bastidor é relativo, um patch panel talves de jeito, ha e tal fika bonito ;)

Eu vou implementar rede wireless com router e um AP para aumentar a rede e aproveitar o melhor possivel, e a ligação cabo gostaria de utilizar uma de giga, ja a pensar na evolução das LAN's...

Não quero nada de calhas, eu penso que os cabos RJ-11 não andam juntos com os cabos electricos...

alguem me sabe indicar alguns modelos (qualidade/preço) a nivel de AP's, switchs, patch panel's, e os cabos.. essas coisas

Abraço
Obrigado pelas ajudas ;)
 
...alguem me sabe indicar alguns modelos (qualidade/preço) a nivel de AP's, switchs, patch panel's, e os cabos.. essas coisas

Para WLan, e 802.11g/b sufficient ou quer 802.11n?
Switch? Qualquer....quando quer PoE era mais dificil
Patch panel...tipo chinese....quando quer dar dinheiro tome melhores como Systimax, BTR, 3M, fichas mesmo
Cabos...depende do preço...UTP e sufficient até 1GBit, procura para preços e post results aqui (preço por metro, marca, quantidade...)
 
Então se eu comprar uma casa.... depois de construida e colocar cabos rede, televisao e telefone pela casa toda estou a infringir a lei? peço desculpa mas nao consigo entender.

Então e os routers wireless?

Boas, só não podes alterar antes da vistoria de ITED, que tem de ser feita de acordo com o projecto de telecomunicações, agora se ja tem certificados ai já não á problema nenhum!!!
 
Não quero nada de calhas, eu penso que os cabos RJ-11 não andam juntos com os cabos electricos...

a nova lei respeitante a instalações electricas em edificios, abolui practicamante os antigos cabos de telefone conhecidos por "RITA" ondeos cabos foram substituidos por cabos de 4 pares de cobre qualidade cat5 (minimo) pelo que andam junto com o cabo de tv.
 
a nova lei respeitante a instalações electricas em edificios, abolui practicamante os antigos cabos de telefone conhecidos por "RITA" ondeos cabos foram substituidos por cabos de 4 pares de cobre qualidade cat5 (minimo) pelo que andam junto com o cabo de tv.
Boas, as regras técnicas de instalações eléctricas não tem nada a ver com as de telecomunicações, o sistema RITA foi substituido pelo ITED como referi em cima!!!
 
Back
Topo