Xbox Project Mara (Ninja Theory)

É que podiam-se pegar em inúmeros exemplos, mas este é mesmo daqueles que até no aspeto de fazer "pontos de situação" dos seus projetos é diferente ao habitual (para além dos teasers nos grandes eventos mediáticos).

Dito isto, eles vão continuar a fazer development vídeos com os Dreadnought Diaries, onde podemos acompanhar o desenvolvimento dos seus vários projetos.

Ao menos que nesse aspeto exista alguma consideração pelo respeito que a Ninja Theory procura ter com a comunidade de jogadores, em vez de se dizer que apenas mostraram este teaser para mostrar que estão a trabalhar...

Eu também acho estranho a Ninja Theory passar a anunciar e a fazer tantos jogos em simultâneos... Uma empresa que até a meses atrás era pequena e agora é só anúncios.

Em poucos meses anunciaram 3 jogos... Por mais dinheiro que se possa injectar, nunca é a mesma coisa, pois o controlo que se tem é completamente diferente sobre os jogos, a parte de recursos humanos vai mudar completamente, o que antes era uma "família", agora vai passar a ser uma grande estúdio e a gestão não é a mesma. E não podemos comparar a outras empresas que tem vários jogos em andamentos, pois em regra geral são sempre estúdios distintos que fazem e essas empresas já são grandes a muito tempo.

Eu realmente fiquei contente com a compra por parte da MS, mas tenho receio que eles queiram dar um passo maior do que as pernas e fiquem queimados...

Vamos supor que o Bleeding Edge seja um flop... a ver pela critica que está a ter em relação ao que já foi mostrado. A equipa já vai ficar sob mais pressão para o Hellblade 2, porque é o jogo que segundo se diz, vai ser o "God Of War" da Xbox. O Hellblade, um jogo de 8-10 horas de duração já é algo repetitivo e com pouco evolução na jogabilidade, para o Hellblade 2 vão ter de mudar muita coisa, pois não basta fazer um Hellblade maior.

Agora com o anuncio do Project Mara, estão a colocar demasiada pressão sobre eles mesmos, não percebo isso... Sei que querem mostrar serviço e mostrar que a MS fez uma aposta certa, mas acho que estão a ir com demasiada sede ao pote.

Também não estou a ver qual o celeuma de anunciarem 3 jogos. Só a Ninja Theory é que pode dizer se aguenta fazer os 3 jogos ou não.

Não somos nós que sabemos se estão com muita ou pouca pressão, se têm meios ou não para o fazer. A não ser que tenham algum amigo que trabalhe lá dentro e vos passe a informação.

De certeza que os estúdios não foram só compradores foram bem reforçados de € logo mais pessoas.
Exemplo disso é muita malta que tem saído dos estúdios da Sony para os da Xbox, principalmente do estúdio de God of War.

Noto aqui nalguns discursos que é um caso de " preso por ter cão,preso por não ter".
O Bleeding Edge sai em Março e é AA multiplayer only. A partir daí é Hellblade 2 e este. E nem sabemos o que é este para além de ser supostamente um horror game.

Se não percebem um comentário, é escusado...

Dei o meu ponto de vista a ver o que foi a Ninja Theory antes da ser comprada pela MS e o agora... Antes lançavam um jogo a cada 3/4 anos, agora são logo 3 anúncios em questão de meses. Se acham normal, eu não, principalmente para uma equipa que na actual geração apenas fez um jogo 100% projectado para as actuais consolas e um jogo que tem 8/10 horas de duração e está para lançar outro AA...

Não é por ter sido injectado "rios" de dinheiro que vai se tornar grande de uma hora para outra... Todas as gerações acontecem isso e já vimos quantos estúdios/jogos a MS "matou" nos últimos 10 anos e não foi por falta de dinheiro, e alguns dos casos estúdios com experiência em AAA e habituados a trabalhar com muitas pessoas, coisa que a NT tem pouca.

Este é um pequeno projeto experimental: "1 quarto, 1 pessoa".

Não é propriamente um sorvedouro de recursos de development. Eles são conhecidos por paralelamente ao desenvolvimento dos seus jogos andarem a explorar outras opções. Já foi assim com o Hellblade, com o desenvolvimento em paralelo de projetos VR (onde veio a sair o Hellblade VR entre outras pequenas experiências).

Antes lançavam um jogo a cada 3/4 anos, agora são logo 3 anúncios em questão de meses.

Lançar um jogo e anunciar um jogo, são coisas diferentes.

Não é por ter sido injectado "rios" de dinheiro que vai se tornar grande de uma hora para outra...

O dinheiro permite contratar as pessoas certas para os lugares certos e adquirir ferramentas que provavelmente não tinham acesso até aqui. Se achas que isso não faz diferença...
Já para não dizer que o mais certo é terem ajuda dos outros estúdios da Microsoft, algo que a Sony também faz entre os seus estúdios.

A Microsoft criou o The Initiative, um estudio que nem sequer existia, e assim de um momento para o outro estão a fazer o que consideram um "AAAA" title. Nesta industria não existe impossíveis.

Dei o meu ponto de vista a ver o que foi a Ninja Theory antes da ser comprada pela MS e o agora... Antes lançavam um jogo a cada 3/4 anos, agora são logo 3 anúncios em questão de meses. Se acham normal, eu não, principalmente para uma equipa que na actual geração apenas fez um jogo 100% projectado para as actuais consolas e um jogo que tem 8/10 horas de duração e está para lançar outro AA...

Não é por ter sido injectado "rios" de dinheiro que vai se tornar grande de uma hora para outra... Todas as gerações acontecem isso e já vimos quantos estúdios/jogos a MS "matou" nos últimos 10 anos e não foi por falta de dinheiro, e alguns dos casos estúdios com experiência em AAA e habituados a trabalhar com muitas pessoas, coisa que a NT tem pouca.

Faz aí uma lista que vá para lá da Lionhead e Pressplay.

Se tivessem sido comprados por outra empresa e houvesse estes anúncios era , UAU , mais exclusivos , já ganhou a geração, etc, etc .

Tudo o que a MS faz é mau.

Diz-se que Hellblade 2 vai ser o God Of War da Xbox ?? What ? Quem é que diz isso ? A MS ? A Ninja Theory ? O Zé manel atrás do teclado ?

Ás vezes acho que perco muito tempo a ler coisas que não interessam.

Faz aí uma lista que vá para lá da Lionhead e Pressplay.

- Fasa
- Carbonated Games
- Ensemble Studios
- Aces Studio
- Victoria Studio
- Lionhead
- Pressplay

E jogos foram outros tantos...

E para terminar, em lado nenhum disse que a MS tem poucos jogos...

Para terminar aqui a conversa, mantenho o meu ponto de vista, acho demasiados projectos para uma equipa que até a uns meses atrás lançava jogos de 3/4 anos e em meses tem 3 jogos em desenvolvimento. Alguns estúdios internos que só tinham 1 jogo em desenvolvimento e que tinham grande experiência em AAA fecharam portas, a Ninja Theory só porque recebeu dinheiro da MS já consegue fazer 3 jogos em simultâneo... Continuo a achar demasiada a fruta, esperamos que corra bem.

Sim, os gajos da Ninja Theory são uns incompetentes de primeira e não sabem o que estão a fazer. Pior que isso, a Microsoft deixa um estúdio seu ser incompetente a esse ponto, sem nada fazer

Vai tudo correr mal e pelo pior.
Caso encerrado.

Acho que é isto que algum pessoal quer ouvir.

Bem, em situações normais um anúncio como o Project Mara passaria despercebido, mas já é bom ver que teve alguma visibilidade e discussão.

Que pena não ter sido a Ninja Theory a anunciar o 12 Minutes. Aqueles devs portugueses teriam muito mais clicks e replys nos tópicos do jogo :D

A Ninja Theory tinha umas 100 pessoas e só precisou de umas 20 para fazer o hellblade.

Agora para o Hellblade 2 como a equipa aumentou já vai ter no mínimo o dobro..ficando os restantes para outros projectos. Não sei qual o stress.

Isso de estúdios fecharem, diria que é normal. Tudo depende do foco que tinham, se faziam apenas um estilo de jogo, ou para uma plataforma em especifico (por exemplo, jogos kinect). A Sony também fechou 8 estudios nos ultimos 10 anos, e não vejo ninguém em pánico.

As pessoas que lá trabalham devem acabar noutro estúdio qualquer (seja MS, Sony, etc), a qualidade no mercado não se perde.

Última edição:

é adoravel a tua preocupaçao com o que os estudios anunciam! porque anunciar jogos é realmente muito preocupante. alias dois deles nem tem data de release. e essa comparaçao lançavam/anuncios, uau, ainda vamos falar de laranjas e macieiras!

vou imaginar que essa lista de estudios, deve ter derivado de uma grande pesquisa tu, ate porque falas nos ultimos 10 anos e depois tiveste que ir complementar a lista, com estudios que ja foram fechado ha mais de 10 anos!!
alias a sony nos ultimos 10 anos "matou" mais estudios que a MS, mas isso nao te deixa preocupado certamente, deves-lhe chamar evoluçao natural ou reestruturaçao.

Back