Project Natal vs Wiimote

KoizitoMan

I fold therefore I AM
Recentemente descobri que existia e o que é o project natal...
Queria saber a opinião daqui do pessoal do fórum sobre este assunto: Será que o project natal destronará o wiimote ou, por outro lado, permanecerá o wiimote como mestre dos jogos que envolvem movimento?

Peço desculpa se é uma pergunta noob ou se já foi perguntada no fórum...

Cumps...
 
Na minha opinião o project natal por muito inovador que seja nunca terá o sucesso do wiimote, isto porque, o wiimote é a base para todos os jogos da Wii enquanto que o project natal será como um eye-toy da X360, onde só meia duzia de jogos serão feitos de raiz para ele (atenção que não quero retirar valor ao project natal pois quando vi na E3 fiquei muito impressionado com o que vi)

Cumps
 
são coisas diferentes com usos ligeiramente diferentes. eu tenho é defendido o ponto de vista que natal e o wiimote deveriam ser usados em conjunto
 
Na minha opinião o project natal por muito inovador que seja nunca terá o sucesso do wiimote, isto porque, o wiimote é a base para todos os jogos da Wii enquanto que o project natal será como um eye-toy da X360, onde só meia duzia de jogos serão feitos de raiz para ele (atenção que não quero retirar valor ao project natal pois quando vi na E3 fiquei muito impressionado com o que vi)

Cumps

Same Here... Não se tornará Mainstream, como quem diz que vai ser demasiado caro, Add-ons nunca funcionaram... (acessório mais caro ou Add-on... porque vai servir na mesma para jogar alguns jogos que sem ele não seria possiveis, já uma guitarra do GH pode ser substituida por um comando ou assim.)
 
...já uma guitarra do GH pode ser substituida por um comando ou assim.)

Dá para substituir, mas não dá jeito nenhum...


São conceitos diferentes que levam ao mesmo ponto, se bem que apoio deveras o Project Natal, pois permite o uso de movimentos 3d do corpo todo, enquanto o Wiimote é apenas o movimento do comando.

É preciso ver o que sai daqui, que ainda não sabemos como é que o Natal vai ser implementado nos jogos.
 
Tecnologia diferente, objectivos diferentes. E implementação diferente em alturas diferentes da vida das plataformas. (a diferença entre "standard" e "acessório")

O Wiimote é um meio termo, comando com teclas e interface que reconhece movimentos, faz parte da filosofia do comando teres algo nas mãos e procura, dentro do possivel ser ideal ou um comando plausível de ser usado em todas as situações "clássicas" ao mesmo tempo que procura abrir portas para outras experiencias. Já o Natal é uma interface que será sempre "especifica" a certos tipos de jogos.

E um está no mercado e o outro ainda nem tem data de saida.


Pessoalmente, gosto muito do Wiimote, mas é o mais longe fora do "realm" de comandos clássicos que quero ir, não gosto da ideia de realidade virtual ou controlar jogos por ondas cerebrais, mesmo que esta seja "o futuro" (não sei). Não gosto de não ter nada nas mãos e não gosto de não ter teclas... E o reconhecimento "de fora" (a ser captado por uma camara) terá sempre de ter a sua margem de erro.

É cedo para tirar elações da tecnologia, mas prefiro o que tenho em mãos (literalmente)
 
Última edição:
... Presságio ... Microsoft vai lançar um bundle da consola xbox360 arcade com o natal a 250€ :D

O project natal chegou e captou a atenção de todos, no doutb. Com esta tecnologia estão muito menos limitados que a Nintendo, é uma verdade.

Em relação a essa questão de não ter comando na mão é simples, qualquer produtor de jogos pode criar um jogo que se jogue como natal e comando da xbox ou até fazer um acessorio de plastico tipo os que andam ai da Wii. E não se esqueçam que o natal tambem reconhece objectos. Podem fazer um jogo em que seja preciso ter uma banana na mão. Contudo ... Eles simplesmente estão a trazer isto tarde demais ... Pena ... E ainda nem saiu ... A Nintendo tem mais que tempo para tomar decisões em relação a isto caso achem necessário tomar decisões.

Big win for nintendo, na minha opinião. É esperar para ver.
 
E não se esqueçam que o natal tambem reconhece objectos. Podem fazer um jogo em que seja preciso ter uma banana na mão.
É importante notar que o video de apresentação do Natal era puro vaporware e estavam a mostrar coisas que não estão implementadas e em muitos casos... nunca vão estar. (a certa altura já tinhamos pitinhas a experimentar vestidos nesse video, nem existe essa infraestrutura nem esse software "funcional")

A analise de "objectos" só poderá ser viável se o programa esperar esses objectos, logo para reconhecer muitos objectos é necessária uma layer de software muito robusta a correr em background. Simplesmente não é viável para muitos jogos. Além de que chegamos à (perdão) "estupidez" das shell's vendidas para o wiimote nas lojas, a extensão da raquete de tennis e afins, daqui a bocado estamos a usar tacos de baseball verdadeiros na sala. E claro, o que foi analizado no trailer, o skate... não faz sentido algum a não ser que queiramos lesionar-nos e partir a sala toda (hello, tem rodas, não é para estar parado à frente de uma TV a sacar Ollies).

E claro, para usar objectos fisicos... duvido que a captação "de fora" seja mais eficiente que a captação de um comando na mão. Aliás... é inconcebivel. Há uma boa razão, além de feedback tactil, para o guitar hero usar teclas, por exemplo.

Há uma linha ténue entre o que é viável e o que não é. E IMO, a Microsoft fez a sua apresentação virada para o exagero; a tecnologia pode ser boa, mas a partir do momento em que a tentam forçar e forçar usos para ela... torna-se gimmick.
Contudo ... Eles simplesmente estão a trazer isto tarde demais ... Pena ... E ainda nem saiu ... A Nintendo tem mais que tempo para tomar decisões em relação a isto caso achem necessário tomar decisões.
Não vai haver reacção porque não é preciso haver reacção.

A Nintendo foi onde quis ir com a sua tecnologia, e usou componentes livremente disponiveis de forma inteligente e... barata. Não há razão para irem atrás de tecnologia que só vai estar no mercado daqui a um ano "com sorte", tal tecnologia avizinha-se automaticamente mais cara e difícil de produzir. Nesse sentido é como dizer que por as outras terem lançado plataformas HD a Nintendo tem de reagir da mesma forma. Excepto que o HD numa próxima geração é inevitável... e o Natal, IMO, não é. (e se for, digamos que não gosto da ideia)

A reacção que tiveste da Nintendo, foi a lógica; a Nintendo (mais concretamente o Miyamoto) disse que também teve acesso e experimentou com tecnologia do género (é natural, departamentos R&D trabalham com tudo) mas, acha que é necessário ter algo na mão para ter imersão num jogo e que não é o que queriam fazer. Além de que os custos não eram ideais.


A Microsoft decidiu investir nisso, a Nintendo decidiu investir noutra coisa. Mas... as consolas caseiras no seu tempo de vida são como barcos de longo cruzeiro, simplesmente não lhes mudas a trajectória a meio. a trajectória da X360 está traçada, e a da Wii também.
 
Última edição:
... Presságio ... Microsoft vai lançar um bundle da consola xbox360 arcade com o natal a 250€ :D

O project natal chegou e captou a atenção de todos, no doutb. Com esta tecnologia estão muito menos limitados que a Nintendo, é uma verdade.

Em relação a essa questão de não ter comando na mão é simples, qualquer produtor de jogos pode criar um jogo que se jogue como natal e comando da xbox ou até fazer um acessorio de plastico tipo os que andam ai da Wii. E não se esqueçam que o natal tambem reconhece objectos. Podem fazer um jogo em que seja preciso ter uma banana na mão. Contudo ... Eles simplesmente estão a trazer isto tarde demais ... Pena ... E ainda nem saiu ... A Nintendo tem mais que tempo para tomar decisões em relação a isto caso achem necessário tomar decisões.

Big win for nintendo, na minha opinião. É esperar para ver.



Estão muito menos limitados que a nintendo? eu acho o contrário. Com a tecnologia do project natal estão limitadissimos....nasceu para ser um eye toy...um produto que meia duzia de jogos e utilizadores utilizam.

Enquanto no Wiimote tens botões, que servem para jogar e adaptam certas funcionalidades ao movimento, fazendo um conjunto verdadeiramente capaz para jogos complexos a todos os niveis, no project natal estás limitadissimo ao tipo de jogo em questão.

Imagina-te a Super Mário Galaxy por exemplo com o project natal...como saltavas? saltavas na realidade? e para a frente? saltavas para cima da televisão? como destinguias o andar e o correr? metias-te a correr na sala sem sair do mesmo sitio? isso era ridiculo.....poderias também saltar com um movimento do braço...mas ai era pointless....

Jogo de carros como o tal video de apresentação mostra....tudo muito lindo....na teoria...tão lindo como um video que a microsoft uma vez fez para um gadget da xbox que não deu em nada (era uma espécie de rádio com ecra que mostrava quando uma pessoa estava online)....mas mesmo que resultasse como o video mostra....experimentei meter-se com os braços no ar como se estivessem a conduzir durante 10 minutos. E então ficaram cansados? mesmo qu não ficassem como o i eat all diz ...a imersão iria ser quase nula. devemos ter algo nas mãos.

Por fim a unica coisa palpável que mostraram na apresentação não foi um jogo....mas sim uma aplicação qualquer bem ao estilo do eye toy para mostrar a interação....que na verdade não serve para grande coisa.

Há parte de tudo isto, ainda não me consegui habituar ao nome...parece que estamos a falar do natal, época festiva.
 
Última edição:
isso do project natal até pode funcionar bem ( coisa que duvido pois existirão sempre imprecisões , mas sinceramente nao me estou a ver a jogar sem algo palpavel, jogar sem algo fisico para mim era como se nao sentisse o controlo preciso sobre o jogo, mas isto é so a minha opinião sem ter experimental tal tecnologia, até pode ser uma boa sensação, mas assim de vista nao me parece...
 
Imagina-te a Super Mário Galaxy por exemplo com o project natal...como saltavas? saltavas na realidade? e para a frente? saltavas para cima da televisão? como destinguias o andar e o correr? metias-te a correr na sala sem sair do mesmo sitio? isso era ridiculo.....poderias também saltar com um movimento do braço...mas ai era pointless....
Lá está, objectivos diferentes. O natal nunca será usado para isso, e se for é estupido. Mas não é muito diferente de quem acha que para jogar com um wiimote tens de correr 5 maratonas na sala. as features do hardware são usadas conforme se ajustam. Um Wiimote pode ser mal usado, e um Natal pode ser mal usado.

Essa simplesmente não se ajusta ao Natal.

Se me perguntares, acho que não faz sentido chamar a um mais ambicioso a nivel tecnologico, que o outro (seja qual deles for), assim como uma comparação para mim não faz sentido. Um é ambicioso porque se arriscou a ser lançado com uma plataforma e como tal... standard (risco que a Microsoft não correu), porque é tecnologia de hoje e que era de "hoje" quando foi lançada (e que havia a pontapé) aplicada de forma nova e eficiente e não tecnologia que ainda nem está pronta para comercialização e porque teve a "ambição" de se prestar a todo o tipo de gaming, teclas, motion sensing, sensor IR para aimint/pointing features... O Wiimote tem tudo e esse balanço é extremamente dificil. Já o Natal... quebra com a questão do comando, propõe-se a ser eficiente para o que se propõe a fazer (full body tracking)... e usa tecnologia que ainda nem está pronta para comercialização.

Resultado? potencialidades e mais importante de tudo... Filosofias diferentes. (completamente opostas, é como comparar a filosofia de hardware da DS à da PSP)

Acho óbvio no entanto, que o Natal vem com a caminha feita e em resposta ao Wiimote, e que sem ele nunca veria a luz do dia sem ele, portanto no contexto de "causa efeito" considero ser bem menos ambicioso (note-se que acima estava a falar de ambição tecnologica, aqui falo de ambição de mercado) até porque surge mais nas linhas de um teste. (e não se propõe a ser comando para todos os jogos)

Pessoalmente não discordo de quem vê o Natal como um eyetoy glorificado que se propõe a ter uma layer de software robustissima (e claro, tecnologia a nivel de hardware mais precisa)... mas ao contrário de quem normalmente o diz... não digo isto com sentido depreciativo. Mas não é um Wiimote Killer, nem um Wiimote a surgir em resposta a um Natal era um "Natal Killer", for that matter.
 
Para mim o problema do "project Natal", é o facto de a sua implementação, tal como eles a apresentam naquele video todo pipi, das pessoas a jogar em casa, só vir a ser possível num futuro muito, mas mesmo muito distante (vários anos -arrisco-me a dizer mais de 10 anos).

Sim, será o futuro - mas um futuro tão distante, que prometer aquilo para a Xbox 360, é no mínimo um ultraje... para a xbox360, a implementação será quanto muito, um pouco melhor do que um EyeToy.

O que ninguem falou até agora nesta thread, é do novo comando para a playstation 3 - vão combinar um comando estilo Wiimote, mas com uma luz que é captada por uma câmara - o comando tem na mesma os sensores de movimento, mas o facto de o mesmo ser seguido por uma câmara, vai permitir não só maior precisão, mas também a possibilidade de haver "tracking" posicional do mesmo, face a uma determinada referência!

Prevê-se que a Sony lance ainda este ano (ou quanto muito no início do ano 2010) a nova Playstation 3 Slim, já com estes novos comandos... Vai ser uma actualização semelhante à que foi feita com a PS2 Slim, mas desta feita, se introduzirem estes novos comandos, será um salto muito grande. É certo que os preços da PS3 continuarão altíssimos, mas a partir daqui, a Wii irá perder um grande trunfo. Ah, tudo aponta para que estes comandos sejam compatíveis com as actuais PS3, sendo apenas necessário ter uma câmara para a mesma (se pode ser uma Playstation Eye, ou se tem que ser uma nova, isso não sei)
 
Não é bem assim ... A Microsoft também não é maluca. Claro que se eles fizessem um jogo tipo SMG eles não iam fazer dessa maneira. Até podia por uma maneira de jogar a saltar, correr, etc. Mas iriam implementar o modo tradicional do pad ou pad + motions.

Claro que o que eles mostraram foi só motions, era o principal.

A Microsoft decidiu investir nisso, a Nintendo decidiu investir noutra coisa. Mas... as consolas caseiras no seu tempo de vida são como barcos de longo cruzeiro, simplesmente não lhes mudas a trajectória a meio. a trajectória da X360 está traçada, e a da Wii também.

Concordo. Mas eu penso que a Microsoft pensou que tinha que fazer algo dentro do campo das motions, mas bastante diferente. Eu concordo com a decisão em criarem este Natal e penso que até vão ter bastantes boas reviews ao software que ai vem.

Estão muito menos limitados que a nintendo? eu acho o contrário. Com a tecnologia do project natal estão limitadissimos....nasceu para ser um eye toy...um produto que meia duzia de jogos e utilizadores utilizam.

Enquanto no Wiimote tens botões, que servem para jogar e adaptam certas funcionalidades ao movimento, fazendo um conjunto verdadeiramente capaz para jogos complexos a todos os niveis, no project natal estás limitadissimo ao tipo de jogo em questão.

Imagina-te a Super Mário Galaxy por exemplo com o project natal...como saltavas? saltavas na realidade? e para a frente? saltavas para cima da televisão? como destinguias o andar e o correr? metias-te a correr na sala sem sair do mesmo sitio? isso era ridiculo.....poderias também saltar com um movimento do braço...mas ai era pointless....

Jogo de carros como o tal video de apresentação mostra....tudo muito lindo....na teoria...tão lindo como um video que a microsoft uma vez fez para um gadget da xbox que não deu em nada (era uma espécie de rádio com ecra que mostrava quando uma pessoa estava online)....mas mesmo que resultasse como o video mostra....experimentei meter-se com os braços no ar como se estivessem a conduzir durante 10 minutos. E então ficaram cansados? mesmo qu não ficassem como o i eat all diz ...a imersão iria ser quase nula. devemos ter algo nas mãos.

Eu penso que eles têm noção do que estão a fazer. E esta camera é bastante poderos, se realmente o reconhecimento de texturas/padrões for tal como mostram no trailer onde aparece o puto a por o skate então vai ser bastante precisa, penso é que não funcione de noite lol.

Por fim a unica coisa palpável que mostraram na apresentação não foi um jogo....mas sim uma aplicação qualquer bem ao estilo do eye toy para mostrar a interação....que na verdade não serve para grande coisa.

Vão ser os Wii sports deles.

Entre o Project Natal e PS3 magic wand eu prefiro o project Natal. Agora acho que podemos ficar descansados pois o Project Natal vai ser bastante bem recebido IMO, mas vender é outra coisa. Mas tudo o que eu disse é "pensos" ou "achos", mas acredito muito que a Microsoft não é de apostas fracas ou imprecisas.
 
Sim, será o futuro - mas um futuro tão distante, que prometer aquilo para a Xbox 360, é no mínimo um ultraje... para a xbox360, a implementação será quanto muito, um pouco melhor do que um EyeToy.
mas porque tão distante? eles mostraram natal a funcionar. Não imitou os movimentos 1:1 tendo alguma dificuldade a reconhecer tudo, mas estava a funcionar. Tecnologia avança mais rapido do que alguns querem admitir.

O que ninguem falou até agora nesta thread, é do novo comando para a playstation 3 - vão combinar um comando estilo Wiimote, mas com uma luz que é captada por uma câmara - o comando tem na mesma os sensores de movimento, mas o facto de o mesmo ser seguido por uma câmara, vai permitir não só maior precisão, mas também a possibilidade de haver "tracking" posicional do mesmo, face a uma determinada referência!
não falo disso porque não merece ser falado. Não traz nenhuma vantagem face ao wiimote.

mas desta feita, se introduzirem estes novos comandos, será um salto muito grande. É certo que os preços da PS3 continuarão altíssimos, mas a partir daqui, a Wii irá perder um grande trunfo.
incluir uma ps eye e um comando não deve sair barato, mesmo com corte de custos deve continuar a um preço mais alto. A microsoft vai fazer exactamente o mesmo com o seu natal (mas não devem fazer uma xbox360 slim).
A wii ainda terá o trunfo de os developers terem a certeza que (pelo menos neste momento) há mais de o dobro de wiis vendidas e cada uma delas tem pelo menos um wiimote. e dentro das comparativamente poucas PS3 vendidas a percentagem de consolas com o motion controller da sony será ainda menor. Muitas developers já consideram um risco fazer um jogo para PS3, o risco ainda será maior fazendo um jogo que nem todos os donos de PS3 poderão jogar

btw. imagino um super mario jogado com natal assim:
http://www.youtube.com/watch?v=YnZeI8uLJnw
 
[
É importante notar que o video de apresentação do Natal era puro vaporware e estavam a mostrar coisas que não estão implementadas e em muitos casos... nunca vão estar. (a certa altura já tinhamos pitinhas a experimentar vestidos nesse video, nem existe essa infraestrutura nem esse software "funcional")

Sinceramente esta frase resumo aquilo que eu depreendi do projecto Natal. Até o próprio nome o revela, não passa ainda de um projecto que está longe de ser uma realidade...

Tal como o miguelbarroso, também não acredito numa implementação bem sucedida para a X360. Quando muito sai apenas um software com minijogos para não dizerem que não cumpriram o que prometeram...

A apresentação serviu para a Microsoft ter uma saída triunfal da E3 mas se virmos bem a realidade o que foi apresentado foi uma demo de algum do potencial da tecnologia e um vídeo do que supostamente a mesma consegue fazer... Muitas promessas, muita ficção científica (aquela do tamagotchi humano para mim foi surreal :o que se afasta por completo da indústria de entretenimento dos vídeojogos e entra para um campo de companhias/famílias virtuais), enfim, muita parra e pouca uva. Só faltou anunciarem o teleporte para o caldo ficar completo.

Como disse alguém da Nintendo, prefiro quando anunciam uma nova tecnologia pronta a colocar no mercado. Não foi o caso...

Para mim aquilo não passou de um golpe de marketing em que prometeram algo mais evoluído do que qualquer produto disponível no mercado (alvo = Wii). Talvez com isso pretendessem convencer potenciais compradores indecisos entre uma X360 e uma Wii a optar pelo produto deles.

miguelbarroso disse:
O que ninguem falou até agora nesta thread, é do novo comando para a playstation 3 - vão combinar um comando estilo Wiimote, mas com uma luz que é captada por uma câmara - o comando tem na mesma os sensores de movimento, mas o facto de o mesmo ser seguido por uma câmara, vai permitir não só maior precisão, mas também a possibilidade de haver "tracking" posicional do mesmo, face a uma determinada referência!

Prevê-se que a Sony lance ainda este ano (ou quanto muito no início do ano 2010) a nova Playstation 3 Slim, já com estes novos comandos... Vai ser uma actualização semelhante à que foi feita com a PS2 Slim, mas desta feita, se introduzirem estes novos comandos, será um salto muito grande. É certo que os preços da PS3 continuarão altíssimos, mas a partir daqui, a Wii irá perder um grande trunfo. Ah, tudo aponta para que estes comandos sejam compatíveis com as actuais PS3, sendo apenas necessário ter uma câmara para a mesma (se pode ser uma Playstation Eye, ou se tem que ser uma nova, isso não sei)

Quanto à cópia descarada do Wiimote. :x2:

Vai permitir maior precisão comparando a quê, uma vez que a Sony não tem nenhum produto sempelhante no mercado? maior precisão do que o projecto natal? Maior precisão do que o Wiimote? Faz-me lembrar aqueles fanboys da Sony que já afirmavam à boca cheia no fim da E3 que o comando da PS3 era muito mais preciso que o wiimote. :D

Assumindo que o comando faz tudo o que o Wiimote faz (falta-lhe o IR que faz uma diferença TREMENDA ;) ), a Nintendo continua com alguns trunfos na manga: uma userbase bem maior que a da PS3, uma consola mais barata que a PS3, uma tecnologia standard face a um add-on na PS3 e (principalmente) 2 anos de avanço de desenvolvimento de software compatível que lhe proporciona já uma óptima selecção de títulos exclusivos e não só.

Resumindo, vou aproveitar uma frase do IEA que diz tudo o que penso disto:
I_Eat_All disse:
...as consolas caseiras no seu tempo de vida são como barcos de longo cruzeiro, simplesmente não lhes mudas a trajectória a meio. a trajectória da X360 está traçada, e a da Wii também.
 
Última edição:
Não é bem assim ... A Microsoft também não é maluca. Claro que se eles fizessem um jogo tipo SMG eles não iam fazer dessa maneira. Até podia por uma maneira de jogar a saltar, correr, etc. Mas iriam implementar o modo tradicional do pad ou pad + motions.

O problema é que motions+pad, com o comando da X360, é um pesadelo. A menos que eles introduzam outro periférico (bastava um "nunchuck"), ou então que mostrem um jogo a sério para o Natal que me mostre o contrário, acho que serve única e exclusivamente para party games. Ainda para mais porque eles estão com a conversa de "the controller is you" e "nothing in your hands", ou seja, parece que querem separar as águas.

Acho que este thread devia estar no geral (já está até).
 
Back
Topo