Project Rheobus v2

Boas !

Eu não era para apresentar este projecto, visto que nao esta 100% mas estou com alguns problemas no aperfeiçoamento e toda a ajuda é bemvinda, daí eu estar a expor.

Como alguns ja sabem eu estou a tentar desenvolver um Rheobus com dois Leds por canal para sinalizar o modo Hi Speed/voltage) e Low Speed(voltage).

Estou com alguns problemas em fazer a comutação perfeita (De azul para vermelho e vice versa) visto que no ponto de comutação, ambos os Leds ficam acesos e eu queria rectificar isto.

A primeira pic é da praxe, é o meu local de trabalho (ok ok, eu sei que sou mt desorganizado :D )

DSC00052.JPG


Esta segunda é a foto da breadboard pre-montada com o circuito dos Leds.

DSC00053.JPG


O proxima é a foto do rheobus que estou a utilizar. Neste caso estou a basear o circuito no esquema postado pelo PeterWolf, mas pode ser facilmente alterado para outro.

DSC00054.JPG


Visto o material, so falta mostrar o esquema. Os transistores n estão legendados mas os que estou a usar sou os Bc548.

DSC00051.JPG


O que o esquema faz é o Seguinte. Quando a tensao entra no circuito a menos de +-8 volts o Zener corta alimentação ao Transistor inferior e o superior conduz, ligando o Led Azul.

Quando a tensao é superior a +- 8 volts o Zener conduz e o transistor inferior entra em estado de saturaçao sendo que o Led vermelho acende. O Led vermelho ao ser alimentado, corta a alimentaçao ao Transistor superior que conseguentemente desliga o Led Azul.

o que acontece é que +- por volta dos 8 volts, ambos os Leds permanecem ligados e por mais tentativas que faça n consigo eliminar este problema.

Alguem tem sugestões ?

Pic do Rheobus em maxxima potencia (aprox 10,2v)

DSC00058.JPG


Pic do Rheobus no minimo (aprox 5.3v)

DSC00055.JPG


Pic do problema que descrevi (aprox 8v)

DSC00059.JPG


PS: Troquem a resistencia de 150ohm por uma de 270 senao puxa demasiado pelo Led e acaba por queimar (já f*di um Led vermelho de alto brilho a custa das experiencias ´:rolleyes: )

PS2: o circuito esta desenhado para Leds azuis de 3.5volts max e Leds vermelhos de 2.4v max que são os que actualmente possuo.
 
Ta a ficar mt mas mm MT fixe o teu projecto, boa sorte com isso! :)

kd ao teu problema nao te posso ajudar visto nao ter grandes conhecimentos sobre electronica :(

continua com o bom trabalho [[[[]]]]]
 
opá não vou alimentar esperanças, mas...
sabes calcular as correntes desse circuito? isso acontece porque a 8V os dois transistores estao na região activa!! logo acendem os dois!
Vou fazer algumas contas em casa! a ver se descubro alguma coisa!
 
Back
Topo