[projecto]1º Proj..:: Inicio em WC ::.. (home made, e ainda nameless)

lcortereal

Power Member
Boas pessoal!

Já à uns tempos que tenho andado com o water cooling em mente. Uma das minhas razões é o facto de ser mais silencioso do que air cooling.

Bem, para ser mais directo... Hoje enquanto tava a dar uma volta de bike por perto de minha casa, passei por uma oficina/sucata (é uma oficina que tb tem uma grande sucata de onde aproveitam peças). Fui la à oficina falar cm o mecânico que la tava e perguntei-lhe se tinha algum radiador, que tivesse aproveitado da sucata, que me pudesse vender. E até lhe disse que era pa fazer uma coisa no PC. E o gajo mostrou-me uns radiadores ENORMES, k disse k esses são os k são usados pa arrefecer os motores (axo eu k foi isso k disse) e dps mostrou-me uns mais pekenos k axo k disse k são usados para o ar condicionado dos carros (quando eu digo mais pekenos, digo 25cm de comprimento, e 16cm de largura, k não eé assim tão pekeno!).
Desses mais pequenos ele mostrou-me o k tava em melhor estado e disse que me vendia por €10 (espero n ter sido "roubado" mas axo k não)

Bem, já tinha cá em casa uma bomba de agua k axo k tb pode ser usada, pelo menos já vi umas parecidas à venda pa watercooling.

Tubo, tb já tinha para aqui um com cerca de 2m de comprimento e 8mm d diametro (a parte de dentro, o diametro da parte de fora é de 12mm).

O reservátorio, visto k não tou disposto (nem tenho dinheiro) a dar cerca de 20/30 euros por um, em principio vou faze-lo eu.


Este sistema de WC não vais ja ser usado dentoro do PC, visto k não tenho experiencia nenhuma nisto e não kero rebentar cm o meu PC.
Para já isto so vai servir para uns "testes", para ver temperaturas, ter uam noção de como isto funciona, etc... E para passar o tempo! sem gastar quase dinheiro nenhum.

Lá para o prinicipio de Julho (quando fizer anos) se tiver gostado deste sistema sou capaz de investir algum dinheiro num sistema de WC asério. Mas caso este tenha funcionado 5* sou é capaz de apenas melhora-lo (uma bomba melhor, um reservatório mais bonito, etc...).


Daki a uns minutos já posto umas fotos, para terem uma ideia do k tou a falar!

Espero que gostem, comentem e deem ideias!!!
 
Última edição:
Já tem pernas para andar o que não é nada mau. Continua e posta muitas fotos que é o que se quer!!!
Já pensaste onde vais pôr esse material todo? Radbox ?
 
Boas!

Bem, aqui vêm as fotos prometidas...


O radiador que me custou nada mais, nada menos que €10.00
dscn4093kx5.jpg



A bomba de agua, que já tinha. Comprei-a na Aquario a cerca de 1 ano, não por mais de €7.00
dscn4110vh7.jpg



O "tubo" (para mim isto é mais uma mangueira!) Isto serviu-me no ano passado para um projecto sobre energias renovaveis, mas enves de arrefecer, isto era para aquecer!! lol)
dscn4101qt7.jpg



E finalmente, o meu clone de Dremel que "já fez milagres"
dscn4102dq1.jpg


Espero que gostem, critiquem e comentem!!!
 
Pessoal, têm alguma ideia de como posso unir o tubo ao radiador? É que não quero comprar um tubo mais largo, porque depois não dá para a bomba de água.

O diametro do tubo é quase 1cm e dos tubos do radiador é 1.8cm
dscn4113mb7.jpg
 
Última edição:
Tá muito fixe esse tutorial!!! Era porreiro se eu tb conseguisse arranjar uma bomba dakelas (maquina de lavar). Ninguem sabe onde ek posso arranjar uma dakelas??
 
LOL! Tava a dar mais uma vista de olhos no proj. do g_card (já la tinha tado muitas vezes a ler e acompanhar...) e reparei que o radiador que ele usa e EXACTAMENTE igual ao meu!!! LOL! É de um Clio (o meu e de 2004, quanto ao dele n sei).

vejam:

este é o meu:
dscn4093kx5.jpg



Este é o que o g_card usou:
dsc03984dd5.jpg


LOL!

Quanto tiver progressos posto fotos!

Mas vão comentando!
 
Última edição:
Pessoal, tive a pensar e tb sou capaz de reduzir o tamanho do radiador, para caber uma ventoinha de 120mm talvez... Vamos ver, pk tenho medo de estragar o radiador!
 
Se não vais meter o radiador dentro do pc, podes fazer um radbox a medida do radiador e assim ficavas com um sistema melhor, acho melhor não curtares isso. é a só a minha opinião.
Já agora quanto aquele tutorial, podes aplicar o que ele faz aí ao teu radiador.
A bomba arranja-se bem naqueles homens que arranjam electrodomésticos (figorificos/máquinas de lavar/etc).

CumpZ
 
É... tb axo k iria fazer porcaria ao cortar o radiador! Axo melhor ficar quietinho... Em k material é que ficava fixe o radbox? É que aquilo da maneira que tá, e mm cortante!!!

AH! E já agora, eu ia cortar o rad, para caber uma ventoinha d 120mm certinha, mas cm akilo tem 16cm d largura e 25cm de comprimento, cabem 2 ventoinhas d 120mm! o radiador fica é um bocado largo, mas é o que se arranja...
 
Última edição:
olha um rad igual ao meu!!!!

queres um conselho?
não cortes... faz uma radbox para ele... e aproveita tenta meter uma fan de cada lado do rad... (uma a empurrar o ar outra a puxar) porque ele é muito grosso!!!

boa sorte!!!

cumps
 
Obrigado pelo conselho! cm k material ek faço o radbox? acrilico? Sou capaz de passar pelo "Plasticos do Sado" no próximo fim de semana, ou ainda esta semana que vem (vou tentar ir amanha).

Qual é o propósito de um radbox? (pergunta n00b, eu sei...)

Fiquem bem e comentem!!!
 
Última edição:
olha um rad igual ao meu!!!!

queres um conselho?
não cortes... faz uma radbox para ele... e aproveita tenta meter uma fan de cada lado do rad... (uma a empurrar o ar outra a puxar) porque ele é muito grosso!!!

boa sorte!!!

cumps


Nahh correcção "Olha um rad que o kingjack conseguiu pó menino g_card de graça xDDDDDDD

Sim consegui um igualzinho de graça pó menino g_card

Nem dizem que é meu nem nada

Safados!!!! :D

Bem, on topic, tens muito trabalho, mas força com isso pah!
 
Radbox consiste numa caixa, para meteres o radiador, a bomba se quiseres, alias podes meter todo o wc dentro dessa caixa e apenas sair os blocos, neste caso só para o cpu.

Podes fazer isso em acrlico, fica bem bonito, ou pegar numa caixa de um pc e curta-la etc.

CumpZ
 
Nahh correcção "Olha um rad que o kingjack conseguiu pó menino g_card de graça xDDDDDDD

Sim consegui um igualzinho de graça pó menino g_card

Nem dizem que é meu nem nada

Safados!!!! :D

olha la se mo deste é meu... penso eu de que....:offtopic: sorry

quanto a radbox inventa com o que tiveres mais facilidade....
faz um esquema primeiro com as medidas certas que te facilita muito o trabalho!

cumps
 
olha la se mo deste é meu... penso eu de que....:offtopic:
sorry

quanto a radbox inventa com o que tiveres mais facilidade....
faz um esquema primeiro com as medidas certas que te facilita muito o trabalho!


cumps


Heich, oh g_card eu só estava a brincar :(

Para rad box aconselho uma operação a uma case antiga...

Cumps
 
Boas pessoal! Trago boas noticias! Estive agora a ter explicação de química, e lá em casa da explicadora ela tem um pc, monitor, impressora, scanner etc td mm antigo (dakeles branquinhos mm feios!) e disse que ia mandar td po lixo. E foi aí que m fiz ao PC!!! Ela perguntou se eu tava a precisar de um PC, e eu disse que tava a precisar de uma caixa, mas em principio ela deve me dar o PC todo (so a torre pk o monitor e dakeles CRT mm velhos e desses já eu tenho aos montes!).

Gostei mt dakela caixa! Especialmente para fazer um radbox (cm bomba e reservatorio lá dentro tb), pk a caixa e mm pekena! Não deve ter mais do k uns 25 ou 30cm de altura (o meu radiador tem 25 de altura, portanto fica mm a calhar!!)

Bem, Domingo volto a ter explicação de manhã, e vou voltar a falar no PC a ver se ela mo dá! (Os componentes são capazes de ser suficientemente bons pa um server, pa impressoras etc...)

Por agora é tudo...

Dêem ideias!!! critiquem e comentem!!!
 
Na minha bomba (para meu desagrado) a água entra por baixo, ou seja, tenho de lhe fazer uma caixa (ou la cm s chama) para ela "chupar" a água, e dps mandar para cima pelo tubo.

dscn4110vh7.jpg


Cm é que eu posso fazer essa tal caixa? Em princípio quero fazer em acrílico.
-> é melhor cm acrilico de 3mm ou 5mm?
-> cm ek colo o acrilico? supercola e silicone?
-> cm ek corto o acrilico? a "dremel" deve chegar...não?

comentem!
 
Back
Topo