1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[projecto]1º Proj..:: Inicio em WC ::.. (home made, e ainda nameless)

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por lcortereal, 27 de Março de 2008. (Respostas: 42; Visualizações: 4655)

1. lcortereal

lcortereal Power Member

Boas pessoal!

Já à uns tempos que tenho andado com o water cooling em mente. Uma das minhas razões é o facto de ser mais silencioso do que air cooling.

Bem, para ser mais directo... Hoje enquanto tava a dar uma volta de bike por perto de minha casa, passei por uma oficina/sucata (é uma oficina que tb tem uma grande sucata de onde aproveitam peças). Fui la à oficina falar cm o mecânico que la tava e perguntei-lhe se tinha algum radiador, que tivesse aproveitado da sucata, que me pudesse vender. E até lhe disse que era pa fazer uma coisa no PC. E o gajo mostrou-me uns radiadores ENORMES, k disse k esses são os k são usados pa arrefecer os motores (axo eu k foi isso k disse) e dps mostrou-me uns mais pekenos k axo k disse k são usados para o ar condicionado dos carros (quando eu digo mais pekenos, digo 25cm de comprimento, e 16cm de largura, k não eé assim tão pekeno!).
    Desses mais pequenos ele mostrou-me o k tava em melhor estado e disse que me vendia por €10 (espero n ter sido "roubado" mas axo k não)

Bem, já tinha cá em casa uma bomba de agua k axo k tb pode ser usada, pelo menos já vi umas parecidas à venda pa watercooling.

Tubo, tb já tinha para aqui um com cerca de 2m de comprimento e 8mm d diametro (a parte de dentro, o diametro da parte de fora é de 12mm).

O reservátorio, visto k não tou disposto (nem tenho dinheiro) a dar cerca de 20/30 euros por um, em principio vou faze-lo eu.

Este sistema de WC não vais ja ser usado dentoro do PC, visto k não tenho experiencia nenhuma nisto e não kero rebentar cm o meu PC.
    Para já isto so vai servir para uns "testes", para ver temperaturas, ter uam noção de como isto funciona, etc... E para passar o tempo! sem gastar quase dinheiro nenhum.

Lá para o prinicipio de Julho (quando fizer anos) se tiver gostado deste sistema sou capaz de investir algum dinheiro num sistema de WC asério. Mas caso este tenha funcionado 5* sou é capaz de apenas melhora-lo (uma bomba melhor, um reservatório mais bonito, etc...).

Daki a uns minutos já posto umas fotos, para terem uma ideia do k tou a falar!

Espero que gostem, comentem e deem ideias!!!

Última edição: 30 de Março de 2008
  2. Z3U5

Z3U5 Power Member

Bom projecto tens de ter cuidado a fazer isso pa nao pifares o pc :P

E so meteres as fotos pa comentar

cumpz

3. borntonag

borntonag Power Member

Já tem pernas para andar o que não é nada mau. Continua e posta muitas fotos que é o que se quer!!!
    Já pensaste onde vais pôr esse material todo? Radbox ?

4. lcortereal

lcortereal Power Member

Boas!

Bem, aqui vêm as fotos prometidas...

O radiador que me custou nada mais, nada menos que €10.00

A bomba de agua, que já tinha. Comprei-a na Aquario a cerca de 1 ano, não por mais de €7.00

O "tubo" (para mim isto é mais uma mangueira!) Isto serviu-me no ano passado para um projecto sobre energias renovaveis, mas enves de arrefecer, isto era para aquecer!! lol)

E finalmente, o meu clone de Dremel que "já fez milagres"

Espero que gostem, critiquem e comentem!!!

5. lcortereal

lcortereal Power Member

Pessoal, têm alguma ideia de como posso unir o tubo ao radiador? É que não quero comprar um tubo mais largo, porque depois não dá para a bomba de água.

O diametro do tubo é quase 1cm e dos tubos do radiador é 1.8cm

Última edição: 27 de Março de 2008
  6. n92f

n92f [email protected] Member

Boas, Olha vi um tutorial de um gajo que metia uma bomba de máquina de lavar em WC, e a saída da bomba era, pelo que vejo, do mesmo diametro dessa, tenta fazer como ele fez aqui
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=221731

CumpZ e espero ter ajudado

7. lcortereal

lcortereal Power Member

Tá muito fixe esse tutorial!!! Era porreiro se eu tb conseguisse arranjar uma bomba dakelas (maquina de lavar). Ninguem sabe onde ek posso arranjar uma dakelas??

8. lcortereal

lcortereal Power Member

LOL! Tava a dar mais uma vista de olhos no proj. do g_card (já la tinha tado muitas vezes a ler e acompanhar...) e reparei que o radiador que ele usa e EXACTAMENTE igual ao meu!!! LOL! É de um Clio (o meu e de 2004, quanto ao dele n sei).

vejam:

este é o meu:

Este é o que o g_card usou:

LOL!

Quanto tiver progressos posto fotos!

Mas vão comentando!

Última edição: 28 de Março de 2008
  9. lcortereal

lcortereal Power Member

Pessoal, tive a pensar e tb sou capaz de reduzir o tamanho do radiador, para caber uma ventoinha de 120mm talvez... Vamos ver, pk tenho medo de estragar o radiador!

10. n92f

Se não vais meter o radiador dentro do pc, podes fazer um radbox a medida do radiador e assim ficavas com um sistema melhor, acho melhor não curtares isso. é a só a minha opinião.
    Já agora quanto aquele tutorial, podes aplicar o que ele faz aí ao teu radiador.
    A bomba arranja-se bem naqueles homens que arranjam electrodomésticos (figorificos/máquinas de lavar/etc).

CumpZ

11. lcortereal

lcortereal Power Member

É... tb axo k iria fazer porcaria ao cortar o radiador! Axo melhor ficar quietinho... Em k material é que ficava fixe o radbox? É que aquilo da maneira que tá, e mm cortante!!!

AH! E já agora, eu ia cortar o rad, para caber uma ventoinha d 120mm certinha, mas cm akilo tem 16cm d largura e 25cm de comprimento, cabem 2 ventoinhas d 120mm! o radiador fica é um bocado largo, mas é o que se arranja...

12. g_card

g_card Power Member

olha um rad igual ao meu!!!!

queres um conselho?
    não cortes... faz uma radbox para ele... e aproveita tenta meter uma fan de cada lado do rad... (uma a empurrar o ar outra a puxar) porque ele é muito grosso!!!

boa sorte!!!

cumps

13. lcortereal

lcortereal Power Member

Obrigado pelo conselho! cm k material ek faço o radbox? acrilico? Sou capaz de passar pelo "Plasticos do Sado" no próximo fim de semana, ou ainda esta semana que vem (vou tentar ir amanha).

Qual é o propósito de um radbox? (pergunta n00b, eu sei...)

Fiquem bem e comentem!!!

14. KingjacK

KingjacK What is folding?

Nahh correcção "Olha um rad que o kingjack conseguiu pó menino g_card de graça xDDDDDDD

Sim consegui um igualzinho de graça pó menino g_card

Nem dizem que é meu nem nada

Safados!!!! :D

Bem, on topic, tens muito trabalho, mas força com isso pah!

15. n92f

Radbox consiste numa caixa, para meteres o radiador, a bomba se quiseres, alias podes meter todo o wc dentro dessa caixa e apenas sair os blocos, neste caso só para o cpu.

Podes fazer isso em acrlico, fica bem bonito, ou pegar numa caixa de um pc e curta-la etc.

CumpZ

16. g_card

g_card Power Member

olha la se mo deste é meu... penso eu de que....:offtopic: sorry

quanto a radbox inventa com o que tiveres mais facilidade....
    faz um esquema primeiro com as medidas certas que te facilita muito o trabalho!

cumps

17. KingjacK

KingjacK What is folding?

Heich, oh g_card eu só estava a brincar :(

Para rad box aconselho uma operação a uma case antiga...

Cumps

18. lcortereal

lcortereal Power Member

Boas pessoal! Trago boas noticias! Estive agora a ter explicação de química, e lá em casa da explicadora ela tem um pc, monitor, impressora, scanner etc td mm antigo (dakeles branquinhos mm feios!) e disse que ia mandar td po lixo. E foi aí que m fiz ao PC!!! Ela perguntou se eu tava a precisar de um PC, e eu disse que tava a precisar de uma caixa, mas em principio ela deve me dar o PC todo (so a torre pk o monitor e dakeles CRT mm velhos e desses já eu tenho aos montes!).

Gostei mt dakela caixa! Especialmente para fazer um radbox (cm bomba e reservatorio lá dentro tb), pk a caixa e mm pekena! Não deve ter mais do k uns 25 ou 30cm de altura (o meu radiador tem 25 de altura, portanto fica mm a calhar!!)

Bem, Domingo volto a ter explicação de manhã, e vou voltar a falar no PC a ver se ela mo dá! (Os componentes são capazes de ser suficientemente bons pa um server, pa impressoras etc...)

Por agora é tudo...

Dêem ideias!!! critiquem e comentem!!!

19. lcortereal

lcortereal Power Member

Na minha bomba (para meu desagrado) a água entra por baixo, ou seja, tenho de lhe fazer uma caixa (ou la cm s chama) para ela "chupar" a água, e dps mandar para cima pelo tubo.

Cm é que eu posso fazer essa tal caixa? Em princípio quero fazer em acrílico.
    -> é melhor cm acrilico de 3mm ou 5mm?
    -> cm ek colo o acrilico? supercola e silicone?
    -> cm ek corto o acrilico? a "dremel" deve chegar...não?

comentem!

20. n92f

É bem! lO!L temos que nos orientar LO!L

Quando tiveres manda fotos!

CumpZ

Partilhar esta Página