1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto APS

Discussão em 'Electrónica' iniciada por 4dok, 10 de Julho de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 2093)

1. 4dok

4dok Power Member

Estou a começar a desenvolver um Alarme Pessoal de Segurança que consiste num sensor de movimento e outro de temperatura que, quando uma pessoa pára (cai, desmaia, etc.) ele, passado x tempo, começa a apitar, de modo a que seja mas facil detectar onde essa pessoa está.
    Comecei por optar por um circuito muito básico, constituído por um temporizador 555 e um contador 4017, em que o detector de movimento era aplicado no reset do 4017.
    Contudo apareceram uns problemas, tais como o desenvolvimento do detector de movimento e o contador não aguentava com a corrente da sirene.

Então optei por uma solução mais complexa, mas muito mais versátil: o uso de um microcontrolador.
    Este já daria para introduzir um sensor de temperatura, de modo a que o tempo de espera estivesse dependente coma temperatura ambiente (em caso de fogo), e um acelerómetro.

Como não estou muito dentro do mercado da electrónica gostaria de saber qual o microcontrolador ideal para este projecto.
    Eu estudei os microcontroladores da família 8051 e ando à procura de um microcontrolador com, no máximo, 2 portos de 8bits (caso quisesse inserir um LCD para mostrar a temperatura entre outras coisas teria de ter mais).

Tenho mais duvidas, mas gostaria de saber qual o micro a utilizar para desenvolver o circuito final e começar a pensar na programação do mesmo.

Cumps.

2. 4dok

4dok Power Member

E como é que o programo? nos tinhamos uma placa que ligavamos à porta COM. não existe uma maneira mais barata?

3. JDizzyking

JDizzyking Power Member

falar em PICs como isso trabalha a programação qual é o tipo?

4. 4dok

4dok Power Member

Assembly é a que aprendi. mas também se pode programar em C.

5. JDizzyking

JDizzyking Power Member

Assembly é a linguagem do basic certo?

6. 4dok

4dok Power Member

ninguém?

Um esquema ou assim?

7. dark-aswz

dark-aswz Power Member

Eu usaria um Atmega qualquer tipo ATtiny, dependendo da aplicação. Para projectos simples é o melhor,muito fácil e dá para programar em C.

8. 4dok

4dok Power Member

mas isso é o programa para compilar o ficheiro HEX. eu queria um esquema do hardware para programar o microcontrolador.

9. dark-aswz

dark-aswz Power Member

Isso depende do microcontrolador que vais usar. Se quiseres um esquema de programadores para Atmega's posso-te arranjar

10. 4dok

4dok Power Member

Força :)

11. dark-aswz

dark-aswz Power Member

Pa há um site de um alemão que desenvolveu o seu próprio programador. Já usei esse, funciona perfeitamente e é mesmo fácil de montar e usar. A programação é feita pela porta paralela , mas também dá pela porta série. O circuito é mesmo básico e depois é só ligar o micro, e fazer o upload do hex.
    http://www.speedy-bl.de/avr-prog-e.htm
    Cumps

12. 4dok

4dok Power Member

Obrigadão... já tenho com que começar este verão.

13. ScOrpion-boy

ScOrpion-boy Banido

Boas o ATmega8 penso que seja o melhor para ti.

Comunicação porta série
    dá para programar por porta série (depois de carregado com o bootloader)
    Micro de 8bits mais básico de todos (simples de programar e barato)
    Software de programação completo (avrstudio)
    Portas analógicas + digitais
    Montes de tutoriais na net de programação desta família de micros
    etc
    :P

Agora existem uns porreiros que têm comunicação usb nativa :007:

14. Mortymore

Mortymore Power Member

Microcontroladores... é só procurar um bocadinho e encontram-se ferramentas (hardware e software) para começar a trabalhar, sejam PICs, AVR ou 8051 (estes 3 serão eventualmente os mais comuns).

Se alguém estiver interessado em dar uma olhada em alguns 8051, podem ver a minha página, eternamente incompleta :zzz: (micro8051.com).

A conversa sobre qual é melhor entre PICs, AVR e 8051 é dispensável pois cada pessoa te dirá o que entende quase sempre baseado na experiência que teve com qualquer deles, tendo pouco ou nunca usado os restantes. A minha opinião é que cada uma das famílias de microcontroladores tem pontos fortes e/ou fracos sempre dependendo do que queres fazer com eles. Vai á net, e procura informação, ferramentas e projectos feitos por outras pessoas. Depois opta pelo que reunir maior quantidade de coisas que te agradem ou pelo qual te sintas mais capaz de reunir material para começar a trabalhar. Qualquer deles pode ser programado naturalmente em assembly, mas pelo menos também em C, embora também suponho que haja ferramentas para programar qq deles numa qq variante de Basic.
    Se o bichinho começar a pegar, podes sempre experimentar outra família, pois normalmente os programadores são relativamente fáceis de fazer (talvez para os PICs seja mais complicado) e software de programação também se encontra com facilidade.

Abraço

Última edição: 15 de Julho de 2008

Partilhar esta Página