Arcade Projecto Arcade Mame (mais um)

ipfreire

Power Member
Desde há uns tempos para cá tenho andado a seguir alguns artigos, tutoriais, projectos, tudo o que seja relacionado com máquinas arcade caseiras, MAMEs e afins! Decidi agora um pouco mais em força avançar com o meu próprio projecto, e apesar de pouco ou nada ter, pelo menos as ideias estão estruturadas, da mesma maneira que a namorada já está convencida (se tiverem dificuldades com esta parte relembrem-na do jogo das bolinhas ou outros que ela goste, no meu caso utilizei uma desculpa chamada Bomberman).

O projecto baseia-se na construção/recuperação de uma máquina arcade e colocação de um PC, inicialmente apenas com o MAME.
A primeira opção seria formatar o meu PC antigo e utilizá-lo apenas para esta finalidade mas ao tentar ligá-lo após alguns anos sem uso, verifiquei que, não sei porquê, não funciona. Uma vês que tenho lá um portátil “parado”, vou utilizá-lo neste projecto. Contudo, quero na mesma formatá-lo e utilizá-lo só para este fim, ou seja, retirar tudo o que lá está e instalar o Winlite (um Windows extremamente leve).

No meu ponto de vista, utilizar um portátil pode trazer várias vantagens:
- A máquina é boa e permite instalar mais emuladores;
- Ligado à rede por wireless torna-se mais fácil descarregar/instalar tudo o que seja necessário;
- Posso fazer tudo isto no conforto do sofá e posteriormente, a ligação ao cabinet e monitor seja do género “Plug ‘n play”.

Contudo, pode também trazer algumas desvantagens:
- Cada vês que quiser utilizar o arcade ao invés do PC, terei de ligar/desligar os cabos do cabinet (monitor, som, corrente, usb dos joysticks). O que inicialmente se previu como sendo um simples “Plug ‘n play” acaba por ser a ligação de 4 ou 5 cabos;
- Retira, para já, a opção de ligar o MAME sem sequer passar pelo Windows;
- Terei de deixar uma porta no cabinet (possivelmente na traseira) para lá colocar o portátil.

O software (não quis avançar para o cabinet sem garantir isto primeiro):
Descarreguei o MAME que vinha num pack com 2882 jogos. Verifiquei apenas alguns e trabalham sem problemas (menos uma dor de cabeça). Chamou-me a atenção de conter os meus títulos preferidos e que me fazem relembrar a infância/adolescência. Algum que me venha a lembrar depois posso sempre descarregar em separado.
Tenho andado a investigar um frontend e reparei que a preferência recai maioritariamente no Hyperspin, mas pareceu-me ligeiramente pouco amigável na instalação/configuração, pelo menos para uma pessoa com os meus (poucos) conhecimentos. Só passei uns minutos de volta disto e já estava a ficar com a vista turva por ter sido em horas tardias. Estou descansado porque o MAME está a funcionar mas voltarei à carga mais à frente. Palavra de escuteiro!

Consegui que me “emprestassem” dois monitores: um CRT de 19’’ e um TFT de 17’’. Ainda estou indeciso qual deles usar mas, se o cabinet me permitir, acho que vou optar pelo CRT por dois motivos: é maior, e o ecrã curvo assemelha-se mais com o arcade original. Apesar de ser pesado (leia-se, um monstro), parece-me que é por este que vou optar.


O cabinet:
Aqui está (ou não) a verdadeira mão-de-obra. E “ou não” porquê? Pois, e se arranjar um cabinet já construído? Isso iria poupar bastante trabalho e foi nesse sentido que já comecei a trabalhar; fui aqui aos meus connects e tenho um amigalhaço, que por sua vez tem um tio que trabalha há largos anos com arcades. Ele já lhe enviou (ontem) uma mensagem pelo Face a perguntar se tem para lá uns caixotes que não queira. Acredito que sim mas ainda estou/estamos a aguardar resposta. Se o tal tio não funcionar há ainda uma outra pessoa conhecida deste meu colega que também está ligado aos arcades e vai ser a segunda opção. Se conseguisse arranjar um cabinet já feito, de qualquer das maneiras, iria com certeza remodelá-lo. Umas lixadelas aqui e acolá, retirar o moedeiro, marquee, bezel, sidearts, tudo à minha maneira. É este o meu plano.
Contudo, se não me safar nem para um lado nem para o outro, já tratei de falar com malta que me ajuda na opção construção (abençoados amigos). Um ladrilhador meu amigalhaço dispensa-me umas placas de madeira que tem para lá (não é MDF mas serve para o efeito), e um outro meu amigo que é carpinteiro pode ser que me ajude na construção. Já falei com os dois e parece-me que a coisa vai.


Os controls:
Pelo que tenho lido por aí (acreditem que tem sido muita coisa mesmo), neste capítulo há várias opções. Desde adaptar os controls originais dos arcades com J-pac ou I-pac ou lá o que seja (não me debrucei muito neste capitulo), até adaptar comandos de PS com soldas aqui e ali (também desisti rápido) as opções são mais que muitas.
Eu vou optar por mandar vir um kit do site ultracabs e construir eu mesmo o meu painel e é aqui que vou gastar a fatia maior do meu orçamento, cerca de 70€ para o kit de 2 joysticks, 12 butões iluminados com efeito cromado + 2 butões de players, tudo isto com ligação usb verdadeiro “Plug ‘n play”. Estou a equacionar a possibilidade de mandar vir uns butões extra para adicionar créditos, selecionar, sair, etc mas tenho dúvidas em relação aos fios extra que tenho que encomendar também. Outra dúvida prende-se com o número de butões para cada player. Pelo que li, o mais comum e completo é serem 6 butões por jogador mas duvido que vá dar uso a todos. Hipoteticamente falando será no máximo dos máximos 100€ (mais que isto nem pensar).


Dito isto, vamos aproveitar para desenterrar aqui uns temas já com tópicos dedicados no fórum, tentando que, tal como a mim me serviram de motivação, sirvam também a outros users ;)

Cumprimentos
 
Boas,

CRT sempre! Se possível arranja uma arcade e usa o monitor dela. Se não, usa uma TV ( é o que vou fazer. A não ser que alguém me arranje uma arcade com monitor e moedeiro).
Estou a montar a minha no meu tempo livre, mas ainda vai demorar!
Estou a usar o Maximus Arcade como frontend. O HyperSpin é awesome, mas é preciso de se pagar o acesso aos temas ( ja gastei muito na arcade).

Estou a construir uma Neo Geo MVS Versão USA, mas é muto dificil quando mal se encontra as medidas. Mas lá vai andando....

Mandei vir os joysticks e os botões de um site do UK, demorou 2 semanas. Estou a soldar os fios a um comando usb. Guetto Style!

Se fores de Sintra e souberes de alguém com uma Arcade com monitor e moedeiro, deixa PM ( baratinho!)

Cumps
 
Boas Vaako!
Desde já obrigado aí pelo teu feedback, és mais um com esta pancada. Pelos vistos há uma comunidade maior que aquilo que alguma vês imaginei!

Sim em relação ao CRT foi o que tinha explicado no post, gosto muito mais do estilo "old school" que dá ao resultado final e muito possivelmente vai ser mesmo isso que vou utilizar, apesar de que vai acrescentar um bons quilos ao arcade.
Utilizar o monitor original de um arcade está fora de questão. Pelo que entendi, entre baixar frequências, escolher gráficas para o CPU, monitorizar ao cores do aparelho e etc, isso podia dar umas valentes dores de cabeça! Equacionei a TV e era uma boa solução, pois permitia-me ter um ecrã consideravelmente maior e igualmente curvo e de "old fashioned style". Descartei essa hipótese quando fui à minha arrecadação e das 5 ou 6 televisões que lá tinha, nenhuma delas tem entrada vga. Li por aí que aqueles cabos homemade vga-scart são um embuste, logo, risquei da lista. De qualquer das maneiras acho que vou ficar satisfeito com o resultado do CRT. Veremos...
Poix a questão do tempo é um grave problema. Entre trabalho, treinos de futsal de semana, jogos ao fim de semana, e todo o que é a restante vida social, o tempo que resta é escasso mesmo. Mas também não tenho pressa (ou secalhar até tenho :))!

Qual o motivo que te leva a quereres um moedeiro? Caso eu arranje um arcade com moedeiro, a primeira coisa que faço é substituir esse painel por um todo liso.

Também já pesquisei acerca do Maximus e pareceu-me mesmo a melhor opção! Como é a configuração disso? Faz-se bem ou é daqueles softwares cheios de truques (pelo que vi, como o hyperspin)?

Em relação à Neo Geo MVS, óptima escolha! Classic! Se gostares faz-lhe um sitío para os pezinhos (penso que dá jeito).
Eu muito sinceramente vou-me preocupar mais com o aspecto exterior a nivel de decoração do que com o formato propriamente dito, até porque ainda estou a ver se consigo uma à borla, e "a cavalo dado"...

Epa queria evitar ao máximo esse negócio das soldas, não é de longe o meu forte e parece-me que alternativas são mais que muitas ;)

Moro a cerca de 80Km de Sintra, parece-me relativamente perto. Se souber de alguma coisa eu digo-te!

Quando iniciar ou tiver material mais palpável saco umas fotos e meto por aqui. Era fixe que pudesses fazer o mesmo ;)

Abraço
 
Boas,

A sugestão do colega Vaako é de facto a melhor. Vou tentar explicar de forma resumida: Os jogos do MAME e outros emuladores, a correrem em um PC, a correrem na resolução miníma possivel, será 640x480. Ora, isso não é nem de longe nem de perto as resoluções originais de todos esses jogos. Portanto o facto de usares um monitor CRT, de PC só vai dar a sensação de retro por ser meio curvado e em vidro. A utilização do monitor arcade não é assim tão complicada, e desbravar esse terreno vai fazer parte do engrançado de fazeres todo esse projecto. Senão nunca ficarás com isso como deve de ser. A sugestão de usar uma TV CRT das antigas ainda te torna a vida mais fácil.

O meu conselho seria:

Arranjar uma arcade em 2ª mão, já com botoneira de pelo menos 4 butões. Observa se a madeira ainda está em bom estado e com pequenas modificações tuas consiga ficar como nova. Estão literalmente a jogar máquinas arcade fora, ou a vender por tuta e meia. Visto o negócio ter acabado e ocuparem muito espaço.
Arranjar no ebay, ou em qualquer outro site de leilões uma placa de video AGP, ou PCI (conforme a motherboard que fores usar) ATI Radeon 9200, ou 9250. Isto arranjas aos pontapés na net a 10€, máximo 15€. Usas um PC com windows XP, usas o driver especial "CRT_Emu_Driver" e essa placa passa a poder usar cerca de 120 baixas resoluções.

Esquece a entrada VGA na TV, isso não existe, só nos lcds modernos, que já permitem resoluções HD. Se usares o monitor arcade podes usar o J-pac para ligar o cabo VGA do pc. Se usares uma TV crt das antigas, com entrada SCART RGB, usas um cabo VGA-Scart, mas não desses que se vendem ai, que isso são para projectores de video. Se te for muito complicado alterar um cabo desses já feito, basta comprares um no ebay, ou um UMSA - Ultimate Scart Adapter, que se vende na Arcade Forge http://arcadeforge.net/UMSA:::15.html

O moedeiro é interessante ficar, e ligar, pois dá ainda mais feeling retro.
 
Mais um com o bichinho :)


Eu também estou a construir uma arcade á minha medida! Tive por base uns planos que encontrei no forum Arcadecontrols e alterei alguns aspectos nas medidas e formato. Dá mais gozo partir de um monte de tábuas e depois olhar para a obra feita :)

Neste momento já tenho a estrutura montada e pintada, moedeiro colocado e estou a montar a botoneira. A seguir falta-me meter a TV (Sony Trinitron 60cms) que vou ter que adiar por uns tempos (por motivos de saúde não posso pegar em pesos). As artes (custom Street Fighter) também me devem chegar impressas esta semana para aplicar e poder meter o T-molding.

Na minha opinião segue a sugestão do Overkill e opta por uma arcade vga com uma TV/monitor CRT que não te vais arrepender. Pessoalmente não gosto de LCD's para este fim (nem mesmo com os scanlines emulados).

Sobre o frontend... Hyperspin FTW! sim, é complicado de configurar e se quiseres fazer themes teus ainda mais, mas... vale bem o esforço! Eu estou a configurar o meu para vários sistemas, se quiseres depois posso-te passar isso, os roms tens é que os arranjar tu.


Irei abrir um tópico também para mostrar o meu projeto à comunidade mas por enquanto podes dar uma vista de olhos aqui (embora esteja muito desatualizado): http://www.collectorscornerpt.com/index.php?topic=2030.0

Boas Overkill!
Desde já obrigado por mais uma opinião e umas dicas. É sempre agradável tê-las do pessoal mais entendido ;)

Tenho lido bastante acerca deste assunto. Senti necessidade de me informar antes de avançar para isto até porque antes deste projecto, o meu único contacto com arcades era meter moeda e jogar.
Li várias opiniões de que esses cabos/adaptadores VGA-Scart eram realmente dificeis de encontrar (os que existiam simplesmente não funcionavam), mas como foi num forum já possivelmente desactualizado, acredito que estes mais recentes já funcionem nas devidas condições.

Como deves calcular, o meu orçamento (pelo menos para já) é bastante reduzido. Por isso vou ter que aproveitar ao máximo todo o material que tenha ou que consiga arranjar e sujeitar-me a isso mesmo.

Agora vamos a contas:
- Placa de vídeo (10€/15€ + portes);
- Ultimate Scart Adapter (29,95€ + portes);
- Caso quisesse aproveitar a botoneira de um arcade teria de utilizar o I-Pac (corrige-me se estiver errado). Corria o risco de ter poucos butões (4) e de estes estarem em mau estado (mais uma vês, tenho de me sujeitar ao que me vier parar às mãos) (34,32€ + portes);
- Uma vês que quero fazer uma coisa que fique bem na minha salinha da música, possivelmente tenho que investir na decoração para a tornar "fancy style" :D

Faço intenção de gastar 78€ (portes incluídos) no kit de butões iluminados+joysticks! E é Plug 'n play!

Tenho visto imensas pessoas com dificuldades nessa história das resoluções e frequências! Sim concordo contigo quando dizes que "desbravar esse terreno vai fazer parte do engrançado de fazeres todo esse projecto" mas podes confirmar que é verdade esta dificuldade que existe com muito boa gente.

A minha prioridade é fazer as coisas do modo que inicialmente expliquei, mas isso não invalida que paralelamente faça da forma que me explicaste. Estou completamente de acordo contigo quando dizes que o feeling é exactamente dessa forma, o mais original possivel, mas... O pessoal vai gostar de jogar um Spin Master, um Snow Bros, ou um Cadillac, mesmo que seja num CRT 19''! :D

Se só existe um Overkill, parece-me que já tenho seguido muita coisa tua noutros fóruns dedicados ao tema! Só te tenho a agradecer, pelas ajudas que nem imaginas que já me deste, hehehe! Muito obrigado, abraço
 
Última edição pelo moderador:
Também eu iniciei um projeto idêntico, mas num esquema super low cost. Estou a aproveitar tudo o que anda lá por casa, ora por falta de espaço ou por não querer gastar guito. Os botões e joysticks já chegaram e já estão montados. O PC, super low budget e antigo, está neste momento a correr o MALA, o único frontend que corre minimamente em condições no meu sistema. Apenas estou a pensar adquirir uma gráfica dedicada, pois parece-me que a onboard é insuficiente.
Quando a minha "arcade" estiver em condições de ser mostrada, colocarei umas fotos. Para já está com todos os componentes conetados e a funcionar sem problemas.
Quanto ao ecrã, prefiro o LCD. Para além de ser fino, o que permite que também a "arcade" tenha um formato slim sem chocar muito com a decoração envolvente (imposição da esposa), o LCD, quando é desligado da corrente, memoriza a posição do botão on/off do próprio monitor, ou seja, se o desligarmos da tomada estando ele na posição "on" e o voltarmos a ligar ele "lembra" que o botão de energia do próprio monitor estava ligado, assim é possível ter um botão no "arcade" de full power down/up que vai ligar todos os componentes em simultâneo.
Quanto a sistemas, tenho, neste momento, a correr os seguintes:
• M.A.M.E.
• Amiga
• NES
• SNES
• Sony PlayStation
• Sega Dreamcast
• Sega Genesis/Megadrive
• Sega 32x
• Sega CD
• Sega Master System
• ZX Spectrum
 
Finalmente um tópico com movimento. Mesmo que não seja comigo, espero que assim se mantenha (o Zwame já merecia)!
drac0nian se eu pudesse tinha feito como tu; começava a partir de um monte de madeira. Era isso que me ía dar muito gozo.
Mas por outro lado compreendo perfeitamente aqui o nosso amigo muRte quando fala num esquema low cost e na imposição da esposa, hehe!

Em relação ao frontend, e pelo que tenho visto, sem dúvida que o Hyperspin é top mas lá está, aquilo deve dar uma trabalheira daquelas a personalizar, e até mesmo só para o por a funcionar (já o arranjei mas como é óbvio nem arrancou). Confesso que passei muito pouco tempo de volta disto.
Arranjei um tutorial muito bom (em espanhol) de como configurar o Mala, acho que me safo por ali!

drac0nian parabéns pelas fotos, está mesmo no bom caminho e com pormenores muitos bons! Achas que o íman vai ser suficiente para segurar marquee e porta traseira do CP? Não te podes esticar muito nos empurrões à máquina, ou podes? O T-Molding é a cereja no topo do bolo ;)

muRte, vou queres alguns desses sistemas também! Para o mame bastam-me 4 butões por jogador mas para alguns desses é preferível que sejam 6, correcto?
Posso saber de onde mandaste vir os botões e joysticks? E preço? É o kit completo com ligação USB e já com os fios?
 
Pelo que testei os imans são suficientes. Os que utilizo para a marquee cada um, e são dois, suportam 4kg de peso.. é mais que suficiente. O pior vai ser quando precisar de tirar a marquee para trocar a lâmpada ou mecher nas colunas... só se o tirar com uma ventosa ou então empurrar a partir de dentro.

Para a porta traseira utilizei imans de 10kg, por isso também chega e sobra. Posso empurrar a máquina e deitá-la que a porta não cai ;)
 
Para o mame bastam-me 4 butões por jogador mas para alguns desses é preferível que sejam 6, correcto?
Posso saber de onde mandaste vir os botões e joysticks? E preço? É o kit completo com ligação USB e já com os fios?

Comprei via ebay.co.uk o seguinte kit: http://www.ebay.co.uk/itm/281245565563?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649
Como podes verificar, e para manter o low budget, não comprei botões iluminados. Também não queria que a minha arcade fosse tipo árvore de natal! ;) Para além disso, também não irei colar/aplicar side art ou até mesmo uma marquee. É suposto que a arcade seja o mais discreta possível.
 
boas,
vais mandar vir um controlador USB genérico ou um dos controladores da ultimarc? Eu tenho um MiniPac da Ultimarc com a cablagem. A vantagem deste é que tens os cabos já feitos, com diagramas de cores. É só chegar e ligar os que te interessam aos botões que te interessam. No meu caso tenho 2 players com 6 botões cada, mais player 1 e player 2 start, mais um para moedas e mais um para servir de "esc" (escape, para sair dos menus por exemplo no frontend/jogos)
As placas USB da Ultimarc, são configuráveis em windows com uma aplicação que é do mais simples que existe e para despistar botões mal configurados.
Estes controladores da Ultimarc são (ou eram à uns anos) mais caros que os linha branca, mas normalmente eram 100% fiáveis e com um suporte impecável (o gajo da Ultimarc é completamente impecável em ajuda....para além de que nos forums de arcada tens muita gente a usar os controladores ultimarc)
Quanto a compras tens as lojas UltraCabs ou os ARCADE-WORLD-UK no ebay, sempre vem da Europa e não são caros. Esse Kit que o muRte mostra parece impecável pelo preço e traz já cablagem.
Quanto a botões com luz, optei por meter só no botão de "moeda", no que serve para sair dos jogos, e no botão de power da máquina. para isso usei a corrente das fichas molex da fonte de alimentação. Há quem mete os botões de start do player 1 e do player 2 também com luz, mas isso vai de cada um. Se precisares de ajuda mete aí que pelos vistos tens aqui muita malta para ajudar.
Eu fiz um bartop em MDF de 12mm, e leva cacetadas de vez em quando e ainda anda por aí para as curvas e não abana.
 
É um kit idêntico ao que eu vi para mim, do mesmo fornecedor e tudo! Só por dizer que os que tou a pensar mandar vir são iluminados. Pessoalmente gosto! Em relação aos butões necessários o que me tens a dizer?
 
No meu caso tenho 2 players com 6 botões cada, mais player 1 e player 2 start, mais um para moedas e mais um para servir de "esc" (escape, para sair dos menus por exemplo no frontend/jogos)

Não tens botões laterais para o Pinball?
Pelo que me parece, na ultimarc, não vendem logo o kit completo. Do género do mostrado pelo muRte
 
No início dos anos 90 tive uma grande paixão por jogos de flippers em grande parte devido ao Time Scanner (no spectrum) e ao Pinball Dreams / Pinball Fantasies (no amiga) e Psycho Pinball (no PC). Atualmente existem emuladores dedicados de mesas de flippers, como o Future Pinball e o Virtual Pinball, que podemos adicionar ao frontend, mas, para mim, não são prioritários, logo não irei colocar botões laterais para o efeito.
 
Sim, não esquecer os botões laterais para usarem o Future Pinball (mesas e tal procurem por PinSimDB, réplicas de mesas reais e não só). O miniPac tem espaço para isso no controlador não há problema.
Para mim só os controladores da Ultimarc é que compensam. Botões e afins, mais vale nas outras lojas.
Vê também se te interessa comprar botões/joysticks de "marca" ou os linha branca normalmente da Zippy ou algo assim.
Compra é joysticks dos que têm micro-switches removiveis (acho que são quase todos normalmente), porque se avariar um, mandas fora e metes um switch novo que são baratos, escusas de mandar o joystick fora. Nos joysticks uso de 4 microswitches ( fazem 8 posições - cima, baixo, esquerda direita, e as diagonais). Há de mais diagonais, mas as máquinas originais eram quase todas de 4. Tens também que ver o formato do joystick que gostas, o tipico preto, ou os que a "pega" é em forma de bola (mais famosos no Japão).

Para os botões desses kits baratos, normalmente têm os microswitches embutidos com contactos mais pequenos, mas aí acho que não vale a pena comprar botões dos outros, a menos que tenhas preferência pelo formato do botão (uns são curvos para dentro, outros fora, outros ligeiramente mais largos).


imagens do google para teres ideia do que estou a dizer:
microswitch separado:
http://s3.media.squarespace.com/pro...39/wp-content/uploads/2011/12/microswitch.jpg

microswitch agarrado ao botão:
http://www.gamertheory.com/uploads/stories/sanwapushbutton.jpg


há quem use uns "potenciómetros" (não me lembro do nome ehehe) para jogar alguns jogos, mas aí vai do gosto de cada um (por exemplo PONG original) ou aqueles comandos chamados Spinners.
 
No início dos anos 90 tive uma grande paixão por jogos de flippers em grande parte devido ao Time Scanner (no spectrum) e ao Pinball Dreams / Pinball Fantasies (no amiga) e Psycho Pinball (no PC). Atualmente existem emuladores dedicados de mesas de flippers, como o Future Pinball e o Virtual Pinball, que podemos adicionar ao frontend, mas, para mim, não são prioritários, logo não irei colocar botões laterais para o efeito.

muRte, eu fiz o mesmo que tu...e passado uns tempos epá...que arrependimento. Pelo preço de 2 botões, metes logo os furos, porque depois estares a desmontar e a furar a máquina já pintada e tudo, é uma javardice e uma trabalheira de cabos, e depois arriscas a esfarelar o MDF ao fazeres os furos por não teres a lateral a furar muito apoiada.
 
Estou tentado a mandar vir estes (já mudei de opinião)! Dá para ter 6 por player, 1 de enter (moedas), 1 de escape, e 2 laterais! Que me dizem?
E isto é só conectar por USB e voilá! Certo?
Pelo que me parece são dos que têm o microswitch "separado".

Estou com problemas em usar o Future Pinball. As mesas de Demo abrem mas não consigo jogar (e diga-se a bem da verdade que são feias que dá dó). Umas outras que instalei dá um crash dump ao abrir. Diz que o programa deixou de funcionar :/
 
Esse kit á partida é so ligar os botões ao controlador e depois configurares as teclas nos emuladores. Como isso não é um encoder de teclado, não vais ter problemas com teclas de sistema
 
FuturePinball posso ver em casa, mas tenho ideia que não alterei nada de especial. Como tens o detalhe gráfico do Future Pinball?
Saca uma mesa ou outra decente para testares por ex: indiana jones, The Dark Knight, Road Girls .... normalmente se não me falha é só fazer F5 para ele arrancar a mesa. Se te der algum erro numa mesa especifica, pode ser alguma configuração particular por mesa (às vezes as texturas ou assim têm um parâmetro diferente do normal)

Esse Kit de botões parece à maneira.

Uma dica: Não sei se já tens o boneco da tua máquina. Eu fiz primeiro em pequeno à escala a papel e lápis, e como era um bartop, fiz à escala a lateral e a parte dos controlos em cartolina. Depois para cortar foi uma maravilha. Há serrações que se levares o boneco te cortam o mdf sem custos. dado que só as laterais é que têm curvas, as restantes placas são rectangulares ficas com meio trabalho pronto. Escusas de andar com o tico-tico a cortar e depois a lixar as imperfeições.
 
Eu ainda estou dependente de saber se arranjo ou não um cabinet assim velhinho para restaurar! Se assim for escuso de andar com muitos projectos. Caso essa parte dê para o torto tenho de recorrer à execução de uma, e aí sim, já tenho umas medidas! E mais, dá uma vista de olhos aqui, tem lá coisas muito boas que se podem aproveitar! Mantendo as proporções e arranjando uma escala à "tua medida" podes reproduzir essas beldade!

Cumps
 
Onde arranjaram o T-Molding? Existe alguma alternativa que evite ter de cortar a madeira com uma fresa? Onde encontrar?

Cumps
 
Back
Topo