Arcade Projecto Arcade Street Fighter

drac0nian

Power Member
Como prometi no tópico da arcade do ipfreire, aqui fica o "historial" da construção da minha menina :)

Tenho vindo a publicar o andamento da coisa no Collectors Corner mas dado o interesse que alguns já demonstraram no meu projecto e para futuros carpinteiros e electricistas, vou colocar também aqui como tem sido a experiência, passo a passo. A maioria dos textos será copy/paste mas revistos ou atualizados conforme eu entenda necessário.

Contextualizando quem ainda não conhece, esta arcade apesar de ser multisistema, é uma homenagem ao Street Fighter. Não por ser o primeiro jogo arcade que joguei, mas por aquele que mais moedas me levou. Já se passaram perto de 25 anos desde que tive o primeiro contacto com arcade (não me lembro do jogo mas era um shooter ao estilo do R-type) e recordo saudosamente grandes títulos como o Street Fighter, Sunset Raiders, Raiden, Caddilacs & Dinossaurs, Outzone,...
Desde que metia moeda nos salões que sempre tive vontade de ter uma arcade em casa. A vontade estava adormecida mas no ano passado através de uma conversa casual sobre os jogos clássicos surgiu o desafio de eu e um colega de trabalho deitarmos mãos á obra e cada um construir a sua arcade. É construção da minha que vos vou detalhar nas próximas linhas.



Planeei construir um "caixote" de 1,80x 0,71mts, o suficiente para passar pelas portas lá de casa sem grandes alaridos e capaz de acomodar uma tv crt de 60cms.


Como material de construção estou a utilizar MDF 16mm para toda a estrutura e barrotes de pinho para suporte interno da tv e uniões do material. Será pintada em tom preto brilhante, com acabamento em toda a volta de T-Molding vermelho. As laterais serão posteriormente forradas com artes do Street Fighter. O painel de control vai levar por cima do vinil uma chapa de acrílico para proteger a ilustração ao desgaste e o marquee também leva acrícilo opaco. Para tapar o ecrã escolhi acrílico "fumado" para que quando a maquina estiver desligada não se veja o ecrã da tv. O ecrã só ficará visivel com a tv ligada.




Bem, feitas as introduções aqui ficam as fotos que a malta quer!
Uni as duas pranchas para ser mais fácil cortar o formato das laterais de modo a que ficassem idênticas:




Laterais prontas, foi altura de fixar as ripas que vão servir de união e guia a toda a estrutura. As ripas foram coladas e aparafusadas de fora para dentro:




Alguns dias depois e muito marcar, apagar, remarcar, estragar madeira... a estrutura ficou completa (fotos iniciais mais abaixo).Seguiu-se a parte de cosntruir a botoneira. Nesta etapa desaparecerem misteriosamente a maioria das fotos... porque terá sido? :(
Utilizei dois ligadores de metal e um suporte ao meio para unir o tampo à parte frontal da botoneira. No espaço vazio na zona de união colei uma ripa fina e fiz o restante enchimento com massa. Por fim, tempo também de recortar os espaços para as ventoinhas na tampa traseira.




Como carregar a máquina em braços está fora de questão, a solução passou por colocar rodas na base:




Zona da marquee com os suportes para a lâmpada fluorescente e apoios de iman para fixar o acrílico frontal.




Detalhe da ranhura para fixação do T-molding. (Esta parte saíu-me cara... comprar tupia, fresa e suporte e o proprio t-molding...)




Recorte na parte frontal para o moedeiro.




Aproveitei umas colunas velhas de pc para o som. Vou licar estas colunas à tv para assim poder regular o volume com o comando da televisão:




Prateleira de apoio da televisão:




Aspecto da coisa nesta fase da construção:





--CONTINUA--
 
(continuando...)


Por esta altura o bricolage esteve parado uns tempos devido a uns problemas de saúde que me mantiveram afastado de ferramentas e poeiras. Enquanto não podia fazer esforços decidi ir tratanto das artes e do Hyperspin (esta é uma dor de cabeça para outro post). Sendo estauma maquina custom Street Fighter, as artes sâo obrigatoriamente relacionadas com este jogo. Não da sua versão original mas dos lutadores mais clássicos. Como não optei por vectores, tive que vasculhar por essa net fora à procura de imagens com resolução suficiente para poder começar a trabalhar... foi uma luta dura! (sem falar nos ínumeros retoques quase pixel-a-pixel)


Após muitas horas a queimar pestanas na net e no photoshop, aqui fica o resultado final.
Painel de controlo: O arame farpado divide a area da botoneira da parte frontal


CPO.jpg


Marquee:
Marquee.jpg


Laterais:
Side_1.jpg
Side_2.jpg



Aqui fica um teste de impressão para ver se a imagem batia certo com a curva do painel e para ver se os buracos dos botões não iam "assassinar" muito a imagem:




Artes tratadas, é tempo de retomar os trabalhos de carpintaria.
Betomar buracos de parafusos e riscos no mdf e lixar as superfícies para depois poder dar a 1ª de mão do primário:




Agora vêm os trabalhos de pintor... outra vertente em que a minha experiência era pouco acima de nula. Comecei por dar duas de mão de primário.



Primário seco, foi altura de pintar de preto acetinado. Como ainda estava indeciso se ia colar artes laterais ou não decidi pintar assim para não ficar com aspecto muito tosco. Mas esta pintura foi um filme... Para a primeira de mão fui aconselhado (numa casa da especialidade) a utilizar um rolo de esmaltar para dar bom acabamento. Ficou com bom acabamento até á altura em que o rolo começou a largar pelo e este ficar agarrado à tinta...
Tá a lixar tudo outra vez, comprar outro rolo de esmaltar (desta vez de esponja) e pintar. Agora já ficou com bom acabamento!




Mais umas semanas passaram e lá me decidi a abrir os cordões á bolsa e imprimir os vinis (laminados) para as laterais. Ainda bem que não decidi eu fazer a aplicação e o rapaz prontificou-se a vir aplicar. Quando vi o aparato e a trabalheira pensei: "se tivesse sido eu, passados 10mins estava a telefonar-lhe para imprimir outros..."




Aqui fica a marquee e o CP também com os vinis já aplicados. Dado que o vinil do cp levou uma laminação mais resistente (igual á que se utiliza em publicidade de chão para ser pisada), já não preciso de ter acrílico a proteger a impressão.

 
(...continuação)

Depois das pinturas começou a ser tempo de entrar nos toques finais. Aplicar as ventoinhas de refrigeração na porta traseira, pegas para a remover, ficha de ligação e a fita de leds para iluminar a vizinhança:




Enquanto a máquina está "deitada", há que aproveitar para aplicar o T-molding e os leds no fundo. Durante a aplicação do T-molding não tirei grandes fotos.. preocupei-me mais que aquilo ficasse bem aplicado!




Segue-se a montagem do moedeiro no sítio:




Tempo agora de escavacar com as colunas velhas do pc e aplicá-las no sítio. Aproveitei também umas grelhas antigas de autorádio (que eram mesmo à medida), após lavagem e pintura ficaram impecáveis.




Voltando à zona do marquee, tive que forrar todo o interior com folha de alumínio para refletir a luz e não gerar sombras devido às saliencias das colunas. Apliquei também um perfil plástico (em L) que comprei no AKI para fazer uma espécie de moldura por dentro de modo a que a luz não seja projectada para fora entre o acrílico e a madeira, já que existe sensivelmente um mm de folga em toda a volta.




Aqui aparece já o aspecto final da coisa toda forrada a alumínio. O acrílico da marquee era branco opaco o que originava uma luz muito branca... para dar a volta á coisa colei no verso plástico autocolante vermelho. Assim já dá o aspecto que pretendia. Na foto já aparece também o T-Molding aplicado:




Agora vem a parte mais complicada. Enfiar a televisão dentro do caixote. Não podendo eu ainda fazer grandes esforços, tive que pedir ajuda a um amigo para enfiar a tv no sítio (pago-lhe depois em créditos :p). A coisa não foi fácil até porque a tv com as forras em plástico não cabia lá dentro. Toca a desmontar o maioria dos plásticos, com atenção para não apanhar um esticão e voltar para o hospital ou outro sítio pior, e enfiar a tv no sítio. Segurar uns 30kgs de vidro e aparelhómetros ia ser complicado por isso meti suportes (do tipo de prateleiras) em redor da tv e aparafusei a base da mesma á maquina para garantir que um dia não acordava a meio da noite com a tv a rebolar máquina abaixo...





Enquanto folgava as costas de enfiar a TV, dediquei-me a meter os botões e os microswitches no CP, sem esquecer os botões laterais para os flippers:




Feito isto á que começar a tapar os buracos e assim sendo o maior é o que está á frente da TV :p
O acrílico que compreio é escurecido para que quando a máquina está desligada ao olhar-mos para ela não se vê o ecrã da tv... aparece tudo preto. Por incrível que pareça nem foi preciso dar mais brilho á tv para se ver bem o ecrã. Outro retoque final foi isolar a luz branca que vinha de cima, da caixa da marquee, e passava para baixo para a área da tv. Esta parte fiz com cartolina preta agrafada ás laterais da caixa.
Simples e funcional.





Deixo-vos agora as fotos com o aspecto atual da máquina. Quando mais acima falei em iluminar a vizinhança é literalmente isso mesmo como podem ver... tenho que isolar o circuito dos leds traseiros para reduzir a intensidade senão cada vez que estiver a jogar ainda pensam que a minha casa virou casa de alterne...
Para testar a máquina (enquanto ainda não há pc a funcar) utilizei uma mega drive com o Sonic em demo...






Fica a faltar:

  • Reduzir itensidade dos leds traseiros
  • Colocar grelhas nas ventoinhas
  • Ligar os botões ao minipac e á alimentação dos leds
  • Acabar a configuração do hyperspin
  • Arranjar um recipiente para as moedas e colocar debaixo do moedeiro (espero enchê-lo :p)
  • (Outras melhorias que me lembre entretanto...)


Bem... desculpem lá o testamento de posts mas não é fácil rever o que já tinha sido escrito e tentar melhorar/condensar em vários posts.
Espero que gostem e até ao próximo update!


Abreijos
 
Última edição:
Bem ... nem imaginas o trabalho que vou ter a limpar toda a baba que expeli enquanto visualizava este teu post.

Simplesmente brutal em todos os sentidos. Excelente/enorme trabalho.

Imensos parabéns, e obrigado por mais um incentivo para a minha pessoa (que pensa fazer o mesmo há bastante tempo, mas tenho andado sempre a adiar).
 
Não sou propriamente da geração arcade, mas lembro-me de ir a uns qnts cafés e enquanto o meu pai bebia o café eu tentava cravar-lhe uma moeda pa jogar na arcade que havia no café ao pé dos meus avós, indo ao que interessa isso tá com um aspecto do caraças é de fazer crescer água na boca, parabéns pela maquineta ^^
 
Draconian, realizaste um dos meus sonhos de criança, espero um dia conseguir ter uma assim :) Vénia e kudos para ti, são bem merecidos. Ainda estou meio azamboado :D

Forte abraço doutro Arcade Lover.
 
Trabalho de pro, tão simple quanto isso. Estás de parabens sim senhor.

Só a título de curiosidade e não quero que te sintas obrigado a responder ( não levarei a mal se nao o fizeres ) quanto é que te custou construir uma beleza dessas ?
 
Última edição:
Bem ... nem imaginas o trabalho que vou ter a limpar toda a baba que expeli enquanto visualizava este teu post.
Simplesmente brutal em todos os sentidos. Excelente/enorme trabalho.

Imensos parabéns, e obrigado por mais um incentivo para a minha pessoa (que pensa fazer o mesmo há bastante tempo, mas tenho andado sempre a adiar).
:D

Ainda bem que gostaram. Também eu andei muitos anos com a ideia na cabeça de fazer a arcade... mas como não tinha grandes aptidões para bricolage e para não ter uma arcade pouco diferente de um caixa da fruta, a coisa nunca se concretizou. O arranque do projecto foi totalmente inesperado... mas ainda bem que aconteceu :) Não tenhas receio de o fazer... dá um gozo tremendo ver a evolução da coisa desde as placas de madeira iniciais, passando por todas as fases de construção!


Trabalho de pro, tão simple quanto isso. Estás de parabens sim senhor.
Só a título de curiosidade e não quero que te sintas obrigado a responder ( não levarei a mal se nao o fizeres ) quanto é que te custou construir uma beleza dessas ?

Epa não fiz ainda as contas (para não me assustar), mas assim de repente.... entre madeiras, parafusos, t-molding, acrílicos, tintas e lixa, botões e controlador, diria que entre os 200 e 300€.
Isto sem contar com algumas ferramentas que tive que comprar tipo a tupia e grampos pequenos porque não tive quem me emprestasse.

A tv comprei (sony trinitron 60cms) baratucha no olx, mas se quisesse podeia ter utilizado uma mais pequena (52cm) que tinha aqui por casa. PC para a máquina também não foi preciso porque tinha aqui material antigo para montar um. A parte do controlador para os botões que custou á volta de 30€ podia ter poupado e ter soldado os botões diretamente aos contactos de um teclado usb antigo ou de um joypad, mas a trabalheira que dava e eu já queria era adiantar isto, acabei por comprar.
Já todos os vinis iriam custar á volta de 80€ mas o rapaz que fez a impressão ao vir fazer a aplicação deles acabou por ficar com o bichinho para fazer também uma maquina, e não me levou nada com a condição de eu o ajudar a construir a dele ;)


Assim de repente acho que é só... mas assim que eu a tiver completamente pronta depois posto aqui uma tabela com os valores certos de todos os gastos.


abraço
 
Que conectores são aqueles a meio da estrutura, em baixo junto ao moedeiro? Parece-me audio (mini-jack--rca) mas dizes que passas o som pela tv. Deslocaste as entradas frontais da tv, para ali?

Esses conectores são os controlos originais das colunas (treble/bass, volume). Como as colunas ligavam entre si por RCA eu faço a passagem do som para as colunas via a saída de phones da TV. Sim, também dava para reaproveitar as entradas frontais da tv... mas optei pela solução mais fácil e rápida.



Já agora duas perguntas de novato: porquê uma tv em vez de monitor? Não terás menos opções com uma tv, como por exemplo no caso do shmups (resolução)? Por outro lado, que video in (ou video out, no pc) vais usar? Mame & tv, há scanlines ou aquele efeito nostálgico?

Na altura li muito no forum do BYOAC e estava indeciso no que escolher... se ia optar por um monitor arcade original, uma tv, um monitor crt ou um lcd (com passagem do sinal por um scaler ou scanline generator). Após ter queimado muita pestana a ler posts, optei pela opinião mais consensual. Na impossibilidade de ter um monitor arcade original (era +despesa), o visual mais aproximado possível era obtido com uma tv crt.

O output de video vai ser feito por s-video e não estou a fazer conta de andar com grandes invenções de mods de 15khz. Os scanlines logo vejo se há necessidade de ativar nos emuladores ou não, depois de ter tudo pronto.
 
se precisares de ajuda no hyperspin avisa pq ja tenho um sistema montado

Com as configurações não é preciso... apesar de aquilo a principio não ser fácil, estou-me a orientar. Ando é á procura de temas completos para os jogos de vários sistemas... por exemplo para as plataformas sega, nintendo, naomi, atomiswave, capcom 1-2-3 e taito X. Se tiveres alguma coisa disso apita!

Tenho subscrição gold e acesso ao ftp deles, mas ainda assim não está lá muito para sacar...
 
Com as configurações não é preciso... apesar de aquilo a principio não ser fácil, estou-me a orientar. Ando é á procura de temas completos para os jogos de vários sistemas... por exemplo para as plataformas sega, nintendo, naomi, atomiswave, capcom 1-2-3 e taito X. Se tiveres alguma coisa disso apita!

Tenho subscrição gold e acesso ao ftp deles, mas ainda assim não está lá muito para sacar...

5 estrelas. Brutal mesmo.
Ainda bem que tocaste no tema das plataformas...desconhecia totalmente as Taito-X e alguns dos jogos parecem-me bastante bons.
Pergunta sobre os vinis laterais/maquee/botões. Usaste as imagens em que escala/definição/formato? Quando os mandaste imprimir, disseste que querias imprimir com as medidas XXcm de Altura por YYcm de largura?
Pergunto isto porque uma vez levei umas imagens com o "aspect ratio" certo, e pedi para imprimir com o tamanho em cm...resultado...não bateu nada certo. Cheguei a casa e andei a imprimir em papel fotográfico 10x15 e depois a juntar e cortar as fotos. Teria sido mais fácil vir logo tudo numa única "folha".
 
drac0nian já tive oportunidade de te dizer isto mas cá vai novamente: para mim és um BOSS! :)

Umas questões:
Qual a espessura da madeira que utilizaste? É mesmo MDF ou é algum aglomerado (ou lá como se chama)?
Porque não aparafusaste de dentro para fora? Com os parafusos certos poderias ter poupado a parte de betumar os buracos que os mesmos fizeram nas madeiras não?
Que entrada tem obrigatoriamente a TV que ter para ligar ao PC? (tenho algumas 6 TV's paradas mas por incrivel que pareça, acho que nenhuma me vai servir :/ acho que tenho que me contentar com um monitor crt de 19'')

Encontrei por aí um gamePAD para 2 jogadores, com ligação USB relativamente barato (80€) mas estou um pouco reticente por causa, principalmente, das medidas que este tenha (pode vir a ser grande de mais para "encaixar" no trabalho que eu venha a fazer).


Continua aí o bom trabalho, e o resto já sabes ;) Abraço
 
5 estrelas. Brutal mesmo.
Usaste as imagens em que escala/definição/formato? Quando os mandaste imprimir, disseste que querias imprimir com as medidas XXcm de Altura por YYcm de largura?

Isso da resolução das imagens foi uma guerra que demorei alguns dias a ganhar... As resoluções finais que utilizei foram:
  • CPO: 8031x4783 (300dpi)
  • Marquee: 8031x2657 (300dpi)
  • Side: 10748x21850 (300dpi)
Quando enviei para impressão, mandei imprimir à escala de 1-para-1. Tinha testado antes com resoluções intermédias e menos dpi mas foi com essas configurações que obtive melhores resultados.
 
Qual a espessura da madeira que utilizaste? É mesmo MDF ou é algum aglomerado (ou lá como se chama)?

Utilizei mesmo mdf 16mm (em crú). Apesar do aglomerado ser mais barato, não o escolhi por ser menos tolerante à humidade e também porque em caso de pancada "esfarela" mais fácilmente que o mdf. A principio arrependi-me por utilizar 16mm porque não estava a ser fácil encontrar T-Molding nesta espessura, enquanto que para 12-19mm encontrava em várias lojas online. Por fim lá encontrei e agora quando olho para a máquina já não me arrependo nada :D


Porque não aparafusaste de dentro para fora? Com os parafusos certos poderias ter poupado a parte de betumar os buracos que os mesmos fizeram nas madeiras não?
Não ter que betumar por fora significava que os parafusos teriam que ficar 1-2mm antes de vararem a lateral... e isso não me estava a inspirar grande confiança. Assim resolvi furar de fora para dentro e nos sítios que suportam mais peso o parafuso acabou por varar o barrote de pinho. Assim ficou mais seguro!


Que entrada tem obrigatoriamente a TV que ter para ligar ao PC?
Err... a minha tem scart, outra que diz scart-rgb e tem ainda s-video. Como não sou muito entendido nesta matéria, e ainda ando a queimar o amendoím a ler o excelente tópico do I_Eat_All, vou por enquanto utilizar o s-video até perceber bem se me servirá a entrada rgb.


Encontrei por aí um gamePAD para 2 jogadores, com ligação USB relativamente barato (80€) mas estou um pouco reticente por causa, principalmente, das medidas que este tenha (pode vir a ser grande de mais para "encaixar" no trabalho que eu venha a fazer).
O que falas deve ser algo deste género, não?
image_2.png


Sinceramente... se deitares mãos á obra consegues fazer melhor, personalizar a teu gosto e ainda poupas uns €€€!
 
Isso da resolução das imagens foi uma guerra que demorei alguns dias a ganhar... As resoluções finais que utilizei foram:
  • CPO: 8031x4783 (300dpi)
  • Marquee: 8031x2657 (300dpi)
  • Side: 10748x21850 (300dpi)
Quando enviei para impressão, mandei imprimir à escala de 1-para-1. Tinha testado antes com resoluções intermédias e menos dpi mas foi com essas configurações que obtive melhores resultados.

drac0nian, de valor, e se não for pedir muito, era fazeres um tutorialzinho, nem que seja só com o as formas e as medidas do material, para ajudar a realizar, o que parece ser, o sonho de muita gente.

Eu, por exemplo, ficava muito agradecido.
 
Back
Topo