Arcade Projecto Arcade Street Fighter

Arranja uma Arcade com conector JAMMA e depois tu é que sabes.
Se tivesse de escolher, comprava uma com uma board Neo Geo. Metal Slug, Samorai Shodown ,... tudo grandes jogos para a Neo Geo.

Depois arranjas as peças e montas um PC.

Na minha tenho um pc. Mas acho que vou arranjar uma board que ja inclui os jogos. Windows dá chatices...

Cumps
 
Boas, sou novato por cá. Registei me no forum, porque tenho um enorme gosto no mundo dos jogos. Ja li e reli...vezes sem conta o que escrevem por ca e outros, bem como no youtube e nao vejo em concreto algo que ajude a configurar placa jpac e instalar e configurar o hyperspin numa cabine com crt + Com ficha jamma+ PC com placa grafica 15Khz.
Ja vi que há uns colegas que percebem bastante disto, sera que me podiam ajudar por favor, estou mesmo k.o. Nisto do hiperspin, agradeço...abraços
 
Boas,

Configurar hyperspin e fazer o output a 15khz são coisas diferentes... o primeiro é apenas um frontend..

Esplica lá melhor o que pretendes ao certo para cada um dos casos e o que tu já tentaste para solucionar.
 
Obrigado pela resposta. :) por acaso quando referi que algum colega percebia do assunto, curioso referia me princalmente ao trabalho fantastico que fizeste na cabine, excelente qualidade.
Sendo assim agradeço a ajuda pois estou mesmo a leste de mame ou hyperspin.
Passo a explicar:
1-tenho uma cabine arcade com o sistema NSK ligado á ficha Jamma(ja retirei este conjunto).

2-a arcade tem 1,57mt altura com monitor crt penso que de 19" tem 48,5cm canto a canto marca Intervideo (italiano). Tem 2 botoes lateraes, + 2 joysticks + 5 botoes cada player mais o botao de player cada um, total 14 botoes.

3-recentemente comprei um PC compac usado AMD Athlon 64 X2 Dual Core, processador 4600+ 2.40GHz, Ram 2,00GB, sistema win 7 ultimat, 32 bits.

4-á 15 dias comprei na ultimarc a J-Pac, liguei esta á ficha Jamma

5-liguei o cabo na j-pac (pc/kb/usb) á usb do Pc

6-liguei o cabo Vga á J-pac ao PC (placa grafica que comprei na net modelo ATI fire GL3100 - 15Khz, (vermelha).

7-tenho um disco externo com o hyperspin, roms...etc.

8-já consegui instalar a placa grafica ATI e passar imagem no Crt da arcade.

9- já instalei o softwer da ultimarc referente ao J-Pac/Ipac... Apesar que tem outra versao mais antiga junto das pastas do hyperspin no disco externo, tenho os dois instalados mas nao sei qual usar e como configurar... A partir daqui para mim é tudo um bicho de sete cabeças :)

Nao sei se posso publicar fotos aqui
 
Bom projecto, ficou bem porreiro! Contudo, tenho uma duvida, ando a pensar numa coisa parecida, mas não será arcade... E o meu medo é o peso da TV em cima de placas MDF. Isso aguentou bem?
 
A minha arcade é original de fabrica anos 80, dai so ter 157cm altura, nao gosto muito das grandes para nao ter uma a tocar no teto da sala :).
As primeiras sao em aglomerado (tabopan), muito mais resistentem á humidade e força, em relaçao ao MDF. Na minha opiniao quem quiser fazer uma nova o ideal, preço/resistencia qualidade seria MDF hidrófugo (placas verdes), pelo menos sao mais resistentes á humidade, melhor seria o aglomerado contraplacado maritimo muito mais caro(usado muito no fabrico de hiates), ou top seria o Deck (carissimo, pode estar mergulhado meses em água salgada por exemplo).
 
Boas tardes...

Desculpem se for uma pergunta parva.
Mas há algum sitio, ou alguém na zona de lisboa a que eu possa pedir para me passar, ou ensinar o processo de roms/emuladores/frontend?
Pretendo construir uma Arcade Bartop e a parte informática está-me a atrofiar...

Obrigado a todos.
 
Boas tardes...

Desculpem se for uma pergunta parva.
Mas há algum sitio, ou alguém na zona de lisboa a que eu possa pedir para me passar, ou ensinar o processo de roms/emuladores/frontend?
Pretendo construir uma Arcade Bartop e a parte informática está-me a atrofiar...

Obrigado a todos.

Que frontend pretendes utilizar? Hyperspin? EmulationStation? Maximus?....
O Hyperspin é free, ao inicio é mais chato de configurar mas, depois é sempre chapa cinco. Tem um forum activo com montanhas de tutoriais e malta a ajudar.
Roms e Emuladores... goo.gl/LKBift .

Tirando isso, acho que se meteres aqui algumas dúvidas tens sempre malta a ajudar.

Quanto ao teu Bartop....já o tens feito? Ou só depois de teres a parte "informática" a bombar?
 
Obrigado pela resposta. :) por acaso quando referi que algum colega percebia do assunto, curioso referia me princalmente ao trabalho fantastico que fizeste na cabine, excelente qualidade.
Thanx!! :)

9- já instalei o softwer da ultimarc referente ao J-Pac/Ipac... Apesar que tem outra versao mais antiga junto das pastas do hyperspin no disco externo, tenho os dois instalados mas nao sei qual usar e como configurar... A partir daqui para mim é tudo um bicho de sete cabeças :)
Não sei se posso publicar fotos aqui[/QUOTE]


Não sou o melhor tipo para te responde porque não tenho experiência com máquinas Jamma nem J-Pac, apenas sei algumas coisas que li na altura em que andava a pesquisar para construír a minha máquina.

Só vais precisar de um IPac se tiveres mais botões na máquina do que aqueles suportados pelo JPAC. Se for esse o caso, tens que fazer cablagem direta dos botões para o IPAC, ou comprar o kit de fios.. se bem que por norma tens sempre que fazer á mão uma ou outra extensão pois o comprimento pode não ser suficiente.

Independente de IPAC ou JPAC vais ter que configurar os botões em cada emulador. A melhor forma de começares é identificares cada botão, incluíndo joysticks, a que tecla no teclado correspondem para configuares o emulador de acordo com essa configuração.
Podes fazer isso abrindo o bloco de notas e começares a carregar nos botões e ver o que aparece ou instalas o PassMark Keyboard Test (pode ser o trial). Esta aplicação é bastante útil pois mermite sivuslamente ver quais as tecladas utilizadas (incluindo enter, shift, tab/Fs...) e o delay de pressão.

A partir daqui em cada emulador configuras as teclas que detetáste. Se alguma das tuas teclas estiver associada a uma tecla de funcção tipo o Esc, tab ou F1 por exemplo, com a aplicação do IPAC consegues redefinir essa tecla, no JPAC não sei se o consegues fazer.

Se tiveres dificuldades podes sempre enviar email para o suporte da Ultimarc que esles são rápidos na resposta.


Por último, cria um tópico com fotos da tua máquina, assim é mais fácil para o pessoal te ir ajudando.
 
"Só vais precisar de um IPac se tiveres mais botões na máquina do que aqueles suportados pelo JPAC. Se for esse o caso, tens que fazer cablagem direta dos botões para o IPAC, ou comprar o kit de fios.. se bem que por norma tens sempre que fazer á mão uma ou outra extensão pois o comprimento pode não ser suficiente.

Se tiveres dificuldades podes sempre enviar email para o suporte da Ultimarc que esles são rápidos na resposta."

drac0nian
 
Última edição:
Algumas informações que tenho, é que nao é necessario o IPAC, visto que o J-Pac dá para adicionar mais botoes até vinte e tais... este J-Pac é a versao mais recente 2015.

Segui o teu conselho, escrevi á ultimarc, estou a aguardar o que eles dizem sobre como configurar os botoes... conheces alguem da zona de Braga que entenda disto e instalar o hyperspin?
 
Nesse caso então estás safo. Ainda poupas uns 40€.

Malta de Braga para te ajudar com o Hyperspin não conheço, mas por cá tens malta que percebe. Mesmo no fórum deles há lá uns quantos tugas.

Tenho andado a detalhar a construção da minha máquina no meu blog em forma de tutorial. Entretanto publico o guia do Hyperspin, depois envio-te o link pode ser que ajude em alguma coisa :)
 
drac0nian, isto é de loucos a resposta da ultimarc, foi uma desilusao total, so me disseram que nao é necessario configurar nada, é so ligar o cabo usb e ja esta. Enfim, na ideia deles nem baixar o software e configurar os botoes. Gastei o meu latin a tirar duvidas e nada. Neste momento o jpac so reconhece o joystick 1, a posiçao para a direita.

Em Braga nao dao muito valor a retro games, perferem ps3..xbox... Dai nao haver quem entenda disto.
Como costumo dizer, .....Recordar é viver.....ter uma arcade em casa sempre foi um sonho tornado realidade.

Drac0nian agradeço o envio do link, obrigado mais uma vez
 
drac0nian, isto é de loucos a resposta da ultimarc, foi uma desilusao total, so me disseram que nao é necessario configurar nada, é so ligar o cabo usb e ja esta. Enfim, na ideia deles nem baixar o software e configurar os botoes. Gastei o meu latin a tirar duvidas e nada. Neste momento o jpac so reconhece o joystick 1, a posiçao para a direita.

o_O
A minha experiência com o suporte deles correu muito bem, não tenho nada a apontar. O pessoal do BYOAC também fala bem do suporte.. Volta a insistir, não perdes nada...

Sobre o reconhecer o joystick, instala no pc o PassMark Keyboard Test que te falei mais acima e vai carregando em todas as posições dos joyticks e butões e vê se alguma tecla é ativada lá no software.
Suspeito que o que te está a acontecer é que isso está a apontar para teclas do tipo F1,F2,shift...
 
Sim, ja lhes escrevi de novo, nao custa nada tentar realmente, o Ipac torna se mais facil penso eu em relaçao ao JPac, no Ipac tens mesmo k fazer a ligaçao botao a botao nao é!
Mais logo vou instalar o PassMark como dizes....inté, depois relato as novidades.. :)
 
Que frontend pretendes utilizar? Hyperspin? EmulationStation? Maximus?....
O Hyperspin é free, ao inicio é mais chato de configurar mas, depois é sempre chapa cinco. Tem um forum activo com montanhas de tutoriais e malta a ajudar.
Roms e Emuladores... goo.gl/LKBift .

Tirando isso, acho que se meteres aqui algumas dúvidas tens sempre malta a ajudar.

Quanto ao teu Bartop....já o tens feito? Ou só depois de teres a parte "informática" a bombar?

Quanto ao frontend, estava a pensar no Hyperspin. Segundo os comentários, dizem que é o melhorezito embora no inicio possa ser complicado configurar (E eu que o diga!!!)
Vou investigar mais e tentar perceber melhor como configurar certos aspectos e vou esperar pelo tutorial do drac0nian.
O bartop ia deixar para o fim. Primeiro ia configurar os emuladores/frontend e depois ia comprar o joystick e botões.
Se tudo correr bem parto para a montagem do bartop.

Já agora têm conselhos sobre onde comprar o joystick e botões?
Eu sei que há imensos sítios, mas hás vezes mais baratos e fico-me a questionar se serão tão bons como os outros.
Só mais uma coisita... devo "hackear" uma gamepad e fazer as ligações? Ou é melhor investir no IPAC2?

Obrigado a todos e desculpe ser tão chato.
 
Já agora têm conselhos sobre onde comprar o joystick e botões?
Eu sei que há imensos sítios, mas hás vezes mais baratos e fico-me a questionar se serão tão bons como os outros.
Só mais uma coisita... devo "hackear" uma gamepad e fazer as ligações? Ou é melhor investir no IPAC2?


Tens razão o Hyperspin não é facil a principio, mas depois de perceberes vais ver que não é nenhum bicho de 7 cabeças :)

Na minha opinião, o tempo que perdes a reutilizar um gamepad para ligares os botões e as chatices que podes vir a ter (lag, emuladores que só funcionam com teclas,...) mais vale optares por um IPAC2 ou mesmo o mini-PAC que é um pouco mais barato.

Se quiseres poupar, não compres o kit de fios e constroi tu as ligações. Os terminais são baratos, custam cêntimos...

Quanto a loja, o meu material comprei tudo na Arcadeworld e recomendo.
 
Tens razão o Hyperspin não é facil a
Quanto a loja, o meu material comprei tudo na Arcadeworld e recomendo.

Usei a loja deles via ebay, e curiosamente saiu-me mais barato do que comprar na loja online deles....excepto um miniPac que comprei directamente da Ultimarc.
Vocês que andam à volta com as configurações dos botões...não conseguem usar o WinIPAC para configurar o controlador/botões? No meu MiniPAC não tive grandes problemas com a aplicação, nem com os "shifts".

DJFarrapos, eu tenho Joysticks dos mais baratos da ZIPPY Ball Top, com 4 microswitches que são trocáveis ( os joysticks também são ajustáveis em termos de direcções 4/8)....e botões tenho um misto dos mais "rascas" com microswitches embutidos (os contactos são mais pequenos do que os normais, mas as fichas entram e seguram na mesma) e são os de botões de jogos. Levam já 3 anos quase de uso e alguma porrada....Depois uns botões com luzes para sair dos jogos, ligar a máquina,"meter moeda" e os de player start. O toque é diferente por serem concavos, mas tirando isso, funcionam na mesma.
De inicio não quis investir em botões nem joysticks de "marca", pois não sabia qual seria o resultado final da máquina, mas posso dizer que não estou arrependido, por ter optado pelo low cost. A única coisa onde podia ter poupada dinheiro era no miniPac mas ao menos não tive grande trabalho com cabos e invenções com adaptações.
 
Última edição pelo moderador:
Sobre o reconhecer o joystick, instala no pc o PassMark Keyboard Test que te falei mais acima e vai carregando em todas as posições dos joyticks e butões e vê se alguma tecla é ativada lá no software.
Suspeito que o que te está a acontecer é que isso está a apontar para teclas do tipo F1,F2,shift...

drac0nian

Ja instalei o PassMark... As teclas sao:

Botão Player 1(tecla 1)
Botao 2 (tecla nao atribuida)
Botao 3 (tecla shift)
Botao 4 (tecla ctrl)
Botao 5 (tecla Alt)
Botao 6 (tecla space)

Joystic player 1( teclas setas,cima baixo direita esquerda)
-----------

Botão Player 2(tecla 2)
Botao 2 (tecla nao atribuida)
Botao 3 (tecla w)
Botao 4 (tecla A)
Botao 5 (tecla S)
Botao 6 (tecla Q)

Joystic player 2( teclas (Esq.-D, Drt.-G, Cima-R, Baixo-F)
-------------
Botao lado direito(tecla D)
Botao lado esquerdo (tecla seta direita)


drac0nian, ao reconhecer estas teclas sabes como as posso configurar, a ultimarc respondeu novamente que nao é necessario instalar o software e configurar qualquer tecla...

Ou o que devo fazer de seguida, terei que instalar o hyperspin ou algo do genero...
 
Última edição:
Back
Topo