[Projecto] Autobot :D (Robot controlado pela porta paralela) :) | Atualizado 28/10/08

offtopic, que componente usas para programar a porta paralela por vb?
obrigado
inda nao programei...mas posso ver isso e depois digo-te

em VB posso ajudar se tiveres duvidas... já fiz uma cena com 8 leds e consegui programar aquilo bem....
estou no curso tecnológico de informática:x2:

thanks....

cumps
brigadao :D se precisar de ajuda eu aviso

off-topic: andais todos no mesmo curso pá? xd..eu ando no curco ténico de electronica, automaçao e instrumentação :D:D:D
epá...tem la calma...eu tinha dito k tava sem net, mas lá consegui dar aki um saltinho :D:D


as novidades :D:D::::

já arranjei bateria, carregador e o rolamento para por na traseira do robot...fotos:

bateria:
22122007327ku6.jpg



22122007328zg8.jpg


bateria já no sitio dela :D:
04122007270py5.jpg


carregador:
22122007334ls9.jpg


o rolamento para por na traseira:
22122007329jr5.jpg


22122007330rd7.jpg


irá ficar mais ou menos assim...inda não tá fixo...foi só pa ver como ficava com o interruptor

22122007331rk2.jpg


22122007332lo3.jpg


22122007333fc2.jpg


quando tiver mais novidades posto aqui....comentem...(já que ninguem comenta o meu projetozinho de modding) :D
 
Tá muito bom to a gostar desse projecto, ainda tens muito que lhe dar e a programação imagino... esse tipo de "engenhocas" desde sempre me fascinaram. Esses motores compraste numa loja de electrónica vulgar?
cumps e força nisso, tá quase :D
 
entao povo...nao ha mais opinioes acerca do projecto? :D

já recebi os modulos wireless para o projecto...mais logo posto fotos...
 
entao povo...nao ha mais opinioes acerca do projecto? :D

já recebi os modulos wireless para o projecto...mais logo posto fotos...


Claro que ha...
Como vais fazer o Robot (rodas reconhecerem quanto devem andar, se deve andar a da esquerda ou direita....)
Porque é que vais meter uns interruptores quase a tocar no chao?

Continua que esta muito fixe....
 
Não percebeste... o que eu queria dizer é que os pinos do interruptor podem fazer o carro parar indesejávelmente se houver uma irregularidade no chão.

Claro que um emissor+receptor de IR serviam se se pretendesse essa situação.

Cumps
 
Não percebeste... o que eu queria dizer é que os pinos do interruptor podem fazer o carro parar indesejávelmente se houver uma irregularidade no chão.

Claro que um emissor+receptor de IR serviam se se pretendesse essa situação.

Cumps

Mas diz la que não era fixe que ele o mandasse andar e o robot qunado chegasse perto de uma aresta detectava que não podia andar mais e então não permitia que fosse mais para a frente....

Brutal:x2::x2:
 
Mas diz la que não era fixe que ele o mandasse andar e o robot qunado chegasse perto de uma aresta detectava que não podia andar mais e então não permitia que fosse mais para a frente....

Brutal:x2::x2:

Isso é algo que normalmente está implementado nos pequenos robots aspiradores ou limpadores, para não malharem de uma escada abaixo.
Basta meter um sensor reflector (IV emissor-receptor ou com LDR e LED por exemplo), que quando deixa de existir chão por baixo do sensor, já não há reflexão e o robot pára, volta atrás ou para os lados.

Também podes colocar um sensor de ultrassons para detectar obstáculos em frente, tipo os que se usam nos carros. Assim podes acelerar o carro ao máximo e começar a travar 1 metro antes de bater contra a parede, em vez de ser a 1 polegada se usares sensor IV, pois pode não dar tempo para abrandar dos 100km/h para 0km/h. LOLADA

Abraço
 
Claro que ha...
Como vais fazer o Robot (rodas reconhecerem quanto devem andar, se deve andar a da esquerda ou direita....)
Porque é que vais meter uns interruptores quase a tocar no chao?

Continua que esta muito fixe....

rodas conhecerem como devem andar? :confused: ele nao vai ser autonomo...eu é k o vou controlar no teclado do pc :p

Esse interruptor... se tiver ai um obstáculo agarrado ao chão e não apanhar o rolamento, o carro empanca aí...


Cumps

pois...o interruptor foi um problema de calculo :sad: mas depois consigo subir um pouco o interruptor

E o objectivo é esse? Para que? se fosse antes um sensor para ver se ha chao, para ver se pode continuar o caminho....(ja agora fica a ideia).
:009::009:

nop esse nao é o objectivo :D...os sensores já estao no projecto...mas inda nao tinha dito :p

Não percebeste... o que eu queria dizer é que os pinos do interruptor podem fazer o carro parar indesejávelmente se houver uma irregularidade no chão.

Claro que um emissor+receptor de IR serviam se se pretendesse essa situação.

Cumps
exatamente

Mas diz la que não era fixe que ele o mandasse andar e o robot qunado chegasse perto de uma aresta detectava que não podia andar mais e então não permitia que fosse mais para a frente....

Brutal:x2::x2:
e vai ter isso :D

Isso é algo que normalmente está implementado nos pequenos robots aspiradores ou limpadores, para não malharem de uma escada abaixo.
Basta meter um sensor reflector (IV emissor-receptor ou com LDR e LED por exemplo), que quando deixa de existir chão por baixo do sensor, já não há reflexão e o robot pára, volta atrás ou para os lados.

Também podes colocar um sensor de ultrassons para detectar obstáculos em frente, tipo os que se usam nos carros. Assim podes acelerar o carro ao máximo e começar a travar 1 metro antes de bater contra a parede, em vez de ser a 1 polegada se usares sensor IV, pois pode não dar tempo para abrandar dos 100km/h para 0km/h. LOLADA

Abraço
ya...conheço muito bem esses sensores...tambem sao utilizados nos robots futebolistas, que por acaso ja montei uns e agora tou a montar outros para o campeonato nacional de robotica :D
o sensor de ultrasons ou sonares, sao muito bons...mas muito caros :(


inda nao tive tempo para mostrar o progresso do robot...vou fazer o upload das fotos :rolleyes:
 
rodas conhecerem como devem andar? :confused: ele nao vai ser autonomo...eu é k o vou controlar no teclado do pc :p



pois...o interruptor foi um problema de calculo :sad: mas depois consigo subir um pouco o interruptor



nop esse nao é o objectivo :D...os sensores já estao no projecto...mas inda nao tinha dito :p


exatamente


e vai ter isso :D


ya...conheço muito bem esses sensores...tambem sao utilizados nos robots futebolistas, que por acaso ja montei uns e agora tou a montar outros para o campeonato nacional de robotica :D
o sensor de ultrasons ou sonares, sao muito bons...mas muito caros :(


inda nao tive tempo para mostrar o progresso do robot...vou fazer o upload das fotos :rolleyes:

FOTOS, FOTOS, de certeza que vai ficar fixe.
Quanto te custa razeres um robot assim?
 
tive um problemazinho e ainda nao pude por as fotos...mas em principio mais logo ou amanha ja meto mais :D

quanto custa fazer um robo assim?? :P este até agora gastei perto de 100€ :)
 
tive um problemazinho e ainda nao pude por as fotos...mas em principio mais logo ou amanha ja meto mais :D

quanto custa fazer um robo assim?? :P este até agora gastei perto de 100€ :)

HUMMMM esse logo ou amanha ja passou à mt tempo.....:DDDD
LOL

Poe la as fotos para o pessoal ver, e continua com o teu bom trabalho...
 
rodas conhecerem como devem andar? :confused: ele nao vai ser autonomo...eu é k o vou controlar no teclado do pc :p

mas podia, estás no ano final do curso??

se não estiveres podes por o robot autónomo e participar na competição de condução autónoma

obviamente é muito mais complicado, implica ter noções de controlo que não deves ter

das imagens que vi até agora parece-me bem, e 100euros até ainda nem é muito, eu já gastei mais que isso, felizmente a faculdade é que paga

no ano passado participei na prova de condução autónoma, e embora tive-se o hardware praticamente montada, ainda deu muita luta a parte de controlo

como pretendes usar controlo remoto é mais simples

continua a postar ai o decurso, do projecto e força nisso que ainda tens muita coisa pra fazer
 
ei pa..eu nunca desistiria deste projecto :D so tenho andado ocupado a estudar e testar os circuitos....a base de acrilico inda nao esta como eu quero:eek:

manuelcmg, eu sei k autonomo e mais complicado e sim, podia fazer um...mas foi mesmo por opçao que escolhi fazer assim, pois ja vou ter trabalho com este, um robo pra futebol junior e mais uma ajuda a um colega para busca e salvamento....pensei em participar em conduçao autonoma mas ja tou inscrito no futebol junior :D

bem...as poucas fotos:p

depois de estudar o circuito emissor e receptor wireless...passamos ao teste....a simular a porta paralela utilizei switches e a simular as saidas, que neste caso vao ligar a pic, utilizei leds....

os componentes necessarios:

17012008422cp6.jpg


o modulo emissor e receptor numa esponja de protecçao (foram caros...lol):
17012008423tn3.jpg


leds, resistencias etc...
17012008424jx3.jpg


a parte receptora montada na board de testes.
17012008425cq9.jpg


modulo emissor
17012008426ga9.jpg


leds a simular a saida....
17012008427wc1.jpg


e depois de muito esforço....as placas funcionaram :D:D:D leds ligados
17012008428tg9.jpg


as 2 placas...como podem ver, os unicos fios que se cruzam entre as placas sao os da alimentaçao que estao ligados a uma fonte que eu fiz :D

17012008429sd5.jpg


nao da pa ver os switches, mas foi com eles que simulei....assim que poder tiro mais fotos, que nao sao muito boas mas o n70 nao da pa mais :D

coments please :D

cumps
 
Parabéns pelo belo projecto e documentação da evolução do mesmo.

A parte de comunicação wireless interessa-me em particular, podias por uma descrição dos componentes utilizados ?
 
Back
Topo