[Projecto] Autobot :D (Robot controlado pela porta paralela) :) | Atualizado 28/10/08

podes controlar o que quiseres pela porta paralela...very simple....se precisares de ajuda ou ideias diz


infelizmente, devido a questoes monetarias (nao da pra tudo:P) o projecto vai parar durante as ferias....ja nao foi apresentado como pap por isso nao acabei a tempo...preocupei.me com a pap e estacionei este...até lá podem fazer perguntas, etc quanto ao projecto...

vou ver se posto umas fotos das placas


cumps e obrigado a todos pelo apoio prestado ;)
 
podes controlar o que quiseres pela porta paralela...very simple....se precisares de ajuda ou ideias diz


infelizmente, devido a questoes monetarias (nao da pra tudo:P) o projecto vai parar durante as ferias....ja nao foi apresentado como pap por isso nao acabei a tempo...preocupei.me com a pap e estacionei este...até lá podem fazer perguntas, etc quanto ao projecto...

vou ver se posto umas fotos das placas


cumps e obrigado a todos pelo apoio prestado ;)





O meu projecto era elevador, mas o professor nao aprovou, porque diz que que isso numa empresa nao vai ajudar, eu teria de modificar o projecto de forma a que fosse o convencer que era um bom projecto para implementar numa empresa. isto começa a ficar complicado... ja estive a pensar em implementar no proprio elavador uma bascula, para que retira-se a carga sózinha. mas mesmo assim o stor nao aprovou... BAAHH

se souberem alguma ideia. eu agradecia!

Cumps
 
O meu projecto era elevador, mas o professor nao aprovou, porque diz que que isso numa empresa nao vai ajudar, eu teria de modificar o projecto de forma a que fosse o convencer que era um bom projecto para implementar numa empresa. isto começa a ficar complicado... ja estive a pensar em implementar no proprio elavador uma bascula, para que retira-se a carga sózinha. mas mesmo assim o stor nao aprovou... BAAHH

se souberem alguma ideia. eu agradecia!

Cumps

Se insistes tanto num projecto com um elevador, podes por um elevador com uma bascula ligado a uma espécie de tapede rolante que arrume a carga conforme o tipo/forma/peso/etc. No fim do tapete rolante poderias ter algo que empilhasse a carga. Não sei o teu objectivo é fazer isso controlado remotamente ou autonomamente, mas acho que podias sugerir isso ao teu professor.
Poderia ser util em armazens.
 
Se insistes tanto num projecto com um elevador, podes por um elevador com uma bascula ligado a uma espécie de tapede rolante que arrume a carga conforme o tipo/forma/peso/etc. No fim do tapete rolante poderias ter algo que empilhasse a carga. Não sei o teu objectivo é fazer isso controlado remotamente ou autonomamente, mas acho que podias sugerir isso ao teu professor.
Poderia ser util em armazens.

continuando a ideia, se o elevador tivesse 2 eixos (cima e baixo/ esquerda e direita), farias um sistema semelhante aos actuais armazéns automatizados.
Basicamente tu metes a carga na plataforma, dizes o que é e ele arruma a palete no sítio respectivo.
Algo semelhante a isto: http://www.youtube.com/watch?v=WXOsitTCdLI

Cumps,
pm
 
bem....parece que as paps ja estao a ser discutidas no devido lugar:cool:

quanto ao autobot....tou a espera de umas placas para o meter a andar:D como o guito nao da pra tudo, em principio para a semana já deve andar.....veremos:cool:
 
e dizem vocês: ah e tal, fala fala e nao o vejo a fazer nada...lol

lá me enchi de paciência, e meti a minha net miseravel de 400kb a fazer uploads...custou.....

bem...seguem algumas novidades entao.....depois de muito pensar, decidi fazer o robo com um arduino....talvez mais para a frente desenvolva eu uma placa para um microcontrolador, mas para já vai com arduino.....

a base do autobot tambem levou umas alterações, ficando agora muito mais pequeno....não sei se será boa ideia mas teve mesmo de ser.....

Entao, aqui podem ver com está a base neste momento, por baixo:
241020081163ct3.jpg


E por cima:
241020081164zx0.jpg


Aqui podem ver o arduino, todo bonitinho...lol
241020081158np8.jpg


E comecei então a desenvolver um prototipo para uma placa controladora de motores dc, aproveitei e adicionei um switch para a alimentaçao do arduino ao prototipo....

A protoboard:
241020081159me6.jpg


A começar a colocar os componentes:
241020081160ez1.jpg


Encaixadinha no arduino:
241020081161pe9.jpg


O primeiro teste:
241020081162qd8.jpg


E la encaixei tudo no autobot para testar os motores do bixo....
241020081166to6.jpg

241020081165ax1.jpg


Problemas encontrados nesta fase:
As pontes H L293D, depois de uma utilização instensiva, começaram a cheirar mal...LOL.....proximo passo: L298N

Terei tambem de arranjar uma maneira de fixar o arduino mas que dê para o tirar facilmente caso queira....

Primeiro prototipo do autobot concluido :P
Proxima fase: controlar pela porta paralela...

EDIT: links respostos...
 
Última edição:
Muito bom muito bom

Por acaso tb ando no tecnológico e já devia ter terminado xD.

Vou seguir o teu projecto parece interessante parte VB estou a compreender só pra fazer o controlador, agora a do robot em c deves utilizar algoritmos simples não ?

Boa continuação de projecto
 
Muito bom muito bom

Por acaso tb ando no tecnológico e já devia ter terminado xD.

Vou seguir o teu projecto parece interessante parte VB estou a compreender só pra fazer o controlador, agora a do robot em c deves utilizar algoritmos simples não ?

Boa continuação de projecto
Thanks;)

A programação C, seria mais complexa caso eu utilizasse PIC como queria....sendo o arduino, a programaçao é super simple:p procura na net que encontras muitos exemplos de programaçao do arduino;)


muito bom! parabens!
depois no fim podias colocar os esquemas que usaste para o pessoal tb poder fazer um!! :D

Cumps
sure...quando acabar tudo faço um esquema direitinho de tudo
 
o arduino comprei na gtronica, mas nao aconselho pois sai caro (38€) e alem disso ja nao teem mais (penso eu)....aconselho o novo representante nacional... a www.inmotion.pt tem lá o arduino a 25€....tambem se nao estiveres com pressa está para sair o novo arduino...o duemillanove...mas pouca coisa altera em relaçao ao diecimila

os motores sao de uma marca esquesita....depois meto aqui a marca....comprei na www.superrobotica.com

Especificaçoes dos motores:

Tensão Nominal - 7,2V
Velocidade a 7,2V - 175 rpm
Consumo sem carga 7,2V - 139 mA
Consumo em carga 7,2V - 1500 mA
Relaçao da caixa - 30:1
Força - 7,1 kg·cm
Peso - 148 g
Diámetro Máximo - 37 mm
Diámetro Eixo - 6 mm


na altura comprei estes mas se fosse agora comprava no mesmo sitio mas em vez de 175 rpm a 7,2v comprava de 290rpm a 7,2v...claro que tinham menos força....
no entanto eu tou a alimenta-los a 12v o que faz que tenham mais rpm...nao se deve é alimentar com mais do que o recomendado durante muito tempo.....
 
Última edição:
Bom... que projecto bacano! Eu há um ano que ando para fazer algo semelhante.. tenho um circuito para fazer que controla motores DC através da Paralela do PC.

Tenho tb material para uma base de robot, rodas e motores da tamyia e receptor/emissor iguais aos deste projecto.. mas ainda não sei muito bem como os ligar.. é muito dificil ?

Este FDS a ver se me meto nisto tb :) já só falta mesmo começar..
 
ta ai um projecto brutal!!

bem, vou fazer algo semelhante pa minha PAT (controlar um carro RC pela porta paralela)
e queria também transmitir vídeo do carro para o PC, e é ai qe esta a questão.
alguém tem alguma sugestão de como posso fazer isso?

cumps
 
ta ai um projecto brutal!!

bem, vou fazer algo semelhante pa minha PAT (controlar um carro RC pela porta paralela)
e queria também transmitir vídeo do carro para o PC, e é ai qe esta a questão.
alguém tem alguma sugestão de como posso fazer isso?

cumps
thanks ;)

para a transmissao de video podes fazer como eu....Nokia N70 a transmitir por bluetooth....

Bom... que projecto bacano! Eu há um ano que ando para fazer algo semelhante.. tenho um circuito para fazer que controla motores DC através da Paralela do PC.

Tenho tb material para uma base de robot, rodas e motores da tamyia e receptor/emissor iguais aos deste projecto.. mas ainda não sei muito bem como os ligar.. é muito dificil ?

Este FDS a ver se me meto nisto tb :) já só falta mesmo começar..
se tens tudo, nada é complicado :D basta paciencia....se precisares de ajuda tas a vontade para pedir ;)
 
thanks ;)

para a transmissao de video podes fazer como eu....Nokia N70 a transmitir por bluetooth.

Tambem estou a fazer a mesma PAT, o meu carro ja anda, agora tambem estou na parte da transmissao de vidio, que programa tens para passar o vidio directamente para o PC??? eu estava a pensar comprar uma webcam wireless, mas se der com o telemovel prefiro pois não são nada baratas..
 
Tambem estou a fazer a mesma PAT, o meu carro ja anda, agora tambem estou na parte da transmissao de vidio, que programa tens para passar o vidio directamente para o PC??? eu estava a pensar comprar uma webcam wireless, mas se der com o telemovel prefiro pois não são nada baratas..

yah, eu tambem estava para comprar uma webcam, mas acho que vai ser com o telemovel mesmo..
alguns programas que encontrei para isso:
WWigo
SmartCam
 
Back
Topo