Projecto Básico (mas que não sei) - Duvidas

Only

Power Member
Boas.
Eu sou novo neste ramo e nao percebo quase nada sobre ele.

Eu tive uma ideia para o Natal.
Queria fazer uma estrela ou um texto em ....(não sei, deem-me ideias)...a dizer feliz Natal, com leds piscando.

Imagem:


As minha dúvidas são várias/imensas:
1º Quanto custa Led's (é por conjunto, separo, etc?) e varia de cor para cor ou de efeito para efeito? Que efeitos há? Queria Led's que não "berrasem" logo

2º Onde irei ligar para os led's funcionarem? Eu pensei (mas nao sei se esta certo), a uma ficha que se liga a uma tomada normal ou uma coisa do género "On/Off", como custuma a ter nas máquinas de jogos ou afins.

3º Tenho que usar resistencias? Quais? Onde as tenho que aplicar?

4º Tenho que usar mais alguam coisa além dos led's?

5º Os cabos que utilizo serão de 0.20mm de secção?

6º Com que material me recomendam fazer a "Estrela" ou o "Feliz Natal" para por os led's? Talvez vidro seja um bocado dificel. Pensei em madeira (o que seria dificel de fazer a estrela). Cortiça, cartonila seria, para mim, muito fraco.

7º O projecto irá consumir, mais ou menos, quanto de luz?

Por favor, sou completamente novo nisto e queria que me explicassem bem explicadinho (nem que seja com desenhos)
 
Última edição:
Terás que pensar em bastantes coisas mas são coisas simples. Terás que pensar nos leds, o diâmetro dos mesmos e a côr, a tensão que vais aplicar ao circuito e se á corrente suficiente para alimentar o sistema. Cada led consome em media 1mA se não me engano e funcionam a 3v, por isso dimensionas consoante o que pretendes, e toca a soldar. :D
 
Quem? Como?


Nao percebi nada.

Led's. QUantos led's? Uns 60 devem chegar. Diametro.. hum..não estou muito a par disso, mas mais ou menos o diametro que se custuma a usar nos piscas do Natal.

Afinal o tenho que fazer. Vejo aí MA, Tensões e afins.
Fogo, não estou a perceber nada.

Para já, estou em pensar usar led's verdes(ou dourados/amarelos) e vermelhos

Xti, esquecime do promenor...não tenho máquina de soldar..não dá de outra forma?


Ja agora, para fazer isto tenho que meer em serie ou em paralelo. Lol. E como metonessa forma. nao percebo quase nada.
Ainda so estou no 10º ano de electronica.
 
Última edição:
Barra pisca led

Boas.
Eu sou novo neste ramo e nao percebo quase nada sobre ele.

Eu tive uma ideia para o Natal.
Queria fazer uma estrela ou um texto em ....(não sei, deem-me ideias)...a dizer feliz Natal, com leds piscando.

Imagem:


As minha dúvidas são várias/imensas:
1º Quanto custa Led's (é por conjunto, separo, etc?) e varia de cor para cor ou de efeito para efeito? Que efeitos há? Queria Led's que não "berrasem" logo

2º Onde irei ligar para os led's funcionarem? Eu pensei (mas nao sei se esta certo), a uma ficha que se liga a uma tomada normal ou uma coisa do género "On/Off", como custuma a ter nas máquinas de jogos ou afins.

3º Tenho que usar resistencias? Quais? Onde as tenho que aplicar?

4º Tenho que usar mais alguam coisa além dos led's?

5º Os cabos que utilizo serão de 0.20mm de secção?

6º Com que material me recomendam fazer a "Estrela" ou o "Feliz Natal" para por os led's? Talvez vidro seja um bocado dificel. Pensei em madeira (o que seria dificel de fazer a estrela). Cortiça, cartonila seria, para mim, muito fraco.

7º O projecto irá consumir, mais ou menos, quanto de luz?

Por favor, sou completamente novo nisto e queria que me explicassem bem explicadinho (nem que seja com desenhos)
Está aqui uma boa ideia para tu fazeres com conjuntos de leds em barra onde podes construir palavras ou até desenhos ao mesmo tempo que piscam usando um led pisca em cada barra. Os leds são muito económicos. VÊ aqui no meu site http://electrotuga.do.sapo.pt/Circuitos/barrapisca.htm e divulga tb o meu site aos teus amigos. Espero que tenhas gostado do projecto. Brevemente virão mais circuitos. Boa sorte!:D
 
Ninguem me consegue ajudar mais profundamente?

Sabes soldar fios?
sabes fazer placas PCB em casa?
sabes programar uma PIC ?

Se sabes responder sim a todas as perguntas, eu posso dar uma juda.
Posso fazer o programa para a PIC e tu fazes a placa e soldas tudo no sitio.
 
Está aqui uma boa ideia para tu fazeres com conjuntos de leds em barra onde podes construir palavras ou até desenhos ao mesmo tempo que piscam usando um led pisca em cada barra. Os leds são muito económicos. VÊ aqui no meu site http://electrotuga.do.sapo.pt/Circuitos/barrapisca.htm e divulga tb o meu site aos teus amigos. Espero que tenhas gostado do projecto. Brevemente virão mais circuitos. Boa sorte!:D

:) Gostei do amplificador a valvulas.
Amplificador a valvula é do melhor que há.
 
O PIC só é preciso se ele quiser fazer umas psicadélicas complicadas...

Se não tiver meios para programar um, pode-se sempre utilizar 2 555 a oscilar a frequencias distintas e mais umas portas lógicas quaisquer para fazer combinações de frequencias (talvez o XOR seja a melhor de todas).


Cumps
 
Back
Topo