[Projecto] Caixa MDF + Watercooling

LIDH

Power Member
Boas,

Ora, visto que estes dias tem estado de chuva, deu-me na cabeça começar aqui a inventar.

Ora como sistema tenho: Uma motherboard ATX (msi z77a-G45), um core I5 3570k, 8GB DDR3 e 1 R9 290 e 1 r9 290x, um disco 2.5" de 640GB e SSD 250gb tudo isto montado numa caixa cooler master silencio 550 white.

Acontece que tenho mais uma R9 290 livre que não me cabe na caixa, então escorreu-me da cabeça, porque não criar uma caixa em MDF?
Ora, aproveitei e decidi também inventar com watercooling.

O meu maior desafio era conseguir fazer tudo por um preço baixo, portanto fui dar uma olhadela aos sites de classificados e lá encontrei um KIT, que creio dar para o meu gasto do Watercooling, mas entretanto já comecei a idealizar a caixa


O meu grande problema são os acabamentos, nunca tive jeito para deixar as coisas bonitas, mas espero que pelo menos fique funcional.

O meu conceito de caixa irá ser:

Uma caixa, dividia ao meio, em que uma parte leva os componentes de PC e na outra parte leva o cooling (radiadores) e também a fonte de alimentação.

Para já ainda estou na parte do desenho, até porque ainda não recebi o watercooling para tirar medidas exactas para a caixa.

Segue a imagem do esboço inicial.

IMG_20180301_105247.jpg



Já agora, aceito sugestões
A ideia é também fazer algo de fácil acesso, estou a pensar deixar ambas as tampas laterais com dobradiças tipo porta para manutenção e acesso fácil.

De notar que é a primeira vez que me vou aventurar com watercooling e, muito sinceramente, pouco percebo disto no entanto gosto de aventuras por isso...que seja o que for :)
 
Ora recebi hoje o material que tinha encomendado, 1 radiador de 240mm e outro de 360mm, uma bomba Aquastream com reservatório e outra Jingway, 2 ventoinhas noisblocker, 2 reservatórios e mais uns acessórios. Tudo por 100€ não creio ter sido má compra. O problema é o bloco que veio que é para 775.

Como quero manter isto dentro de uns valores baixos, vou tentar arranjar os blocos nos chineses, algo barato. Já vi uns a 17€ para as grafica e um de 18€ para o CPU. Preciso também de mais ventoinhas, vi lá um pack de 6 ventoinhas com LED por 41€, creio que ainda vou mandar vir isso, depois uso as noiseblocker para retirar o ar de dentro do compartimento do cooling..

A nível das gráficas, tendo em conta que são reference, vou retirar o dissipador da estrutura e usar a ventoinha de origem juntamente com a estrutura para arrefecer os VRM e Memórias.


Para facilitar o trabalho, já desmontei uma caixa antiga que tinha para fazer a MB tray. Tive a fazer também contas ao MDF e creio que uma placa de 2640mmx1220mm serve para tudo, a caixa ficará à partida com CxLxA (40cmx40cmx60cm).
A ver se este FDS vou comprar o MDF, e peço logo para me cortarem lá os paineis, sempre fica mais direito que sendo eu a cortar :D
 
Ora bem, fui ao AKI e comprei uma placa de MDF e pedi para fazerem os recortes logo lá na loja
Aproveitei e comprei logo os acessórios (parafusos, dobradiças, etc) e ainda aproveitei e vi tubo de 8mm a 0.40€ o m, verde meio transparente, aproveitei e comprei.
Ao todo gastei na volta de 40€


Cheguei a casa e foi só montar as tabuas, visto que já vieram cortas à medida

Montei tudo, depois recorri a uma caixa antiga que aqui tinha para tirar a parte de tras (suporte para a fonte de alimentação e MB tray e o painel I/O).
Cortei +- à medida e marquei na tabua MDF as furações que depois cortei com uma serra daquelas tipo tico-tico. O resultado não ficou lá muito bonito, mas, como tinha dito será para ser prático.

Depois fui vendo +- os sítios para os radiadores e restantes peças e fui marcando e cortando à medida.

Fiz também um teste ao "sistema" ligando a bomba e os radiadores para ver se teria alguma fuga e detectei que a bomba eihem tem uma fuga no vedante principal, mas a outra não tem, então montei só com essa e deixei algumas horas a trabalhar para confirmar.

Entretanto mandei vir o que em faltava, que me ficou na volta de 100€, sendo que mandei vir: Um bloco CPU na volta de 20€ e 3 blocos para o GPU na volta de 17€ cada, 7 ventoinhas "silenciosas" e com LED RGB que me pareceram engraçadas (41€ pack de 6 com controlador e comando e mais uma adicional) e ainda mais massa termica.

Já sei que os "HATERS" vão dizer para não usar material chinês, no entanto estou à procura de algo barato e funcional.

Bem, ontem comprei uma mini-ferramenta tipo dremel (não foi nos chineses, foi no leroy) de 30€ com acessorios da marca dexter, ainda não a usei, mas irá servir para eu dar uns jeitos nos acabamentos.

Agora estou só à espera que me cheguem os blocos para poder ver como vou montar tudo, porque para refrigerar os VRM e memórias das gráficas vou usar o cooler de origem sem o vapor chamber a fazer de dissipador com a ventoinha original e cover original.


Bem agora as fotos:

A parte traseira

IMG_20180306_185659_HHT.jpg

Ainda em construção, mas é o compartimento onde ficam os radiadores e bomba e a fonte de alimentação
IMG_20180306_185705.jpg

Aqui foi onde estive a fazer os testes aos radiadores e com os radiadores montados. Pensei em colocar a bomba naquela "prateleira" mas notei que faz muito barulho, terei de arranjar algo para abafar, tentei esferovite mas não consegui, só consegui abafar usando o "fio" para pendurar como está na imagem, assim fica totalmente silencioso

IMG_20180316_140312.jpg


Aqui está o cooler da gráfica, apenas fiz a uma ainda, mas a ideia é usar o cooler de origem em conjunto com o bloco para refrigerar os VRM e também esconder o bloco e ficar apenas visíveis os tubos
IMG_20180316_142642.jpg
 
Back
Topo