[Projecto] Case mod PowerMac G5

X-fact0r

Membro
ATENÇÃO: Tópico com muitas fotos!! Preparem essa largura de banda.... ;)
> Irei fazendo actualizações diárias do progresso, como tal fiquem atentos.
Boas,
já sou utilizador desta comunidade há bastante tempo, mas tenho permanecido na sombra.
Gostaria de partilhar convosco o meu primeiro mod, como tal sejam 'meiguinhos' nos vossos comentários :P


Esta é sem dúvida a caixa mais ‘estilosa’ que já alguma vez existiu e ainda hoje continua a ser bastante cobiçada para estes mods.
A sua construção 100% em aluminio e o seu design intemporal com uns detalhes de excelência, tornam-na num ícone da marca da maçã. Basta darem uma vista de olhos na net para perceberem os preços ridículos a que chegaram.

Acabei por comprar um Powermac G5 avariado no eBay alemão já há algum tempo, mas ainda não tinha tido paciência para me debruçar sobre o assunto. Nestas férias de verão revisitei o assunto e lá ganhei coragem. Visitei bastantes fóruns e sites e comecei a tirar algumas ideias a partir dos mods de outros utilizadores.

01_powermac_used.jpg
02_powermac_used.jpg

03_powermac_used.jpg
04_powermac_used.jpg



PLANEAMENTO
Inicialmente pensei em manter a caixa o mais original possível (sem qualquer corte). Mas após verificar que apesar da caixa ter umas dimensões consideráveis, o seu espaço interior não é muito generoso, daí ter abandonado este ideia. Decidi então avançar com o mod clássico de cortar a parte posterior e colocar uma traseira ATX de outra caixa.
O layout será o mais simples possível:​
  1. DVD: manter a localização original;​
  2. HDD: passar o tray dos discos para a parte inferior do DVD;​
  3. PSU: a fonte irá ocupar o local original dos discos;​
  4. COOLING: duas fans de 120mm na parte frontal para ‘intake’ e uma de 90mm na parte traseira para ‘outlet’.

SUPORTE PARA A MOTHERBOARD
Antes de tudo tive que arranjar algo para suportar a motherboard dentro da caixa do G5.
Lembrei-me então que ainda tinha algures na garagem uma caixa NOX Moonlight danificada que tinha ido buscar a um ‘giveaway’ de uma loja de informática na zona. Depois de desmontar a caixa, tirando todos os parafusos, rebites, cabos, etc., fiquei com as peças necessárias à construção.

05_powermac_nox.jpg
06_powermac_nox.jpg

 
Última edição:

DESMONTAR O G5
O primeiro passo foi desmontar todos os componentes do G5 para ter uma base de trabalho e começar o planeamento e as respectivas medições.
Nesta altura retirei tambem a estrutura original que suportava as placas de expansão.

10_powermac_cleaning.jpg
11_powermac_rear.jpg



PREPARAÇÃO DA PARTE TRASEIRA
Com o G5 já todo limpo dos componentes originais, comecei por estudar a melhor localização para colocar a nova board. De salientar que optei por não remover as fixações da board do G5 para poder utilizá-las neste meu mod.
A partir da parte traseira da NOX, efectuei as primeiras medições e marquei as partes a remover. Depois foi só pegar no dremmel e começar a cortar.
Numa fase posterior, efectuei o primeiro ensaio de posição, no qual acabei por remover algumas fixações originais que estavam a interferir com o novo tabuleiro.

12_powermac_tools.jpg
13_powermac_cuttingrear.jpg
14_powermac_cuttingrear.jpg
15_powermac_layout.jpg
16_powermac_layout.jpg
17_powermac_layout.jpg


Depois deste primeiro ensaio, verifiquei que teria ainda de remover alguns excessos na parte traseira que estavam a causar interferencia.
Já referi anteriormente que iria aproveitar as fixações originais da motherboard do G5 para suportar o novo tabuleiro. Para marcar a localização dessas fixações elaborei um negativo em cartao que coloquei no fundo do tabuleiro. Depois de posicionado no local correcto, foi só pressionar para transferir os locais exactos onde iria furar. Com as posições das possiveis fixações marcadas no cartão, optei por usar apenas 4 mas que me garantissem o máximo de estabilidade.

18_powermac_rearadj.jpg
19_powermac_tray.jpg


A próxima fase seria o corte da parte traseira na caixa do G5.
icon_confused.gif

Com o tabuleiro e a parte traseira já na posição definitiva, foi só marcar os cortes a realizar.
Aproveitei ainda para pintar as extremidades dos cortes realizados na parte traseira retirada da caixa NOX, de forma a prevenir o aparecimento de oxidação.

20_powermac_rearmark.jpg
21_powermac_rearcut.jpg
22_powermac_rearcut.jpg
23_powermac_rearpaint.jpg
24_powermac_rearpaint.jpg
25_powermac_traytest.jpg
26_powermac_traytest.jpg
27_powermac_trayfinal.jpg

 
Última edição:
MÁSCARA TRASEIRA
Com a estrutura interior terminada, comecei a trabalhar na máscara traseira.
Comprei uma folha de aluminio com 1,5mm de espessura que cortei à medida. Depois foi só marcar a posição da área de expansão, ligações externas da motherboard, fecho da tampa do mac, fan de saida e alimentação.
Depois de efectuados todos os cortes, foi só furar e rebitar tudo.
icon_wink.gif







HARDWARE
Lista de componentes utilizados na construção:
  • 1x Asus P8Z68-V Intel Z68 SK1155
  • 1x Intel Core i5 2500K (Unlocked) 3.3GHz, 6MB
  • 1x Noctua NH-U12P SE2
  • 1x PowerColor Ati HD6950 2048MB DDR5 PCI-E
  • 1x Corsair Vengeance 2x4096MB (8GB) DDR3 1600Mhz CAS9
  • 1x Corsair Gaming Series GS700 – 700W 80 Plus
  • 1x OCZ Agility 3 – SSD 2.5 SATAIII 120GB
  • 1x Western Digital Caviar Green 2TB 64MB SATAIII
  • 1x SONY Optiarc DVR 24x DLayer SATA
  • 1x Akasa AK-MX010 Adaptador 2×2.5 SSD
  • 2x NoiseBlocker BlacksilentFan XL1 (120mm)
  • 1x NoiseBlocker BlacksilentFan XE1 (92mm)
36_powermac_hardware.jpg




ARREFECIMENTO
Para arrefecer a máquina optei, tal como referido no inicio, por duas fans de 120mm a meter ar e uma de 90mm na extracção.
A construcão do suporte das fans de 120 foi realizado a partir de um perfil de aluminio em “L”, que foi depois aparafusado à caixa do Mac.
Resolvi utilizar uma grelha preta retirada da parte frontal da NOX para fazer a protecção da fan de 90mm.
icon_biggrin.gif






Para a fan da fonte, tive que abrir um buraco no separador metalico do Mac.
Utilizei as medidas (molde) retiradas da net para uma fan de 140mm, mas acabei por constatar que deveria ter feito uma abertura maior… whatever, para já fica assim.

42_powermac_coolingatx.jpg
43_powermac_coolingatx.jpg

44_powermac_coolingatx.jpg
45_powermac_coolingatx.jpg


 
Última edição:
BOTÃO DRIVE DE DVD
Como a caixa do Mac apenas tem a abertura para a porta da drive de DVD, tive que arranjar forma de colocar um botão externo para utilização no Windows.
Aproveitei a ideia de um utilizador do site “InsanelyMac" que soldou uns fios na placa da drive para colocar um botão noutra parte da caixa. No meu caso irei colocá-lo na parte inferior para que fique dissimulado.





SUPORTE DOS DISCOS
Para fixar os discos utilizei o suporte do G5.
A sua localização original era no local onde agora se encontra a fonte, agora ficará por baixo da drive de DVD.
Como precisava de ganhar algum distanciamento e não poderia colocar o suporte aparafusado directamente no separador metálico, utilizei os pés da caixa NOX.
icon_razz.gif


51_powermac_hddtray.jpg
52_powermac_hddtray.jpg

53_powermac_hddtray.jpg


CABLAGENS
Os cabos que tiveram que ser elaborados foram o de alimentação e o do painel frontal (botão ON/OFF, Led’s, Audio e USB).
Para a alimentação cortei um cabo antigo à medida e soldei os condutores aos pinos de uma ficha retirada de uma fonte velha.
Para o cabo do painel frontal, usei o cabo original do Mac ao qual cortei a ficha que ligava à board do G5. Depois utilizei os cabos que retirei da NOX e através de um esquema disponibilizado no site “InsanelyMac“, efectuei as respectivas ligações. Adicionei ainda um led de alto brilho à caixa para dar a indicação da leitura/escrita do HDD.

54_powermac_power.jpg
55_powermac_frontpanel.jpg

56_powermac_frontpanel.jpg

 
Última edição:
Grande escolha para caixa de base!

Espero que fique soberbo! Estou seguro que com a devida atenção aos pormenores isto tem enorme potencial para se tornar fantástico!

Continua o bom trabalho
 
Obrigado pelos vosso comentários ;)
Aqui vai a fase final com a montagem de todos os componentes.


MONTAGEM FINAL
Deixei para o fim a compra do cooler pois tinha receio que devido ao aumento de altura na montagem da board (devido à utilização das fixações originais da caixa + fixadores no tabuleiro) e também devido às dimensões do cooler, este impossibilitasse o fecho da caixa.
Após montar a motherboard, verifiquei que os 158mm de altura do cooler eram mesmo “à pele” para fechar a caixa. Lá fui então buscar o Noctua NH-U12P SE2 que recebeu criticas muito boas nos sites da especialidade.

57_powermac_mobotesting1.jpg
58_powermac_cooler.jpg

59_powermac_cooler.jpg


Quando fui a meter a board na caixa, apercebi-me que esta não cabia… Apenas tive que desmontar o cooler, montar a board e depois montar o cooler na board dentro da caixa (com um espaço reduzidíssimo para meter as mãos)! GRRRR!!
icon_mad.gif

A montagem do resto dos componentes foi pacífica. Acabei por demorar mais algum tempo devido ao facto de ser um tarado pela organização dos cabos.


E já está! Após 2 semanas de trabalho árduo, cheguei ao fim deste projecto que já tinha estado em cima da mesa há talvez uns dois anos.
Deu-me um gozo enorme ultrapassar cada uma das fases de montagem e resolver estas pequenas contrariedades que foram aparecendo.
Agora está na hora de dar gás ao bicho!
icon_wink.gif


60_powermac_final.jpg
61_powermac_final.jpg

62_powermac_final.jpg
63_powermac_final.jpg

64_powermac_final.jpg
65_powermac_final.jpg

66_powermac_final.jpg
67_powermac_final.jpg

68_powermac_final.jpg
69_powermac_final.jpg

70_powermac_final.jpg

 
Back
Topo