1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto - Chiller/AC

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por mBiT, 23 de Maio de 2005. (Respostas: 11; Visualizações: 935)

1. mBiT

mBiT Power Member

Boas,

Ando a pensar fazer um chiller para o meu pc, penso que já tenho umas luzes sobre phase-change e ando a precisar para ter estabilidade acima de 1.95.

Projecto:
    - Incorporar compressor e depósito dentro da caixa Chieftech DA-01SL-D, mantendo 2 cdroms e 1 aerogate

- Evaporador possivelmente será construido por cima da caixa, verticalmente, e com umas ventoinhas silenciosas

- Minimizar o consumo de energia do compressor, talvez utilizando um temporizador tipo escadas, para ligar apenas algumas vezes mantendo temperatura, ou um termostato.

- Obter temperaturas no cpu inferiores a 20º

- Utilizar os radiadores da agua para arrefecer o ar dentro e fora :P da caixa, desta forma eliminando a condensação?

- Silêncio

- Gastar menos de 50euros no projecto

Caixa:

Temporizador:

Tenho agora algumas dúvidas..
    1 Será que com a fonte na caixa vai dar para montar tudo?

2 Posso usar um dos radiadores de agua para passar ar fresco para o evaporador dessa forma diminuindo a necessidade de uma ventoinha mto potente?

3 Tenho visto alguns desumidificadores baratos. É mais vantajoso comprar as peças que preciso à parte ou um desumidificador e depois canibaliza-lo?

4 Provavelmente vou ter de abrir o sistema para ser montado, quanto me pode custar a recarga, talvez com o R404a?

5 Estou preocupado acerca de interferencias EM do compressor nos componentes e acima de tudo no monitor. Alguem pode me dar algum feedback de esperiencias obtidas?

Última edição: 23 de Maio de 2005
  2. God_Lx

God_Lx Folding Member

Se o teu problema e' obter temperaturas ate' 20º se meteres aí um watercooling decente com ventoinhas decentes em cima de UM ou dois radiadores ficas com isso, o problema sera' realmente o barulho... Podes sempre meter o reservatório dentro de gelo e aí as temperaturas vão baixar para os 10º ou menos... (Isto a 2V...)

3. mBiT

mBiT Power Member

Pois, um dos objectivos que me esqueci de meter é tambem ter silencio.

2 radiadores já eu tenho, 2 blackice 120. Só que para ter temps abaixo de 35-40 a 1.9-1.95 só nas noites muito frias e com a tampa lateral aberta. (os radiadores estão montados na parte inferior da caixa, a ir buscar ar dentro da mesma.

Qq coisa do tipo
    |
    |____________________
    |
    |fan>
    |fan>
    |
    | fan fan
    |____RAD__RAD_______

Última edição: 23 de Maio de 2005
  4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Radiadores a irem buscar ar dentro da caixa é mau. Mete os radiadores fora da caixa do pc. Ganhas logo com isso.

Teres temps abaixo da temp ambiente vais ter condesação. Tens que isolar isso muito bem como sabes.

5. mBiT

mBiT Power Member

A ideia era usar um radiador para arrefecer o ar que entra na caixa e outro para arrefecer o evaporador mais facilmente.

6. mBiT

mBiT Power Member

Está um desumidificador à venda no carrefour por 50euros. Tem uma serpentina ainda jeitosa, valerá a pena?

7. God_Lx

God_Lx Folding Member

Gelo no reservatório da' mt trabalho ? heh para benchar chega bem... Mas dar 2v a um cpu e' de homem... (Para o dia a dia claro)

8. mBiT

mBiT Power Member

nheeeee n queria "estragar" a agua destilada, e ainda por cima o reservatório n está mto fácil de mexer... tb é calanzisse...
    Tenho de experimentar, se bem que um amigo meu testou com algumas dezenas de cubos que deram apenas para uns minutos... :S

9. |RickY|

|RickY| OC Legend

ha um belo tempinho benchava com o radiador dentro de um balde de gelo, o gelo começava a derreter, ficava uma mistura de agua gelada, era so abanar o radiador de x em quando, a ver se axo pics disso :) belos tempos

de ***** forma este metodo ja implicava isolar pois a agua ficava bem geladae assim não precizava de desmontar nada, tinha uns tubos grandes era so tirar a fan do radiador e pimbas :D isto era so para a grafica

10. mBiT

mBiT Power Member

Com isto tudo ainda n disse qual é o bixinho :P

Jihub 1800+
    asus a7n8x-x
    2x512 400ddr oem
    gecube 9600pro 128MB
    PSU: techsolo com fan silent de 120 e com 3.3v-28A 5v-38A 12v-17A

O bloco do cpu é um cuplex kombi e do NB é um 1-A NB/VGA
    A bomba, uma hydor120.
    O reservatório :P uma caixa de 100cds com uma tampa de caixa de 25 cds invertida.

A mobo já tem o vmod para o cpu e o vdd mod para o NB, portanto, estável acima de 210.

11. God_Lx

God_Lx Folding Member

ROTFL ! 2V a um JIUHB ? Keres torrar isso de certeza... Esses 2V e' para dar quanto ? 3Ghz ? O meu a 1.75 ja' dava os 2500Mhz...

12. mBiT

mBiT Power Member

Secalhar habituei-o a voltagens altas :(

Mesmo a 23xxmhz /1.80v por vezes reseta para a bios. Actualmente está a 1.85v 11x215, mas desco o fsb de dia para n aquecer tanto. (abaixo dos 40)

Os 2500 com esta board, só com temps abaixo dos 35 :(

Na outra (GA-7DXR NB:amd760), por acaso cheguei a da-los no inverno, mas foi com o socket mod a uns 17x :004: /140 ou 150 (n aguentava mais). que maquinão... went before her time :sad:

Partilhar esta Página