[Projecto] Chiller

kronos

Power Member
:rolleyes: Após algum tempo a pensar nisto tive agora oportunidade de arranjar uns quantos compressores a borla :D de momento tenho 2 mas talvez venha a arranjar mais, penso que devem funcionar =)

Estou na duvida que tipo de arrefecimento heide usar mas estou mais inclinado para um chiller do que para um direct die por causa dos €€€ :P

agora tenho de fazer ai uma quanta pesquisa para ver exactamente o que me falta :)

Aqui ficam umas fotos dos meninos (ainda n consegui descobrir de que gas são nem a potencia :()

pic1.jpg

pic2.jpg

pic3.jpg

pic4.jpg


toda a ajuda e apreciada :)

Cumps
 
a unidade de condensaçao que esta nesta foto parece estar preparada para uma TEV devido ao acumulador o k me parece k dará um belo de um chiller ;)
pelo tamanho do compressor penso ser uma unidade de ~1hp 12000btu.
pic2.jpg

a outra devido a ausencia de um acumulador parece-me mais apropriada para um direct die fixe e parece usar um sistema baseado num compressor de talvez 1/4-1/5hp...


agora se n tiveres ah mao umas boas massas para gastar em ferramentas caso n conhecas nenhum amigo k te ajude a fazer isso, nem vale a pena começar :confused: onde o ppl k começa gasta mais guito eh nas ferramentas, incluindo tocha, garrafa de gas, manometros e respectivas mangueiras, bomba de vacuo (pode ser feita à guetto a partir de outro compressor)... de resto n se gasta mt mais dinheiro pois n sao tao caras o resto das ferramentas essenciais....
 
Última edição:
Tenho um primo que é técnico de frio :P que esteve a ver os compressores, e que me trata de carregá-los, fazer o vácuo e soldar.

Os compressores pelo menos em tamanho são exactamente idênticos, ele disse que deviam ser de 3/4 de r12, mas posso medilos visto que não encontro indicação nenhuma de potência nem do gás original.

Acho que me vou dedicar a um chiller primeiro porque dá para arrefecer mais que um componente além de que me parece mais simples.

Vou tratar do wc esta semana já desenhei o bloco vou ao fundidor amanhã ou depois (contactos do cota rulam) e mandar vir a bomba (estava a pensar na eheim 1046).

De resto tenho algumas dúvidas sobre as coisas que me fazem falta e tenho de comprar mas penso que será isto:

manómetros
sondas (2? uma no lado frio e outra no lado quente?)
tubo para fazer a serpentina

OC_NightMare obrigado pelos comentários só não entendi o que é uma TEV e não sei que parte é o acumulador mas penso que seja aquele reservatório preto pequeno.

Cumps
 
Última edição:
uma tev ou thermoelectric expansion valve é uma valvula inteligente que faz a mesma coisa k o tubo capilar com a excepçao de se ajustar constantemente as varias cargas de calor k o evaporador recebe. vem acompanhada de uma sonda k quando posta na linha de succao permite a tev "ver" se o evaporador precisa ou nao de mais gas a evaporar, abrindo ou fexando o orificio. o acumulador (sim esse reservatorio preto) é necessario kuando se usa uma valvula destas para k kuando a valvula feche, o sistema continue a trabalhar, sem que a pressao no condensador e discarga suba mto. obviamente é desnecessario kuando o sistema se baseia num tubo capilar pois o gas esta sempre em marcha :D
existe uma carrada de tev's, cada uma para cada operacao e carga de calor especificas... contudo nao convem serem usadas num sistema de direct die pois um cpu overclockado tende a ter mtos picos em k o consumo varia de um momento para o outro, o k faz com k a tev nao se possa ajustar a tempo....
 
convem ser full cobre... nada dessas cenas com uma parte em acrilico pk estala a baixas temps.... convem tb k seja o mais simples possivel por dentro de maneira a maximizar o flow do liquido.

btw, és de onde? tens msn?
 
Back
Topo