1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto com BD (Dúvidas e indecisões em relação ao SGBD a escolher e como trabalhar)

Discussão em 'Programação' iniciada por Rexobias, 20 de Maio de 2009. (Respostas: 2; Visualizações: 1005)

1. Rexobias

Rexobias Power Member

Boas pessoal.

Tenho um projecto para fazer. Em poucas palavras, o projecto resume-se a uma aplicação em JSP com acesso a uma BD, e temos que usar o NetBeans.

A minha dúvida encontra-se no SGBD a escolher, uma vez que a opção é "livre" (mySQL, SQL Server e Java DB).

As minhas dúvidas nisto são grandes, uma vez que já não trabalhava com BD's faz algum tempo, e no meu tempo uma BD era um ficheiro ... agora tem servidores, logins, bla bla bla ...

Já andei de volta da Java BD e parece ser simples (vem incluida no Netbeans, mas perde claramente em simplicidade, pois ao contrário de outros que conheço ligeiramente não tem nenhum GUI para fazer as relações entre tabelas ... parece ser tudo por código).

O mySQL, já ouvi falar imensas vezes dele, mas a expriencia não foi animadora. Um colega meu tentou instalar na máquina dele e apenas apareceu uma linha de comandos que confesso não ter percebido nada. Talvez seja preciso fazer dwonload de um GUI para o software, mas confesso não perceber. Já agora, alguém sabe explicar-me como instalar o mySQL e uma aplicação para poder gerir Bases de Dados?!

Por fim, o SQL Server. Instalei o Visual Studio 2008 Team System, e depois prosegui á instalação do SQL Server 2008 (tudo produtos obtidos através da MSDNAA), mas depois de ter ficado com inumeras duvidas com a instalação do SQL Server 2008, quando optava por criar uma BD através do VS2008, o Sever de SQL nunca era encontrado. Existem varias versões do Visual Studio 2008 no MSDNAA, mas nem sei qual tenho que escolher.

Peço ajuda na escolha e numa explicação de como instalar e trabalhar num destes sistemas. Apenas quero algo simples, fácil e eficaz (como é o Access) - saudades grandes de quando as BD's eram um ficheiro e voilá ...

2. Boas,

Não conheço bem o Java DB mas fiz um teste (com um dos projectos sample que vem no netbeans) e ficou automáticamente a trabalhar...

Eu afastaria a hipótese do MSQServer por ser matar uma mosca com uma bazuca, pelo que percebi que precisas de fazer...

MySQL é relativamente simples de por a trabalhar se usares o GUI de que falaste. E sempre podes aprender alguma coisa que te pode ser útil futuramente
    (falo contra mim, que sei pouco disso em relação ao que gostava)

3. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

MySQL funciona bastante bem para o contexto que descreveste. Em relação à administração da base de dados, podes fazer o download das "MySQL GUI Tools" que te permite gerir vários aspectos da base de dados através de uma interface gráfica.

Partilhar esta Página