[Projecto Concluido] MiniComp (Acrilico)

Favas

Power Member
O meu primeiro mod.

O objectivo eh fazer uma case em acrilico para um computador, tendo em conta o ruido, a performance e o espaço.

Para diminuir o ruido, o computador irá apenas possuir 2 fans, a da psu e a do CPU, ambas iram ser Noiseblocker de 11dB(A), quase inaudivel, o disco que é só o que me falta, vou tentar ir para as silenciosas barracudas com menos de 20dB(A).

Quanto à performance, o computador irá servir mais como leitor de dvd, divx, mp3, etc mas quero tb que ele capture e encode do tvtunner em tempo real para xvid, logo nao poderá ser uma maquina muito ranhosa.
Juntei o hardware que tava cá por casa, e que jah tinha debaixo de olho e voilá
A7N8X-E Deluxe (aproveitei e fiz um upgrade ao meu comp)
AMD Tbred-b 2400+ (tinha praki parado)
512 Ram 3200 cl2.5 (tive que comprar.. )
XFX GForce FX 5200 128 tv-out (tb tive que comprar)
PSU de 450w (tinha praki, e eh do mais ranhoso k existe!)
DVD-ROM MSI (tinha praki, o ideal seria um slot-in mas nao consegui arranjar)
Maxtor 20GB (tinha praki, e é temporario, tenho que arranjar tempo €€ para comprar o seagate :roll: )

Comprei o acrilico, uns parafusos, juntei o material necessario, e maos ao trabalho.

Comecei por fazer a extençao dos cabos da PSU
PICT0002.JPG


fiz uma maquete em cartao, assemblei o hardware de maneira a ocupar o menor espaço possivel
PICT0010.JPG

PICT0015.JPG


com as medidas tiradas, e o material pronto: é agora
PICT0007.JPG


Bom, o meu avô ajudou-me na mao de obra, eu tambem trabalhei!!! mas como sou eu a tirar as fotos, nunca me iram ver com as maos no trabalho..
primeiro comecei por fazer a caixa da PSU que irá ficar no chão, se a PSU ficasse junto ao resto do computador, iria tudo ficar muito grande, e por isso optei por dividir em duas caixas, a PSU fica no xao, e o computador em cima da mesa!
PICT4002.JPG

Minicomp.JPG


O acrilico é um material muito facil de se trabalhar, o que comprei foi de 5mm, que chega e sobra! é rijo que nem cornos, mas fura-se e corta-se muito bem, nas minhas maos ainda nao estalou, nao partiu nao nada, e olha soh os furos que fiz no gajo!
PICT04002.JPG


a caixa da PSU começa a ganhar alguma forma, eu achei o trabalho muito facil, eh tao simples, como: Cortar o acrilico com o tico-tico nas medidas desejadas, fazer os furos com o borbequim e limar os cortes para ficar com o acrilico bem acabado.
PICT40010.JPG


Depois de algumas horas de acrilico aqui, aluminiu aculá, o resultado superou as minhas espectativas, a caixa da psu ficou muito bonita
PICT00403.JPG


vou ser sincero, depois do que aquele acrilico sufreu nas minhas maos, nao pensava que ficasse com tao bom aspecto, mas assim que tirei os autocolantes, fiquei :P :P

jah estou a terminar a caixa do computador, mas como nao levei a maquina fotografica, nao tirei fotos.. quando tiver tudo pronto edito a thread e coloco o trabalho concluido.

Só aos sabados é que tenho tempo para inventar, este sabado devo pegar no trabalho again, se nao ficar acabado completamente, fica lá perto.

tks plo vosso tempo, agradecia mt as vossas opinioes,
(poupem-me dos erros ortograficos. obrg)

Favas
 
Última edição:
Diz-me o seguinte: o que foi usado para prendes as partes da caixa? Aquilo que tem os parafusos é acrílicro que cortastes ou já comprastes assim? E são parafusos normais?
Ando já há algum tempo para fazer uma caixa em acrílicro. Já tenho o desenho feito num papel.

E da próxima diz para o teu avó tirar as fotos e monta tu a caixa. ;)
 
tb ja fiz uma caixa em acrilico com uns colegas meus ja a algum tempo!!
nos para juntarmos as partes de acriloco usamos uma cola propria para acrilico, até tem de se usar lovas tipo medico ou sei lá k akilo faz mal a pele!!
para colocar akeles parafusos fisemos um furo com o berbekim um pouco mais estreito k o parafuso e usamos parafusos de madeira(askeles com a rosca larga)! akilo k tem os parafusos pode ser desperdicios de acrilico ou cortas de um acrilico grasso(tipo 1cm) para fazer um cubo, para ficar mais joly!! :D

EDIT: lol a foto k tá no avatar é no barracao onde tavamos a fazer a caixa em acriloco, akela caixa e onde tava as peças k foram para a caixa em akrilico :cool:
 
Segundo a ultima foto (com a psu pronta) da ideia que ele arranjou umas tiras de acrilico grossas para fazer a união das placas, e la que os parafusos estão apertados, parabens, tens ai um trabalho impecavel, e ficou bonito.
Aguardamos o desenrolar disso :)
 
Boas, tou sem tempo, working.

O que une o acrilico eh uma barra de aluminio maciça com 1cm.

E da próxima diz para o teu avó tirar as fotos e monta tu a caixa.

o meu avô nao se dah bem com as novas tecnologias :rolleyes: :rolleyes:
 
Ficam aqui mais algumas fotos, espero ajudar a dar ideias para os vossos projectos em acrilico.

tambem extendi uma linha de 12v
PICT0003.JPG

as tais ripas de aluminio
PICT00105.JPG

mais uma prespectiva
PICT0603.JPG

a minha mao! [pequena metrajem nº34]
PICT0084.JPG

outra prespectiva
PICT08005.JPG

o alicate de corte eh para se ter uma melhor ideia das dimensoes
PICT00206.JPG


quanto à fixação do acrilico, primeiro fiz os furos no acrilico com uma broca similar ao parafuso para nao haver atrito, e no aluminio usei uma broca um pouco mais estreita, depois com parafusos de aço e de bico abri a rosca no aluminio e dei o aperto que desejei.

Tb estou ancioso por acabar o projecto, e de o ver concluido, ainda nao sei eh o que vou por na parte da frente do computador, um LCD iluminado? botoes? alavancas? ando sem ideias...
 
Pois é acabei a minha mini-case, nao pode mostrar todo o progresso da caixa porque como ja tinha dito, nao tive maquina durante um sabado, entretanto aqui vamos nós.

Dicidi colocar o leitor de DVD "colada" ao topo da caixa
PICT00451.JPG


Depois foi abrir o buraco para ele poder xupar DVDs
PICT05005.JPG


Pensei que abrir o buraco para o leitor fosse o mais dificil do projecto (tb o mais arriscado), mas acabou por ser relativamente facil, fiz alguns furos com o borbequim, cortei um pouco com o tico-tico e com paciencia gasta-se o resto com uma lima (a lima era nova, o que facilitou bastante)
PICT00503.JPG


Fixei tambem o HD ao topo da caixa
PICT6001.JPG


Montei tudo
PICT0069.JPG


Voila
PICT0804.JPG


Projecto 100% concluido
PICT00507.JPG

PICT0086.JPG


Finalmente pronto! :003:

nao foi nada do outro mundo, levei 4 tardes (das 14 ahs 20h) a fazer esta case.

Breve resumo:
Antes do 1º dia tirei as medidas, fiz os moldes em cartao das laterais, fiz a extensao da PSU para o computador, tirei as medidas, preparei a papinha toda.
1º sabado - desenhei e cortei a caixa da PSU, tambem cortei o aluminiu, nao a pude montar pq nao tinha parafusos suficientes :rolleyes: adiantei o 2º dia e desenhei a caixa do computador
2º sabado - fiz os furos para os respiradores e acabei PSU com parafusos novos, cortei a caixa do computador, montar akilo tudo deu-me uma dor de cabeça pq as medidas nem sempre batiam certo (tive k refazer 2 laterais)
3º sabado - com a cabeça menos chateada do sabado anterior, pus o computador de pé, montei tudo fiz o braco para o dvd, respiradores, limar algumas arestas, aprefeiçoar o trabalho, etcetc
4º sabado - fiz o resto das *****, montar o computador, meter o hardware, colocar os neons, arrumar os cabos, e puff, 100% concluido!

Tou contente por ter acabado, axo que ficou fixe, apesar das dores de cabeça (nada do outro mundo) agora orgulho-me da trabalheira que tive.
Espero ter dado pica a muitos de vos para começarem projectos semelhantes em acrilico. O meu avô foi uma ajuda crucial no projecto, está habituado a mexer com ferro, e madeiras, embora analfabeto e a trabalhar a olho, ajudou-me bastanta na mao de obra.

Espero que gostei da case tanto quanto eu. :003: :003: :003:
 
Última edição:
Retiras as tampas do cdrom e ficas com akilo desprotegido do pó e mt inseguro ... um disco roda a xxxx rpm's ... ou seja ... muito ... salta e ainda te corta algo.

O Disco é k podia tar ao contrario.
 
não haveria forma de retirar também as tampas metálicas do cdrom?

ficava mais fixe pois, eu inclusive tirei as partes metalicas do leitor, alem de constactar ficava mt desprotegido, sao tambem as partes metalicas que fazem de apoio ao leitor (lah por dentro eh tudo plastico :cool: )

O Disco é k podia tar ao contrario.

ficava mais bonito com o hd virado para cima, mas para isso tinha que por braçadeiras metalicas, pq ele nao tem furos na parte de cima, e por braçadeiras numa case tao pequena... enfim poupei-me de uma enorme trabalheira e puz o hd ao contrario :009:

Mais duas pics
PICT0511.JPG

PICT6012.JPG
 
Última edição:
MadOnion disse:
Mod Interessante.
A caixa da fonte e o revestimento dos cabos, a imitar sleeving ou spiroband, são ideias de génio.

Parabéns

É impressão minha ou o "revestimento" são mangueiras de chuveiro normais?
Tá muito fixe. Curti a fonte à parte, com caixa própria. Porque é que não puseste o frontal do DVD todo fora do acrilíco? como se faz numa caixa normal? A frontal da gaveta do dvd não dá para trocar, por uma peça de acrílico?
 
\Quote
ficava mais bonito com o hd virado para cima, mas para isso tinha que por braçadeiras metalicas, pq ele nao tem furos na parte de cima, e por braçadeiras numa case tao pequena... enfim poupei-me de uma enorme trabalheira e puz o hd ao contrario :009:
\Quote

Podias ter posto na vertical colocando um suporte / divisória de acrílico no meio da caixa, de modo a apoiar lateralmente o HDD e também a drive dvd, que seriam aparafusados ambos lateralmente a essa divisória e às laterais da caixa em vez de ficarem presos à "tampa" superior. Mas isto são pormenores.
Há uma coisa que eu fazia aí: trocava esses parafusos ou tentava disfarça-los. São a unica coisa que realmente fica aí mal. O ideal seria usar parafusos em acrílico ou uns mais discretos. Essas "cabeças de tremoço" ficam foleiras. Também seria fixe usar parafusos tipo sextavados internos...
 
É impressão minha ou o "revestimento" são mangueiras de chuveiro normais?
Sao mesmo mangueiras de chuveiro :003:

Podias ter posto na vertical colocando um suporte / divisória de acrílico no meio da caixa, de modo a apoiar lateralmente o HDD e também a drive dvd, que seriam aparafusados ambos lateralmente a essa divisória e às laterais da caixa em vez de ficarem presos à "tampa" superior. Mas isto são pormenores.
Compreendi a ideia, eu tambem pensei nisso, seria o ideal, mas o acrilico que tenho eh de 5mm, um pouco fino para se furar de lado, a soluçao acabaria por ter de comprar de um pouco de acrilico de 8mm, mas depois havia outro problema, a calibragem do dvd com a brecha do acrilico, teriam ser medidas super bem tiradas para bater tudo certo. Para calibrar o leitor e com acrilico frontal usei umas molas bem fortes para nao abanar nada.
like this
PICT03403.JPG


Poupei-me e atalhei no trabalho, nao fica tao bonito enfim, nada mau para o meu primeiro mod :rolleyes: jah estou a pensar no proximo :D

Ja agora, so tens 1 fan intake ? e outake ?
nao tem fan out-take, diminui ao maximo o numero de fans para o computador ser o mais silencioso possivel (o comp soh tem 2 noiseblockers de 11dB(a)), a parte de traz eh toda aberta, espero que o ar quente saia facilmente por lá uma vez que está relativamente perto do colling(nao tem mais nenhum sitio por onde sair)

Quanto a temperaturas ele tá a 40 graus idle e 50 full, que eu nao considero mt mau, ah televisoes a akecer mt mais... e se no verao akecer mt, meto o cpu a 800 mhz, que para o efeito de ler dvds, xvid e ler musica chega e sobra.

Tks plas dicas.

Há uma coisa que eu fazia aí: trocava esses parafusos ou tentava disfarça-los. São a unica coisa que realmente fica aí mal. O ideal seria usar parafusos em acrílico ou uns mais discretos. Essas "cabeças de tremoço" ficam foleiras. Também seria fixe usar parafusos tipo sextavados internos...

Roger that! :009:
 
boas,

esta muito bacano esse teu projecto!
a ideia da fonte aparte traz enorme beneficios, tais como menos akecimento e mais silencio...

nice dvd/divX player!
excelent mod!!

muitos parabens!
 
Está muito louco o projecto...E ao que parece foi simples de o fazer :007:

Queria deixar aqui uma sugestão:

PICT6012.JPG


Aqui à frente para não ficar aí esse neon assim tão à toa, podias fazer um rectangulo escuro com o teu nick ou o nome do projecto e com o neon por trás...Ou seja iria ficar uma frontal com o nick! Mas pronto só quis deixar aqui a minha opinião, eehehhe mas muito bom o projecto 8o
 
Back
Topo