1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Projecto] Cooling semi-passivo - 1º ensaio

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por nmstg, 1 de Julho de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1446)

1. nmstg

nmstg Power Member

Boas!

Este é o meu primeiro projecto de modding, e como tal, é uma ideia ainda muito "verde".
    A ideia é criar uma caixa á medida, onde o fluxo de ar seja tão grande que nao precise de ventoinhas "coladas" aos dissipadores...
    Construida em madeira e forrada a cortiça, com um acrilico por cima, esta caixa vai tambem servir de mesa de apoio, onde pouso comandos, tlm, etc...

[img=http://img254.imageshack.us/img254/4819/picnr046cj7.th.jpg]

Este é o estado actual da caixa. Ainda tenho as ventoinhas nos dissipadores, mas estes serão substituidos por um conjunto zalman, para o cpu e para as vga. Os discos e o DVD estao por baixo da motherboard.

[img=http://img296.imageshack.us/img296/4227/picnr048zn0.th.jpg]

Tentei alinhar as ventoinhas com as futuras posições dos dissipadores. São 3 ventoinhas, uma pro cpu, outra pros discos e dvd e uma ultima para as vga.

[img=http://img296.imageshack.us/img296/7442/picnr049mn0.th.jpg]

O meu actual problema reside na psu(que esta entre as vga e a ventoinha, mas ao nivel dos discos). Nao sei ate que ponto a psu aguenta sem uma ventoinha directamente apontada...

Como já disse, este projecto ainda está muito verde, mas com calma vai ter um final feliz!
    Agradeço toda a ajuda que me possam dar e claro que todas as sugestões são benvindas!!!
    Please comment!

Obrigado,
    Nuno Guerra

Última edição: 1 de Julho de 2008
  2. AcidDagger

AcidDagger What is folding?

nao sei se com essas ventuinhaszitas vais lá... ;)

3. nmstg

nmstg Power Member

Que aconselhas? Tb já pensei em colocar uns tubos a canalizar o ar...

4. pcoelho23

pcoelho23 Power Member

Só uma pergunta?
    A cortiça não vai deixar isso num mini forno, é um material bastante isolador.

A caixa dos meus sonhos é de prata, para o calor se dissipar melhor, a prata é um grande condutor térmico.

5. AcidDagger

o ideal era fazeres um tunel de vento... :D

se nao te fizer diferença o barulho no projecto usas aquelas ventuinhas de refrigerar os motores de frigorificos (vais à sucata que te arranjam...

se te fizer diferença o barulho... investes em 8 fans (4 para cada lado) de 14cm... umas que parecem umas turbinas (esta: SILENX IXTREMA 120MM 18dB/A PRO ) que tem um debito de ar de 90cfm com apenas 18 DB...

convinhas tambem que fiseces uns sugadores de ar... com um tubo...

Ficam aqui dois esquemas para tirares ideias:

PS: Não acho uma ideia verde... até e bem possivel... se a continuares acompanharei ;)

6. _Fighter_

_Fighter_ Power Member

Tiraste-me as palavras da boca...

7. nmstg

nmstg Power Member

A cortiça é um isolador térmico e acústico. Como a ideia é criar um "tunel de vento" dentro da caixa, o calor nem chega às laterais da caixa. E acabo por aproveitar as caracteristicas acusticas...:)

Outra das razoes pra usar cortiça é que nada nesta caixa é condutor electrico, e como sabes a prata é um excelente condutor electrico.

8. nmstg

nmstg Power Member

@AcidDagger

A ideia é baseada no tunel de vento, mas sem a parte do retorno do ar... Usando so a parte de testes do tunel. E em vez de bombear ar pra dentro da caixa, tiro o ar. Com a diferença de pressao criada pela ventoinhas, so tenho que me certificar que o ar entra pelo lado oposto das ventoinhas, fazendo-o passar pelos coolers...
    Acho é que vou ter que fazer um grande trabalho na condução do ar....

9. AcidDagger

tens que por prai umas quantro fans a mandar o ar para dentro da caixa e fazeres um tubo para a condução de ar, mas que apanhe as 4 fans... o ideal era a saida desse tubo teres uma grande quantidade de ar...

vou fazer um esquema já ca o venho meter

cumps ;)

10. AcidDagger

ou melhor... 1º trata é de arranjar um monstro de ventuinha mais de 22cm...

e assim fazias uma cena tubular ;)

11. pcoelho23

pcoelho23 Power Member

A cortiça se fizeres o túnel vai ser porreira.

Boa sorte com isso.

12. nmstg

nmstg Power Member

@ AcidDagger

[img=http://img386.imageshack.us/img386/6690/picnr046idw0.th.jpg]

Se dedicar a ventoinha de cima exclusivamente ao cpu, atraves de um tubo (como esquematizado na pic) penso que nao va ter problemas com o fluxo de ar que passa pelo respectivo dissipador...acho eu!

De qualquer das maneiras, ainda tenho duvidas quanto a refrigeração da psu...

Cumps, Nuno Guerra

13. AcidDagger

nao sei nao

cumps ;)

14. nmstg

nmstg Power Member

Agradecia se alguem me pudesse dar uma dica na questão da psu...
    N queria avançar mais o projecto sem ter uma certeza em relação a isto...

Cumps

15. AcidDagger

a psu basta tiras-lhe a caixa, penso que chegue

Partilhar esta Página