projecto de programa, alguma dica?

crossroads

Power Member
Boas!

Há uns tempos tive uma ideia e queria adaptá-la para um programa. Ora eu não sou programador mas dou uns toques (e tenho um colega que me ajudará) mas decidi pedir aqui alguma ajuda para dicas pq o programa ainda vai ser um bom desafio.
Ora o programa será basicamente um conjunto de "formulários" que serão preenchidos passo a passo. Depois de preenchidos poder-se-á expostar para alguns formatos - .doc, .pdf e talvez .ppt. É que assim posso manter organizada a minha informação e depois trabalhá-la noutro formato o que me pouparia imenso trabalho mais tarde. Depois queria meter umas coisas, ou não (depende), que poderiam incluir uma folha para orçamentos, a ligação com alguma imagens (através de thumbnails) e mais tarde incluir talvez (através da modificação de algum programa em open source) um programa de edição de imagem com apenas algumas ferramentas básicas.

Ainda estou na fase de planificação por isso gostava que me pudessem dar algumas dicas.

A primeira dúvida que tenho é em que linguagem de programação será melhor fazer o programa? Web based (PHP)? C#? Visual Basic? (não me falem do Acess pf.:004:)

Há protocolos ou standars que se devam respeitar para a exportação de dados? Será a mesma coisa a exportação para o MS Office que para o Open Office?

Obrigado!
 
Última edição:
A exportação para MS Office ou Open Office não é igual. São usadas librarys diferentes, apesar do processo dever ser igual... Já tentei isso, e não consegui... Posso ter sido nabo, por isso até pode ser possível :)

A linguagem de programação mais adequada é sempre aquela que se domina melhor. Eu recomendo-te VB .NET... Mas também é a linguagem onde me "desenrasco" melhor... É um bocado à escolha do freguês...

Ahh e parecendo que não, o Access dá para fazer umas coisas muito giras ;)
 
Eu fazia isso com Java,onde o interface WEB seria JSP ou JSF.

Existem livrarias em java que fazem essa passagem todas que dizes ....mas isso é a minha opinião ... criar pdf, words, excell, ppt etc ...
 
Podes utilizar a dll do word 2003 e criares dinamicamente o word, ou então utilizar xml , convetendo o xml para ser reconhecido pelo word., isto no Visual Basic.Net.

Se quiseres um exemplo em vb.net como criar um word dinamicamente pm.

Quanto ao pdf ñ estou a ver como.


[]'s
 
Usa .NET que o que não falta são controlos que já te fazem isso tudo, só tens de criar (praticamente) o interface do utilizador...
 
Cross: lembra-te de uma coisa. Qt mais tempo passares a tentar fazer esse programa menos tempo dedicas ao teu trabalho...
Sugiro que procures um programador. De certeza q alguém te faz isso por pouco dinheiro...
 
LeeMan disse:
Cross: lembra-te de uma coisa. Qt mais tempo passares a tentar fazer esse programa menos tempo dedicas ao teu trabalho...
Sugiro que procures um programador. De certeza q alguém te faz isso por pouco dinheiro...

Bem... aí a questãio complica-se. Quanto achas que é "pouco dinheiro"?
Além do mais ainda estou a planear a orgânica da coisa e tenho um colega que percebe umas coisas mas sim, já me lembrei de contratar um coder mas apenas para as partes mais complicadas, e se valer a pena.
É que eu tive a ideia e queria mesmo fazer isto mas nem sou patrão nem sequer empregado nem tenho qualquer negócio: sou bolseiro!
E ainda por cima era uma oportunidade de ouro para começar a programar pois sempre me interessei por isso. Só nunca tive foi como. Quando era miúdo ainda li um livro de Fortran que encontrei na biblioteca, mas como nem sequer tinha computador... e desde essa altura fiquei com vontade. Só preciso mesmo é de alguma ajuda.
 
1º estrutura de dados

crossroads disse:
Boas!

A primeira dúvida que tenho é em que linguagem de programação será melhor fazer o programa? Web based (PHP)? C#? Visual Basic? (não me falem do Acess pf.:004:)

Há protocolos ou standars que se devam respeitar para a exportação de dados? Será a mesma coisa a exportação para o MS Office que para o Open Office?

Obrigado!

viva,

não queria deixar de dar uma ajudita.

1º Creio que em qualquer programa de computador a primeira prioridade é a de escrever numa folha de papel a lápis o conjunto de dados e variáveis, com todo o rigor.

2º Depois disso deve-se tentar construir uma primeira forma da Estrutura de Dados que queremos utilizar bem como o conjunto de funcionalidades a desenvolver.

Da análise e do estudo aturado deste 2º passo, tipicamente uma semana seguida, para quem tem pouca experiência, então devemos comparar as necessidades da Estrutura com as possibilidades das linguagens que nos estão acessíveis.

É util analisar a aplicação como orientada à funcionalidade ou ao objecto. Isto introduz uma disparidade que pode não ser pequena na carga de trabalho. Por analogia, aquí faz-se a diferença entre o C e o C++. O grau de complexidade e de manutenção do código são diferentes.

Segundo, pensar se a Estrutura se vai adaptar a funcionalidades web. A partir da resposta a esta questão já se consegue pelo menos excluir uma quantidade de linguagens e afunilar a escolha.

Em terceiro lugar, a nossa Estrutura requer grande robustez e grande "resistência" a bugs? Então impõe-se linguagens de alto nível menos flexíveis, como o ADA (por analogia ao Pascal). Tem a vantagem de minimizar o debugging.

Por fim, os ficheiros que suportam a exportação de dados são manipulados consoante o SO em que se vai operar. Os ficheiros de tipo .rtf ou .doc, por exemplo, seguem um conjunto de parâmetros para que a aplicação que os "abre" os consiga interpretar. Este, do meu ponto de vista, não é um requisito do problema. É uma opção. O importante mesmo é termos a Estrutura de Dados bem definida. Exportá-los é uma operação de cosmética.

A ajuda talvez seja pouca, mas é com amizade.

cumprimentos
 
Back
Topo