projecto de programa, alguma dica?

crossroads

Power Member
Boas!

Há uns tempos tive uma ideia e queria adaptá-la para um programa. Ora eu não sou programador mas dou uns toques (e tenho um colega que me ajudará) mas decidi pedir aqui alguma ajuda para dicas pq o programa ainda vai ser um bom desafio.
Ora o programa será basicamente um conjunto de "formulários" que serão preenchidos passo a passo. Depois de preenchidos poder-se-á expostar para alguns formatos - .doc, .pdf e talvez .ppt. É que assim posso manter organizada a minha informação e depois trabalhá-la noutro formato o que me pouparia imenso trabalho mais tarde. Depois queria meter umas coisas, ou não (depende), que poderiam incluir uma folha para orçamentos, a ligação com alguma imagens (através de thumbnails) e mais tarde incluir talvez (através da modificação de algum programa em open source) um programa de edição de imagem com apenas algumas ferramentas básicas.

Ainda estou na fase de planificação por isso gostava que me pudessem dar algumas dicas.

A primeira dúvida que tenho é em que linguagem de programação será melhor fazer o programa? Web based (PHP)? C#? Visual Basic? (não me falem do Acess pf.:004:)

Há protocolos ou standars que se devam respeitar para a exportação de dados? Será a mesma coisa a exportação para o MS Office que para o Open Office?

Obrigado!
 
Última edição:
A exportação para MS Office ou Open Office não é igual. São usadas librarys diferentes, apesar do processo dever ser igual... Já tentei isso, e não consegui... Posso ter sido nabo, por isso até pode ser possível :)

A linguagem de programação mais adequada é sempre aquela que se domina melhor. Eu recomendo-te VB .NET... Mas também é a linguagem onde me "desenrasco" melhor... É um bocado à escolha do freguês...

Ahh e parecendo que não, o Access dá para fazer umas coisas muito giras ;)
 
Eu fazia isso com Java,onde o interface WEB seria JSP ou JSF.