1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Problemas Técnicos projecto de rede para um hotel

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por no_identity99, 18 de Março de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1353)

1. viva pessoal.. estou a fazer um projecto de rede para um hotel.
    e cheguei a uma parte onde fiquei sem ideias..
    o que mais posso implementar no projecto?
    ja tenho uma rede interna, rede wireless.. o que mais posso implementar no Hotel?
    qualquer ideia e bem vinda.. obrigado desde ja

Última edição pelo moderador: 23 de Março de 2009
  2. TosteX

TosteX Powre Membre

Isso é para um hotel real ou apenas um projecto para escola ou assim?

Servidor de fax, servidor de mail, servidor de ficheiros, tanta coisa.

3. amjpereira

amjpereira Folding Member

Segurança e recuperação contra desastres(perda de dados, desastres naturais, falta de energia, problemas com aquecimento, hardware avariado, so on) tens alguma coisa?
    Planos de contingência, backups e acesso remoto, plataforma de gestão de rede, etc, etc...

Cumprimentos

4. Kain

Kain Power Member

Ja agora e um projecto para rede só ou tb para sistemas?

5. é um projecto de rede que estou a fazer a partir de um hotel real.. so que posso inventar.. porque é para escola.
    estive a pensar em ipTV, voip nos quartos..
    como possivel fazer essa parte dos desastres?lol
    aceito mais sugestoes..

6. é umprojecto de rede.. mas vou ter que fazer o servidor tmb em linux.

7. amjpereira

IPTV esquece, não faz parte da tua rede, uma vez que o serviço é introduzido/fornecido por um ISP, alem de que para um hotel ter o aluguer de uma box por quarto é capaz de não ser muito barato....

VoIP podes criar um servidor em que com 1 numeração externa (de saida) está ligada a uma central, e dentro da rede tens várias extensões sendo que para fazer chamadas para fora, terão que passar pelo servidor utilizando uma numeração especifica.

Quanto a prevenção contra desastres existem varias coisas que podes fazer tanto na sala do servidor, como nos acessos, etc.

Dá uma vista de olhos para teres uma ideia

http://www.google.pt/search?client=...saster+recovery&meta=&btnG=Pesquisa+do+Google

Cumprimentos

8. TosteX

TosteX Powre Membre

Por acaso não é caro. É mais barato que um aluguer residencial por exemplo.

Para teres voip nos quartos tens de ter um sistema de taxação que de alguma forma contabilize o uso dos mesmos, senão seria uma fonte de receita que ia ao ar. Além disso, os telefones voip são caríssimos.

9. amjpereira

IPTV obriga 1 box por TV, se tivesse pelo menos 20 tv's já era capaz de ser mais caro do que por exemplo TVcabo ou Cabovisão que com analogico e 1 mensalidade apenas consegues ver em todas as tv's bastando utilizar um amplificador de sinal.

O que compensa mais? 1 mensalidade de tv apenas, ou a mensalidade da tv + boxes?

Quanto a VoIP bastaria ter uma central telefonica, porque mesmo que a numeração fosse VoIP, ele poderia depois fazer a configuração de numerações internas que funcionariam como extensões, passando por uma recepcionista tanto para entrar como para sair como fazem hoje em dia, quando levantas o telefone num hotel, toca na "recepção".

Cumprimentos

10. LiveMetal

LiveMetal Power Member

Em relação ao VoIP, Asterisk is your friend ;)

Não esquecer backups de dados e energia.

Backup de dados, podes sempre optar por um SnapServer ou algo desse género.

Backup de Energia, pah convem teres uns quantos UPS a alimentar Servidor e tudo o que seja bens essenciais de funcionamento (central telefonica caso uses central fisica, equipamentos de switch, routers, modem...).

11. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Podes pensar em domótica também!

Em relação à parte de VoIP, talvez a melhor solução passe por um servidor de comunicações.

12. Kain

Kain Power Member

Podes tb implementar um controlo de acessos físico aproveitando a rede local.

Usas esse controlo de acessos para os quartos e restantes áreas do hotel. Assim restringes os acessos e ficas com registos de quem entrou onde e quando.

Podes implementar um sistema de vigilância ligado a um servidor DVR.

Tudo isto são coisas que podes planear e que podem ter por base a rede local do hotel

13. TosteX

TosteX Powre Membre

Claro que é uma box por TV, e o que compensa demais depende. Quando estás a disponibilizar um serviço tens de olhar para o compromisso entre acrescer esse serviço como mais valia e os custos que advêm do mesmo.

Partilhar esta Página