[Projecto] - direct die

spastikman disse:
só não devias ter cortado assim os tubos :(. R12 é muita mau...

Não cortei os tubos todos, só cortei um, já estavam cortados, por isso não houve gás a sair.
O pessoal as vezes mete-se a inventar, ou então foi alguem para tentar vender o motor ao ferro-velho. :rolleyes:
 
kidd0 disse:
Eu tou com a mesma ideia k tu gaviao ... :P daqui a duas semanas a ver se reuno o material todo ... o meu prob é mm o dinheiro pork esta escaço ... mas axo k consigo fazer uma coisinha destas baratinha ... arranjando o material kase todo de borla :P lol ... os meus problemas sao fazer o evaporador , recarregar o sistema e calibrar e outros pequenos promenores k fazem diferença ... continua ... e ppl ajudem no ( assim tbm aprendo )... :D :P

vivas, quanto ao evaporador não é muito caro o cobre, por 20 euros compras um barra que te da para fazer uma "familia" de evaporadores eheh vou ver se segundo posto aqui os preços das cenas que já tenho, se não estou em erro o cobre não anda longe disso mas segunda ficas com o preço certo. :P um dois três diga la outra vez o preço certo :lol: :lol:

Depois tens é q comprar a fresa, segundo o sl4ck é 7 €

Fica bem
 
..::MadDog::.. disse:
vai dar uma volta á noite... vai olhando pos contentores do lixo. pode ser k vejas algum frigorifico
arca ou um a. condicionado.

ha k procurar, nao serias o primeiro.

ou entao....




desumificador :D


O MadDog tem razão, o que não falta ai é arcas e figorificos no lixo e normalmente o compressor esta em bom estado...
Eu deixei o compressor para o fim, senão o tive-se encontrado tinha mandado vir um, mas era a ultima coisa que ia comprar :D mas tive sorte em encontrar essa maravilha no lixo :007:
 
ya ... eu sei mas o meu problema nao é comprar o cobre , mas sim fazer o evaporador ... :S tem k ser eficaz e bem feito ... e eu nao sei trabalhar com isso :S ... vamos ver ... :P vou roundar aki a minha area pa ver se encontro um compressor ... :P senao vou ao ferro velho pode ser k tenha alguma coisa ... :D senao uso mm um k o meu tio tem k é um r12 ... :D
 
kidd0 disse:
(...)
por exemplo uma listal ... de todo o material essencial e outra de outros materias k possamos usar ... :P thanks :P

Não deves ter lido muitasas threads... Senão tinhas visto uma em que descrevi o material todinho que comprei... (e houve outra que fiz um esquemazeco)...
 
kidd0 disse:
... mas va la ppl este projecto pode ser uma mais valia pa toda a gente k tem esta ideia na cabeça e nao sabe por onde começar ... :D o ppl mais experiente é k podia ajudar ... por exemplo uma listal ... de todo o material essencial e outra de outros materias k possamos usar ... :P thanks :P

Se procurares pelo meu projecto do chiller, verás que está lá muita informação.
Ferramentas necessárias, material necessário, fotos da elaboração passo-a-passo, onde comprar (em Coimbra) e quanto custa... Começou por ser um projecto direct-die e acabou num chiller, por isso, até evaporadores d-die podes lá ver.

Peço desculpa pelo offtopic!
 
xBoShY e Ratax ... Os vossos threads , informaçao e material ja estao ali todos imprimidos num mini dossie k eu fiz ... :D :P ... desculpa so k eu coisa é eu olhar prai e outra é pegar nas ferramentas e faze lo ... lol o k sai asneira ... por isso é k kero o maximo de informaçao ... desculpem :S
so k eu axo k informaçao boa nunca é demais pork as vezes podem dizer coisas novas e inovadoras ... :D
Desculpem ... e continuem eu tou smp acompanhar tudo ... :D
 
Bem, cá vai a lista do material, onde foi comprado e o seu custo.

Comprada em Carnaxide no Francisco Soares.


1 x Barra de Cobre 50cm x 10cm x 1cm – 20.56 €


Comprado em Setúbal no Golfifrio.


1 x Condensador de Passagens – 27.08 €
condensador.jpg


3 x Válvulas de Carga ¼” com ponta de tubo ¼” – 4.43 €
valvula.jpg


1 x Filtro de ¼” de capacidade 30Gr – 1.22 €
filtro.jpg


1 x T de cobre ¼” – 1.5 €
1 x T de cobre 3/8" - 1.6€
3 x Metro de Tubo capilar de 0.08 mm – 1.58 €

15 x Metro de Tubo cobre de ¼” – 12.7 € com 20% de desconto
1 x Metro Tubo flexível de 3/8” – 20.6 € com 20% de desconto
2 x União latão de 3/8” para 3/8” – 2.2 € com 20% de desconto
2 x Porca de latão 3/8” – 1.2 € com 20% de desconto

1 x Oléo Castrol IceMatic 32 SW - 18.71 € com 20% de desconto
castrol.jpg


Arranjando no lixo

1 x Compressor Danfoss (motor principal para o sistema) – 0 € e umas corridas
1 x Compressor L’Unite (motor secundário para fazer vacum) – 0 €


Para fazer o evaporador usei, um engenho de perfuração, para furar a peça de cobre, antes marcai com um pulsão, todo os pontos na peça necessários para fazer o canal, onde o gás ira passar, para que a broca não me fuja do sitio pretendido.

Gastei em brocas:

2 x Brocas de 3mm – 1.56 €
2 x Brocas de 4mm – 1.60 €

O desenho a seguir foi o seguinte:
eva-desenho.jpg


A peça foi primeiro furada a 3mm e depois é que levou com a de 4mm. O buraco para o tubo de 3/8” foi furado com uma broca de 9.5mm.

Por fim passei com uma Folha de Oliveira para endireitar os canais, e no fim lixai a peça toda para retirar a rebarba do cobre.

Gastei na lima:

1 x Folha de Oliveira – 3 €

O resultado final foi este:
evaporador.jpg


As chapas de cobre tem 3mm, não gastei nada nelas pois já tinha as gajas ca em casa :o

O evaporador tem as seguinte dimensões: 40x40x23 mm.


Nesta altura do campeonato já tenho o material todo, necessário para avançar, ainda só não soldei as partes do sistema, porque o gajo da loja onde fui buscar a bilha de oxigénio armou-se em engraçado e não me encheu a bilha de oxigénio, e levou-me 12 € pelo serviço. Disse-me que já não era representante da Ar Liquido e que me a enchia a mesma só que não vinha selada… “só conversa *%”(“#2*112…” :zzz: Fui a passada sexta-feira lá te com ele para lhe pedir explicações do sucedido, mal começai a falar, retirou-me a bilha da mão e pediu-me imensas desculpas, ou seja o ****** queria-me mesmo comer por otario… agora vou segundo feria lá buscar a bilha de novo, vamos ver é se vem nas mesmas condições :002: ainda leva mas é com ela na cabeça … :lol: :lol:

Bilha de Oxigénio – 12 € + não sei quanto para a gasolina e muita paciência….

E quero também aqui agradecer ao sl4ck por me ter feito as bocas nos tubos de cobre de 3/8” e também pelos tubos que este me arranjou. :001:
 
Boa! Continua e boa sorte.

Só uma coisa para referência futura, quando fizeres outro evaporador, tenta que ele seja composto pelo menor número de partes possível. Por exemplo, em vez de teres um fundo soldado a um meio e um topo, tenta pelo menos que o fundo e o meio sejam uma só peça. Com isto vais melhorar a performance do evaporador.
Mas não te preocupes com isso agora que já tens esse feito, dá na boa!

Força!

EDIT: Não deixes assim a bilha em qualquer lado... :x2:
 
Última edição:
gavião disse:
O desenho a seguir foi o seguinte:
eva-desenho.jpg


O resultado final foi este:
evaporador.jpg

Boas!

Bom projecto, continua com força para o ver-mos a fazer o frio... :004:

Só uma dúvida/sugestão na contrução do evaporador. O gás não teria um melhor fluxo no evaporador se em vez de ter uma espiral com tantos ângulos rectos fosse uma espiral circular?

Pelo menos em líquido parece-me que é o que acontece (da experiência do wc)...

Ou a influência é desprezável?
 
Ratax disse:
Boa! Continua e boa sorte.

Só uma coisa para referência futura, quando fizeres outro evaporador, tenta que ele seja composto pelo menor número de partes possível. Por exemplo, em vez de teres um fundo soldado a um meio e um topo, tenta pelo menos que o fundo e o meio sejam uma só peça. Com isto vais melhorar a performance do evaporador.
Mas não te preocupes com isso agora que já tens esse feito, dá na boa!

Força!

EDIT: Não deixes assim a bilha em qualquer lado... :x2:


hehe Hum Obrigada pelas dicas, se tiver tempo ainda faço uma peça única para colocar em baixo em vez da chapa, agora também não sei quando é q vou poder pegar nisto, os exames começam a apertar de novo. :005: :005:
 
Anthrax_OC disse:
Boas!

Bom projecto, continua com força para o ver-mos a fazer o frio... :004:

Só uma dúvida/sugestão na contrução do evaporador. O gás não teria um melhor fluxo no evaporador se em vez de ter uma espiral com tantos ângulos rectos fosse uma espiral circular?

Pelo menos em líquido parece-me que é o que acontece (da experiência do wc)...

Ou a influência é desprezável?


viva, já li umas cenas nos forums sobre um bloco desse tipo , e pelos vistos a arquitectura do gajo por ser em espiral em vez de ângulos rectos melhora bastante a performance. Quanto ao gás, achou que não sou a pessoa mais indicada para te responder a isso, pois este é o meu primeiro evaporador, mas nunca vi nenhum evaporador com canais em espiral.
 
Última edição:
Bem, de momento estou com o projecto parado ate arranjar $ para comprar um maçarico novo. Finalmente consegui ir a Ar Liquido, para me encherem a bilha de oxigénio, o gajo lá deu a “maravilhosa noticia de que, já não tinham bilhas daquelas porque a fabrica que fazia as válvulas faliu, e assim como não tem válvulas novas deixaram de encher as tais bilhas. Resumidamente, tenho um maçarico novo, pois não tem quase uso nenhum, inutilizado porque deixaram de fabricar válvulas…

Agora quando tiver $ e estiver de melhor humor, pode ser que compre outro para continuar com isto…

:004: :004: :004: :004:
 
gavião disse:
Bem, de momento estou com o projecto parado ate arranjar $ para comprar um maçarico novo. Finalmente consegui ir a Ar Liquido, para me encherem a bilha de oxigénio, o gajo lá deu a “maravilhosa noticia de que, já não tinham bilhas daquelas porque a fabrica que fazia as válvulas faliu, e assim como não tem válvulas novas deixaram de encher as tais bilhas. Resumidamente, tenho um maçarico novo, pois não tem quase uso nenhum, inutilizado porque deixaram de fabricar válvulas…

Agora quando tiver $ e estiver de melhor humor, pode ser que compre outro para continuar com isto…

:004: :004: :004: :004:

Dasse isso é que é azar :(
 
gavião disse:
Bem, de momento estou com o projecto parado ate arranjar $ para comprar um maçarico novo. Finalmente consegui ir a Ar Liquido, para me encherem a bilha de oxigénio, o gajo lá deu a “maravilhosa noticia de que, já não tinham bilhas daquelas porque a fabrica que fazia as válvulas faliu, e assim como não tem válvulas novas deixaram de encher as tais bilhas. Resumidamente, tenho um maçarico novo, pois não tem quase uso nenhum, inutilizado porque deixaram de fabricar válvulas…

Agora quando tiver $ e estiver de melhor humor, pode ser que compre outro para continuar com isto…

:004: :004: :004: :004:


Há mais sitios para encheres a bilha... Check Dupont portugal:

PORTUGAL
ALDIFRIO LTD.
Rua Principal, Lote 17 C/v
Barrio Estacal Novo
2695-236 Sta. Iria de Azoia
Tel: +351(1) 959 38 51
Fax: +351 219 597 515
Contact: Joachim Aldinhas
E-mail: [email protected]

se quiseres estes ate te enchem a bilha de etileno:P
 
sl4ck disse:
não ha mesmo maneira de adaptar isso?? :rolleyes:

vivas sl4ck, pa a unica maneira que vejo era tirar a vavula da bilha que tenho ca, e na ponta desta que vai por usa vez enroscar na bilha soldar outra rosca uma peça que na ponta tenha a rosca para as bilhas q andam por ai. tive a ver isso no intermache, mas o conjunto com a mangueira toda e maçarico ficava-me por 50€ mais um pouco é o kit todo.

agora só se aranjar uma peça dessas a baixo preço que possa adaptar, e depois ai sim, fazer a soldadura.

ThunderStorm, o problema não é encher a bilha, mas sim a validade da valvula. pois esta bilha que tenho cá, tem a prova de 94, ou sejá logo ninguem enche pq a valvula tem q ter uma validade de 2 anos.
 
Back
Topo