[Projecto] - direct die

Viva pessoal, finalmente volto de novo ao projecto que outra hora deixa "pindurado" :-D

Massarico novo, vida nova

gav4.jpg


meti-me também a fazer a armação para a caixinha do sistema

gav1.jpg


gav3.jpg


gav6.jpg


Para tal comprei esta coisa que faz angulos :002:

gav5.jpg



quantoa ao evaporador vou mudar de desenho, e usar um cilindrico para depois adaptar o socket da vapochile

gav7.jpg


o qual devo agradecer ao sl4ck, pelo trabalho de torno ja feito sobre a peça.
na folha esta o desenho que em prencipio vou adoptar, para ser feito a fresa; ainda não tenho a certesa de vou conseguir aranjar o trabalho de fresa mas em prencipio tudo aponta para isso.


agora vem as novidades do continente: :004:

ele3.jpg


ele4.jpg


ele5.jpg


para meio intendedor meia palavra deve bastar ou meia foto:P

mas ca vai, estou a desenvolver o hardware e software para controlo de tempraturas, o sensor que vou aplicar tem capacidade para medir ate -55C com presição de 0.1 grau. se o meu sistema passar disso, e se tiver tempo logo ire pensar em aplicar outro sensor :P

o sistema tera capacidade para 5 sensores de tempratura, e para controlar duas ventoinhas, independentemente. 0-100% digitalmente ou seja sem ser necessario nenhum potenciometro.

o mc usado é o pic16f876, que ira ler os 5 sensores, controlar as duas ventoinhas e por fim fazer o interface com o LCD, a comunicação com o pc esta a ser feita por rs232, ligado a um adaptador usb, mas é apenas temporaria, quando tiver tudo feito no q diz respeito a hard w soft, vou implementar o usb directamente na placa.

poderei tb usar o sistema semelhante as das promys q o utilizador define um valor x de temp para o pc se ligar.

quando ao soft, estou a programalo e já tenho a parte de comunicaçao com o mbm pronta, ou seja é possivel ler todas as temps, volts, e rps, presentes no mbm, tb é possivel enviar o sensor do meu sistema para o mbm, assim como a informacao das fans.

estou tb a inserir propriadades de sistema, assim como o espaço livre de discos, uptime, x coisas q se podem fazer, semelhantes ao lcd smarti.

agora quando tiver tempo, dou novidades. :P :P :P :P
 
Boas

Podes postar as dimensões (diâmetro e altura exteriores do cilindro) desse evaporador? Isso encaixa num kit de vapochill, certo?

Parabéns por esse controlador, se fizeres uma versão para ligar directo a usb depois posta os esquemas sff que eu faço um clone para mim! Arranjei um link em que havia esquemas para ligar à usb directo, mas n arranjo os integrados necessários :\ . E isso do temporizador antes de ligar interessou-me particularmente, tb andei a ver se arranjava maneira de fazer isso mas não descobri como...
 
Última edição:
Homem Bomba disse:
Boas

Podes postar as dimensões (diâmetro e altura exteriores do cilindro) desse evaporador? Isso encaixa num kit de vapochill, certo?

Parabéns por esse controlador, se fizeres uma versão para ligar directo a usb depois posta os esquemas sff que eu faço um clone para mim! Arranjei um link em que havia esquemas para ligar à usb directo, mas n arranjo os integrados necessários :\ . E isso do temporizador antes de ligar interessou-me particularmente, tb andei a ver se arranjava maneira de fazer isso mas não descobri como...

fala com o sl4ck q o cilindro é da sua autoria, quanto ao controlador n tenciono tornar o codigo fonte publico.

comprimentos :)
 
Última edição:
A ideia não é disponibilizares o código-fonte da programação do circuito, só falei no esquema de montagem (o que envolve soldar peças ;) ). A programação com tempo e paciência também a a faço.
 
help me

sr. gaviao, é o seguinte,e a 1º vez q meto post, gostaria q algum de voces q dominam o frio me ajuda-se visto q anda a estudar numa escola profissional, no ultimo ano no kual sou obrigado a realizar uma (PAP) prova de aptidao profissional, tenho pesquizado mas n encontro nenhum projecto. era possivel alguem me dizer onde encontrar um? vo fazer a pap com uma camara de congelaçao em alvenaria,e n especificando o tipo de produtos a congelar. as tabelas das temperaturas distritais e o catalogo da danfoss eu tenho, de resto.....se alguem poder ajudar...... ;)
 
viva pessoal, já tenho o evaporador feito em fresa compturizada sengundo o desenho do CAD, colocado em cima, amanha a ver se meto aqui uma foto do mesmo, para verem como ficou.

:-D
 
shock disse:
sr. gaviao, é o seguinte,e a 1º vez q meto post, gostaria q algum de voces q dominam o frio me ajuda-se visto q anda a estudar numa escola profissional, no ultimo ano no kual sou obrigado a realizar uma (PAP) prova de aptidao profissional, tenho pesquizado mas n encontro nenhum projecto. era possivel alguem me dizer onde encontrar um? vo fazer a pap com uma camara de congelaçao em alvenaria,e n especificando o tipo de produtos a congelar. as tabelas das temperaturas distritais e o catalogo da danfoss eu tenho, de resto.....se alguem poder ajudar...... ;)

Hei tb estudei numa profissonal, um coisa te digo se fizeres a PAP por ti de raiz safaste muito melhor na defesa. Qual é o teu curso? Podias fazer uma PAP sobre phase change cooling seria algo interessante e inovador.

Desculpem o offtopic...
 
Decidi comprar um compressor novo para meter no sistema, a ver se esta coisa fica 5 estrelas :lol: :lol:


Novo compressor in the house: Aspera r134a 1/4 HP
novocompresor.jpg


O novo evaporador ja soldado
novoeva.jpg


Ainda tenho q soldar o capilar e testar se ha fugas mas o tempo n da para tudo, sobretudo neste semana de caça ao coelho da pascoa com o canhão do cota :004:

a caixita para o sistema
caixa.jpg


A caixa vai ficar nestes tons de alumio no interior, dei um verniz ficou todo lizinho e brtilhate.
no exterior vai ficar com as faces pretas metalizada com ta na foto apesar de n se ver bem, e com a cantoneira em aluminio envernizado.

Quando a gaja secar acabdo de tirar mais umas fotos. vai levar 2 fans atraz e duas a frente.
a ver se aranjo tempo para soldar a cenaita toda :P e a ver se é desta q isto faz frio :002:

comprimentos :007:
 
Bem já soldei as cenas todas, so falta o capilar. quanto ao evaporador estou a pensar mudar de desenho novamente mas ca vão as fotos da cena já na sua casita:

IMAG0067.jpg


IMAG0068.jpg


IMAG0069.jpg


IMAG0070.jpg



IMAG0072.jpg


vou ver se ainda corte a frontal da caixa hoje para estar no meio das fans na parte superior
o Lcd.


IMAG0074.jpg


O meu rico lcd azulinho, o transformador de 230 para 12v 6amperes :P e o disipador que vou cortar deve dar ai para uns 4 controladores com o objectivo de manter fresquinho os mosfet e os reguladores de tensão da pcb do controlador.


IMAG0075.jpg


As fichas para ligação dos sensores e luzes das fans e lcds. assim como os suportes para os fusiveis lala alall


amanha devo ir buscar os terminais para placas para fazer a placa de sepração de alimentação onde se vai ligar o compresor, bomba de agua (caso se quira fazer um chiler) vou espetar esta opção no controlador, transformador, e 230 in. a ideia é seprar os 230 v dos 12 v e 5 v do circuito principal para prevenir que se apanhe um estição >( >( >(

vou tentar para o proximo fim de semana ja ter esta placa funcional. para passar para a placa do contrlador bem dita.

comprimentos :004:
 
Keep going ;) , mto fix

Só uma coisa: devias ter deixado a soldadura do filtro para ultimo

Esse flexivel da sucção se for de 1/4" passa o capilar a volta, se for de 3/8" passa por dentro para melhorar o subcooling, poix tens mais margem de manobra c\ o flexivel de 3/8" do que com o de 1/4", o capilar por dentro do flexivel de 1/4" poderá-te atrufiar a sucção...não sei.. ;)
 
Última edição:
PCB do C. Unit

pcb0.JPG


Acabei de desenhar a versao final da placa onde vou colocar os reles para controle do compressor e da bomba de agua (caso o sistema seja um chiller).

Esta placa tem a funcionalidade de receber todas as ligações de todos os componetes (compressor, bomba de agua, 230 in, transformador, entre outros) e assim fazer a separação do hardware (este costituido por dois, o modulo de controle "C. Unit" e o modulo Pai, Cota Unit).

O modulo Cota Unit, vai ser a placa que tem o MC, interface para comunicação com o PC, sensores de tempratura, PWM, e as restantes partes para o funcionamento do sistema, mas que não representação um prigo em questao de corrente e voltagem.

A ideia é dividir também o modulo Cota, em duas versao difrente, um versao mais leve que apenas controla um Rele, e depois a versao mais "pesada" que controla os dois, controla por sua vez tb luzes como neos que queiram ser postos na caixa, por software e que ira ter mais alguns bonus.

Uma breve explicação da placa em cima:

Bornes X1 : Ligação dos 230 in
Bornes X2 : Ligação dos 230 de alimetação do transformador de 230v para 12v 6A
Bornes X3 : Ligação do Compressor
Brones X4 : Ligação da Bomba de Agua

Ficha SV1 : Linhas de Controle do modulo Cota

X6 : Ligação para um switch para possiblitar o aranque automatico do Compresor
X7 : Ligação para um switch para possiblitar o aranque automatico da Bomba de Agua

A ideia por de traz do X6 e X7 é possiblitar ao utilizador do sistema, ligar por exemplo a Bomba de Agua em modo de "enchimento" tendo por sua vez o controlador do sistema desligado. A mesma função se aplica ao compresor no que diz respeito a ser ligado sem necessidade do modulo controlador.

A F1 vai ser o fusivel responsavel por proteger o circuito, evitando q este não um dia não se transforme numa torada :P

Cada Rele ira ter um led que indicara o estado o dispositivo.
1 = motor Ligado / bomba Ligada
0 = motor Desligado / bomba Desligada.

Tomoro vou mergulhar a placa no acidos infernais e a noite ja devo postar aqui uma fota da gaja ja fetia.

Cumprimentos.

esqueci-me de uma coisa so para a malta ter a ideia do tamnho da gaja 8.5x5.5 cm.
 
Última edição:
Back
Topo