Projecto Electrónica

ciborg

Power Member
Olá, eu tenho de fazer um projecto la para a escola e gostava de fazer algo ligado com electrónica , algo que não seja muito complexo e fácil de executar ah e claro que não fique muito caro.:lol:

Alguém tem alguma ideia a sugerir?

Cumpz
 
Por exemplo: A minha irmã construiu um barco com um motor eléctrico, em que este era alimentado por uma célula fotovoltaica.

Eu Construí um robô que funcionava a bateria, a qual era carregada com luz solar....
 
Essa ideia do barco a motor parece ser muito fixe , podias-me falar um bocado desse projecto e que eu tb n sei como começar ! Podias ajudar-me ? sff
 
aproveitando a ideia dos painéis solares podias fazer uma pequena maqueta com, por exemplo, duas turbinas eolicas, duas casas e dois paineis solares. cada painel solar alimentaria uma turbina e um casa. agora tu e que decides :)
 
Essa ideia do barco a motor parece ser muito fixe , podias-me falar um bocado desse projecto e que eu tb n sei como começar ! Podias ajudar-me ? sff

Por acaso fui eu que "projectei" o barco que a minha irmã construiu.

É muito simples: Fazes uma estrutura parecida com a de um barco como é óbvio num material flutuante (madeira por exemplo). Na estrutura podes "decorar"ao teu gosto.
Nessa estrutura terá de encaixar o eixo de rotação de um motor eléctrico (semelhante aos carros RC). Na parte do eixo que fica do lado de fora da estrutura flutuante colocas uma hélice.
Na estrutura flutuante colocas as células fotovoltaicas , e também um circuito electrónico caso seja necessário "filtrar" a corrente eléctrica fornecida pelas células.
O barco que a minha irmã construiu possui dois motores, logo duas hélices, porque assim, através de um sistema de rádio controlo pode fazer o barco mudar de direcção (o principio de mudaça de direcção é semelhante ao das escavadoras de lagartas/correntes). Mas isso já exige conhecimentos de electrónica um bocado aprofundados.


cumps.
 
A ideia do painel solar que alimentaria uma turbina e um casa parece-me interessante poderias explicar melhor como poderia eu fazer a turbina ?
sff
 
A ideia do barco também me parece muito original só que talvez um bocado difícil de elaborar não?

Em relação a tua proposta eu tenho algumas dúvidas , se calhar algumas são um bocado óbvias mas eu não entendo muito bem (sorry):001:

O eixo de rotação onde o poderei encontrar? Será que poderei construi-lo?
Não posso criar células foto voltaicas?
E necessário algum circuito electrónico?
Como poderei fazer o controlo do barco?

Desculpa lá as perguntas :)

Cumpz
 
1A ideia do barco também me parece muito original só que talvez um bocado difícil de elaborar não?

2.Em relação a tua proposta eu tenho algumas dúvidas , se calhar algumas são um bocado óbvias mas eu não entendo muito bem (sorry):001:

3.O eixo de rotação onde o poderei encontrar? Será que poderei construi-lo?
4.Não posso criar células foto voltaicas?
5.E necessário algum circuito electrónico?
6.Como poderei fazer o controlo do barco?

Desculpa lá as perguntas :)

Cumpz


1. A parte da estrutura só tens de ter "habilidade", a parte electrónica é complicada quanto à elaboração do circuito electrónico (no caso que referi, um professor de FQ elaborou o circuito e depois eu soldei).


3. Estás a ver um motor dum carrinho da loja dos 300? Esses motores têm um "ferrinho" no meio, o eixo de rotação é esse "ferrinho", que no caso que referi é bem comprido, logo não é preciso sistemas mecânicos para transmitir o movimento do motor à hélice porque esta está ligada directamente ao eixo de rotação. Caso não arranjes motores com o "ferrinho" suficientemente comprido podes prolonga-lo soldando um segundo "ferrinho".

4. Podes, mas fica mais barato compra-las.

5. Se quiseres fazer um "tele-comando" é necessário. Isso já é um bocado complicado de fazer, Precisas de ter conhecimentos amplos na electrónica que eu não tenho, como já disse foi um prof que tratou dessa parte. Depois podes é precisar de um circuito simples para "filtrar" a corrente, umas resistências, uns potenciómetros e pouco mais...

6. o Controlo remoto pode ser feito através de um pc. Arranjas um ruteur, uma placa de rede e um prof de informática:p. Esse prof vai ajudar na rede e na programação.


cumps
 
Boas, peço desculpa pela demora na resposta :rolleyes:

estava a pensar em qualquer coisa assim parecida (desculpa la a pintura rupestre mas n tive muito tempo)
techzonesr6.png

é simples e rapido de se fazer. talvez tivesses mais dificuldade em controlar a velocidade das turbinas, mas nada que uma resistencia nao resolva :p
 
Sobre o barco :D ...

No problemas dos circuitos não existem grandes problemas ,pois nós estamos a abordar esse tema e a fazer circuitos.
Ok estou a ver que essa parte do motor ao que me parecia não e muito complicada.
Agora na questão das células foto voltaicas e que eu também não estou muito dentro do assunto entendes por isso acho que e mesmo melhor comprá-las. Sabes mais ou menos o preço de cada uma?
A parte mais complicada e o tele-comando e o controlo remoto.

Desde já obrigado pela ideia parece ser muito fixe.

Cumpz :)
 
não precisas de pedir desculpa , epah eu e k tenho assim umas duvidazitas e decidi perguntar...

O desenho esta básico e compreensível so não estou a compreender muito bem e as ligações entre:

Os painéis entre as casas e as turbinas.

E como posso ... quer dizer o que faria a estrutura que identificas como casa?

Obrigado pela ideia está fixe e útil ...

Cumpz
 
Depois se não for pedir muito podiam fazer uma lista de mais ou menos que material e necessário para cada um dos projectos propostos?

Obrigado a todos

Cumpz
 
Essa foto está muito fixe . Tens mais que possas mostrar ?

Cumpz

comigo nao tenho mais fotos. a maqueta da foto foi feita pelo meu primo para um trabalho da escola... so pedindo mais fotos :rolleyes:



quanto ao material...
2 paines solares
painelsolarvz0.jpg

paineis como este podem dar-te cerca de 2.5volts, o k chega e sobra para este projecto

2 motores para as turbinas
motorid7.jpg


2 metros de fio para trabalhares a vontade, 2 ou 4 leds para a iluminação das casas e imaginação
 
Back
Topo