1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto "Energias Renováveis"

Discussão em 'Electrónica' iniciada por HRaki, 4 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 41; Visualizações: 11600)

  1. HRaki

    HRaki Power Member

    Olá, eu sou o David e sou um dos 4 membros de um grupo que está a levar a cabo um projecto que visa demonstrar que é possivel a construçao de uma ventoinha eólica em pequena escala.
    O objectivo é, além de explicar todos os beneficios das ER, explicar também todos os passos que seguimos na construçao da mesma. A parte mecânica está sobre rodas e bem encaminhada. A parte electrónica assusta-me bastante, admito. Além de não entender muito do assunto, tenho a noção de que mais ninguem dentro do grupo domina essa vastissima área. Decidi recorrer a voces, entendidos no assunto. A questão é muito simples, depois da estrutura metálica estar OK, o que é necessario para a produção de alguns watts de energia ? Gostaria de obter qualquer coisa, para poder mostrar que, se em pequena escala é possivel, em grande escala o resultado seria muito melhor ..

    Resumindo caros colegas, conseguem dar-me umas dicas de como o fazer ou algum website que me ajude a levar este projecto a um bom fim?

    Cumps e Obrigado desde já ! As fotos podem vir a aparecer se alguem estiver interessado .. Pessoalmente achei um tema interessante e um trabalho ousado visto que se trata da disciplina de Area de Projecto do 12º ano. :D
     
  2. timber

    timber Zwame Advisor

    Isso precisa fornecer a tensão da rede de baixa tensão ou só tem mesmo que dar qualquer coisa e pronto?
     
  3. HRaki

    HRaki Power Member

    Sinceramente, a ideia era conseguir acender um circuito pequeno de alguns LED's. Mas sim, qualquer coisa é bem vinda. Nao pretendemos ligar um PC com aquilo lol. Obrigado pela atenção

    Cumps
     
  4. Marco André

    Marco André Power Member

    Pelo que percebi... a ideia deles é fazer acender um painel de leds e variar a sua intensidade :p

    Edit: Eish, demorei demais a responder
     
  5. tonebiclas

    tonebiclas Power Member

    fico á espera para ver! boa sorte.cumps.
     
  6. HRaki

    HRaki Power Member

    Obrigado pelo apoio ! Conto com vossa ajuda

    Cumps
     
  7. timber

    timber Zwame Advisor

    Bem se tem um suporte metálico, só precisam das pás do aerogerador e dum motor qualquer (que vai funcionar como gerador) e depois precisam dum rectificador para meter a coisa em corrente contínua e alimentar os LEDs. Se arranjarem um motor de corrente contínua nem a rectificação é preciso. Isto fica um bocado mal amanhado mas deve dar para meter os LEDs a funcionar.
     
  8. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    timber, todos os motores podem funcionar como geradores?

    tipo, se eu pegar num motor de uma maquina de lavar roupa, e o meter a rodar a uma rotação semelhante à rotação de funcionamento, consigo obter alguma coisa? tinha ideia que não...
     
  9. timber

    timber Zwame Advisor

    Sim em termos de princípio genéticos é correcto, aliás em termos correctos costuma-se chamar simplesmente máquina eléctrica porque o motor (ou o gerador) é um modo de funcionamento.

    Existem algumas máquinas que não dão dependendo de como está construído o circuito de excitação. Se a excitação tiver um circuito à parte (como por exemplo tem as máquinas síncronas das grandes centrais eléctricas) funciona tudo OK, se por exemplo tiveres um motor em que a alimentação também serve de excitação, não vai funcionar porque o teu gerador não tem excitação. O problema não está no princípio mas na maneira ocmo a máquina foi construída.

    Já agora o motor da máquina da roupa deve ser um motor de indução (monofásico). Isso tem mais uns truques. A máquina tem que ser posta a rodar a uma velocidade superior à velocidade de sincronismo que depende da frequência da rede e no nº de pares de polos da máquina (por sua vez a velocidade de rotação como motor é um pouco inferior a esta velocidade de sincronismo). Por isso é que o motor/gerador se chama mesmo máquina assíncrona. Como gerador tem muitas aplicações em... aerogeradores. Deve também precisar de estar ligada à rede por causa da conversa da excitação para poder ser um gerador. Para funcionar isolado era preciso algo auxiliar. Mas epá já estou no limite da minha memória. Teria de ir ler uns livros que tenho lá em casa. E espero não me ter enganado.
     
    Última edição: 4 de Fevereiro de 2008
  10. HRaki

    HRaki Power Member

    Ora então um motor. Que tipo de motor?! Acham que um componente de um carro já velho funciona?! Peço desde já desculpa pela ignorancia que demonstro mas é por isso mesmo que me estou a socorrer de voces. Obrigado pelos Replys

    Cumps
     
  11. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    Olha... se conseguires arranjar um alternador de um carro velho, é provavel que tenhas algum sucesso... apesar de provavelmente terems que arranjar alguma desmultiplicação... e teres que ter em conta se a força que a "helice" é capaz de fazer, é de facto suficiente para garantir algum movimento do sistema.

    se começas a ir para geradores muito pesados, provavelmente vais ter que considerar uma "helice" maior, e/ou ter que esperar por um dia mais ventoso para fazer a demonstração.
     
    Última edição: 4 de Fevereiro de 2008
  12. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    agarra num espremedor de laranjas, pedes a um gajo para ficar a agarrar nas duas pontas da ficha e rodas a parte do espremedor onde "encaixa" a fruta... depois pela reacção do gajo tens a noção da energia gerada :D

    @ HRaki: arranja um motor de um carro telecomandado, prende as pás da ventoinha ao motor e o motor no suporte metálico... ao rodares a ventoinha, vais gerar uma tensão muito baixa nos terminais do motor... se arranjares um circuito para acender o led com um tensão baixa, tás safo ;)
     
  13. HRaki

    HRaki Power Member

    beeem, isso é uma bela ajuda!! Carros telecomandados nao faltam aqui por casa. Deixo também a info de que nao vamos utilizar vento para a demonstração. Vamos recorer a uma ventoinha bastante potente. Seja que a força na helice vai ser maior do que um dia bastante ventoso. :P

    Obrigado a toodos.

    Cumps
     
  14. filisilva

    filisilva Power Member

    n vais utilizar vento..ms isso não era para ser energias renovaveis...entoa vais fornecer energia a uma ventoinha.. que depois vai estar ligada ao veio de um motor para gerar energia... qq coisa não soa bem....:D
     
  15. HRaki

    HRaki Power Member


    Claro. A demonstração é que tem valor pois dentro de uma sala de aula é complicado mover uma ventoinha a menos que todos soprem na mesma direcçao. lol
     
  16. CesarLuc

    CesarLuc Power Member

    A ideia do espremedor parece ser a mais simples, depois tens a opção do alternador, o motor daquelas motos de brincar ou até mesmo de um motor de arranque (aí já precisavas de muito vento)

    cumps
     
  17. ScOrpion-boy

    ScOrpion-boy Banido

    O melhor é um alternador de um automovel, já rectifica nos 12V a tensão de saída. Podes exprimentar que funciona, já vi isso na minha fac a rolar ligado a um motor trifásico :rolleyes:

    Off-topic:
    Os motores monofásicos não dão para fazer de gerador, tal como o Timber disse.
     
  18. HRaki

    HRaki Power Member

    Olá de novo. Trago novidades!
    Iniciámos então a busca a possiveis componentes que possamos usar para conseguir gerar corrente a partir da rotação das pás da ventoinha. Consegui adquirir um electroventilador/termoventilador de um automovel (12V, Bifásico). Já lhe ligámos um voltimetro e rodámos o eixo para ver se conseguiamos ddp. O aparato está OK portanto peço mais uma vez ajuda. Como é que posso fazer disto algo útil para o projecto. Muito agradecido, David.
    P.S. -> cá vao algumas fotos para qualquer esclarecimento :)








    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     

Partilhar esta Página