Projecto "Energias Renováveis"

HRaki

Power Member
Olá, eu sou o David e sou um dos 4 membros de um grupo que está a levar a cabo um projecto que visa demonstrar que é possivel a construçao de uma ventoinha eólica em pequena escala.
O objectivo é, além de explicar todos os beneficios das ER, explicar também todos os passos que seguimos na construçao da mesma. A parte mecânica está sobre rodas e bem encaminhada. A parte electrónica assusta-me bastante, admito. Além de não entender muito do assunto, tenho a noção de que mais ninguem dentro do grupo domina essa vastissima área. Decidi recorrer a voces, entendidos no assunto. A questão é muito simples, depois da estrutura metálica estar OK, o que é necessario para a produção de alguns watts de energia ? Gostaria de obter qualquer coisa, para poder mostrar que, se em pequena escala é possivel, em grande escala o resultado seria muito melhor ..

Resumindo caros colegas, conseguem dar-me umas dicas de como o fazer ou algum website que me ajude a levar este projecto a um bom fim?

Cumps e Obrigado desde já ! As fotos podem vir a aparecer se alguem estiver interessado .. Pessoalmente achei um tema interessante e um trabalho ousado visto que se trata da disciplina de Area de Projecto do 12º ano. :D
 
Sinceramente, a ideia era conseguir acender um circuito pequeno de alguns LED's. Mas sim, qualquer coisa é bem vinda. Nao pretendemos ligar um PC com aquilo lol. Obrigado pela atenção

Cumps
 
Bem se tem um suporte metálico, só precisam das pás do aerogerador e dum motor qualquer (que vai funcionar como gerador) e depois precisam dum rectificador para meter a coisa em corrente contínua e alimentar os LEDs. Se arranjarem um motor de corrente contínua nem a rectificação é preciso. Isto fica um bocado mal amanhado mas deve dar para meter os LEDs a funcionar.
 
timber, todos os motores podem funcionar como geradores?

tipo, se eu pegar num motor de uma maquina de lavar roupa, e o meter a rodar a uma rotação semelhante à rotação de funcionamento, consigo obter alguma coisa? tinha ideia que não...
 
Sim em termos de princípio genéticos é correcto, aliás em termos correctos costuma-se chamar simplesmente máquina eléctrica porque o motor (ou o gerador) é um modo de funcionamento.

Existem algumas máquinas que não dão dependendo de como está construído o circuito de excitação. Se a excitação tiver um circuito à parte (como por exemplo tem as máquinas síncronas das grandes centrais eléctricas) funciona tudo OK, se por exemplo tiveres um motor em que a alimentação também serve de excitação, não vai funcionar porque o teu gerador não tem excitação. O problema não está no princípio mas na maneira ocmo a máquina foi construída.

Já agora o motor da máquina da roupa deve ser um motor de indução (monofásico). Isso tem mais uns truques. A máquina tem que ser posta a rodar a uma velocidade superior à velocidade de sincronismo que depende da frequência da rede e no nº de pares de polos da máquina (por sua vez a velocidade de rotação como motor é um pouco inferior a esta velocidade de sincronismo). Por isso é que o motor/gerador se chama mesmo máquina assíncrona. Como gerador tem muitas aplicações em... aerogeradores. Deve também precisar de estar ligada à rede por causa da conversa da excitação para poder ser um gerador. Para funcionar isolado era preciso algo auxiliar. Mas epá já estou no limite da minha memória. Teria de ir ler uns livros que tenho lá em casa. E espero não me ter enganado.
 
Última edição:
Ora então um motor. Que tipo de motor?! Acham que um componente de um carro já velho funciona?! Peço desde já desculpa pela ignorancia que demonstro mas é por isso mesmo que me estou a socorrer de voces. Obrigado pelos Replys

Cumps
 
Olha... se conseguires arranjar um alternador de um carro velho, é provavel que tenhas algum sucesso... apesar de provavelmente terems que arranjar alguma desmultiplicação... e teres que ter em conta se a força que a "helice" é capaz de fazer, é de facto suficiente para garantir algum movimento do sistema.

se começas a ir para geradores muito pesados, provavelmente vais ter que considerar uma "helice" maior, e/ou ter que esperar por um dia mais ventoso para fazer a demonstração.
 
Última edição:
timber, todos os motores podem funcionar como geradores?

tipo, se eu pegar num motor de uma maquina de lavar roupa, e o meter a rodar a uma rotação semelhante à rotação de funcionamento, consigo obter alguma coisa? tinha ideia que não...

agarra num espremedor de laranjas, pedes a um gajo para ficar a agarrar nas duas pontas da ficha e rodas a parte do espremedor onde "encaixa" a fruta... depois pela reacção do gajo tens a noção da energia gerada :D

@ HRaki: arranja um motor de um carro telecomandado, prende as pás da ventoinha ao motor e o motor no suporte metálico... ao rodares a ventoinha, vais gerar uma tensão muito baixa nos terminais do motor... se arranjares um circuito para acender o led com um tensão baixa, tás safo ;)
 
beeem, isso é uma bela ajuda!! Carros telecomandados nao faltam aqui por casa. Deixo também a info de que nao vamos utilizar vento para a demonstração. Vamos recorer a uma ventoinha bastante potente. Seja que a força na helice vai ser maior do que um dia bastante ventoso. :P

Obrigado a toodos.

Cumps
 
beeem, isso é uma bela ajuda!! Carros telecomandados nao faltam aqui por casa. Deixo também a info de que nao vamos utilizar vento para a demonstração. Vamos recorer a uma ventoinha bastante potente. Seja que a força na helice vai ser maior do que um dia bastante ventoso. :P

Obrigado a toodos.

Cumps
n vais utilizar vento..ms isso não era para ser energias renovaveis...entoa vais fornecer energia a uma ventoinha.. que depois vai estar ligada ao veio de um motor para gerar energia... qq coisa não soa bem....:D
 
n vais utilizar vento..ms isso não era para ser energias renovaveis...entoa vais fornecer energia a uma ventoinha.. que depois vai estar ligada ao veio de um motor para gerar energia... qq coisa não soa bem....:D


Claro. A demonstração é que tem valor pois dentro de uma sala de aula é complicado mover uma ventoinha a menos que todos soprem na mesma direcçao. lol
 
A ideia do espremedor parece ser a mais simples, depois tens a opção do alternador, o motor daquelas motos de brincar ou até mesmo de um motor de arranque (aí já precisavas de muito vento)

cumps
 
O melhor é um alternador de um automovel, já rectifica nos 12V a tensão de saída. Podes exprimentar que funciona, já vi isso na minha fac a rolar ligado a um motor trifásico :rolleyes:

Off-topic:
Os motores monofásicos não dão para fazer de gerador, tal como o Timber disse.
 
Olá de novo. Trago novidades!
Iniciámos então a busca a possiveis componentes que possamos usar para conseguir gerar corrente a partir da rotação das pás da ventoinha. Consegui adquirir um electroventilador/termoventilador de um automovel (12V, Bifásico). Já lhe ligámos um voltimetro e rodámos o eixo para ver se conseguiamos ddp. O aparato está OK portanto peço mais uma vez ajuda. Como é que posso fazer disto algo útil para o projecto. Muito agradecido, David.
P.S. -> cá vao algumas fotos para qualquer esclarecimento :)








img5274ij3.jpg


img5275ba0.jpg


img5276ly7.jpg
 
Back
Topo