Projecto "Energias Renováveis"

liga-lhe um transformador e pode ser que consigas alguma tensão utilizavel na saida do transformador ;)

vais a uma loja dos chineses, compras um transformador 230 > 12v, cortas a ponta do fio, ligas os dois fios a essas duas saidas do motor, metes o motor a rodar e com um multimetro vez quanto é que tens nas pontas do transformador (as que devias encaixar numa tomada)

se conseguires gerar 1v no motor e o transformador o aumentar para 10v é MUITO bom ;) se tiveres a sorte de conseguir gerar 12v vais ter perto de 230v na saida do transformador :D (ou não)
 
1º Transformador normal só o podes ligar ao gerador se este gerar tensão alterna, senão o transformador actua como curto-circuito...


2º Os transformadores comerciais geralmente rectificam/filtram a tensão baixa do secundário, o que significa que se ligares o secundário à tensão alterna (supondo que o gerador pruduz alterna) a ponte de diodos (neste caso ligada inversamente) vai anular qualquer tensão... se for corrente contínua esta é bloqueada completamente porque os diodos estão inversamente polarizados.


3º Todos os transformadores de tomada têm um componente embutido (penso que seja um DIAC) no enrolamento primário que só deixam passar corrente se a tensão aplicada neste for de 230V...


4º Se usares o transformador como elevador de tensão, ele vai puxar mais corrente do gerador o que significa que tens de fazer mais força para o colocar a andar, e isso não é bom quando tens uma ventoinha a fazer vento para ele andar, como se fosse um gerador eólico (que é o que se pretende)


5º Os transformadores 230-12V custumam ter um secundário com poucas espiras -> muitas perdas por calor, o que significa muita corrente para produzir um campozito magnético da treta, o que faz com que o gerador fique travado ou quase...


O melhor é esquecer transformadores e acenderes uns leds brancos...


Cumprimentos
 
Última edição:
bem, além do electroventilador posso também arranjar um alternador.. mas receio que necessite de demasiada "força" para gerar alguma coisa. Além disso, é muito grande e a estrutura da ventoinha desenhada e preparada até agora pode não aguentar com os mais ou menos 5 kilos de peso que ele possui ..

Obrigado pela ajuda, cumps !
 
Bem, admito que li só metade dos posts...e precebo a tua ideia... acho que fazes muito bem em renovar a energia, já agora não sei se existe um projecto desses...se não existir podes ganhar dinheiro xD

Bem, não ageunta mais de 5kg? Bem, primeiro penso que tens de dar mais resistencia para depois anvançares ao esforço...essa parte tecnica nao percebo, e se calhar o que tou a dizer nao vale a pena, mas prontos, a intenção é que conta! Tenta fazer de fibra de carbono(sim vai sair caro!)...tenta fazer uma replica de qualquer coisa de energia renovavel(tipo aquela cena do vento)...estuda o que faz girar...modifica á melhor maneira.... espero ter ajudado

cumps e boa sorte
 
Olá, eu sou o David e sou um dos 4 membros de um grupo que está a levar a cabo um projecto que visa demonstrar que é possivel a construçao de uma ventoinha eólica em pequena escala.
O objectivo é, além de explicar todos os beneficios das ER, explicar também todos os passos que seguimos na construçao da mesma. A parte mecânica está sobre rodas e bem encaminhada. A parte electrónica assusta-me bastante, admito. Além de não entender muito do assunto, tenho a noção de que mais ninguem dentro do grupo domina essa vastissima área. Decidi recorrer a voces, entendidos no assunto. A questão é muito simples, depois da estrutura metálica estar OK, o que é necessario para a produção de alguns watts de energia ? Gostaria de obter qualquer coisa, para poder mostrar que, se em pequena escala é possivel, em grande escala o resultado seria muito melhor ..

Resumindo caros colegas, conseguem dar-me umas dicas de como o fazer ou algum website que me ajude a levar este projecto a um bom fim?

Cumps e Obrigado desde já ! As fotos podem vir a aparecer se alguem estiver interessado .. Pessoalmente achei um tema interessante e um trabalho ousado visto que se trata da disciplina de Area de Projecto do 12º ano. :D


Sinceramente nao seria ma ideia te informares com empresas que produzem os aerogeradores (ex. vantas, GE,...) para te informares mais ou menos como e o controlo electronico do mesmo... e que aquilo e complexo, varia com o vento a direcçao da torre e a inclinaçao das pas entre outras. Ja andei em campo a acompanhar a construçao de um parque por uma semana e fiquei parvo com aquilo.

Boa sorte ;)
 
Bom, vais usar pás de que tamanho, é que o alternador de um carro precisa ai de pás com 1 metro ou mais de comprimento e isso não vai funcionar de todo.

Aconselho-te a pegar num motor de um carro telecomandado e depois metes ai ligado directamente ao eixo, compras uma ponta retificadora normal ou compras 4 diodos Schotky que tem um Vdrop muito inferior aos normais, e depois para ligares os leds utilizadas um LM7812 se tiveres mais de 12 volts á saida da ponte retificadora e depois um lm7805 , ou só um lm7805 se tiveres 12 volts ou menos á saida do retificador, depois calculas as resistencias para os leds que queres usar e pronto.

eu no ano passado(12º ano) fiz uma maquete de uma casa e 2 paineis solares e usei o que te disse e tinha 12 leds azuis na casa e ligavam todos e como adição ainda, coloquei 3 pilhas recarregaveis num suporte, assim quando não estavam os leds ligados as pilhas estavam a ser carregadas e depois podia iluminar a casa só com as baterias.

Qualquer coisa diz, que ainda tenho os ficheiros do esquema do eagle e tudo, assim como fotos se quiseres ver o resultado final.
 
Altamente ! Grande idéia e grande projecto. Os meus sinceros parabéns desde já. Já me tinha deparado com o problema do alternador.. Realmente pretendemos algo mais pequeno. Motor de carro telecomandado, estou curioso para ver até que ponto eu me desenrrasco .. Obrigado senso e kiling

Cumps a todos
 
Estou de volta para dar noticias ! O projecto está a correr bem. Arranjei uma ventoinha de um radiador de um seat leon batido que estava na Fiat cá de Aveiro e pensei que pudesse ser útil tendo em conta a presença do motor. Descobrimos que esse motor só tinha um sentido portanto nao nos iria adiantar de nada porque o que queremos é mesmo inverter o processo da coisa.
Arranjámos entao um motor que gera a rotaçao do prato do micro ondas que por sinal, funciona na perfeiçao e é bem mais pequeno, um facto importante..
Depois disso partimos para o suporte da ventoinha. Primeiro pensámos em soldar 3 troços de 45 cms com uma das extremidades a 45 graus para fazermos um suporte estável mas os orçamentos do ferro ultrapassavam os 100 euros e excluimos essa hipotese desde logo. Tinha uma daquelas cadeiras de escritório velhas cá em casa com "pescoço" oscilante e rotativo e tivemos a brilhante ideia de o transformar no pé e suporte da ventoinha.. Além de rotativo, pode subir e descer devido à bomba de gás que tinha a cadeira. Está com optimo aspecto e funciona na perfeiçao!
Montámos um perno à ventoinha que vai entrar em dois rolamentos para um maior aproveitamento do vento no futuro e já o ligámos ao "pescoço". Deixo algumas fotos para verem como nos estamos a safar. Obrigado a todos. Cumps

aerogkv9.jpg

aerog2nf2.jpg
aerog3hp1.jpg
espero sinceramente que gostem das fotos porque a qualidade nao é a melhor
 
hey, nem sei como só vi este tópico hoje!!!

Eu também estou numa de fazer um aerogerador pequeno. Já fiz umas experiências e já consegui algumas coisas. Mas como estou sozinho nisto acabo por não ir muito longe.

Força com isso e mantém o ppl actualizado :007:
 
Back
Topo