[projecto] fase inicial

|pr3t3nd3r|

Power Member
boas ppl!

pus na cabeça k hei-de fazer um direct die! mas tenho algumas duvidas k talvez me possam esclarecer!

arranjei uma barra de cobre, e cortei dois bocados da mesma medida(lol) 3.1cm por 3.1cm(tamanho do core do processador)!

é uma boa opcção ou devia ser maior?

tb tenho duvidas em relação a largura dos canais do labirinto dentro do bloco, se alguem me podesse dar uma ideia! era excelente! não faço a minima de k medida hei-de utilizar!

desde já obrigado! :cool:
 
o meu evap eh de 2 bocados de cobre de 5x5x0.5cm
o labirinto foi feito com um berbequim....
PIC00105.jpg

o resultado final:
Pic00111.jpg
 
eu fiz o meu deste tamanho pk penso k saja mais facil para isolar! para não ficar com akele intelvalo k vai do topo do core até a socket!

como sou um pouco leigo nisto pensei k seria melhor!

quanto à largura do labirinto é da largura do tubo de sucção?
 
O meu originalmente tinha 5x5cm. Depois de soldar a prata o meu primo alisou-o numa maquina lá no trabalho, assim o evap fica todo em geometria para mais tarde ficar perfeitamente encostado no cpu! Depois do "alisamento" ficou com 4.8x4.8cm

O evap foi feito numa maquina de moldes CNC pelo meu primo e estas são as placas de cobre já com o circuito feito por ele:

http://www.*****.net/lasac/imagem.jpg

O labirinto foi feito com uma freze (broca da CNC) de 4mm, ou seja todo o labirinto tem 4mm de largura.

Agora uma imagem dele depois de soldar a prata e já alisado:

http://www.*****.net/lasac/Imagem(5).jpg


http://www.*****.net/lasac/Imagem(6).jpg


http://www.*****.net/lasac/Imagem(7).jpg

Soldei aquele tubo pequeno e fino no centro, para o capilar entrar por aí.

O evap ainda não tem a base polida como podes ver na última pic, porque ainda tenho se soldar lá a linha de retorno e capilar e como deves saber o cobre quando apanha calor fica todo oxidado, portanto para já fica assim!

Boa sorte com isso!

cumps
 
normalmente o ppl fica com piores resultados depois de lixar o evap de lado e por cima portanto a unica parte k se deve lixar é a parte de baixo, visto k o resto do evap estara isolado...


[EDIT]
mas sem duvida k o evap do lasac rulla milhoes ;)
mal posso esperar para o ver coberto de gelo :D
 
oc_nightmare disse:
normalmente o ppl fica com piores resultados depois de lixar o evap de lado e por cima portanto a unica parte k se deve lixar é a parte de baixo, visto k o resto do evap estara isolado...

Mas o evap estava todo "detorpado" :(

O meu pai a soldálo pressionou com força a base de cima para ficar todo "justinho" e como o cobre estava muito quente ficou com uma grande "cova" no meio e a base tb ficou danificada!

Uma vez que mandei alisar a base e a parte de cima, ele aproveitou e alisou os lados para ficar todo perfeito! ;)

Se afecta a performance ou não, não sei, mas que ficou muito mais belo, lá isso ficou! Ao vivo tem outra "alma"! :x2:

No entanto lixar e alisar na máquina penso que são coisas diferentes!

A maquina é feita para isso mesmo (dar uns retoques finais nos moldes, para ficar tudo perfeito!).

O cobre nem ficou brilhante (como podes ver na pic) ;)

oc_nightmare disse:
[EDIT]
mas sem duvida k o evap do lasac rulla milhoes ;)
mal posso esperar para o ver coberto de gelo :D

Tnks, também gostava de ver isto a bulir, mas estou muito pendente daquela situação da loja que ardeu, e também acabei de gastar bastante guita para carregar a bilha de oxigénio do maçarico (6Kg) e para uma grafica nova (deve chegar na terça!)... por agora a Asus GF2 GTS do XiMa estava a aguentar bem o trabalho, mas agora que está aí o Doom3 e vêm mais uns quantos jogos novos, tive de investir!

Pensei: O que interessa ter um CPU chillado com muitos MHz, se não posso fazer nada de jeito no pc a não ser ir á net e jogos de caca...

Resultado: Grafica nova All-The-Way! ;)

Ser estudante dá nisto.... mas assim que tiver mais uns trocos volto á carga! (só se morrer mais algum hardware até lá). :004:

Precipitei-me um bocado no evap, se fosse hoje fazia um evap igual mas com 2 layers! :D

Não quer dizer que não esteja satisfeito com aquele. Apenas aproveitava para fazer melhor ainda! ;)

Quem sabe se tiver fugas, des-soldo todo e peço mais cobre ao amigo M@ster para alterar o gajo! :)


Cumps!
 
Última edição:
Lasac disse:
Pensei: O que interessa ter um CPU chillado com muitos MHz, se não posso fazer nada de jeito no pc a não ser ir á net e jogos de caca...

Resultado: Grafica nova All-The-Way! ;)
Cumps!


ora ai esta :P tas precisamente como eu... por isso eh k tive de deixar o p-c por uns tempos para ganhar massa para reformar a mx460 e arranjar uma board para o meu velhinho 2000+ :001:
 
oc_nightmare disse:
o meu evap eh de 2 bocados de cobre de 5x5x0.5cm
...
o resultado final:
Pic00111.jpg

A mangueira que tens aqui serve de tubo de sucção? é que já vi num post qualquer que essas não duram muito...
Tava pa comprar essa (o conjunto das 3) até ter lido o tal post.

Mas se essa rula, é dessa que eu ponho :)
 
sim, é uma mangueira dos manometros e nao esta preparada para aguentar mto tempo a baixas temps mas na altura era a unica coisa k tinha para testes.... nao aconcelho a ng pois quebram-se mto facilmente a baixas temps. o melhor pa linhas de succao maleaveis é das k teem um revestimento de aço inox.... é a melhor solucao a longo prazo...
 
Back
Topo