1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

projecto fotográfico

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por miyuki, 8 de Setembro de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1415)

1. boas

como ja tinha mencionado antes num tópico no qual pedi ajuda acerca duma máquina fotográfica, estou a frequentar um curso de fotografia. Estamos a chegar a meio do curso e foi-nos proposta a realização de um projecto fotográfico. Ainda nao sei muitos pormenores, apenas sei que temos que aplicar todos os conhecimentos que fomos aprendendo ao longo do curso (ou seja, as coisas basicas, como profundidade de campo, enquadramento, etc) e temos que ter um tema. Pode ser a preto e branco ou cores ou ate mesmo os dois. Estou um pouco indecisa em relação ao tema, não sei mesmo pelo que hei-de optar. Alguém já fez algum projecto ou tem alguma ideia?

cumps

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Uma fotoreportagem é sempre bom. Vê tipo as minhas fotos de barcos e pescas, acho que é um tema muito bom. Depois tens vários outros...

3. ruimoura

ruimoura Power Member

Tantar contar uma pequena história através de fotos é uma ideia que cai sempre bem, desde que seja convenientemente executada.

4. Já tinha pensado em qualquer coisa relacionado com barcos, acho que é um tema que fica bem tanto a cores como preto e branco. Mas queria mais alternativas :P

Já tinha visto essas fotografias da tua galeria e foram das que mais gostei :D

esqueci-me de dizer que estou a trabalhar com uma canon al-1 e a lente é uma 50mm, por isso nao me dava muito jeito coisas tipo macro, embora goste muito :(

Última edição pelo moderador: 11 de Setembro de 2008
  5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Com uma máquina dessas, optaria mesmo por fotografar um tema "velho", tal como a pesca ou agricultura (daquela tradicional, de enxada na mão). A vinicultura também dá fotos porreiras, ou então a própria idade. E concordo muito com o ruimoura, se conseguires contar uma história, melhor ainda.

6. gostei muito da ideia da história :D vou dar uma vista de olhos pelas galerias daqui do pessoal para ver se me inspiro :P

obrigado aos dois pelas dicas :D

7. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Passa pela galeria do OldMan, que tem lá uma história.

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sem dúvida, a galeria do OldMan é das melhores aqui do fórum.

9. OldMan

OldMan Power Member

Não sejas mentiroso Rui! :D

Creio que o Joao Tiago disse isso por causa do trabalho que fiz para a faculdade que também era uma história.
    Fica aqui um link directo para lá, ainda que não seja o trabalho que mais gostei. O outro da música (está lá no mesmo link no fundo) deu-me bastante mais gozo, mas isso é porque se juntaram duas coisas de que gosto.

Portanto a minha sugestão: se gostares de música, arranja uma música que gostes especialmente, ouve-a de olhos fechados e tenta perceber que imagens "vês". Depois tenta retratar isso em imagens visíveis por toda a gente.
    (Foi das propostas de trabalho mais bem sucedidas na minha turma, creio que toda gente gostou de o fazer.)

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu sei porque é que ele disse isso. :p Mas não deixo de achar a tua galeria uma das melhores aqui do fórum. Não só é uma boa fonte de ideias, como um excelente exemplo de boa execução.

11. OldMan

OldMan Power Member

:):)

Ainda nas sugestões, ficam aqui algumas imagens de outros trabalhos que fiz para a faculdade:

Este era para escolhermos um tema e fotografar o abecedário e ainda com fotografias extra ainda no mesmo tema fazer o nosso primeiro e último nome. Eu escolhi como tema a cozinha.

Este era sobre uma obsessão, escolher um tema/objecto e perseguir para todo o lado. Eu escolhi as marcas da estrada.

12. Kaiput

Kaiput Power Member

Ja pensaste fazer sobre fotografias macro?

tipo... são fotos que deixam sempre qualquer um parvo...

cumps

13. não tens noção do quanto adorei as fotografias xD especialmente as da história. A ideia de retratar o abecedário pareceu-me muito fixe:D

Acho que vou tentar retratar uma música que gosto, parece-me bastante interessante.

muito obrigado a todos pessoal :D

14. Conspiracy

Conspiracy Power Member

Se seguires o tema da vinicultura tens de te apressar! :D
    Daquinada acabam os melhores momentos, com o fim da vindima!
    Se fores da região do douro então tinhas fotos em PB excelentes com todos os pontos da vindima, desde o cortar da uva até ao carregar dos cestos, que julgo serem muitos ainda em verga ;)
    Existem expressões das pessoas por explorar, pormenores da vinha e das uvas, maquinas, o pisar da uva (quando ainda o fazem)...tanto pormenor...

Noutras zonas tb encontras isto, mas o douro, devido à sua topografia era excelente mesmo!

Última edição: 9 de Setembro de 2008
  15. El Gordo

El Gordo Power Member

Se poderes aproveita agora a altura da vindima... n sei de onde és mas tens o Douro a norte e Palmela no centro e tens o Alentejo a sul....
    Tens os barcos como já foi dito ou então escolhe uma profissão e trabalha nisso....ou uma só de rostos caracteristicos...

16. Joao Tiago

Ao ler isto lembrei-me do seguinte: "Até ao lavar dos cestos é vindima". Penso que seguindo isso, terias algo de excelente. Captares os homens que realmente percebem das vindimas, mostrar o lado da paixão (sim, porque existe povo que ama uma simples vindima) e não te esqueças de apanhar o lanche. O belo do vinho com um bom presunto. :D

17. epa quanto ás vindimas é um bocado complicado, moro perto de setubal e não me é muito fácil ir ao Douro, especialmente nesta altura :( mas sim, era um tema bastante interessante :D

18. Joao Tiago

Setúbal também é terra de vinho, não é? Espadal ou lá o que é. :p

19. Conspiracy

Conspiracy Power Member

Pfuuu
    então tb te safas bem! Tens toda a zona em volta de Palmela com vinhas, desde de pequenas/caseiras produções a grandes casas!! Se fores para o lado do poceirão, mais precisamente Fernando pó, encontras enorme vinhas que dão origem aos vinhos da Casa Ermelinda Freitas (casa produtora do Syrah 2005, premiado este ano como melhor do mundo). O que não falta por aqui são vinhas!

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Nem digas uma coisa dessas que até parece mal. Ainda agora tiveste a Festa das Vindimas em Palmela, onde o que não faltou foi vinho. E o que não falta aqui à volta são vinhas... Eu vejo-as todos os dias.

Partilhar esta Página