[Projecto] Gamma|Delta [γδ] [28/04/2008]

ScuMM

Power Member
Olá, cá estou eu outra vez para mais um projecto. Vai andar mais devagar do que o meu último (ScuMM's HTPC) pois também é mais ambicioso.

Introdução:

2 PCs ... 1 caixa ... WC passivo

O objectivo deste projecto é fazer uma caixa para dois computadores. Vai albergar para já os meus dois desktops actuais, dois AMD 2500+ @ 3200+ mas mais tarde estou a pensar pôr dois AMD 4850e + chipset 780G. Além disso quero reduzir o barulho ao mínimo. Mas neste caso vou mesmo ser extreme.

Não, eu não me vou limitar a pôr os radiadores em passivo e tá a andar... não... Eu vou arrefecer as PSUs com água mas de um modo invulgar. Ora, como vocês sabem não são só os componentes arrefecidos com os dissipadores que aquecem dentro de uma PSU, por isso achei que essa não era a melhor abordagem. Investiguei e vi por ai pessoal que mergulha o computador dentro de óleo mineral (extreme demais para mim :P... queria não me besuntar todo quando tiro e ponho componentes). Assim pensei em arrefecer as PSUs com óleo mineral e por um radiador 120mm no wc loop a arrefecer o óleo mineral.

Como não encontrei óleo mineral por ai procurei alternativas. A parafina líquida também não é condutora (tem uma resistência ainda maior que o óleo mineral) e tem as mesmas utilizações: líquido de arrefecimento industrial, laxante para cavalos, etc.

Parte 1

Antes

Computador 1:
img0403smallsd2.jpg


Computador 2:
img0405smallpe5.jpg


Nhaca... Nhaca...

Material e testes

Radiadores:
img1148smallvj0.jpg

Falta mais um harrison... quero ter dois de cada um (à excepção do innovatec konvect)

Material tirado de um dos PCs depois de desmontado
img1130smallev2.jpg


Estado dele por dentro... uii ka nojo (e nem pus uma foto da água que lá estava... blaghr)
img1131smallpi0.jpg


As fontes a serem massacradas são duas BeQuiet 400W
img1133smallxq9.jpg


O radiador que vai arrefecer as PSUs
img1136smallxd5.jpg


Testando a parafina como isolante (e como mesmo gordurosa :P Onde arranjar? No óleo de bebé... há uns feitos de parafina líquida e outros de óleo mineral... o 2º caso n encontrei)
img1127smallun6.jpg


Caixas pela frente:
img1128smallsl6.jpg


Caixas por trás:
img1129smalldp3.jpg


Massacre das PSUs

Cortando o exterior de uma das fontes:
img1135smalldg8.jpg


Quase pronto
img1122smallua8.jpg


Test fitting
img1123smallwu4.jpg


Tapperware cortado e testfitting do radiador (depois de retirado o aço excedente)
img1142smallcp3.jpg


Corte das caixas

Posicionadas lado a lado
img1144smallaa4.jpg


Colado o template e inicio do corte
img1145smallai1.jpg


Depois de um corte (ainda faltam os furos para prender o radiador)
img1146smallfb9.jpg



Fim da Parte 1
para já é isto. espero que tenham gostado e não percam os próximos episódios. (que nós também não é demasiado cliché)
 
Última edição:
muito fixe a ideia de usar duas caixas
:D

assim que tiver fotos novas posta ai
muito bom o projecto.....5*

irei acompanhar
 
Onde vais arranjar a parafina liquida? Já foste ao AKI? A mim dizeram-me que lá existia mas ainda nao tive a oportunidade de lá ir.
 
olha ainda vais usar o bloco do processador e odo chipset é que eu podia ficar com eles dava-te 30 ruros pelos dois se qieseres dizer alguma coisa manda para o meu email que é guitarrista1000hotmail.com:wah:


abraço
 
Back
Topo