Projecto Home-cinema - Só falta o resto das colunas

jmaclane

Power Member
Boa noite a todos,

Estou a pensar comprar, nos próximos meses, o seguinte conjunto:
- TV - Panasonic TH-42PZ81
- AV - Sony DDWG800
- Leitor multimédia - PS3
Para além disto já tenho um video VHS (quase ou nada uso, mas...), um leitor de DVDs daqueles baratuxos (sem HDMI) e uma PS2 (que deve ir para o quarto ou escritório).

A minha ideia é ligar tudo ao receptor, da seguinte forma: PS3->HDMI; Plasma->Óptico; DVD->saída SPDIF para o som e para a imagem não sei. O video liga só ao plasma por scart. O que acham desta configuração? Que cabos vou precisar?

Vou ficar a cerca de 2,5 metros da TV. O móvel para ela tem 1,5 m de largura e uma das opções que tenho para pôr as colunas é uma de cada lado do plasma, em cima do móvel, e a central em frente à TV; será que fica bem? Para ter em suportes pensei nos Omnimount AB2 (vi na página da *****). A sala tem cerca de 3 m de largura por 6 ou 7 m de comprimento.

salawx3.jpg


Quais as posições onde me aconselham a colocar as colunas? A coluna central será sempre a meio, mas em frente à TV ou por cima, usando um suporte? As frontais na parede ou pousadas no móvel? E as traseiras (nos suportes de parede) ficam ao lado do sofá ou mais atrás? Podem usar as letras que coloquei na imagem para me orientarem melhor. Já agora, a que altura devem ficar? (E lembrem-se que tenho um vizinho por cima).

Sei que já devem estar cansados de me ouvir (ou ler, neste caso) por isso termino só a pedir para deixarem as vossas opiniões/sugestões sobre o equipamento e a configuração do mesmo.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos.
 
Última edição:
O nível 1/2 - 2/3 de altura da Televisão deverá ficar ao nível dos olhos, quando estiveres sentado no sofá. Se tiveres a TV muito baixa podes usar um suporte de parede.

Se ficares com espaço por baixo da TV coloca lá a central. Senão coloca-a por cima usando um suporte de parede ou de chão (se o móvel o permitir).

As frontais ficarão em A1 e B1. Seria porreiro se podessem ficar com o tweeter ao nível dos ouvidos.

As traseiras ficariam bem em [no meio de F e D] e [no meio de E e C]. A altura será um pouco acima do nível dos ouvidos. Provavelmente terás de usar suportes de parede.

O subwoofer ficará onde puder e onde tiver melhor saída. Basicamente colocas o sub no sofá onde te costumas sentar (se for ao nível dos ouvidos melhor) e andas de gatas até descobrires o sítio onde os baixos ficam mais altos. Para isto será melhor utilizar um CD ou DVD de testes, ou o PC ligado ao amplificador (há programas gratuitos para gerar sinais).
 
Obrigado Djizasse. Quanto à altura da TV e colunas frontais não há problema, fica bem alinhada comigo. E se usar a configuração que aconselhas sempre poupo nos suportes, uma vez que só precisarei de dois.

Mais alguém pode dar a opinião sobre o equipamento?

Cumprimentos.
 
- TV - Panasonic TH-42PZ81
- AV - Sony DDWG800
- Leitor multimédia - PS3
- video VHS (quase ou nada uso, mas...)
- um leitor de DVDs daqueles baratuxos (sem HDMI)
PS2 (que deve ir para o quarto ou escritório).
Existem adaptadores para passar de scart para componentes ou composto.
Desta forma ligas tudo ao amplificador.

Não conheço a TV, portanto nem me vou pronunciar. Lê as críticas em alguns fóruns.
A escolha da PS3 como leitor multimédia (Blu-Ray) é discutível, mas acho que já aqui existem tópicos a falar disso.

O amplificador do HTIB que escolheste não faz upscalling, terás que depender da qualidade do upscaller da TV (+ 1 vez, lê as críticas nos fóruns). Também não suporta os codecs de audio HD, estes codecs terão de ser descodificados pelo leitor. A PS3 faz isto ;)
Pelo preço até parece porreiro.

Vê aqui a discussão sobre este sistema, vale a pena a leitura:
http://www.avforums.com/forums/all-one-systems/781803-sony-ht-ddwg800-home-theatre-sys-review.html

A minha ideia é ligar tudo ao receptor, da seguinte forma: PS3->HDMI; Plasma->Óptico; DVD->saída SPDIF para o som e para a imagem não sei. O video liga só ao plasma por scart. O que acham desta configuração? Que cabos vou precisar?

ps3 -> cabo hdmi -> amp
video -> adaptador para composto ou componentes e stereo RCA -> cabos componentes + cabo RCA stereo-> amp
sinal TV -> amp (tem uma entrada para isto)
DVD -> cabo componentes + cabo coaxial -> amp
PS2 -> cabo componentes + cabo coaxial -> amp

amp -> cabo HDMI + cabo antena -> TV
 
Obrigado mais uma vez Djizasse. Como o que percebo menos é a parte do som agradeço imenso a tua ajuda nestas questões das ligações (e na disposição das colunas também). Quanto ao forum do AVForuns já conhecia, mas obrigado na mesma.

A PS3 seria para comprar mais cedo ou mais tarde, pelo MGS4, GT5 e outros jogos, e como lê Blu-Ray, faz streaming a partir do PC com o PS3 Media Server, faz upscale aos DVDs (embora possa comprar um leitor dedicado com essa caracteristica), etc, acho que não preciso de mais nada, por isso a escolhi.


Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas,

Vamos a ver se é desta que completo o sistema que queria, ao fim deste tempo todo...

Como o tópico indica já só me falta o receptor e as colunas para ter o sistema que queria. E venho para isso pedir novamente a vossa ajuda.

Em primeiro lugar desisti do Sony DDWG800, preferindo optar antes por elementos separados.

A minha primeira dúvida tem a ver com o Receptor AV, e é o seguinte - o móvel onde o quero colocar, de forma a ficar por baixo da tv e ao lado da PS3 e da Box da Zon, tem cerca de 1,5m de largura, mas a altura para estas coisas é de apenas 19cm. Como os receptores têm entre 16 e 17 cm de altura será que vou ter problemas de aquecimento? Para trás e para a frente é aberto, e para os lados terá apenas o resto das coisas (PS3, etc.).

Passando ao material em si, eu pretendia algo para Filmes e Séries, Música, e Concertos em DVD/BluRay. Música será também através de iPod.
Quanto ao receptor deve dar para ligar a PS3, Zonbox, iPod e eventualmente um leitor de CDs/DVDs para os CDs de Música. Tem de fazer também pass-through enquanto está em standby, pois tenho de poder ver televisão ou usar a PS3 sem ter de ligar o receptor. Andei a ver com estas características os Denon, nomeadamente o 1612 e o 1912. Só não sei se o preço do 1912 em relação ao 1612 compensa, tendo em conta a minha utilização. Que acham?

Quanto às colunas preferia de solo para frontais, sendo que para já seriam as únicas a adquirir. No futuro seria a vez da central, e por fim as traseiras. Quanto a sub-woofer para já está fora dos meus planos (já custará muito à Maria um dia que queira as colunas traseiras, quanto mais...).
Vi para já as Jamo S606, as Warfdale 10.4 (que pelo aspecto já tiveram aprovação da Maria), e também as Focal 714 (já as ouvi aqui há uns tempos numa *****, e gostei - vi-as há pouco a cerca de 400€, umas de exposição). Eu sei que não têm muito a ver umas com as outras, mas queria pedir a vossa opinião, pensando que para ouvir Música serão as únicas a tocar. Ainda não ouvi as Jamo nem as Warfdale. MonitorAudio acho que já passa o meu orçamento, mesmo as Bronze.

Agora uma coisa diferente: será melhor poupar no receptor av e comprar também um amplificador stereo apenas para a Música? Como ligaria neste caso as colunas aos dois aparelhos? (lembrem-se que não percebo nada disto)

O orçamento deve ser o menor possível, abaixo dos 1.000 euros (de preferência, bem abaixo disso), já incluindo cabos.

Obrigado desde já.
 
Relativamente a assegurar uma melhor qualidade para ouvir música, a opção de um amplificador dedicado é o melhor. Terás que optar por um receiver AV que possua pré-outs aos quais ligarás o amplificador stereo que por sua vez terá as colunas frontais ligadas. Quando estiveres a "ouver" cinema, terás os dois amplificadores ligados, quando ouvires música tens sómente o amplificador stereo.

Agora vem a parte mais complicada, av receivers com pré-outs já não se coadunam com o teu orçamento, terás que ver algo um pouco acima dos que referiste. Tens ainda que somar o amplificador stereo.

Como estás a pensar neste momento só adquirires as frontais, por que não começas com o stereo e vais vendo filmes em stereo? Um av receiver sem traseiras e sem sub-woofer acho que não valerá a pena.

Estarei a ser muito redutor?
 
Boas,

Estive a ver mais opções para receivers, e acho que, para o que quero, o Yamaha RX-V667 é interessante. Está descontinuado, mas acaba por ser superior aos actuais (671) em algumas coisas - por exemplo, tem pre-outs para se quiser ligar um amp stereo, o que resolve o que o Pedro diz acima. Preço de 400€ + portes. Que acham?

Quanto às colunas, e devido ao espaço que tenho, as Wharfdale e as Jamo têm um problema - são "rear-ported" - e pelo que vou lendo não são as mais adequadas para ficarem encostadas à parede. Há alguma forma de ultrapassar essa questão? Já li sobre se tapar a abertura com esponja/espuma (que algumas colunas até já trazem).
Para além das Focal, quais as opções que eu teria para as frontais que fossem "front-ported" ou então completamente fechadas?

Agora ainda falta convencer a Maria...
 
Boas,

Fazendo um "up" aqui ao tópico, a ver se alguém mais me pode dar uma ajuda...

Acho que as colunas já estão decididas. De principio serão as Wharfedale Diamond 10.4, pois são as que agradaram mais à Maria. Ainda olhei para as MA MR4, mas o aspecto também conta portanto... e como têm de ser aprovadas por ela... E cabos? De 2,5mm é suficiente?

Agora estou indeciso é sobre o receiver. Por causa das saídas pre-out estava a pensar nos seguintes:
- Yamaha RX-V667 (400€ em Espanha, nunca comprei lá nada - e fica a faltar suporte para o iPod)
- Yamaha RX-V771 (500€, ***** - já lá fiz algumas compras, e já sei como funciona)

Qual dos dois seria a vossa escolha? Ou haverá mais algum dentro destes valores que cumpra os meus requisitos?

Além disso, se não fosse a questão de ter pre-outs (coisa que tão cedo não irei precisar), qual seria a vossa opção para poder poupar algum dinheiro? Mas algo que dê para durar uns anos, claro. É que quanto mais leio sobre isto, menos decidido fico.

Obrigado.
 
Boas,

Já recebi as colunas - Wharfedale Diamond 10.4 - para iniciar o conjunto (sendo que a central será a próxima, quando houver dinheiro).

Continuo em dúvida é com o receptor. O que acham do Yamaha RX-V771, vale a pena pelo preço? Ou pelo mesmo valor recomendavam outro? Se for mais barato também não faz mal, a diferença sempre dá para os cabos e essas coisas.
 
Boas,

Já recebi as colunas - Wharfedale Diamond 10.4 - para iniciar o conjunto (sendo que a central será a próxima, quando houver dinheiro).

Continuo em dúvida é com o receptor. O que acham do Yamaha RX-V771, vale a pena pelo preço? Ou pelo mesmo valor recomendavam outro? Se for mais barato também não faz mal, a diferença sempre dá para os cabos e essas coisas.

Boas, eu tenho um 771 ligado a umas Monitor Audio e estou muito satisfeito com ele. Em termos de ligações é muito completo e tem um som muitoooooo bom.
Abraços
Bruno
 
Boas,

Quando puderes da um feedback sobre as Wharfedale.Conseguis te ouvir ao vivo essas colunas e aonde?

Obg.

Feedback ainda vai demorar, mas para as veres e ouvir podes ir à ***** do MarShopping. Tinham lá umas ligadas a um amp stereo e um leitor de cds, acho que tudo da NAD. Acabei por as escolher não só pelo que ouvi (que será diferente em casa), mas também pelo que a Maria viu... e também por terem normalmente bom feedback, tendo em conta o nível de preço, e também pelo preço a que as consegui na *****.

Boas, eu tenho um 771 ligado a umas Monitor Audio e estou muito satisfeito com ele. Em termos de ligações é muito completo e tem um som muitoooooo bom.
Abraços
Bruno

Obrigado pela opinião. De facto é o que me está a interessar mais, só estou indeciso mais pelo preço dele em relação a outras hipóteses, até o 667 ou o 671. Só que estes últimos para ficarem mais baratos teriam de ser comprados no estrangeiro, e em caso de precisar de assistência estava tramado (já mandei mail para a Yamaha a confirmar isso).

Quanto a outras marcas, a Onkyo vai tendo vários relatos de problemas, e os Denon para estes preços (400€ a 500€) parecem-me ser inferiores aos Yamaha... Vou pensar mais um bocado, mas tenho de me decidir eventualmente, e em caso de dúvida o mais certo é vir o Yamaha.
 
Feedback ainda vai demorar, mas para as veres e ouvir podes ir à ***** do MarShopping. Tinham lá umas ligadas a um amp stereo e um leitor de cds, acho que tudo da NAD. Acabei por as escolher não só pelo que ouvi (que será diferente em casa), mas também pelo que a Maria viu... e também por terem normalmente bom feedback, tendo em conta o nível de preço, e também pelo preço a que as consegui na *****.

Por acaso tive lá a semana passada e não as vi,vou estar mais atento.Em relação ao receiver já viste o Onkyo 609 que esta na ***** custa 439€,parece me uma boa opção.
Eu também estou em fase de estudo para o meu sistema mas só la para o verão devo comprar(há que juntar €).Se no mercado não houver grandes mudanças em relação a preços e novidades irei optar pelo seguinte material:

-Onkyo 609
-Wharfedale 10.4
-Wharfedale 10CM
-Wharfedale 10.0
-BK Gemini II

Também olhei para as Monitor Audio mas já são de outro campeonato(€).Que achas??Estou aberto a sugestões.
Desculpa eu estar a aproveitar o teu tópico.

Cumps.
 
Por acaso tive lá a semana passada e não as vi,vou estar mais atento.Em relação ao receiver já viste o Onkyo 609 que esta na ***** custa 439€,parece me uma boa opção.
Eu também estou em fase de estudo para o meu sistema mas só la para o verão devo comprar(há que juntar €).Se no mercado não houver grandes mudanças em relação a preços e novidades irei optar pelo seguinte material:

-Onkyo 609
-Wharfedale 10.4
-Wharfedale 10CM
-Wharfedale 10.0
-BK Gemini II

Também olhei para as Monitor Audio mas já são de outro campeonato(€).Que achas??Estou aberto a sugestões.
Desculpa eu estar a aproveitar o teu tópico.

Cumps.

As colunas que vi estavam no corredor que vai do Home-cinema / Televisões para os cds e dvds de música. À primeira também não as vi, mas estão lá já na zona da música.

A minha ideia de sistema será para ser parecido com o que propões, só que para central deve ser a 10CC (é mais pequena e mais WAF-friendly), e para surround umas QAcoustics Q-AV, que são mais discretas e para surround servem bem pelo que vou lendo por aí. Esse Onkyo é que... do que vou lendo os Onkyo podem dar problemas mais cedo ou mais tarde, e por isso é que os coloquei de parte. Além de que o Yamaha RX-V771 fica meio caminho entreo os Onkyo 609 e 709, e a um preço bem melhor que o 709. Mas lá está, ainda tenho de pensar bem pois tem de ser algo bom o suficiente para durante o maior tempo possivel, e pode valer a pena gastar já mais 50€ ou 100€ e ficar com algo mais "future-proof".

Mas para ti, que dizes esperar até ao verão, se calhar vale a pena pensar num receptor melhor já que nessa altura os modelos actuais devem ter sido substituidos por outros, e como tal baixam de preço (pelo que vejo as novas séries de receptores costumam aparecer pela primavera/verão)

E podes usar o meu tópico à vontade, que se me ajudarem a mim também te ajuda a ti, e vice-versa.
 
Última edição:
Boas, eu tambem andei com essa fisgada, um Onkyo 609 e umas Wharfedale, mas depois começei a ler e a pesquisar umas coisas e por fim consegui ir ouvir o que queria, até tive sorte que tinham lá o material quase todo, e deu para tirar muitas duvidas.
Eu tenho um ouvido um tanto para o esquisito, gosto do som quente e detalhado o que só por si já é uma contradição, mas depois de muito ouvir lá tive de tomar uma decisão. E se no inicio era mesmo aquilo que queria no fim saiu tudo ao contrário. Eu sei que as Monitor Audio são caras, mas preferi esperar mais um pouco e comprar O QUE QUERIA, para mais tarde não pensar no assunto e me arrepender depois de ter investido umas centenas de euros e não ficar satisfeito. E aquilo que no inicio parecia uma contradição afinal até saiu bem, e fiquei bastante bem servido. As contas tambem não foram faceis, mas já se sabe que tudo o que meta electrónica é passivel de dar buraco por isso comprei o 771 em Portugal e ficou em cerca de 650€, as colunas comprei lá fora e as cinco não chegaram a 1000€ e o sub tambem comprei cá, não fui para um da MA porque era bastante caro, mas comprei um Velodyne que ficou mais barato em cerca de 150€ (acabou por pagar os cabos todos) e fiquei muito bem servido.
A isto ainda podes somar um amp stereo e um leitor de CD's da Marantz (que já tinha em casa) que uso para o stereo e que alimenta as duas frontais em home cinema, dai ter escolhido o 771 em deterimento do 671 que não tinha pre-outs. Só tenho é o problema da falta de espaço no movel e da confusão de cabos lá atrás. Cada vez que tenho de ir lá mexer até me assusto com a quantidade de fios que por lá andam, e até tenho aquilo mais ou menos organizado.
Se queres um conselho compra um Yamaha, o som é mesmo muito bom, não o posso comparar com o do Marantz porque esse é de uma liga alguns furos acima, mas comparando com o Onkyo por exemplo, tem outra vivacidade, pode não ser tão potente, mas tem uma envolvência que nem sabes de que coluna está a vir o som, e já experimentei com outras colunas mais fracas e o resultado é sempre o mesmo, com as devidas salvaguardas.
Relativamente ás Wharfedale apenas para dizer que gostei muito do som, só as achei um pouco "sem sal" quando era preciso puxar dos galões, e nisso as Monitor Audio são muito boas, nem é preciso puxar muito pelo volume para elas começarem a debitar som a sério
Uma coisa é certa, tão cedo não gasto um tostão em Hi-Fi.
Abraços
Bruno
 
Boas,

brunocbrxx, podes dizer quais são as MA que tens e onde as compraste? Se não for indiscrição, claro...

Tenho um Yamaha RX-V667 e gostaria de o juntar a um conjunto de colunas MA BX5, BXC e BX-FX apesar de ainda não as ter ouvido, baseado em testemunhos um pouco como o teu... Infelizmente, vou ter que aguardar um pouco até as finanças estabilizarem (a crise é tramada!)...

PS: As minhas desculpas ao jmaclane pelo OT...
 
Pois, isso das colunas eu também gostei das Monitor Audio. Deu para as ouvir um bocado lá na *****, e era capaz de ir para as Bronze, tanto pelo preço como pelo tamanho da minha sala, já que não é muito grande e por isso não preciso de "muito" som - e se calhar até podia nem compensar mesmo as MA Bronze em relação às Wharfedale. Mas estive condicionado pela Maria, que não gostou delas... assim também me saiu mais barato um pedaço.

Só é pena não ter arranjado as Focal... essas sim já ouvi durante um bom bocado numa *****, e pelo menos para música são uma maravilha - é pena o preço que já anda bem acima dos 700€ só as duas frontais, excepto na ***** de França onde estão (ou estavam) a 500€, só que a família de França não vem cá regularmente para mas trazer.

Bruno, a escolha do Yamaha 771 em vez do 671 é também devido a essa questão dos pre-outs, porque no futuro poderei querer um amp stereo para a música e assim já fico prevenido. Além disso não é todos os anos que se muda de receptor av, e em todo o lado leio e ouço um conselho que parece universal - devemos comprar um receptor av a pensar não só no que queremos hoje, mas antes a pensar no que poderemos querer/necessitar amanhã. Quanto à "musicalidade" dos Yamaha também já tinha lido sobre isso. Obrigado pela ajuda.
 
Boas, comprei na Quantum electronics umas RX2, RXC e BXFX. O Sub já nem me lembro onde o comprei, acho que foi na *****.
As Focal arranjas na hifistudio.de e tens lá a bom preço
Abraço
Bruno
 
Back
Topo