Projecto Home-cinema - Só falta o resto das colunas

... mas preferi esperar mais um pouco e comprar O QUE QUERIA, para mais tarde não pensar no assunto e me arrepender depois de ter investido umas centenas de euros e não ficar satisfeito ... Uma coisa é certa, tão cedo não gasto um tostão em Hi-Fi.

Excelente conselho, normalmente querem tudo para ontem, que é o melhor caminho para se arrependerem mais tarde ...

Quanto as colunas, as RS1/3 estao a um preço fabuloso na *****
 
Obrigado pela resposta...

Bom conjunto que aí tens... Gosto muito da gama RX, infelizmente o preço deixa-as fora do meu alcance e mesmo o meu receptor não está à altura delas...

Vou ter em atenção o Quantum electronics...

Cumps.
 
Boas,

Bem, como é costume comigo ando sempre indeciso quando é para comprar coisas deste género (caras, que devem ter qualidade suficiente para durar bastante tempo, como tv's, pc, etc). E como também é normal acontecer, no final acabo por comprar aquela que era a minha primeira escolha...

Assim sendo já está encomendado o receptor (o Yamaha RX-V771). Também já tratei de encomendar os cabos que vou precisar para ligar tudo ao receptor (HDMI, componentes, audio digital), e também cabo para as colunas (2x2,5mm^2 - ainda vi um de 2x4,0mm^2, mas achei que se custa o mesmo que o de 2,5mm^2 é porque a qualidade é inferior...).

Agora é só esperar que chegue tudo para montar.
 
Se precisares de ajuda "virtual" avisa :lol:
Abraço e diverte-te
Bruno

Ai não te preocupes, que depois eu chateio aqui a malta com as duvidas que tiver. Mas só daqui a umas duas semanas talvez, já que o receptor está com "entrega em uma semana", os cabos vêm da Amazon UK, e ainda uma coisa do ebay... a partir de Hong-Kong (mas dispensável ao inicio, que são as bananas - antes que alguém diga que não era necessário, comprei porque senão a gata mete-se por trás do móvel e podia ir aos fios descarnados, e assim já fica mais seguro).

Mas aproveito e começo já a chatear com alguma coisa. As tuas MA têm que impedância nominal? É que as Wharfedale dizem que são 6ohm, e pelo que já vi do manual do Yamaha o normal é ele "deitar" a 8ohm. E li que antes de ligarmos as colunas devemos então alterar uma configuração do receptor de forma a que ele alimente as colunas a 6ohm, excepto as frontais que ficam a 4ohm, pois caso contrário podemos danificar alguma coisa (pelo que li o amp nunca deve ter uma impedância superior às colunas -> se as colunas = 6ohm então o receptor = 6ohm ou menos). Isto é correcto? Tiveste de fazer isso para as tuas?

Obrigado pela continuada ajuda.
 
Eu alterei isso no meu yamaha. As MA tambem funcionam a 6 ohm, mas esse valor não é constante, quando começas a puxar por elas, o mais certo é esse valor começar a descer até perto dos 4 ohm, por isso é que convem alterar isso logo no inicio.
O Yamaha aceita 4,6, ou 8 Ohm, o problema é que a potência a 4 ohm é superior em cerca de 50% do que a 8ohm. Aceita tambem 2 Ohm mas acho que por aí já é brincar com a sorte.
Tem tambem a ver com a sensibilidade das colunas, umas com 90db ou superior dão logo á partida um som mais alto do que umas de 86 ou 87 db por ex. Logo precisas de puxar menos pelo amplificador para teres o mesmo nivel de som, o que se traduz em não teres de puxar tanto pelas colunas logo esse valor de 6 ohm não vai variar assim tanto. Se tiveres umas colunas abaixo de 85db aí sim já é preciso mais cuidado pois para teres mais som vais puxar mais pelas colunas e os Ohm vão descer até valores considerados "perigosos".
Ainda assim o Yamaha tem uma protecção que em caso de sobrecarga é activado para não queimar nada lá dentro. Fica mesmo bloqueado. Os procedimentos para desbloquear estão no manual.
Abraço
Bruno
 
Obrigado Bruno.
Quer dizer que vou mesmo fazer essa alteração ao receptor, antes de ligar as colunas. Pelas informações da marca as Diamond têm uma sensibilidade de 88dB (tanto as que tenho, como as que estou a pensar comprar para completar o sistema), por isso acho que não está muito mal, e não devo ter problemas então.

Ontem recebi já os cabos quase todos, incluindo os das colunas (encomendados no Domingo à noite na Amazom). Só faltam os cabos de componentes, que foram comprados a um vendedor diferente.

O receptor é que ainda não tive noticias dele... mas só deve chegar na próxima semana presumo, de acordo com o que aparece no site da *****.
 
Para meu espanto já chegou hoje o Yamaha. Já tenho practicamente tudo para colocar isto a funcionar.

Antes do almoço já liguei tudo ao receptor, excepto as colunas (que desembalei agora). Falta-me preparar os cabos das colunas para as ligar e testar tudo.

E no entretanto de manhã descobri que a Zonbox não passa sinal pela saída de componentes. Não sabia de tal (mas descobri facilmente numa pesquisa rápida), o que quer dizer que comprei um cabo de componentes sem necessidade... e andava eu a ver o manual do receptor para tentar descobrir o que é que eu tinha feito mal, e a perder tempo para nada...

Bem, vou voltar ao trabalho eheh.
 
Desembalar as colunas - foi preciso algum cuidado, para não fazer asneira, mas nada do outro mundo. Foi só preciso enroscar os "spikes" antes de as colocar no sitio para as nivelar.

Depois foi só cortar o cabo das colunas, descarnar as pontas, e ligar. Antes dissso, claro, alterei no receptor a configuração de impedância para 6ohm.

Já bomba ??????

Para já está a passar o DVD Queen - Live at Wembley, e já se ouve alguma coisa.

Já experimentei (com a mesma fonte - leitor de dvd's) também um cd áudio, mas só para ver se estava também tudo bem configurado no próprio leitor.

Já vi também parte de um filme a partir da PS3, e tudo nos conformes. Falta só experimentar jogar.

Agora só me falta conseguir ter som da Zonbox (ligada por óptico). Vamos a ver se fica assim, ou se vou ter de ligar por analógico. Afinal o stéreo chega para tv, mas isso queria dizer que já era outro cabo que ficava sem utilizar, mais uma vez devido à box da Zon.

Ainda falta agora ver como é a Internet Radio, ler música a partir de uma pen e iPod, etc. Mas para já estou satisfeito, tendo em conta que o sistema é apenas 2.0 para já, e que mesmo assim ao ver o filme deu para notar logo outro ambiente (foi o Final Fantasy VII - Advent Children, que era o que estava aqui mais à mão, com som DTS), e também agora com o concerto dos Queen.
 
porque não ligas a box por hdmi?

Eu tenho tudo ligado por hdmi, incluindo a box da cabovisão. O amplificador faz passthrough se estiver desligado, logo não perco o sinal na TV...

Só tenho mesmo a tv ligada por óptico ao amplificador para se estiver a ver em analógico, mas nunca uso isso e até já me arrependi de ter comprado o cabo óptico.
 
porque não ligas a box por hdmi?

Eu tenho tudo ligado por hdmi, incluindo a box da cabovisão. O amplificador faz passthrough se estiver desligado, logo não perco o sinal na TV...

Só tenho mesmo a tv ligada por óptico ao amplificador para se estiver a ver em analógico, mas nunca uso isso e até já me arrependi de ter comprado o cabo óptico.

Já pensei nisso, mas assim fica mais fácil para o funcionamento no dia-a-dia, mais para a Maria do que para mim. E assim também posso ter o receptor ligado para estar p.ex. a ouvir música, e a tv a mostrar outra coisa p.ex. um jogo de futebol, que muitas vezes fica melhor sem os comentários. Mas a tua opção de ligar a tv ao receptor até é boa, tenho de experimentar dessa forma. Mas também começo a achar que não valia a pena o cabo óptico, pois o stéreo é suficiente para tv.

Ontem já testei o iPod e é bastante facil de utilizar. Mesmo se usasse apenas o visor do receptor (para não ter de ligar a tv) navegava bem, pois acaba por ser identico ao meu auto-rádio, ao qual já estou habituado. Tenho é de ripar novamente os cds, com menos compressão, para ter um som melhor, pois noto bem a diferença entre albuns ripados com diferentes bitrates.
 
Bem, nunca mais dei noticias do sistema.

Para já continuo satisfeito com o conjunto actual (ainda só com as duas colunas frontais), tendo em conta a utilização que faço dele. Claro que as colunas podiam ser melhores, mas ouvindo o que tenho chega-me perfeitamente. Só nos filmes é que por vezes tenho de colocar mais alto devido aos diálogos, razão que me leva à próxima aquisição. E como ainda não referi aqui, já só jogo GT5 com o receiver ligado, já que os sons dos motores dos carros, e outros efeitos sonoros também, levam uma melhoria considerável - não tem nada a ver com o som da tv.

Estou então a pensar comprar a coluna central, e queria pedir a vossa opinião. As hipóteses seriam a Diamond 10.CC ou a 10.CS, para fazer conjunto com as 10.4. A 10.CM já fica mais cara do que aquilo que eu quero gastar, por isso está fora de hipótese (além do tamanho dela...).

Assim basicamente, a 10.CS vale os mais 30€ que custa em relação à 10.CC? A 10.CC ia ser a minha escolha, devido ao tamanho (era para ficar no móvel, em frente à tv), mas se calhar agora vou optar por uma prateleira sobre a tv, e assim sendo já poderia ser a 10.CS caso valha a pena. A diferença entre ambas é a potência (150W vs. 120W) e a sensibilidade (89dB vs. 88dB), para além do tamanho obviamente.

Obrigados desde já.
 
Boas

Já li por aí que a central mais pequena que podia ter alguma dificuldade nos diálogos......que é precisamente o teu problema. No entanto o problema desse "ser humano" poderia estar na configuração do amplificador. Claro que mesmo a pequena é melhor nos diálogos que apenas as frontais.

Se pode ir para o tamanho acima......acho mais aconselhável, sobretudo porque a mais pequena parece que nem faz parte do conjunto diamond (é mesmo piquena o raio da coluna)....parece ter sido criada para os casos onde a pessoa não tem mesmo espaço para uma maiorzita.

Boa sorte
 
Boas

Já li por aí que a central mais pequena que podia ter alguma dificuldade nos diálogos......que é precisamente o teu problema. No entanto o problema desse "ser humano" poderia estar na configuração do amplificador. Claro que mesmo a pequena é melhor nos diálogos que apenas as frontais.

Se pode ir para o tamanho acima......acho mais aconselhável, sobretudo porque a mais pequena parece que nem faz parte do conjunto diamond (é mesmo piquena o raio da coluna)....parece ter sido criada para os casos onde a pessoa não tem mesmo espaço para uma maiorzita.

Boa sorte

Eu já li isso em varios sitios, eu iria para o tamanho M :)
 
Back
Topo