[Projecto] Home Made Tableeet

CyreX

Power Member
Boas pessoal

Como o próprio titulo indica venho aqui partilhar o meu próximo(e unicoa pratilhado, ainda) projecto... Fazer um tablet com um Netbook

A ideia partiu quando um dia fazia uma pesquisa para fazer um servidor NAS com o freeNAS e encontrei este(http://carbontablet.blogspot.pt/) tablet feito em casa.. Como tinha por casa um netbook Asus eeepc 901 parado porque não funciona o mousepad e algumas teclas do teclado fez-se luz e lembrei-me de fazer um.

Sei que não é tão potente como tantos tablet's existentes no mercado mas a ideia era mesmo aprofundar os meus conhecimentos informáticos e de electrónica bem como as skills em bricolage :P

Depois de ter feito uma pequena pesquisa pelo amigo google deparei com uma boa base para começar(http://forums.overclockers.com.au/showthread.php?t=693962). Vou partir daqui e tirar algumas ideias.

O objectivo final será algo parecido com isto mas obviamente que não será em laranja:

10179668.jpg


Tinha pensado como base fazer em alumínio, que já está comprado e a parte de ou em acrílico que é mais fácil de trabalhar ou então em alumínio também.
Ainda estou a pensar como vou unir as duas peças bem como ando a pesquisar uns TouchPanels para comprar, pois existem vários no ebay.
Para fixar as motherboard e os vários componentes vou optar pelo solução que aparece no projecto acima.

Outra das coisas que me motivou a fazer o meu próprio tablet é a possibilidade de colocar o SO que quiser(+- devido às drives para o TouchPanel). Tinha pensado no Windows 8 ou Android, visto ambos darem neste tablet. Depois de um pesquisa lembrei-me de Ubuntu que tem alguns pros(free, user-friendly, altamente configurável, etc) mas tem um grande contra: Não saber se os drives do TouchPanel iram dar no Ubuntu :rolleyes:. Mas pronto é experimentar para ver.


Espero que gostem, e que me dêem umas dicas.. Acho que vai ser um projecto altamente desafiante e acima de tudo educacional.


Cumps Cyrex
 
Última edição:
Sentei-me :D

Muito boa sorte com o projecto. Só gostava que ao contrário do user do forum overclockers chegasses ao fim do projecto. Aposta forte no projecto, desenho (para ficar ao teu gosto e teres facilidade de montar/desmontar), selecção de materiais e metódo de fabrico (para o aluminio especialmente quinagens e a forma de encaixe que escolheres)
 
Obrigado desde ja pelos comentarios..

Sempre dao algum entusiasmo para começar ja amanha, mas o tempo nao abunda por isso sera um projecto que demorara o seu tempo.. Para a parte de cima pensei em fazer em acrilico um pouco mais grosso para poder unir as duas partes, ou seja, fazer 4 furos na base de aluminio juntamente com acrilico e poder por uns pequenos parafusos..

Em termos de design tinha pensado em algo tipo o sone tablet em que a parte de cima e mais alta que a parte de baixo. Isso vai-me premitir ter a bateria "encastrada" no tablet nao se ficando a ver.. Tenho de estudar ainda como vou fixar o lcd com o touch à parte superios pois os apoios do lcd sao feito a pensar nuns apoio traseiro para segurar o monitor ao chassi.

Ainda existe muito estudo a fazer mas acho que para ja em termos de design e fixaçao dos componentes estou num bom caminho.

Abraço
 
gostei da ideia e do empenho
Força!

Obrigado!

Estuda bem a ergonomia disso e calcula o peso final, senão arriscas-te a ficar com um pisa papéis.

Bem sei que em termos de peso vai ficar muito mais pesado do que existe no mercado.
Em termos de ergonomia, e nao frisando o peso, se sair como espero sera muito identico ao sony, depois o tablet sera mais para usar em casa e talvez nas pausas de almoço para ler alguma revista ou noticias/foruns..

Em termos de comunicaoes que o tablet tenha nao me vou preocupar pois tem wireless que sera so o necessario pois em casa tenho wireless e no trabalho aproveito o telemovel para fazer de AP.


Cumps,
CyreX
 
Boa noite pessoal..

Estou com uma duvida existencial e que vai decidir se vou andar com o projecto para a frente ou comprar um tablet.

Eu como quero o tablet para consumo de conteúdos(jogos, browsing e outras apps) estou mais virado para colocar android mas, os drives que vêm com o touchpanel são apenas para windows. Sera que o android vai reconhecer automaticamente o touch ou sera que vou ter programar o SO de alguma maneira para o touch ser reconhecido?

Abraco
 
Back
Topo