1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto Honeynet alerta para elevado número de computadores zombie

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por RavenMaster, 21 de Março de 2005. (Respostas: 0; Visualizações: 738)

  1. RavenMaster

    RavenMaster Power Member

    "As falhas de segurança nos sistemas operativos e a falta de cuidado dos utilizadores na sua correcção favorecem o trabalho de hackers que utilizam estas vulnerabilidades para tirar partido dos computadores pessoais, criando redes de PCs zombie para lançar spam e vírus, alerta o Projecto Honeynet.

    O grupo alemão do projecto estudou durante meses mais de 100 redes controladas remotamente e indica que mais de um milhão de computadores na Internet estão vulneráveis e podem ser "recrutados" para fazer parte destes ataques hackers.

    Para realizar o estudo o projecto criou algumas ferramentas de software que lhe permitiam vigiar o que se passava em algumas máquinas na Internet, propositadamente vulneráveis, que são consideradas armadilhas para hackers. Segundo informação divulgada, estes PCs eram rapidamente identificados e ocupados pelos hackers, sendo o tempo de sobrevivência na rede sem ataques de apenas alguns minutos.

    A utilização dos PCs zombies depois de comprometidos também varia, indica o estudo. A maioria dos casos está relacionada com o envio de spam em larga escala ou a disseminação de vírus, mas alguns casos envolviam também ataques do tipo Denial of Service (DoS), sendo igualmente referidas redes que serviam para enganar o sistema Adsense do Google de forma a que determinadas páginas fossem mais visitadas, recebendo assim a contribuição financeira do serviço. "

    link
     

Partilhar esta Página