1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Projecto] HTPC by ScuMM [2ª PARTE, 8/3/2008]

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por ScuMM, 5 de Março de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 2863)

1. ScuMM

ScuMM Power Member

INTRODUÇÃO

Este é o meu segundo mod. O primeiro foi uma caixa com WC passivo. Não ficou muito bonito mas pelo menos ficou funcional e performante dentro do que se pode esperar de um WC passivo (3 radiadores :P). Por não estar grande obra artística não o vou mostrar.

Este vai compreender um HTPC que, embora aircooled, se vai primar pelo silêncio mais do que tudo. A ideia é fazê-lo simples sem grandes coisas porque a ideia é pô-lo na sala.

HARDWARE

Caixa Nox Media Black

Motherboard: P5V-VM DH (A ser substituida por uma 780/790 G com CrossfireX)
    Processador: Pentium D 820 (A ser substituido por um AMD 6000+/6400+)
    Memórias: 2GB DDR2 800Mhz
    Placa Gráfica: ATi Radeon HD3450
    Placa TV: Analógica da ASUS
    HDD: Western Digital 500GB
    Gravador DVDs NEC
    PSU: EuroTech 460W

MODDING 1ª PARTE

Aqui está a caixa pronta para modificar no local onde vai ficar. De notar que os síbolos estão já meio apagados por meio de acetona. (Notam-se menos do que se vê na foto). Não percebo qual a ideia deles de por "DVD-Audio" nos faceplates das baias de 5 e 1/4.

Compras

O meu teclado Media Center da Genius. É bom mas tem um problema (para ser solucionado): o alcance não é excelente, especialmente cm interferências electromagnéticas do computador.

Em cima: Grelhas da AC-Ryan Bricks de 120mm e 240mm e Hub USB 2.0 de 4 portas. À esquerda: Painel Tacens leitor de cartões e controlador de ventoinhas, porta USB e eSATA externas. Em baixo: ATi Radeon HD3450, 1x fan NB XL1 e 2x fan NB X1 silenciosas.

Electrónica

Bem, para este projecto eu queria menos fios e mais funcionalidade. Assim comecei por cortar dois cabos de ventoinhas X1 para 1 só. Soldei os dois e tá a andar de mota.

Depois fiz outra coisa. O painel Tacens tem um conector para a motherboard USB que se divide em dois sendo que um vai para o leitor de cartões e outro liga ao USB externo. O que eu fiz foi fazer uma adaptação e fazer ligar o que ia para o USB externo ao HUB USB e do hub vai ao externo (Tacens). Ficou assim:

Test-fit do painel mais Hub com a pen do teclado e uma pen bluetooth (em principio no USB que resta vou por 2GB flash compatíveis com ReadyBoost do Vista).

Tacens visto de fora. Ficou bastante bem e até consigo fechar a porta, mesmo com o knob do controlador de fans.

Cortes para aumentar o airflow na PSU e CPU

Então, tendo em atenção que a fonte só tinha um quadrado de 10 cm para respirar e o CPU nem tinha ventilação superior, comprei as grelhas da AC-Ryan. A ideia final é até por uma fanduct no CPU.

Depois dos cortes:

Test-fit das grelhas. Digam lá se não fica bem?

De notar a baldroca que tive que fazer na porção da pega na grelha de 240, mas penso que o resultado foi bom.
    Pormenor:

Vista inferior. Na zona da baldroca está aquele pedaço de aço a servir de anilha gigante :P

Diminuir o IMC da PSU aka pô-la anorética que nem uma top-model

Pois é, a fonte tinha demasiados cabos e eu só quero: 2x molex, 2x SATA, 1x 20pinos e 1x 4 pinos. Assim toca a cortar.

A fonte aberta e pronta para a lipoaspiração:

Já com a NB XL1 posta para diminuir o ruido e alguns cabos cortados (reparar nos cabos isolados com fita isolante). Além disso mudei a disposição da fan a tirar ar de dentro da PSU para fora devido à fonte estar feita para caixas normais em que é função da fonte tirar ar quente da caixa. Neste caso, o posicionamento da fonte na caixa é diferente da maioria e, tal como está, empurra ar por um labirinto meio manhoso que termina na parte de baixo da caixa. Como o ar quente sobe, penso ser justo respeitar as leis da física e trocar o sentido de ar.

Pormenor dos cabos cortados e isolados:

Uii! tanta banha, menina

Ducto para o ar da PSU tirado... já não vai ser preciso (nem sei se tinha algum efeito benéfico ou se era só para trazer mais poluição ao mundo). Realmente esta instalação de PSU foi mal pensada pela Nox.

PSU já com tudo cortado:

PSU finalizada:

Vista geral da caixa por agora

Parte da frente sem frontal:

Parte de trás. Ei! Pera aí. Antena wireless branca? Era do meu fon e eu axei melhor do que a antena que vinha com a motherboard mas vai ser pintada claro.

Arrefecer e silenciar o HDD

Nada de muito fashion. Apenas um dissipador passivo da Revoltec:

Ai não queres caber? Queres que te bata?

Qual não foi o meu espanto quando tento encaixar a tampa e noto que os parafusos batem em várias partes da caixa e nas fans traseiras. Assim toca de pegar no dremel aproveitando para fazer um facelift às fans.

Marcação:

Suporte para as fans cortado e com as grelhas centrais tiradas para desobstruir o airflow:

1 facelift done, one to go. Penso que além de ficar diferente e com um efeito giro, aumenta também o airflow (pelo menos lembro-me de uma review a um cooler de CPU da Tt que tinha a fan furada lateralmente que, quando tapava os buracos laterais da fan, a temp do CPU subia 2ºC).

All done:

Pormenor. Penso que tenho que lixar melhor aquilo mas não tenho cá em casa lixa grossa. depois compro.

Prender os pés à caixa

Os pés desta caixa são muito giros. Parecem de Hi-Fi. Apenas têm um problema: são colados :(. Assim, lá fui eu furar a base da caixa para os prender.

Half done:

All done:

+ Cortes

Início de cortes para aumentar o airflow das fans traseiras:

Cortes para caber a tampa com os parafusos:

FIM da 1ª Parte

Já está! (à 2a tentativa pois à primeira perdi o meu texto todo por burrice)
    Proxima parte segue brevemente. Digam de vossa justiça o que axam que eu não me aborreço.
    Dêem ideias para novos mods e tudo o que vos venha à cabeça. Estamos num país livre. :)

Última edição: 9 de Março de 2008
  2. hamaxi17

hamaxi17 What is folding?

Espectacular, tudo muito bem explicado, tudo feito com cabeça e parece mesmo muito bom.
    Continua, quero ver mais, tá um must. :x2:

Cumps. ;)

3. hgserv

hgserv Banido

Desculpa ser assim tao sincero meu amigo.... Mas tu assassinaste uma caixa espectacular.
    Hoje é um dia de tristeza para mim ao ver este post.

4. ScuMM

ScuMM Power Member

Todos têm direito a uma opinião. Mas, diz-me: Porquê? O que lhe fiz eu que a estragou?

5. Cko

Cko Power Member

muito fixe esse case
    ta muito bom o mod
    parabéns
    ta um ótimo trabalho...
    irei acompanhar o projecto

6. rbnGMX

rbnGMX BOINC Member

Bom Modding! Vou acompanhar o projecto.
    PS: Aconselho-te a pintar a caixa com um Ceramic White, ficaria um mimo..:D

7. ScuMM

ScuMM Power Member

Pois. Eu não me importava de pintar ceramic white mas... destoava imenso com o resto da sala. a TV lcd que tenho é preta, os móveis são escuros... etc.

Mas já tenho outro projecto em mente que vai envolver branco nos meus desktops :)
    Depois lá para o fim do mês ou no proximo eu inicio. Queria ver se acabava este mod até ao fim desta semana.

Abraço

8. Moddertrew123

Moddertrew123 Power Member

Gosto muito deste trabalho...continua!!!

Concelho: em vez de "usares" fita isoladora para os cabos da fonte...porque não usares manga termoretráctil!!!

Cumprimentos!

9. ScuMM

ScuMM Power Member

Porque como fica no fim do fio solta-se facilmente enquanto a fita isoladora tem cola e não sai tão facilmente.

Hoje vou por a 2ª parte do mod

10. ScuMM

ScuMM Power Member

Modding 2ª Parte

Bem, depois de uma primeira parte com muitas coisas, venho aqui trazer-vos a 2ª parte do Modding que o termina (quase).

MODDING 2ª PARTE

Aumentar o Airflow traseiro

Aqui está o corte das grelhas traseiras finalizado (início na 1ª parte)

Prender o Hub USB à caixa

Aqui está a furação feita na caixa, na parte de baixo do hub e numa peça de acrílico preto que cortei para o efeito

Furação para passar o cabos
    das fans traseiras, cabo SATA para o eSATA do Tacens e cabo 12V da MB

Aumentar o Airflow para a fonte

Antes:

Depois:
    (claro que depois limei as pontas)

Pintura das tampas superior e inferior

Decidi fazer uma pintura engraçada. Como as laterais eram de preto brilante eu pensei por ao barulho preto baço/mate

Marcação do painel superior

Marcação do Painel inferior

A pintar

Já seco (2 camadas de tinta + verniz mate)
    (já notaram que há aqui umas imperfeições... parece que a fita de pintura que usei não era a melhor. não sei como vou fazer para corrigir. se simplesmente pinto tudo de baço ou não. plz, help! :( é que é desta fita que é usada para isto normalmente)

Antena WiFi anda CA!

Era branca... :s Toca a pintar

Aqui, no lugar:

Placas de Absorção de Ruído

Comprei este kit da alphacool:

Preparação (tirar umas esponjas que tinha por cima das baias de 5 e 1/4:
    Bem, isto foi difiícil. Cola boa que eles usaram só saiu com acetona e lixa:

Corta:

Cola:

Lixar as fans
    (não é dar cabo delas :P é para ficarem com os bordos mais lisos)

Arrumação:

Vista Final:

FIM da 2ª PARTE

coisas a fazer:
    - tentar ver se é possível corrigir a pintura
    - por o leitor de cartões a funcionar (passa-se alguma coisa com ele, não sei se é mau contacto ou quê mas não é reconhecido, tudo o resto é.

Cumps e dêem sugestões

11. Cko

Cko Power Member

ta muito fixe...ficou muito bom o case assim...
    meus parabéns

12. rbnGMX

rbnGMX BOINC Member

Todos a dizer que ias estragar a caixa e como ela ficou, ein?
    Tá muito fize a meu ver... põe fotos dela ligada pa mostrar o ledzinho do botão :D
    PS: Põe aí uns neonzinhos :D

13. tonebiclas

tonebiclas Power Member

gostei, só nao gostei da parte de cima da caixa....tens de corrigir a pintura e devias alisar com betume ou qualquer coisa do genero o desnivelemanto causado pelas grelhas para ficar perfeito.cumps ;)

14. F3RrUh

F3RrUh Power Member

entao o projecto??? parou??? tava a curtir ....

Partilhar esta Página