Impressora 3D RepRap Prusa

@jbaiao, que giro que ficou.... ainda bem que inspirei uma experiencia muito cool e que na verdade não custa nada desde que se "entenda" o processo.
parece agora que as prints ganham outra dimensão com o uso de mais cores!

Um aspecto interessante que detectei, e que me faz gostar mais da tua print: como usas bowden, e alimentas o filamento através do tubo, tens um momento em que as duas cores se fundem dentro da cabeça de impressão. vejo ali 2 ou tres layers na transição que ficaram com umas cores muitos giras ao passar do preto para azul e vice versa! Bom Trabalho!!!!

mais um ponto para o Bowden! Tenho mesmo de pensar em experimentar o meu!

E Já agora, Gratz pelo 100th Post :beerchug:
 
Esta print serviu para isso mesmo, perceber a tecnica.
A primeiras duas passagens de cor ficaram com a primeira layer esquesita mas as outras já acertei.
Uma delas este a impressora uns 5 minutos parada e pensei que qd reinicia-se a coisa desse para o torto, mas não, correu na perfeição.
 
@Dcapitao000 como disse mais atrás, as deltas não são o ideal para primeira impressora.
Contudo, tenho um amigo com uma dessas, apenas o que é bom é a estrutura, as peças impressas partiram ao fim de pouco tempo de uso, parecia que tinham infill de +- 10%.
 
achas caro jbaiao substituir as peças por outras melhores, ou fica muito dispendioso?
esta impressora tem a particularidade de ser compacta e de n ocupar muito espaço, um ponto para ela:P
 
De volta à impressora!

Como uso uma fonte ATX, em vez de estar sempre a cortar a energia, liguei o cabo PS_ON (verde) à Ramps, sendo agora esta a responsável por ligar/desligar a fonte (ou seja, apenas liga a fonte quando a impressão começa, e desliga quando terminar).
E liguei o cabo 5vsb (roxo) a um interruptor na parte da frente da caixa e depois à ramps, ou seja, ao ligar o interruptor, a fonte fornece energia apenas por esse cabo de 5V, e liga parte da electrónica e ecrã.
Ainda não está a funcionar a 100%, falta resolver uns bugs.
Tirei os "ganchos" de dentro de uma ficha, e soldei à ponta dos cabos, depois foi só encaixar.
pwr.jpg


Um interruptor para controlar a velocidade (=barulho) das ventoinhas que arrefecem a ramps e fonte. Basicamente escolhe entre 0, 5 e 12V. A ideia é estar sempre a 5V, que não faz praticamente barulho nenhum, e pôr a 12V quando não estou por perto, jogar pelo seguro.
fan_speed.jpg


Aqui esse interruptor e os furos para outros botões.
front.jpg


A fonte, entrada da tomada e interruptor.
psu_input.jpg


USB do arduino na tampa traseira, bastou dessoldar do arduino e soldar 4 fios.
usb.jpg


Para a passagem dos cabos da caixa para a vitrina, de forma a não misturar o ar (temperaturas) entre os dois, tirei os cabelos a uma vassoura e tapei o furo!
cab.jpg


E esta foi a minha solução para usar o leitor de cartões num sitio diferente: http://www.ebay.com/itm/201547085254
image.jpg


Mas só depois de cortar o adaptador do ecrã para ramps, é que reparei que a voltagem vinha de onde cortei, por isso tive que fazer uns hacks manhosos e deu nisto:
ramps_io.jpg

Isto ajudou: https://www.okob.net/projects/reprap_x2v3/img/big/lcd/conn.jpg
http://wiki.e3d-online.com/images/thumb/4/4b/RAMPSPT100.jpg/800px-RAMPSPT100.jpg

O estado neste momento, falta o interruptor no 5vsb e cortar a tampa para o leitor de cartões, tal como todos os botões e interruptores para luzes e etc.
WP_20160518_02_21_45_Pro.jpg

Está uma salganhada, mas funciona!!
 
Última edição:
@Pynto R estou a pensar em fazer também uma caixa - mas talvez aproveite uma caixa velha de PC, modificando-a bastante.

Entretanto o Arduino Mega que recebi, ao contrário do que eu tinha encomendado (um Funduino), chegou-me um Arduino (falso, claro). Reclamei no ebay, refund direto. A continuar assim, este projeto ainda me fica mais barato!!! :rrotflm::rrotflm::lol:
 
Obrigado.
Mas continuo sem perceber o por quê daqueles dxf não abrirem. O dxf é um formato normalizado/standart...
Há algum pormenor especial que deva ter em atenção ao solicitar o orçamento?
 
Normalmente em Autocad, quando se manda imprimir, indica-se a escala que queremos.
Quase de certeza que os teus pdf's estão fora de escala.

O ideal é usares uma plotter.
 
@Pynto R , Esse projecto continua a ir muito Bem e parece-me que está bem pensado!
A avaliar pela pic da tua front plate, imagino que o acabamento final e exterior vai ficar bem cool!

Agora, no interior, confirmo que tens razão, hehe, está uma salganhada, no bom sentido. ( tem é de funcionar em segurança!!!) Penso aliás que é por esse lado meio "wild" da electrónica que não me aventuro mais vezes por aí. Com o meu lado meio obcessivo/compulsivo com essas coisas, havia de ter que ter isso tudo organizadinho, com calhas, arrumado por cores ( lol), sleevado, conectores, lol tudo e mais um par de botas!

(Não se esqueçam que me deu a pancada de sleevar os cabos da printer que passam nas calhas articuladas da printer, que nem sequer se veêm, com exepção de 2 ou 3 cm)

Resumindo, ia triplicar o tempo do projecto ;)
Keep up the Good Work!!

@jmra , que fixe ver que estas a planear novamente o projecto! A Itopie parece-me uma boa aposta!

@Pynto R
Entretanto o Arduino Mega que recebi, ao contrário do que eu tinha encomendado (um Funduino), chegou-me um Arduino (falso, claro). Reclamei no ebay, refund direto. A continuar assim, este projeto ainda me fica mais barato!!! :rrotflm::rrotflm::lol:

Miguel, Agora já percebi porque foste para o Ebay!
 
boas malta, começaram a chegar alguns componentes vindos da china e já tenho as peças impressas pelo @jbaiao. Vou proseguir com a montagem da itopie.

Acho que foi o @miguelbarroso que foi imprimir a frame na fablab lisboa a minha pergunta removeste da impressão aquelas letras a dizer itopie? a outra questão é qual o tamanho da placa MDF que é necessário comprar.

Para o @jbaiao sei que fizeste uma pequena alteração para posteriormente poder fechar a zona de impressão, isso foi feito logo no modelo cad?
 
Back
Topo