Impressora 3D RepRap Prusa

@Dcapitao000 , Companheiro, tks por teres valorizado a minha dica sobre a escrita e não teres levado a mal. Compreendo o aspecto do "apetite" para escrever, mas não lhe chamaria um "esforço". Vê na perspectiva do "investimento" no sentido em que quanto mais claro for o post, maior a probabilidade de "retorno", no sentido em que mais malta estará disponivel para deixar as suas dicas ou sugestões aos problemas. Isto é aplicavel a muitas aspectos na vida ( hehe, estou armado em paternalista... É o que dá ter já dois filhotes...)

A peça não correu tão bem a ser imprimida pois a vulcanus não trás ventoinha de arrefecimento para a extrusora, e estou seriamente a ponderar montar uma, pois o filamento em suspensão tem tendência a descair um pouco.

Já percebi porque te tentaram mandar ABS. isso que descreves é tipico do PLA. o termo para esse filamento em suspenção são bridges ( filamento sem apoio) e hoverhangs ( quando só uma parte está apoiada no filamento inferior) e dizes muito bem, só se resolve com boa ventilação, de preferencia a 360°.
O ABS por outro lado é melhor para estes aspectos mas muito mais sensivel a mudancas de temperatura, por exemplo.
Esqueci-e de responder ao João sobre o kapton, ele já veio assim para as minhas mãos montado, caso se danifique poderei substituir com facilidade? Pelo menos ao observar a vulcanus parece-me de fácil substituição.
Manda já vir da china um ou dois rolos! Cá é dificil de encontrar e quando se encontra é caro!
Se nao usas vidro, mais cedo ou mais tarde vais ter de trocar, contudo, pela pic que colocaste fiquei na duvida se seria kapton devido à cor. E sim, o kapton troca-se bem com um pouquinho de paciencia e um cartao de credito ;)
Dá para meteres um close up?
de qualquer forma é sempre importante ter kapton á mão para uma serie de coisas adicionais.
 
@Pynto R se só pretendes desligar as saídas da fonte (5V, 12V e GND) basta colocares um relé que te faça o corte destas 3 linhas, a bobine deste relé é alimentada pelas mesmas saídas da fonte, quando a fonte está ligada o relé está alimentado e fecha o circuito, quando envias o comando M81 a fonte desliga (como tal as saídas 5V, 12V desligam) e o relé desliga. Para voltares a ligar o circuito manualmente adicionas um botão de pressão entre a linha PS-on e os 5VSB como nos pcs (penso que normalmente aberto). Estas coisas percebem-se melhor com um desenho e eu devo ter em casa um software que faz isto (mas agora estou no trabalho). Se não me enganei isto assim como expliquei deve funcionar.

Quanto ao leitor de cartôes eles ***** têm uma board com um conector sem qualquer tipo de componentes, á partida deve funcionar porque não tem o regulador de tensão nem o outro integrado, salvo erro o adaptador de nível, é só mesmo O leitor sem componentes, depois envio o link para veres.

Ps: acho engraçado vê los a brincar com os Legos (ás vezes á pequenas coisas que dão imenso jeito, ainda que não sejam utilizadas para o fim com que foram criadas).
 
@Dcapitao000 , Companheiro, tks por teres valorizado a minha dica sobre a escrita e não teres levado a mal. Compreendo o aspecto do "apetite" para escrever, mas não lhe chamaria um "esforço". Vê na perspectiva do "investimento" no sentido em que quanto mais claro for o post, maior a probabilidade de "retorno", no sentido em que mais malta estará disponivel para deixar as suas dicas ou sugestões aos problemas. Isto é aplicavel a muitas aspectos na vida ( hehe, estou armado em paternalista... É o que dá ter já dois filhotes...)



Já percebi porque te tentaram mandar ABS. isso que descreves é tipico do PLA. o termo para esse filamento em suspenção são bridges ( filamento sem apoio) e hoverhangs ( quando só uma parte está apoiada no filamento inferior) e dizes muito bem, só se resolve com boa ventilação, de preferencia a 360°.
O ABS por outro lado é melhor para estes aspectos mas muito mais sensivel a mudancas de temperatura, por exemplo.

Manda já vir da china um ou dois rolos! Cá é dificil de encontrar e quando se encontra é caro!
Se nao usas vidro, mais cedo ou mais tarde vais ter de trocar, contudo, pela pic que colocaste fiquei na duvida se seria kapton devido à cor. E sim, o kapton troca-se bem com um pouquinho de paciencia e um cartao de credito ;)
Dá para meteres um close up?
de qualquer forma é sempre importante ter kapton á mão para uma serie de coisas adicionais.

á algum programa melhor que o simplify 3D para fazer suporte nas peças e evitar os bridges e hoverhangs? Ou tentar minimizar esses problemas.

Já encontrei os kapton no ebay, vou mandar vir para a semana um rolo :003:
 
na minha opiniao sim, por 20 euros gosto desse PLA, na qualidade preço.

Indo para a qualidade apenas, ja experimentei o easyfill daform futura e o acabamento daquilo é espectaular . Pena serem 29€ por 750g. Tem preço Premium.
 
também estou convencido que não fazem ABS.
Só têm PLA Marca Propria, PLA flexivel produzido pela FormFutura e 3 compostos, se não estou em erro, madeira, cobre e nao me lembro do terceiro.

Bq encontra-se com facilidade em PT, pelo menos lisboa e arredores.
 
Já começa bem...
A minha vulcanus estava a imprimir bem desde ontem, até que hoje ao querer imprimir mais um teste dá-me erro na leitura do cartão SD
Já vi e a máquina está bem calibrada, não percebo porque é que me dá erro.
Ja tentei imprimir peças diferentes incluindo com settings diferentes mas nada resulta.
Ela faz a calibração do eixo Z X, y, e quando vai para o centro para começar a imprimir... Nada Oo
 
@Pynto R , Boa dica a dos legos! No inicio também fiz uma estrutura em legos para suportar a fonte, e imitei o teu spool holder lego também, apesar de ja nao usar. Muito Fixe. Estranhei foi esses apoios serem presos por apenas um Screw.

Estão lá os 2 parafusos (ou 3), mas na foto não dá para ver naquele ângulo.
Ainda terei que pensar como fazer para apoiar os rolos, agora com a campânula...

@Pynto R se só pretendes desligar as saídas da fonte (5V, 12V e GND) basta colocares um relé que te faça o corte destas 3 linhas, a bobine deste relé é alimentada pelas mesmas saídas da fonte, quando a fonte está ligada o relé está alimentado e fecha o circuito, quando envias o comando M81 a fonte desliga (como tal as saídas 5V, 12V desligam) e o relé desliga. Para voltares a ligar o circuito manualmente adicionas um botão de pressão entre a linha PS-on e os 5VSB como nos pcs (penso que normalmente aberto). Estas coisas percebem-se melhor com um desenho e eu devo ter em casa um software que faz isto (mas agora estou no trabalho). Se não me enganei isto assim como expliquei deve funcionar.

Quanto ao leitor de cartôes eles ***** têm uma board com um conector sem qualquer tipo de componentes, á partida deve funcionar porque não tem o regulador de tensão nem o outro integrado, salvo erro o adaptador de nível, é só mesmo O leitor sem componentes, depois envio o link para veres.

Ps: acho engraçado vê los a brincar com os Legos (ás vezes á pequenas coisas que dão imenso jeito, ainda que não sejam utilizadas para o fim com que foram criadas).

Ok, acho que percebi. Obrigado pela explicação :)
Nesse caso o comando M81 desligaria por completo o sistema, logo também o lcd, que não é bem o que pretendo, pois quero ver se houve algum erro ou o tempo que demorou.

Quanto ao leitor de cartões, tenho ali muitos do lixo electrónico :) Preciso é de uma placa nova (lcd+sd) com os contactos para ligar ao leitor.

O problema com que estou de momento, é o interruptor para ligar o sistema, não estar no sitio ideal, deixando a electrónica "carregada de voltagem".
WP_20160613_03_17_08_Pro.jpg

Vendo agora aqui mais simplificado, penso que basta trocar o interruptor para a linha do PS_ON.

edit: afinal não, porque os 5vsb continuariam a ser alimentados...

Vim a saber que o cartão SD está estragado Oo
Mas sim, fiz o teste ligado ao pc hj e funcionou :001:

Os cartões têm que estar em formato FAT32, nenhum outro formato funciona (creio).
 
Última edição:
Tb testei o cartão nesse formato e não funcionou :/
A desvantagem de usar por cabo é que o PC Tb tem de estar ligado até o trabalho terminar Oo
 
Última edição:
@yougurt

"Sorry, we can't open your workbook in Excel Online because it exceeds the 5 MB file size limit."

ainda por cima com o portatil do trabalho nao posso abrir no excel! mas provalvemente o resto do povo conseguirá.
 
Back
Topo