Impressora 3D RepRap Prusa

O Motor anda para que lado?Qual dos Eixos?

Se fizeres home? não anda? - Problema de Endstop, provavelmente está mal ligado, ou em contacto e não deixa o motor movimentar-se

Se fizer Home sem os Endstops ligados isto parte-se tudo certo?

Os endstop até os desliguei da placa para testar. os motores andam, o X para a frente, o Y para a Esquerda e o Z sobe, inverti os motores mas acontece o mesmo mas no sentido contrario.

Os endstops meti na parte da frente da mesa, o Y lado esquerdo e o Z na Base

logo quando chegar a casa vou ligar os endstops e fazer o Home. com uma mão no power não va sair um carro pela janela!!
 
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Acontece o mesmo porque provavelmente ele está a reconhecer os fins de curso como "ligados". Quantos fios têm os fins de curso? Tens os pullups activos? (ficheiro de configuração)
 
Camarada @XR400:

Testa primeiro os endstops antes de te pores a testar os motores. Sem endstops, aí sim, arriscas-te a partir qualquer coisa, ou pelo menos empenar. os endstops sao a rede de segurança fisica da Printer. É um bocado como testar o motor de um carro sem os travões, ou seja Bad Ideia!

Com o m119, como o Baiao disse, podes testar, sem ter de fazer home, ou até mesm com o dedo podes ver se a luz acende! Aliás, descobri agora que sem endstops ligados, o firmware nem aceita o comando home, de maneira que , repondendo à tua pergunta nem partias nada lol neste caso!

http://reprap.org/wiki/Endstop#Mechanical
"No matter which type of endstop you use, it should be recognized by your electronics. Test procedure:

  1. Turn on your electronics/printer.
  2. Connect.
  3. Send M119 manually.
  4. Firmware should report back status "0" or "open".
  5. Engage the endstop by pressing the switch, putting cardboard into the light barrier, etc.
  6. Send M119 again.
  7. Firmware should report "1" or "triggered" or "closed".
Your endstop works if both reports are as expected."

So depois testas os motores
 
Boas Pessoal
os endstop já funcionam correctamente o comando M119 da uma grande ajuda, tive de alterar no marlin de false para true

// Mechanical endstop with COM to ground and NC to Signal uses "false" here (most common setup).
const bool X_MIN_ENDSTOP_INVERTING = true; // set to true to invert the logic of the endstop.
const bool Y_MIN_ENDSTOP_INVERTING = true; // set to true to invert the logic of the endstop.
const bool Z_MIN_ENDSTOP_INVERTING = true; // set to true to invert the logic of the endstop.


mais uma fase superada, hoje vou afinar os motores.

onde desligo no marlin a hotend para poder calibrar o extrusor sem aquecer?


ps: tinha o motor do Y invertido e la foi contra a estrutura:nie2: não estragou nada a correia estava folgada.
 
Como vais calibrar sem aquecer? Não podes extrudir material sem o bico estar quente (se é isso que estás a pensar fazer). Ou melhor, não consegues.

Mas podes deixa-lo rodar a baixa temperatura comentando o

//#define PREVENT_DANGEROUS_EXTRUDE

Basta pores o // que vês antes do #define. A partir daqui já rodas a extrusora a qualquer temperatura.

Esta configuração também está no ficheiro configurations.h
 
quero medir a quantidade de filamento que sai quando mando extrudir 5mm no pronterface.
da mesma maneira que calibro os outros eixos, fazendo a marca no varão e medir o deslocamento.
 
Bem me parecia que seria para isso XR. Sei que o triffids calibration guide refere retirar a hotend para fazer essa calibração, e segundo ele é para não gastar filamento...
Eu pessoalmente prefiro fazer a quente, para que ao medir a distancia e calibrar os steps, poder contar adicionalmente com a pressào existente no hotend.

Eu alteraria esse comentario que ele tem na pagina da RepRap, porque não acho que faça sentido calibrar em circuntancias distintas daquilo que acontece ao imprimir, ou seja, com hot end, mas ele é que é o pró ( o tiffidis) : http://reprap.org/wiki/Triffid_Hunter's_Calibration_Guide#E_steps

Vou só adicionar o seguinte ao que o Bzaina já respondeu, para nao teres que alterar o firmware:

  • M302 S0 allows cold extrusion (by setting the min extrusion temp to 0)
  • M302 by itself allows cold extrusion (exactly the same as S0)
  • M302 S180 disables cold extrusion below 180 (celsius only in 1.0.x)
Quando fizeres reset à maquina volta tudo a ficar como estava.
ABC
 
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Bem o meu kit da BQ chegou na segunda-feira, mas infelizmente estou algo desiludido com a relação preço/qualidade do mesmo, inclusive os parafusos destinados a aparafusar as guias lineares nem sequer servem, tenho de os cortar ou arranjar parafusos mais curtos :facepalm:

kd7koLV.jpg
 
Isso é no minimo inesperado. pensei que o quality control deles fosse decente... Isso até parece cenas dos kits chineses.

E que tal uma reclamaçãozeca? Para além dos parafusos que mais te desapontou?
 
Infelizmente, depois da experiência que tive com o RMA do conector do transformador onde me enviaram um ainda pior, não estou para ai virado, ter de lidar com estafetas "empacotar" 4 parafusos...em 2 minutos resolvo a situação, acho-a apenas infeliz.
De resto a base de metracrilato deve ter uma lomba com mais de 2mm ao meio...o kit em si é pobrezito para os 70€ na minha opinião.
 
Apesar do tempo ser pouco para vir aqui e terminar os projetos que tenho pendentes, o que é normal quando as férias estão a chegar, ontem foi noite de upgrades:

20160726_233849.jpg


Ainda sem a ter pronta e testada, uma coisa é certa, manualmente a frame parece uma rocha!
Tive de desenhar um suporte para o airtripper porque não gostei dos que encontrei na net.

Falta ainda aparafusar à base em madeira (leva uma folha esponjosa pelo meio), substituir as peças de suporte dos motores do Z (com 4 parafusos no motor em vez de 3).

Esta alteração já está prevista para levar enclosure......

Vamos lá ver se é desta que deixo de sentir a frame a vibrar imenso!
 
Gosto... E continua maneirinha! Ainda me hás de mostrar esse apoio para o airtripper que fizeste. Fica na frame ou no varao diagonal que instalaste?

Continuo a pensar se será boa ideia aparafusares à madeira... Acho que depende da mesa que uses, mas ou é efectivamente solida e pesadona, tipo mesa de jantar de qualidade ou entao isso é capaz de amplificar ainda mais as vibrações...

Testa primeiro com uma boa layer de base de espuma... No meu caso com a lack table, que vibra por todo o lado resolveu o assunto.
 
O suporte tem um furo onde passa o varão roscado, e aperta com uma porca de cada lado.
Permite que reposiciones no varão (basta apertar ou desapertar as portas).

Sim, isso do ruido pode amplificar o som da impressão, mas a ideia é fazer com que fique estanque a nível de vibrações.
Ainda vou fazer testes....
 
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