Impressora 3D RepRap Prusa

@magno_23 , provavelmente terás de imprimir algo para acoplar a ventoinha, para ventilares a print, mas mesmo sem ventilação, a printer bem configurada permite fazer uma primeira peça, que apesar de "ruff", tem de ser funcional.

Este passo geralmente é comum a todos, a nao ser que se comece com ABS ou algum filamento que dispense ventilação. faz-se uma primeira peça temporaria para melhorar o acabamento para de seguida, se tudo correr bem fazer uma segunda peça , igual, que seja quer funcional quer com acabamento satisfatorio.

Provavelmente , quando ajustares o aperto das belts podes ter de ajustar tambem a potencia dos steppers para nao teres saltos mid print. Um multimetro e o you tube are your friends para isto, hehehe! :) cheira-me que precisam de um pouco de aperto. Eu demorei 1 ou 2 meses ate perceber o sweet spot, mas depois é como andar de bicicleta.

Diminui um pouco a layer também... Experimenta 0,2 para ganhares definicao. Mais tarde aumentas a velocidade para ganhares tempo de print
repetier desconheço, sorry, aí não te posso ajudar, mas imagino que tenha algo para o Pid quer da bed quer da extrusora, apesar, de pela foto nao ver variaçoes na côr do filamento o que é bom.

Que temps para a bed tens e a qual a temp a que estas a usar para o filamento.

@FiwiPITO, essa peca foi feita por ti? Parece- me bem!

Já pensaste em canibalizar a steell para fazeres uma hephestos de base? Não dava para fazer investindo apenas na frame? O resto imprimias... E até fazias já com set-up estabilização do @jbaiao. ( foi só um pensamento sem parar para pensar muito no assunto)
 
Última edição:
@yougurt pelo que tenho visto no youtube as belts parece que já vieram com o aperto correcto, o problema é que elas nao me parecem alinhadas e raspam nos suportes, mas tenho que ver melhor para perceber.
as prints se nao tiverem overhang até saem com uma qualidade razoável, mas lá está, com pla tenho mesmo que colocar ventilação pois nota-se que o filamento nao está a arrefecer suficientemente rápido.
 
...
@FiwiPITO, essa peca foi feita por ti? Parece- me bem!

Já pensaste em canibalizar a steell para fazeres uma hephestos de base? Não dava para fazer investindo apenas na frame? O resto imprimias... E até fazias já com set-up estabilização do @jbaiao. ( foi só um pensamento sem parar para pensar muito no assunto)


@yougurt era capaz até de ser possivel...mas o máximo que atinjo de Velocidade de Impressão comparativamente C/ o @jbaiao consigo até 50mm/s mais do que isso torna-se quase(ainda) impossivel, já pensei em algumas coisas que consigo melhorar para poder atingir velocidades mais altas, mas vou precisar de motores melhores, porque os meus não prestam.


Sim, as "Roscas" são normais, Eu tive de as "Cortar" para poder encaixar sem interferir com o resto da estrutura.


Cumprimentos,

Fiwi.
 
Última edição:
Bom dia.
Para me situar, @magno_23 qual é o modelo da tua impressora e diâmetro do nozzle?

@yougurt, tenho estado a fazer uns testes de comparativo SLIC3R vs SIMPLIFY3D.
Apesar do SIMPLIFY3D ser rápido no corte, ainda deixa muito a desejar na peça final.
Repara nestes dois cubos (direita SLIC3R, esquerda SIMPLIFY3D):

JLyPiBR.jpg
JPLWwpB.jpg

LT80Dpt.jpg


Na ultima imagem é bem visível a qualidade nos cantos.

De notar que imprimir ambas as peças com infill 5%, SLIC3R com 60mm/s, SIMPLIFY3D com 40mm/s.

Existe uma coisa que não consigo alterar no SIMPLIFY3D, que a meu ver no SLIC3R é melhor.
Ao mudar de Shell é como se fosse uma nova layer (Z up, move XY, Z down), isto no SLIC3R não acontece e é sempre continuo.
Talvez com esta pequena alteração resolve-se a deformação que existe nos cantos.

ps: @yougurt de que marca é esse filamento castanho? Precisava dessa cor para um telhado de uma maquete.
 
É como disse para mim o Simplify3D ganha largamente na rapidez a fatiar a peça, porque de resto prefiro o slic3r. O Simplify3D tem também velocidades diferentes a imprimir as paredes externas, pode ser disso que provoque a falta de definição nos cantos.
 
Penso que a extrusora é a LITE, certo?
Estava a tentar ver no site algo acreca dos motores que trás mas não existe info. Qual é a referencia desses motores?

Depois coloca aqui as settings do teu software.
é a e3d v6 normal, pedi para colocarem essa em vez da lite
os motores sao uns nema17 china made, quando chegar a casa vejo as referencias
settings de que software?
 
@jbaiao, epah, essa fotos surpreenderam-me... Sem duvida que a print Via Slicer ficou melhor. Deste-me que pensar...
porque fizeste com diferentes velocidades? ( 60/40mms)

O filamento é o Golden da RepRap. Gosto muito!
 
@jbaiao essa foto do lado direito parece os meus Cubos quando andava com problemas e depois acertamos na velocidade e no PID.

Edit: Já agora uma Pergunta:

Que velocidade de Aceleração usam nos Eixos?

3000/mms? ou 5000/mms ou menos?
 
@jbaiao, epah, essa fotos surpreenderam-me... Sem duvida que a print Via Slicer ficou melhor. Deste-me que pensar...
porque fizeste com diferentes velocidades? ( 60/40mms)

O filamento é o Golden da RepRap. Gosto muito!

A nível de velocidades ainda não "atinei" com o SIMPLIFY3D... mesmo colocando 4800mm/s ele desacelera e a "olhometro" ronda os 2400mm/s.
Para teres uma pequena ideia, essas duas peças foram impressas uma a seguir à outra e a do SLIC3R demorou +- 15minutos e no SIMPLIFY3D perto de 40 minutos.

@jbaiao essa foto do lado direito parece os meus Cubos quando andava com problemas e depois acertamos na velocidade e no PID.

Edit: Já agora uma Pergunta:

Que velocidade de Aceleração usam nos Eixos?

3000/mms? ou 5000/mms ou menos?

Sem duvida, mas não alterei nada e imprimi primeiro o cubo do SLIC3R e depois do SIMPLIFY3D, ambos de seguida.

A nível de velocidades no firmware, eu uso normalmente:
#define DEFAULT_MAX_ACCELERATION {6000,6000,100,10000}
#define DEFAULT_ACCELERATION 4800
#define DEFAULT_RETRACT_ACCELERATION 3000
#define DEFAULT_TRAVEL_ACCELERATION 4800
 
de momento tenho testado o cura e o slic3r
sim, supostamente deveria vir já calibrada.
Se quiseres posso fazer um settings para o SLIC3R e testas.
Uma coisa que novo na tua impressão, motivo pelo qual perguntei da calibração, é que deves baixar mais o nozzle.
A primeira layer parece-me mal feita.
Contudo, e para seguires uma linha, coloca uma fan a apontar para a peça e testa.
Se consegues fazer esse barquinho, com toda a certeza conseguirá fazer uma peça qualquer para meteres uma fan.

Também está a usar a pior cor em PLA... para inicio de aprendizagem não sei se não optava por outra cor.
Por outro lado, se conseguires meter o preto a 99%, para ti tudo o resto será uma brincadeira!
 
Se quiseres posso fazer um settings para o SLIC3R e testas.
Uma coisa que novo na tua impressão, motivo pelo qual perguntei da calibração, é que deves baixar mais o nozzle.
A primeira layer parece-me mal feita.
Contudo, e para seguires uma linha, coloca uma fan a apontar para a peça e testa.
Se consegues fazer esse barquinho, com toda a certeza conseguirá fazer uma peça qualquer para meteres uma fan.

Também está a usar a pior cor em PLA... para inicio de aprendizagem não sei se não optava por outra cor.
Por outro lado, se conseguires meter o preto a 99%, para ti tudo o resto será uma brincadeira!
eu ajustei o nozzle com um pedaço de folha de papel A4(conforme vi em vários videos no youtube) e por acaso reparo que a primeira layer sai mais fina e achatada do que as outras, tenho utilizado brim nao sei se será por isso(no barco nao utilizei)
eu escolhi esta cor mesmo por ser a mais dificil, mas estava com a ideia que era ABS que necessitava de fan por isso é que fui para PLA, mas afinal é ao contrario.
 
eu ajustei o nozzle com um pedaço de folha de papel A4(conforme vi em vários videos no youtube) e por acaso reparo que a primeira layer sai mais fina e achatada do que as outras, tenho utilizado brim nao sei se será por isso(no barco nao utilizei)
eu escolhi esta cor mesmo por ser a mais dificil, mas estava com a ideia que era ABS que necessitava de fan por isso é que fui para PLA, mas afinal é ao contrario.

Estás a Imprimir com que Layer? 0.25/0.20/0.30?
 
eu ajustei o nozzle com um pedaço de folha de papel A4(conforme vi em vários videos no youtube) e por acaso reparo que a primeira layer sai mais fina e achatada do que as outras, tenho utilizado brim nao sei se será por isso(no barco nao utilizei)
eu escolhi esta cor mesmo por ser a mais dificil, mas estava com a ideia que era ABS que necessitava de fan por isso é que fui para PLA, mas afinal é ao contrario.

A primeira layer tem de sair "espalmada" e essa não está.
Olha a parte de baixo dos meus cubos:
K671BiQ.jpg


E já agora, esse preto parece que tem uma contaminação qualquer, tipo verniz, ou é impressão minha? Na foto aparece tipo dourado.
Isso normalmente é sinal de excesso de temperatura.
Mete a 190º... e já agora baixa para 40mm/s pois quase de certeza que é demasiado para essa impressora (apesar de ser steel!)
 
Última edição:
Back
Topo