Impressora 3D RepRap Prusa

@yougurt comprei 3 rolos(ABS) aquando a promoção e até ao momento a única "Reclamação" é que ganha um tipo de "bolha" na superfície tipo "Contaminação" tirando isso tá impecável.
 
@yougurt os sensores indutivos trabalham a 12V. se tu tens o teu sem resistências estas a enviar 12V diretos para o arduino quando ele esta a espera de 0 ou 5V. nao sei como ele esta a sobreviver assim.... vê disso!
 
mas ninguem os liga a 6V, e se o ligares a 5V nao sabes se o comportamento dele vai ser estavel.
o arduino, se receber uma tensao ente os ~3 e 5V conta como ativo, logo acho que por 2 resistências que nao custam 5 centimos as 2 vale a pena estar a dar porrada nele e obter comportamentos estranhos.
é a minha ideia :)
 
@g-card, companheiro nao duvido que tenhas toda a razao no que dizes. O Nabo com electronics aqui sou eu, daí que os conselhos de quem percebe do assunto são ouro!
Aliás, julgo que o @jbaiao ( que se safa bem também com as electronicas) tem um sensor igual, meteu resistencias, aconselhou-me na altura a fazer o mesmo e nao tem tido problemas.

ligo normalmente a ramps, pelos 3 pinos.
Vou só deixar o meu raciocinio, que na altura me fez optar pelos BY

Este foi o primeiro. ( abaixo) " Supostamente" nao precisa mesmo de resistencias, so que só mede 4mm.
Enquanto usei, sem resistencias, nunca tive problemas.
PNP DC6-36V 12MM LJ12A3-4-Z/BY Sensor Induction Proximity Switch


daí que quando evolui para os 8mm, deixei tudo em familia, optando por em sensor exactamente igual ( PNP NO ZBY) so que com uma detecção maior
LJ18A3-8-Z/BY DC 6-36V 300mA NO 8mm Inductive Proximity Sensor

pensei que assim me pudesse safar ao meter as resistencias.
Tem funcionado bem, mas lá está, aquele comportamento esquizofrénico, por vezes vinha ao de cima.
Sem o lcd nao voltou a chatear. E por vezes até pensei que pudesse ser um conector dupont com o crimping menos bem feito porque aquele efeito de activar e depois demorar a desligar resolvia-se com um toquezinho na ficha do cabo preto do sensor...

seja como for, vou voltar a rever os tutoriais para meter a resistencia, e se precisar, pećo aqui ajuda, e meto aqui uma pics das resistencias que tenho em casa, so para comfirmar que fiz o agrupamento certo...

@FiwiPITO , só esse aspecto que descreves do filamento create é por si só um aspecto muito negativo. Eu por exemplo também o achei demasiado "liquido" mesmo a temps baixas (180/185)
Mandei-lhes um email a descrever a situação. VAmos ver o que respondem

 
o teu problema estava ao ligar o LCD, a linha dos 5v caia um pouco com a carga e o sensor que ja estava a trabalhar abaixo da voltagem dele, nao aguentava.
isso traz outras implicâncias como pequenos erros na leitura de temperaturas.

eu ando com um stress estranho, nas paredes exteriores, as vezes separam-se as 2 layers, parece que da demasiada folga entre elas....
 
Não precisamos de resistencias porque usamos a saida de 5V da ramps.
Dessa forma esta sempre só 5v a circular:

nUnAstG.jpg


Eu alterei o fio azul e passei para ao lado do preto, funciona na mesma.
 
Bom.... ao fim de 1 ano não me dá qq stress.....
Mas se der cá estarei para resolver .
Até porque material suplente é coisa que não me falta.
 
Indusivo é melhor.
O capacitivo detecta qualquer material e se tiveres um pedaço de cola mais alta vai detectar erradamente.
Também escrevo com conhecimento de causa.
 
Obrigado a ambos :) !
Mas... Continuo Baralhado nesse caso!

Como podem ler no meu post acima, actualmente uso o sensor citado pelo Baiao (18A38ZBY)

Devo ou não devo tentar instalar as resistencias?
Esta ligado pela via dos 5v que o Jbaiao referiu com a pic.

Não se zanguem comigo, mas fiquei com a sensação que o companheiro @g_card é capaz de dizer que é aconselhavel e o amigo @jbaiao dirá que é desnecessário...
 
Ninguém se chateia contigo!
Isto é um fórum de partilhas e cada um terá a sua opinião.
Para mim não se justifica, estamos a alimentar a 5V sendo que o valor de saída será também os 5V (valor admitido pelo circuito do endstop).

Só é necessário as resistências para quem utilize os 12V. As resistências fazem com que a voltagem desça para 5V e passe o circuito do sensor a funcionar a 5V. "Traduzindo em miúdos", as resistências fazem função de transformador de 12V para 5V.
Da forma que te aconselhei não precisas de te preocupar porque se um dia tiveres (tu e eu!) o azar de passar mais de 5V então o Arduíno e o resto dos componentes que são alimentados a 5V já eram!

Só mais uma nota, endstop's e LCD são alimentados pelo Arduíno, ou seja, estão ligados à ramps mas este circuito de 5V é sempre alimentado pelo Arduíno.

PS. Peço desculpas se compliquei na explicação... esta semana está a ser terrível.....
 
Última edição:
Carissimo, eu é que agradeço o esforço de tornares estes aspectos mais compreensiveis ! Nao me pareceu que tenhas complicado a coisa , antes pelo contrario!

Obrigado!

Também eu estou com alguma dificuldade em meter mais coisas aqui no tópico, devido ao trabalho, mas a printer nao tém estado parada.... Estou aí com mais uns "Props", desta feita de jogos, que acho que vão gostar!!!
 
@jbaiao vou mandar vir esse entao ;)

@yougurt o jbaiao explicou tudo. se tens ligado a 5V e esta tudo a funcionar nao mexe. no caso de o ligares a 12V (para cumprir a definição do fabricante) precisas das resistências para nao chegarem os 12V ao arduino.
 
eu ando com um stress estranho, nas paredes exteriores, as vezes separam-se as 2 layers, parece que da demasiada folga entre elas....

Deduzo que te querias referir às "shell's" em vez de "layer's".
A diferença é que a "Shell" representa a "parede" e a "Layer" representa a "camada", dai se dizer, por exemplo, que "imprimi a layer (camada) com 0.2".

Esclarecido este ponto, deduzo que o teu problema seja por dois motivos:
- Indicação errada no slicer da espessura do filamento
- "Extrusion multiplier" com valor errado (valor 1 se o filamento estiver com espessura correta)

Podes mexer em qualquer um destes valores até que tenhas o problema resolvido, apenas aconselho a que mexas ou num ou noutro mas nunca nos dois ao mesmo tempo.
No caso do filamento, mede em vários sítios e fazes a média desses valores, o valor apurado metes no slicer.

Pequena nota para quem lê os comentários que escrevo:
Por vezes dou por mim a pensar "É pá ando sempre a dizer algo no fórum... ainda dizem que eu sou o dono da verdade."
Se alguém pensar assim (espero ser o único! hehehehe), peço desculpas por passar essa ideia.
Eu gosto de partilhar os meus conhecimentos, embora que por vezes até estejam errados, mas agradeço sempre, repito sempre, que me alertem quando acharem que "ou estou errado ou não pesco patavina disto e mandei para o ar".
Os poucos que me conhecem pessoalmente e os que convivem comigo "virtualmente" no dia-a-dia sabem que me está no sangue querer ajudar... e por vezes entranho-me de tal forma na pele de quem está no outro lado...... que parece que estou a passar pelo mesmo!
 
Última edição:
Back
Topo