Impressora 3D RepRap Prusa

Boas! Estou de volta a este tópico.
Já por cá tinha andado em maio à procura de feedback sobre filamentos com cargas metálicas, tipo Colorfabb, e entretanto já tive feedback fisico bastante positivo. Falta agora a máquina...

Alguém tem feedback da BCN3D Sigma? Com extrusor duplo parece-me uma boa opção, tal como a Ultimaker 3.

Já agora, manter, e construir, uma máquina construída a partir de um KIT é substancialmente mais complicado que uma máquina já feita certo?

Tks!
 
Bom dia "meu povo"!

Construir uma maquina a partir de kit é mais complicado... isto é certo!
Manter uma maquina construída a partir de kit é mais fácil de manter (entenda-se manutenção/resolução de problemas).... e isto também é certo!

Hoje estou com o meu humor britânico.....
 
@smasher_marques , chegaste a ver este material que na altura te sugeri?
https://forum.zwame.pt/threads/projecto-impressora-3d-reprap-prusa.782591/page-105#post-13821414

EDit: as impressoras que referes são " out of my league". Repara, são já modelos profissionais, com custos entre os 2000 a 3000 €. qualquer uma delas tem a obrigação de ser muito boa.

A experiencia da malta aqui é mais "segunda divisao" ou até mesmo "divisão de honra" das printers. ( com todo o respeito)
Modelos homebuild, custos entre 300/500€ , acima de tudo para o gozo pessoal ou projectos DIY de garagem, ( cnc,s por exemplo).

@dj_fifas , welcome! FIzeste bem em ter lido e compilado algumas coisas do tópico. DE certeza que muitas da questoes que tinhas no inicio ficaram já esclarecidas! ESpero que corra tudo bem com o kit que encomendaste, vamos ver como corre! Como já percebeste das leituras que fizeste, geralmente damos muito na cabeca ao pessoal em relação a esses kits, pelas limitações dos mesmos, mas todos temos de começar por algum lado!

@Exhit , welcome! Quanto às tuas questoes,

"Que primeiros tweaks é que posso fazer a nível de impressão para a impressora?"
Dessas 3 coisas que referes, a fan para as peças é essencial para usares Pla, o dust filter é importante também.
De resto tenho receio de estares limitado em upgrades imprimiveis pelas caracteristicas da A8. O melhor é mesmo o forum deles ou veres as pecas que existam no thingui e respectivos comentarios.

"Que filamentos compro para esta impressora? Estou a pensar comprar os da BQ PLA 1.75mm 1KG"

Sem duvida BQ é Top e RepRap Também ( no price range dos 20€) com a vantagem adicional que este ultimo tem uma enormidade de cores disponiveis

"Que tipo de vidro compro para a Heatbed? Vi que uma fita adesiva KAPTON também é usada para colar nas Heatbeds. Recomendam ou recomendam mesmo o vidro?"

DEsde que uso vidro nao quero outra coisa. Estou a pensar seriamente deixar de usar a cola branca e passar para a 3dlac em algumas pecas que precisem de acabamento perfeito no fundo

"Que mais coisas recomendam (nem que seja para fazer com tempo)?"

Lêr o topico, ver os videos do Thomas S. , pesquisar muito! Comecar a pensar como vais armazenar o filamento. Pensar numa enclosure. Ponderar um rasppi para controlo remoto com o octopi e realizacao de time lapses...

GD abraco
 
Última edição:
Hoje foi natal cá em casa... E o pai natal veio com farda dos ctt com mais peças para a printer... [emoji16] [emoji16]

Obrigado @yougurt penso que seria realmente aquele kit que falavas da estabilização... Obrigado tambem ao @jbaiao pela disponibilidade.

Já não falta tudo para poder começar a montar...
 
@CyreX, que fixe... À exactamente um ano estava como tu. Parecia um puto sempre que vinha uma coisa nova.
Na altura aproveitei como prenda dos avos, para mandar vir a frame Bq e prenda dos pais, o kit motores. Hoje mandatia vir os motores *****. Ja se encontram a 8 € a unit e sao bons, de acordo com o jbaiao.

Se tiveres vagar, vai fazendo um build log, com algumas pics, para a malta que anda a mgicar meter-se nisto, veja que afinal, às pecas não custa nada. É so uma questao de planeamento e alguma paciencia ( caracteristica essencial para um operador de Printers)
 
@yougurt a amostra que obtive de uma peça foi impressa com o ColorFab CopperFill numa DT600 da Dynamical Tools. A nível de densidade os filamentos da ColorFabb são os melhores pelo que vi pois tem 3,9g/cm^3, esse da proto pasta (2,4g/cm^3) não é tão denso e a cor para nós é irrelevante. Thanks!

Sim, de facto as impressoras para que estou a olhar já são coisas mais profissionais. Pois não queria estar a comprar um kit pois a experiência neste ramo é nulo e queremos que isto funcione o mais simples possível. Pois como já disse é para uma empresa. Portanto ir para esse segmento a nível de preço não será problema.

Outras que vi foram a Bee The First+ e a Ultimaker 3.
A primeira tem é uma mesa de trabalho algo diminuta e apenas um extrusor mas com a vantagem de ser feita em Portugal e ter pelo que estou a ver mais e melhor suporte pela marca, até pela proximidade.
A Ultimaker 3 já tem extrusor duplo e uma mesa bem maior. Ainda não encontrei foi nenhum representante em Portugal, a não ser uma empresa em Cascais mas que pelo site parece estar ainda muito verde...
 
@yougurt thanks. Sim, é verdade que devia ter pesquisado antes de comprar, mas a verdade é que a comprar peça a peça provavelmente não ia conseguir pelos mesmos valores, e ia continuar a adiar. Porque não ia aguentar comprar uma peça de cada vez xD


Entretanto, fiquei com o vício e fui tratar da minha CNC... Software para aqui firmware para ali. E lá saiu qualquer coisa. Ainda tenho muiiiiiiiitoooo a fazer, mas Hey... Its something xD

IMG_20161202_112033_zpsy0x7g8fu.jpg
 
@yougurt thanks. Sim, é verdade que devia ter pesquisado antes de comprar, mas a verdade é que a comprar peça a peça provavelmente não ia conseguir pelos mesmos valores, e ia continuar a adiar. Porque não ia aguentar comprar uma peça de cada vez xD


Entretanto, fiquei com o vício e fui tratar da minha CNC... Software para aqui firmware para ali. E lá saiu qualquer coisa. Ainda tenho muiiiiiiiitoooo a fazer, mas Hey... Its something xD

IMG_20161202_112033_zpsy0x7g8fu.jpg
Gosto muito de ver o pessoal a tratar dos seus projectos.
Acho que estava mais que na altura de se criar um topico acerca da DIY das CNC's...
@ajmartins que tal dares o pontapé de saída?
 
O amigo @FiwiPITO meteu-se comigo, disse-me que ando meio desaparecido!
para compensar, algumas das ultimas obras, sendo que os Barcos têm assinatura do meu Pai,
Se voltasse atras, não só faria as velas com maior definicao ( a0,1) como usaria outra marca de PLA. Mas como era o que aqui tinha, usei.
Mas efectivamente, ao pintar em tons claros, realçou em demasia todos os traços da layer.
O corpo do barco, feito na mesma layer, mas com filamento de qualidade, quase nem se notam!

EStou a pensar em experimentar isto:

Fueller-400ml.jpg


Putty em spray, automotivo, mas do que li é optimo para superficies maiores, e sempre é mais facil do que lixar o PLA.

mas vamos às Peças:

The Endeavor
http://www.thingiverse.com/thing:478422
EkMHQt4.jpg

Rejy9U2.jpg

SB0qVwa.jpg

rUrrhsM.jpg


The Drakkar
http://www.thingiverse.com/thing:475672
gwPrao9.jpg

7buoVXu.jpg


E porque não uma prenda da Natal para as nossas princesas?
Jumbo Minifig
http://www.thingiverse.com/make:259841
aeWYivo.jpg


Apesar de ja ter mostrado, agora já pintei e é das minhas peças favoritas:
TKFcHEJ.jpg


A terminar, encontrei umas latas de tinta no lidl ( vernizes acrilicos) a 3 e qq coisa, e fiz umas experiencias, sem primário, e até dá um acabamento fixe. Deixo à vossa consideração,

3X3LG8S.jpg

jglAgMV.jpg
 
Interessante @FiwiPITO ... gostei de ver o video, muito bem montado e xplicadinho! Nunca me lembrei de uma solucao destas, e fico a pensar que os pormenores nao se irao partir...
Só é pena nao mostrar o resultados final da caveira.
Surpreendeu-me o usar porcas e parafusos.

NO meu caso, tinha que inventar com uma lata de tinta das grandes....
 
@yougurt Eu tenho uns tambores desses mas uso para outro efeito, no entanto um dia destes quando vier as Férias vou colocar lá umas peças e depois mostro o acabamento.

Edit: Porcas e Parafusos é para ser económico...Por norma o material é cerâmica entre outros.
 
Amigos, quem estiver interessado nos casquilhos IGUS digam.

Preço especial para quantidades mínimas de 10 unidades, consigo a 2.60€ com portes nacionais incluídos. Temos de ser 5 users mas pelo menos 2 já estamos confirmados.....

Penso ser um preço muito bom a terem em conta (face ao praticado no site e loja oficiais)...

Fica a nota para quem quer ou tem ideias de novos projetos ou até quiser fazer o upgrade.

Só mais uma nota, não tenho qualquer lucro nem considero isto uma venda, é só e simplesmente um contributo para a nossa comunidade.
Para mais informações enviem PM (para não entupirmos o fórum).
 
Última edição:
Amigos, quem estiver interessado nos casquilhos IGUS digam.

Preço especial para quantidades mínimas de 10 unidades, consigo a 2.60€ com portes nacionais incluídos. Temos de ser 5 users mas pelo menos 2 já estamos confirmados.....

Penso ser um preço muito bom a terem em conta (face ao praticado no site e loja oficiais)...

Fica a nota para quem quer ou tem ideias de novos projetos ou até quiser fazer o upgrade.

Só mais uma nota, não tenho qualquer lucro nem considero isto uma venda, é só e simplesmente um contributo para a nossa comunidade.
Para mais informações enviem PM (para não entupirmos o fórum).
São os Drylin RJ4JP-01-08? Para uma prusa i3 são necessários 10, certo?
 
Sim, são os RJ4JP-01-08.
Para a hephestos são no total 10, ou seja, 3 no X e Y, 4 no Z.
Para a itopie são 12, ou seja 4 por eixo.

Só uma nota... a itopie já mexe :)
Estou impressionado na suavidade de movimentos..... dá 10 a zero à hephetos....
 
Back
Topo