Impressora 3D RepRap Prusa

Boa tarde malta,

Hoje estive a verificar aquilo que já tenho e o que me falta e cheguei a esta conclusão.

ukoain7.jpg

Falta aqui a HotBed que já tenho também.

Vindo ***** só faltam os EndStops porque fora isso a moldura, a fonte de alimentação, varões, porcas e parafusos serão comprados em Portugal.

Agora a fazer um apanhado das peças impressas com o feedback que a malta vai postando e já com vista a algumas mods feitas por vocês surgiu-me uma duvida.

Temos então o kit de peças impressas da BQ Hephestos(http://www.thingiverse.com/thing:1411994). Sendo que vou usar um HotEnd e3d V6 vou ter o (http://www.thingiverse.com/thing:275593) para extrusora, tenho o kit de estabilização(http://www.thingiverse.com/thing:703655) igual ao que o @jbaiao postou, queria já imprimir as peças com vista a futuras mods e nesse caso ia usar o "kit" que o jbaiao criou para o Eixo X(http://www.thingiverse.com/thing:1811083), parece-me que já inclui o sensor indutivo por trás do eixo X pelo que não é necessário colocar essa peça como extra para esse sensor.

Surgiu-me a duvida se me faltam algumas peças. O que vos parece? À primeira vista aquilo que me falta é uma peça para fixar o e3d à base do eixo x.
Aconselham alguma? Já agora essa mod do eixo X é para usar um varão roscado M8, certo?


Abraço
Pena não teres optado pelo lcd 12864........
Tem outras funções
 
É uma diferença muito grande? Porque estou a espera que venha um desses...

Acabei por comprar algumas peças suplentes e no caso do LCD em vez de virem 2 iguais optei por comprar os dois modelos...
 
Basta o ecrã ser maior para que se tenha mais informação disponível.
Se vais receber ambos, é uma questão de testares para veres de qual gostas mais.
Até se pode dar o caso de não o queres usar lcd, tudo depende de como querés imprimir.
Se optares por não usar cartão sd e usares raspberry com octoprint, podes passar a controlar a impressora por browser.
No fundo é adaptar às tuas necessidades.
 
Na realidade também já estive a pensar no OctoPrint porque tenho um Raspberry PI 2 parado que tinha adquirido para fazer de MediaCentar mas com o fecho de um certo site, acabei por não o usar mais vezes, mas pronto. No inicio tudo é uma opção só temos de ver o que preferimos.

Em relação às peças que tenho de imprimir acham que falta algo?

Abraço
 
@CyreX, hello, dsc nao responder mais cedo em relacao as pečas, mas... nao quero que te precipites...

O kit estabilização by @jbaiao, Check, avança com este com segurança.

Para a e3d, um wades geared extruder ou um airtripper ou até mesmo um titan ( vi hoje a 22,73 *****. Menos 74 cents e ja podemos comprar sem taxes) hehehe, sao pelo menos mais testados que esse que indicas. Nao signifique que esse nao funcione bem, mas deixo à tua consideração.

O Carriage com o apoio para sensor na traseira, dois aspectos a realçar. Como nunca montei a e3d aí, ( ainda mantenho mk9 direct) nao sei se as furacoes sao compativeis, e por outro lado, o colocar do sensor assim rouba 1 ou 1,5 com de travel no eixo x.

Vê aqui estas sugestoes para bracket e3d, com suportes para tudo:
http://www.thingiverse.com/thing:723803 ( julgo que é a que o @jbaiao usa ou quer usar)
EU por exemplo ja imprimi esta para quando me decidir a meter a e3d
http://www.thingiverse.com/thing:1337200
E usei isto para aproveitar a peça original da hephestos.
http://www.thingiverse.com/thing:1337200
E depois é so procurar a parte da frente disto que tenha encaixe para sensor.
( é capaz de ficar um pouquinho overkill, mas pronto. OLha aqui:)
iRY2KCM.jpg

So lhe falta o apoio para o sensor, mas agora, tenho de rever isto tudo devido ao bltouch.

Agora em relacao ao eixo X . Não avances já... emcontrei alguns problemas ando em ponderaçoes.
Como o eixo foi baseado em peças para a Itopie, na altura nao tive em consideração que os couplers flexiveis da Itopie estao substanialmente mais baixos em relacao à bed do que na hephestos. Isto colocou-me dificuldades para montar o preload com duas nuts.
Tive de descer o coupler ao maximo, quase a tocar no motor ( nao deve estar assim) e subir a cama quente, quase para os 15mm.
Depois, como para o preload, a orientacao do parafuso que prende as molas fica invertida, nao estou a conseguir que os mesmos fiquem no sitio.
TAlvez com as nuts anti back lash corrija isto, mas até lá o meu conselho é esperares.

Quanto às peças, tens aí a pulley em metal ( com dentes) para o eixo X? EU diria tambem para meteres no Y mas ja vi que tens aí uma em full metal, com pulley em nylon lisa, que tambem deve funcionar bem.

De resto, compra fichas e conectores. Apesar de teres aí os fios dupont, vais precisar de terminais para ligar o power á ramps e terminais para ventuimhas pelo menos.

Devias também ponderar fichas na zona da extrusora, para todos os cabos ( resistencia, thermistor, fans) para que sempre que tenhas de tirar a extrusora, nao tenhas que tirar a chain de fios.

De resto, atencao à regra dos spares e uma coisa que nunca aconselhei aqui, o algodao para embrulhar o elemento quente da extrusora + kapton.

Ias mandar imprimir isto tudo? Uma ultima dica, nao queiras as mods todas antes da maquina. Acho muito bem a do lead screw, mas se calhar com as pecas do meu primeiro guia.
De resto vai com calma, que metade do gozo é ir evoluindo a maquina.
Abc
 
Última edição:
boas pessoal,

Tinha o meu projecto da minha menina modelo itopie parado desde maio, com a ajuda do @jbaiao consegui finalmente o frame e posso avançar com o projecto.

Tenho andado a pensar conderar incluir alguns actualização mais normais que a maioria do ppl já fez, tipo usar de inicio os rolamentos IGUS e usar desde logo os lead screws. Não se isto faz sentido logo de inicio.

Gostava de saber se consigo arranjar leadscrews em portgual ou tenho de ir comprar à china? Outra questão é que preciso de umas novas printed parts e queria saber se para o modelo itopie posso utilizar as peças deste user por exemplo. http://www.thingiverse.com/thing:1140733
 
Hoje o dia foi produtivo e como tal a itopie já imprime.
Primeiras printes de afinação por ordem de impressão (4 impressões no total):

mKWwqtr.jpg

M9foeba.jpg

RMa7mVI.jpg


A diferença é abismal entre impressões (ajustes feitos entre elas).
Para primeiras impressões posso dizer que estou muito, mas muito impressionado pela qualidade.
Pouco mais conseguirei afinar, porque considero ter mais da qualidade que na hephestos.

Mais uma vez acho que a itopie é realmente uma excelente opção... pena a frame ter de ser cortada em cnc, mas pela quelidade dou muito bem empregue o dinheiro.

Pequeno video demostrativo da itopie na impressão das primeiras layers:

 
Última edição:
Bom dia malta,

Obrigado pelas ajudas. Em relação as tuas questões @yougurt. Ainda não tinha encontrado um suporte de jeito para o e3D. Esse parece-me bem e assim não tenho de fazer tantas alterações as peças a imprimir.

Em relação ao eixo x, alguma sugestão para as peças para colocar já lead screw? Já agora uma dúvida. Quais as graves diferenças entre lead screw e um varão m8?

Tenho outra pulley lisa, ficou guardada ao pé dos motores nema, nem me lembrei de os colocar na foto. Pulley(com dentes) tenho prai 6...

Fichas e conectores estou a espera que vejam também daqueles tipo jumpers, existe mais alguma necessidade?

O @jbaiao, questionou se ia precisar das peças... Desculpa ainda não ter respondido, companheiro!

Obrigado a todos.
 
Última edição:
@g_card tenho um zero com o octoprint ligado na impressora e funciona bem, mas é bem mais lento do que o rpi2 que tinha antes.

Engraçado... tenho o rpi2, rpi3 e o zero.... em modo d utilização não noto diferença entre eles.
O que noto é ao ligar, o zero é mais demorado, mas também tenho algumas coisas ligadas a ele e pode ser por isso.
De resto nada a apontar.
 
Só uma nota para que não andem a perder tempo de volta de configurações no zero.
A camera do rpi no zero não funciona no sistema operativo Octoprint, ou seja, para funcionar terão de instalar um SO (raspbian lite por exemplo) e depois fazer a instalação manual, por ssh, do Octoprint.
 
@magno_23 lento em que aspeto? fazes timelapse com ele?
nao faço timelapse porque ainda nao me dei ao trabalho de configurar e ainda nao encontrei o local certo para colocar a webcam
noto comparando com o rpi2 que ao ligar demora cerca do dobro do tempo e no gcode viewer também uma diferença com o que a impressora esta realmente a fazer, diz que a impressora esta numa posição mas ela na realidade esta uns 5 ou 6 passos atrás, as vezes cancelo a print e tenho que esperar uns segundos até que ela realmente pare.
Só uma nota para que não andem a perder tempo de volta de configurações no zero.
A camera do rpi no zero não funciona no sistema operativo Octoprint, ou seja, para funcionar terão de instalar um SO (raspbian lite por exemplo) e depois fazer a instalação manual, por ssh, do Octoprint.
dessa nao sabia, ainda bem que avisas
 
Back
Topo