Impressora 3D RepRap Prusa

Se fores de LX e quiseres esperar um pouco ("pouco" é relativo, já que vem da China) posso te emprestar uma das placas para experimentares.
Em relação aos pinos onde tens de ligar o sensor e a bed, se isso é a placa do Hephestos, não dá para ver nas instruções desta?
 
Eu não encontrei nenhuma informação sobre essa tal placa de expensão da bq.

Estive a olhar melhor nos esquemas e notei que a placa suporta 2 hotend. Se tiveres a usar somente um deles podes usar as ligações do segundo hotend para ligar a cama com um relay de 40A. No ficheiro de configuração tens de mudar a configuração do E1 para passar a ser a resistancia da cama e o sensor do hotend 1 para ser o sensor de temperatura da cama. Em termos de ligações eletricas é bastante simples, a grande dificuldade vai ser em alterar correctamente o firmware.
 
Boas,
Sou novo na impressão 3D. Tenho acompanhado este tópico o qual tenho aprendido bastante sobre este mundo.
Ainda não tinha comentado aqui mas como a minha área é a eletrónica e o @RM7 está com dificuldades resolvi dar a minha ajuda.

RM7 o melhor é comprares a placa com mosfet externo que o Djizasse comprou ***** expresso.
Não precisas de mais que isso, mesmo que a BQ vendesse a expansão não te aconselhava a comprar a eles.

Quanto ao pino onde ligar, ainda não tive muito tempo para ver os esquemas mas descobre-se qual é sem problema.
Se esse pino não der jeito também se edita o marlin facilmente para escolher-mos o pino que quisere-mos.

Logo à noite quando tiver mais tempo já te digo que pino deves ligar, tanto para a cama quente como para o sensor indutivo.
 
Eu já encomendei duas placas com mosfet, mas como não faço ideia quanto tempo é que vai levar para chegar, vou fazer uma.
Tenho o material todo à excepçao do mosfet e do isolador óptico.
Na BOM tenho isto:
IRF540PBF-ND

Na ***** só encontro IRF540 e IRF540N. Isto vai dar ao mesmo? O PBF quer dizer o quê? Qualquer coisa "Free"?
Ajeito-me com o ferro, mas eletrónica não é a minha área.
 
@diogoc, welcome ao Tópico! Já tens alguma maquina ou ainda estas em fase de contemplação?
ISso que sugeres fazer, parece-me que é o mesmo que o tipo do forum da reprap fez , so que em vez da "placa de expanção" usou um relay ( do pouco que entendo, mosfet é melhor)
The stock firmware was a bit to simplified for my taste so I've modified Marlin to work with hephestos 2.

I've also added a 300x200mm 230V AC silicone mat and a relay and it works like a charm. You can just sandwich it between the build plate and the carriage.

Changes:

  • updated the pins_RAMPS_13.h to suit the zum mega 3d board pinout (couldn't be bothered to create a new header file, they are mostly identical)
  • added the thermistor table for the provided extruder thermistor
  • kept most of the configuration from the stock firmware (a few changes here and there)
  • enabled the extruder block fan as soon as you power on the printer
Display works perfectly, sd card also, heated bed, auto bed leveling,...

I really love the machine now.

I've uploaded the source to github if someone needs it.

https://github.com/mongo56/hephestos2marlin

Enjoy!
Que Bom que é ver mais malta a aparecer e a oferecer o seu Know how para ajudar os outros!
O meu aplauso a todos! :clap::clap::clap:

@Djizasse , se necessitares conheço uma loja em almada com muitos componentes electronica. Possivelmente mais barato que a *****. Julgo que se chama Radipeças.
 
Última edição:
Boas,
Sou novo na impressão 3D. Tenho acompanhado este tópico o qual tenho aprendido bastante sobre este mundo.
Ainda não tinha comentado aqui mas como a minha área é a eletrónica e o @RM7 está com dificuldades resolvi dar a minha ajuda.

RM7 o melhor é comprares a placa com mosfet externo que o Djizasse comprou ***** expresso.
Não precisas de mais que isso, mesmo que a BQ vendesse a expansão não te aconselhava a comprar a eles.

Quanto ao pino onde ligar, ainda não tive muito tempo para ver os esquemas mas descobre-se qual é sem problema.
Se esse pino não der jeito também se edita o marlin facilmente para escolher-mos o pino que quisere-mos.

Logo à noite quando tiver mais tempo já te digo que pino deves ligar, tanto para a cama quente como para o sensor indutivo.

Muito obrigado @diogoc ! Agradeço imenso a tua ajuda. Já te envio MP.

Desde já aproveito também para agradecer a todos os que contribuem neste tópico. Sou novo nestas andanças e nota-se que existe uma grande entre-ajuda entre todos. Em cerca de uma semana já conheci dois membros daqui que se demonstraram prontamente a receber-me a ajudarem-me naquilo que precisei. (@yougurt e @jbaiao) Não esquecendo todos os outros que se disponibilizam prontamente a ajudar pelo tópico, o que leva esta experiência e aprendizagem para outro nível.

Espero um dia poder retribuir e ser eu a passar toda esta informação a alguém. :clap::clap:

Já agora, para não ter que estar (mais uma vez hehe) à espera que chegue da China, onde posso arranjar cá essa tal placa de expansão?
 
Eu já encomendei duas placas com mosfet, mas como não faço ideia quanto tempo é que vai levar para chegar, vou fazer uma.
Tenho o material todo à excepçao do mosfet e do isolador óptico.
Na BOM tenho isto:
IRF540PBF-ND

Na ***** só encontro IRF540 e IRF540N. Isto vai dar ao mesmo? O PBF quer dizer o quê? Qualquer coisa "Free"?
Ajeito-me com o ferro, mas eletrónica não é a minha área.

Sim podes usar esse, é exatamente a mesma coisa.
Mas não te aconselhava esse para uma cama quente pois vais aquecer bastante.
Tenta este stp55nf06, ou melhor ainda mas mais dificil de encontrar HUF75345P (nem morno fica)
 
Já agora, para não ter que estar (mais uma vez hehe) à espera que chegue da China, onde posso arranjar cá essa tal placa de expansão?

Nunca vi por cá. Só construindo.
Talvez numa daquelas lojas espanholas do costume que têm material chinês.

@ajmartins, que achas de metermos no primeiro post, links para os perfis do thingiverse? Eu já reuni alguns e ando entretido a ver o que o pessoal anda a colecionar. Já tirei uns tantos para mim :)

Boa ideia! Também vou meter o meu na minha sig, se tiver espaço.
 
O circuito pode ser só o mosfet e uma resistência sem nem quiserem por um led.

https://drive.google.com/file/d/0BzkDuDi_KxbsZEN0STU2X1pBWUU/view?usp=sharing

O inconveniente deste esquema é que se fizerem m**** podem meter 12V directamente na saida do arduino e rebentar com ele.
Para isso têm este esquema que é seguro para o arduino pois os 12V estão isolados opticamente.

https://drive.google.com/file/d/0BzkDuDi_KxbsTXhvTWU5RDN6RDA/view?usp=sharing

Os componentes não têm que ter exatamente essas referências, podem ser adaptados ao que houver mais "à mão" :)
 
@diogoc, welcome ao Tópico! Já tens alguma maquina ou ainda estas em fase de contemplação?

Chegou então a altura de falar da minha máquina.
Começei no mundo 3D porque um colega meu contruiu uma impressora 3D para uso industrial, que além de imprimir também faz pequenos cortes CNC e ainda faz corte/gravação a laser.
Estive envolvido no desenvolvimento da eletrónica para ela, o que me ajudou a perceber o seu funcionamento.

Fiquei com o bichinho e resolvi arranjar uma para começar a brincar.
O orçamento não era muito e a exigência na qualidade de impressão também não.
Optei então por uma chinesa Geeetech prusa i3 pro B (sim eu sei o que estava a comprar e que ninguém recomenda)

Na verdade a impressora surpreendeu-me bastante pela positiva, tenho resultados que para mim são mais que aceitáveis.
Apesar de a frame ser em acrilico está bastante bem sustentada, ao contrário de muitas frames acrilicas.
Outro factor que gostei foi o eixo X ser todo em metal, em vez das tradicionais peças impressas.
Tive que bater um bocado com a cabeça para resolver alguns problemas mas isso faz parte.
Fui fazendo alguns upgrades e agora penso que cheguei a uma situação "estável" apesar de querer-mos sempre melhorar qualquer coisa.

Pelo preço acho que não está mau.
Há quem diga que dessas impressoras não se aproveita nada mas não é bem assim, tirando a frame claro.

Comprei as lacks do ikea, engaiolei-a e ficou porreiro.

Outra modifição foi a adição de um módulo wifi.
Assim consigo controlar a impressora remotamente e resolvi o assunto com um módulo de 1.5€ em vez de tar a comprar um raspberry pi.

Fica aqui o meu testemunho e pode ser que um dia consiga comprar uma impressora a serio para ter resultados como os vossos :)
P.S. desculpem o grande testamento
 
Obrigado Diogo e João.
O esquema do João não tem o isolador ótico :\

Diogo, se usar o stp55nf06 ou o HUF75345P preciso de alterar alguma resistência? Ou são apenas modelos que aguentam mais corrente?

Diogo, também não me arrependo da minha compra. Já sabia que o mais provável era depois montar outra, mas isso já fazia parte dos planos ;) Enquanto me decido na próxima e escolho as capacidades pretendidas e as peças necessárias (o que vai levar meses) vou imprimindo.
 
Hoje cheguei a casa com um bocadinho de tempo extra e apeteceu-me por uns motores a rodar para testar o kit RAMPS que comprei ao chino/espanhol no ebay, em principio uma actividade calma e descontraída... yeah right...
1º o arduino mega é mesmo dos mais baratos e vem com o usb2serial mais rafeiro de todos, mas ok, no windows 10 os drivers já veem incluidos assim que não foi muito penoso.
2º por mais opções que experimentasse não havia maneira de mandar um sketch para o mega, dava sempre timeout e nada...
3º testei o loopback com um shunt do tx/rx e o serial monitor e tinha comunicação com o chip...

O google não foi mesmo amigo e não havia nenhuma solução rápida em vista mas... tinha aqui um arduino uno e resolvi fazer do uno o programador ISP usando este esquema:

Uno%2BArduino%2BISP%2Bto%2Bprogram%2BMega.png



E finalmente sucesso! Consegui gravar o bootloader novamente e deixei de ter um mau pisa papeis para ter um clone de qualidade duvidosa :lol:

Fica para amanhã meter uns steppers a mexer :)
 
Back
Topo