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[Projecto] Impressora 3D RepRap Prusa

Discussão em 'Electrónica' iniciada por ajmartins, 15 de Março de 2013. (Respostas: 4226; Visualizações: 204256)

  1. FiwiPITO

    FiwiPITO Power Member

    @Exhit provavelmente não te terás esquecido de 1º Apertar, aquecer tudo a 250º , voltar apertar e só depois é que se pode imprimir...
     
  2. Exhit

    Exhit Power Member

    Eu apertei tudo a 200º como diziam nos tutoriais de unclog. A frio não apertei nada. Não sendo expert, eu percebo que seja preciso apertar com altas temperaturas para que haja manobra de expansão do material quando aquece.
     
  3. Djizasse

    Djizasse Power Member

    Achas que consegues fazer um furo para depois enfiar um ferro para poderes ter tração?
    Ou usar aquelas "brocas" para sacar parafusos partidos?
    Ou ainda colar um parafuso dentro do tubo e depois desaparafusar?
     
  4. Exhit

    Exhit Power Member

    A prática de eazyout (@Djizasse , é o termo que usaram para o que tu falaste) é fácil, mas não tenho o material.

    Hoje não tenho tempo, mas amanhã pego no block e vou à loja de hardware pedir que me saquem isto. De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

    Já agora, se alguém souber onde posso encomendar nozzle heads e throattubes de qualidade para a minha A8, aceito sugestões.
     
    Última edição: 9 de Janeiro de 2017
  5. FiwiPITO

    FiwiPITO Power Member

    Põe uma foto para a gente ver que é mais facil...isto de tentar resolver problemas sem ver é dificil.
     
  6. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Não sei onde leste essa info, mas o principio da "altura da camada" é o que te indiquei.
    Para "largura da linha" é feita a seguinte conta: "diâmetro do nozzle" x 1.2

    Para nozzle de 0.3:
    Altura da camada: 0.22
    Largura da linha: 0.36

    Isto são os limites partilhados por users e são algumas contas que a maioria dos softwares fazem, alguns até dão erro quando se ultrapassa este limite.
    Não é à toa que a maioria do pessoal que usa nozzle de 0.4 use a "altura da camada" de 0.3...... é o seu limite.
     
    Última edição: 9 de Janeiro de 2017
  7. Exhit

    Exhit Power Member

    Fotos do Extruder Block:
    [​IMG]
    [​IMG]
     
  8. Filipe campos

    Filipe campos Power Member

    @Exhit que rico serviço tens ai... Aquilo é aquecer e apertar um pouco.
     
  9. yougurt

    yougurt Power Member

    A RepRap no cacem é capaz de ter desses blocos para a mk8. Nozzle sei que têm para a e3d , e podes usar na boa no bloco mk. Na verdade, o bloco e3d julgo que também da na mk.
    Pelo menos nao esperas um mes.

    De resto , tens esses spares todos via china, como é habitual!
     
    Última edição: 9 de Janeiro de 2017
  10. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Eu tenho 1 bloco e o heatbreak.
    Se for de LX é vir buscar.

    edit: também tenho os "machos esquerdos" para tirar parafusos partidos.
     
    Última edição: 9 de Janeiro de 2017
  11. Djizasse

    Djizasse Power Member

    Sim, li, mas não interessa onde, nem sequer faz sentido. O motor não faz levantar/baixar directamente a plataforma, faz rodar o "rod". A alteração de cada passo do motor trabalha juntamente com o pitch do rod. É mais ou menos isto, certo?

    Edit: Entretanto estive a ver o calculador da Prusa
    http://prusaprinters.org/calculator/
    Na parte Optimal layer height for your Z axis, meti os valores para a minha impressora:
    Motor step angle: 200 per revolution
    Desired layer height: 0.3
    Leadscrew pitch: 8mm/revolution
    Gear Ratio: 1:1

    O que a tabela de resultado me diz é que ao escolher 0.3mm de layer height, vou ter um erro de 6.7mm ao fim de 10cm. Isto porque 0.3 não corresponde a um step completo e por causa disto:
     
    Última edição: 10 de Janeiro de 2017
  12. RM7

    RM7 Power Member

    Caros amigos, é possivel ou alguém sabe como gerar um ficheiro .hex dum marlin alterado?
     
  13. diogoc

    diogoc Power Member

    @Djizasse não te esqueças de essas contas são full step.
    Provavelmente na tua impressora tens microstep 16, o que dá 3200 pulsos por volta.
    Logo se quiseres ter uma layer de 0.3mm o erro é de 0mm (cada passo sobe 0.0025mm)

    Faz algum sentido o que disseste de a altura da layer ser um multiplo, mas como a a distância por passo é tão pequena normalmente nem se pensa nisso
     
  14. @RM7 podes utilizar o IDE do arduino para compilar normalmente e os ficheiros .hex ficam guardados nos temporários do utilizador por exemplo: "C:\Users\Utilizador\AppData\Local\Temp\arduino_build_771848/Blink.ino.hex".
    Podes activar a opção "Mostrar mensagens durante a compilação" em Ficheiro->Preferências que ele mostra o caminho completo
     
  15. jbaiao

    jbaiao Power Member

    Acho que vais ter uma bela surpresa com essas peças impressas a esse preço..........
    O valor é apelativo mas tudo depende do infill e perímetros usados.
    Se for 20% e 2 Shell...... é pensares em fazer logo novas peças assim que tiveres a impressora a funcionar.
    Já o meu avô dizia "Ninguém dá nada a ninguém!"
     
  16. FiwiPITO

    FiwiPITO Power Member

    @CyreX Meu Caro, só por curiosidade, existe malta aqui que te imprimia as Peças apenas por 1 Rolo de Filamento em troca, e tenho a certeza que sairia melhor do que isso.

    Fica a nota...

    Quando ao resto da malta, bem meus amigos, sejam todos bem vindos...mas não querendo que me levem a mal, leiam o tópico, Seja que impressora for os princípios são os mesmos...calibrar PID'S / Steps / Nivelar a Mesa / Imprimir Cubos...Tudo isto com imensa calma, porque a pressa no 3D não leva a lado nenhum...(Eu sei que toda a gente quer logo imprimir e mostrar serviço, mas calma...muita calma por norma a pressa leva a erros, erros levam a peças partidas e nalguns casos a que a malta desista do projecto).

    Estamos a ter um tópico bastante repetitivo onde em 189 paginas existem todas as respostas para qualquer duvida que a malta nova possa ter.
     
  17. g_card

    g_card Power Member

    Tanto pessoal novo! se calhar sou eu mesmo que tenho andado afastado :/

    cubos pessoal! muitos!
    quando fiz a minha perdi-lhe a conta aos que fiz, e quando penso que algo nao esta bem é logo o que imprimo.

    finalmente tenho o octoprint como quero
    [​IMG]
    atenção que o ficheiro de configuração já nao é o mesmo dos tutoriais.
     
  18. Boas malta

    Achas que vêm assim tão más? Eu sei que tudo isto pode ser aldrabado e que na altura da impressão se podem alterar os parâmetros todos, mas eles à minha frente fizeram as contas às gr que as peças todas iam ter através do Simply3D e dava prai 330 e tal gr.
    Serão assim tão más?

    Eu sei, o @jbaiao e o @yougurt foram 2 pessoas que se disponibilizaram logo para imprimir isso, mas não queria apressar ninguém com as impressões nem "obrigar" ninguém a fazer as coisas naqueles timings... Optei por esta solução para não dar trabalho a ninguém aqui do fórum.


    Abraço
     
  19. FiwiPITO

    FiwiPITO Power Member

    @CyreX Desculpa, não tirando partido de ninguem, nem conhecendo a Empresa em questão nem o Tipo de impressão/qualidade, posso dizer-te uma coisa, os 2 membros que mencionas atrás serão possivelmente donos das 2 impressoras com mais qualidade, os quais confio que se te imprimem alguma coisa imprimem com 100% de qualidade.

    Mas no entanto não é de todo nem para lá caminha obrigação...apenas foi uma sugestão que se fosse Eu preferia...mesmo quando por vezes por serem tão boas pessoas imprimem coisas que pedem e ficam com elas porque desistem.

    Edit: Até porque para mim quando se fala no DIY é para poupar € o mais que possivel.

    Edit 1: @Filipe campos sim Eu sei o teu ponto de vista, mas se repares aqui o pessoal procura sempre o mais baratinho, por isso disse o DIY...embora seja numa grande parte para obter e criar conhecimentos, diferentes quando se comprar tudo completo.obg pela correcção. abc
     
    Última edição: 10 de Janeiro de 2017
  20. Filipe campos

    Filipe campos Power Member

    2 layer e 20% infill ja não é mau de todo, mas fica melhor se fosse 3 layer e uns 25%.

    Sobre projetos DIY eu já fiz alguns e pessoalmente não faço um projeto com o objetivo de o fazer o mais barato possível, até que DIY vem de Do It Yourseft e não de Do It Cheap.
    Sempre que pego num projeto destes tento fazer uma coisa como deve ser e tentar criar algo bom logo a primeira tentativa.
    Fiz por exemplo a cnc MPCNC com o objectivo de ter um CNC barata e correu mal... Claro que não digo fazerem uma impressora com tudo do bom e do melhor, mas é preciso saber antes de iniciar um projetos quais as coisas que é preciso não poupar caso contrario podem comprometer todo o projeto.
     

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