Impressora 3D RepRap Prusa

Eu apertei tudo a 200º como diziam nos tutoriais de unclog. A frio não apertei nada. Não sendo expert, eu percebo que seja preciso apertar com altas temperaturas para que haja manobra de expansão do material quando aquece.
 
Achas que consegues fazer um furo para depois enfiar um ferro para poderes ter tração?
Ou usar aquelas "brocas" para sacar parafusos partidos?
Ou ainda colar um parafuso dentro do tubo e depois desaparafusar?
 
A prática de eazyout (@Djizasse , é o termo que usaram para o que tu falaste) é fácil, mas não tenho o material.

Hoje não tenho tempo, mas amanhã pego no block e vou à loja de hardware pedir que me saquem isto. De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

Já agora, se alguém souber onde posso encomendar nozzle heads e throattubes de qualidade para a minha A8, aceito sugestões.
 
Última edição:
Baião, o layer height não deverá ainda ser um múltiplo da resolução mínima do eixo Z?

E já agora, em vez do Mosfet indicado no meu esquema, vou usar o HUF75345P3 que nem dissipador deve precisar.
Ah! Eu não percebo quase nada disto, mas ajeito-me com o ferro de soldar ;)

Não sei onde leste essa info, mas o principio da "altura da camada" é o que te indiquei.
Para "largura da linha" é feita a seguinte conta: "diâmetro do nozzle" x 1.2

Para nozzle de 0.3:
Altura da camada: 0.22
Largura da linha: 0.36

Isto são os limites partilhados por users e são algumas contas que a maioria dos softwares fazem, alguns até dão erro quando se ultrapassa este limite.
Não é à toa que a maioria do pessoal que usa nozzle de 0.4 use a "altura da camada" de 0.3...... é o seu limite.
 
Última edição:
Fotos do Extruder Block:
6qSZC7t.jpg

U7nFnHG.jpg
 
A RepRap no cacem é capaz de ter desses blocos para a mk8. Nozzle sei que têm para a e3d , e podes usar na boa no bloco mk. Na verdade, o bloco e3d julgo que também da na mk.
Pelo menos nao esperas um mes.

De resto , tens esses spares todos via china, como é habitual!
 
Última edição:
Eu tenho 1 bloco e o heatbreak.
Se for de LX é vir buscar.

edit: também tenho os "machos esquerdos" para tirar parafusos partidos.
 
Última edição:
Não sei onde leste essa info, mas o principio da "altura da camada" é o que te indiquei.
Para "largura da linha" é feita a seguinte conta: "diâmetro do nozzle" x 1.2
...
Sim, li, mas não interessa onde, nem sequer faz sentido. O motor não faz levantar/baixar directamente a plataforma, faz rodar o "rod". A alteração de cada passo do motor trabalha juntamente com o pitch do rod. É mais ou menos isto, certo?

Edit: Entretanto estive a ver o calculador da Prusa
http://prusaprinters.org/calculator/
Na parte Optimal layer height for your Z axis, meti os valores para a minha impressora:
Motor step angle: 200 per revolution
Desired layer height: 0.3
Leadscrew pitch: 8mm/revolution
Gear Ratio: 1:1

O que a tabela de resultado me diz é que ao escolher 0.3mm de layer height, vou ter um erro de 6.7mm ao fim de 10cm. Isto porque 0.3 não corresponde a um step completo e por causa disto:
Helps you to select layer height in a way, that Z axis moves only by full step increments. Z axis isn't usually enabled during inactivity. If the axis is disabled during micro-step, axis jumps to the closest full step and intorduce error. This effect is occuring to some extent even while leaving the Z axis motors enabled. This is most usefull to machines with imperial leadscrews but also for unusual layer heights with metric leadscrews.
 
Última edição:
@Djizasse não te esqueças de essas contas são full step.
Provavelmente na tua impressora tens microstep 16, o que dá 3200 pulsos por volta.
Logo se quiseres ter uma layer de 0.3mm o erro é de 0mm (cada passo sobe 0.0025mm)

Faz algum sentido o que disseste de a altura da layer ser um multiplo, mas como a a distância por passo é tão pequena normalmente nem se pensa nisso
 
@RM7 podes utilizar o IDE do arduino para compilar normalmente e os ficheiros .hex ficam guardados nos temporários do utilizador por exemplo: "C:\Users\Utilizador\AppData\Local\Temp\arduino_build_771848/Blink.ino.hex".
Podes activar a opção "Mostrar mensagens durante a compilação" em Ficheiro->Preferências que ele mostra o caminho completo
 
Boas malta, tudo bem?

Bom... Estou quase pronto a montar a minha bichinha, já so fala a fonte de alimentação, os LeadScrew's que ja estão encomendados e a caminho e as peças impressas.

Deixei as peças a imprimir na RepRap Portugal no Cacém... Malta 5 estrelas. Eles no site têm a indicação de impressão de peças com o custo de 0,17€ centimos a grama. Para peças de impressoras fazem o preço especial de 28€, mesmo que o peso ultrapasse esse valor.
É um ponto a favor =D. Explicaram-me que é pelo facto de as nas peças das impressoras não terem nem causarem tantos erros na impressão.

Abraço

Acho que vais ter uma bela surpresa com essas peças impressas a esse preço..........
O valor é apelativo mas tudo depende do infill e perímetros usados.
Se for 20% e 2 Shell...... é pensares em fazer logo novas peças assim que tiveres a impressora a funcionar.
Já o meu avô dizia "Ninguém dá nada a ninguém!"
 
@CyreX Meu Caro, só por curiosidade, existe malta aqui que te imprimia as Peças apenas por 1 Rolo de Filamento em troca, e tenho a certeza que sairia melhor do que isso.

Fica a nota...

Quando ao resto da malta, bem meus amigos, sejam todos bem vindos...mas não querendo que me levem a mal, leiam o tópico, Seja que impressora for os princípios são os mesmos...calibrar PID'S / Steps / Nivelar a Mesa / Imprimir Cubos...Tudo isto com imensa calma, porque a pressa no 3D não leva a lado nenhum...(Eu sei que toda a gente quer logo imprimir e mostrar serviço, mas calma...muita calma por norma a pressa leva a erros, erros levam a peças partidas e nalguns casos a que a malta desista do projecto).

Estamos a ter um tópico bastante repetitivo onde em 189 paginas existem todas as respostas para qualquer duvida que a malta nova possa ter.
 
Tanto pessoal novo! se calhar sou eu mesmo que tenho andado afastado :/

Quando ao resto da malta, bem meus amigos, sejam todos bem vindos...mas não querendo que me levem a mal, leiam o tópico, Seja que impressora for os princípios são os mesmos...calibrar PID'S / Steps / Nivelar a Mesa / Imprimir Cubos...Tudo isto com imensa calma
cubos pessoal! muitos!
quando fiz a minha perdi-lhe a conta aos que fiz, e quando penso que algo nao esta bem é logo o que imprimo.

finalmente tenho o octoprint como quero
Sem%20Tiacutetulo_zpsnye9u20l.png

atenção que o ficheiro de configuração já nao é o mesmo dos tutoriais.
 
Boas malta

Acho que vais ter uma bela surpresa com essas peças impressas a esse preço..........
O valor é apelativo mas tudo depende do infill e perímetros usados.
Se for 20% e 2 Shell...... é pensares em fazer logo novas peças assim que tiveres a impressora a funcionar.
Já o meu avô dizia "Ninguém dá nada a ninguém!"

Achas que vêm assim tão más? Eu sei que tudo isto pode ser aldrabado e que na altura da impressão se podem alterar os parâmetros todos, mas eles à minha frente fizeram as contas às gr que as peças todas iam ter através do Simply3D e dava prai 330 e tal gr.
Serão assim tão más?

@CyreX Meu Caro, só por curiosidade, existe malta aqui que te imprimia as Peças apenas por 1 Rolo de Filamento em troca, e tenho a certeza que sairia melhor do que isso...

Eu sei, o @jbaiao e o @yougurt foram 2 pessoas que se disponibilizaram logo para imprimir isso, mas não queria apressar ninguém com as impressões nem "obrigar" ninguém a fazer as coisas naqueles timings... Optei por esta solução para não dar trabalho a ninguém aqui do fórum.


Abraço
 
@CyreX Desculpa, não tirando partido de ninguem, nem conhecendo a Empresa em questão nem o Tipo de impressão/qualidade, posso dizer-te uma coisa, os 2 membros que mencionas atrás serão possivelmente donos das 2 impressoras com mais qualidade, os quais confio que se te imprimem alguma coisa imprimem com 100% de qualidade.

Mas no entanto não é de todo nem para lá caminha obrigação...apenas foi uma sugestão que se fosse Eu preferia...mesmo quando por vezes por serem tão boas pessoas imprimem coisas que pedem e ficam com elas porque desistem.

Edit: Até porque para mim quando se fala no DIY é para poupar € o mais que possivel.

Edit 1: @Filipe campos sim Eu sei o teu ponto de vista, mas se repares aqui o pessoal procura sempre o mais baratinho, por isso disse o DIY...embora seja numa grande parte para obter e criar conhecimentos, diferentes quando se comprar tudo completo.obg pela correcção. abc
 
Última edição:
2 layer e 20% infill ja não é mau de todo, mas fica melhor se fosse 3 layer e uns 25%.

Sobre projetos DIY eu já fiz alguns e pessoalmente não faço um projeto com o objetivo de o fazer o mais barato possível, até que DIY vem de Do It Yourseft e não de Do It Cheap.
Sempre que pego num projeto destes tento fazer uma coisa como deve ser e tentar criar algo bom logo a primeira tentativa.
Fiz por exemplo a cnc MPCNC com o objectivo de ter um CNC barata e correu mal... Claro que não digo fazerem uma impressora com tudo do bom e do melhor, mas é preciso saber antes de iniciar um projetos quais as coisas que é preciso não poupar caso contrario podem comprometer todo o projeto.
 
@FiwiPITO, obrigado pelas tuas palavras!!!

Tenho é de defender um poquinho o @CyreX , hehehe. Ele abordou-me sobre as peças e até fui eu que lhe dei a indicacao da RepRap, na ausencia de outras alternativas!

Obviamente que percebi, quando me perguntou quem do tópico poderia fazer as peças, que eu estaria incluido no lote.
Contudo, apesar de lá em casa a printer estar a funcionar praticamente desde que chego até sair no dia seguinte, devido às prints do Natal e agora ao projecto de outra impressora, não encontrei disponibilidade no imediato.

para ser honesto, nao tenho interesse financeiro na coisa! Um rolo de filamento e está feito o negocio se for preciso.
O meu problema é mesmo retirar tempo e prazer dos meus projectos pessoais, para fazer um kit de pecas comercial, que demora sempre uns dias.
Safar alguem, porque partiu uma peça, tenho todo o gosto, faco numa hora ou duas e so peço é que venham buscar ca a casa, ou meto no correio . PEla forma como vivo este hobby, como imaginam, sou incapaz de cobrar uma coisa destas. É mesmo pelo espirito da Fun da Coisa!

Estou convencido que o Cyrex percebeu a minha lógica e , como se calhar não gosta de estar aí a chatear o pessoal, ( e eu lembro-me de dois ou tres posts em que ele pediu voluntários, mas onde eu, por exemplo , nao lhe respondi ) a decisao da RepRap não terá sido má.

Seja como for, como a primeira coisa que ele vai fazer é um kit de backup de peças ( lol, além dos cubos e dos benchys hehehehe), resolve-se o assunto.

EM relaçao à RepRap, como um amigo ontem me disse, quem ve caras nao ve coracoes, mas conheço, como cliente o Pedro ( dono ) e vou lá por vezes comprar filamento e trocar uma ou outra conversa. Gosto da Postura e tenho-o como um individuo honesto. Tão honesto que , durante imenso tempo teve v-slot em stock. Contudo tinha um disclaimer no anuncio de venda do mesmo a aconselhar os clientes a comprar noutro local e dizia onde, porque o dele tinha um preço superior!

Abc
 
Última edição:
Back
Topo