Impressora 3D RepRap Prusa

Já o fiz pessoalmente como é óbvio, mas faço questão de agradecer aqui ao @diogoc pela grande ajuda que me deu na resolução do problema com a placa Zum Mega 3D da minha Hephestos.

Esta plaquita (feita pelo Diogo) resolveu os problemas e tenho a cama quente a funcionar na máquina. Quando se sabe, as coisas tornam-se fáceis. :)

Ahzfzl3.jpg


Estou a pensar criar um tópico (acredito que o Diogo apoia) sobre esta placa, pois futuramente irão certamente haver pessoas com o mesmo problema que eu.
 
Eu acho tudo muito engraçado.... mas por mim vou "falar".
Em primeiro lugar, este tópico (tal como indica o seu nome) é referente à "Impressora 3D RepRap Prusa".
Por isso a meu ver apenas deviam ser assuntos alusivos a este tema.
Para outros modelos de impressoras deviam de criar o respetivo tópico.

Os assuntos também devem de ser só direcionados a isto, desde montagens, problemas de montagem/funcionamento, dicas, upgrades/updates.
Quando se mistura assuntos fora deste conceito..... além de ser só "para encher chouriços" nada de novo trazem.

Por experiencia em outro fóruns, quando um tópico começa a ter opiniões (sem conhecimento de causa), misturar alhos com bugalhos... das duas uma, a maioria do pessoal que tem conhecimentos e quer ajudar começa a deixar de participar (saturação de tamanha confusão) ou os moderadores devem de ser mais ativos e limpar o que é lixo.

Confesso, já fui muito mais participativo do que sou atualmente. Isto deve-se porque já me satura a repetição. Opto por comunicar por outros canais (eu sei que não gostam do skype....) e evito andar a repetir o que mais de 20x já foi dito.

No entanto venho sempre dar um contributo, como foi o caso de ontem que muitos não ligaram e é demasiado importante, mesmo para impressoras "RTR". Mais que isso prefiro não escrever porque é mais uma vez "repetição".

Temos o caso do @ajmartins , @yougurt, @FiwiPITO, @Pynto R e muitos mais, que conhecem bem este "mundo" e são sempre uma mais valia para o fórum, mas se repararem (tirando o "chato" do bruno hihihih) também reduziram a participação . Mais uma vez pela enorme repetição......

Não quero transmitir que não gosto de ajudar, bem pelo contrário, mas percam um pouco mais de tempo a lerem e a testarem.

Para titulo de exemplo, desde o dia 15/12 que tenho a itopie em calibrações, muitos problemas tenho tido, e através de pesquisa neste tópico tenho resolvido a maioria deles, e se repararem nem um pedido de ajuda ainda coloquei neste sentido, bem pelo contrário, vou colocando informações cada vez que encontro uma solução para esse problema e que a meu ver é um bom contributo.

Boas printssssssssssss
 
Última edição:
Em primeiro lugar, este tópico (tal como indica o seu nome) é referente à "Impressora 3D RepRap Prusa".
Para outros modelos de impressoras deviam de criar o respetivo tópico.

Na minha opinião, acho que não se pode ser tão radical pois sendo assim os users que tem itopies e outras variações da RepRap Prusa não poderiam usar este tópico.
Praticamente todos os users que participam neste tópico tem impressoras que são baseadas na Prusa I3, mais coisa menos coisa o funcionamente é o mesmo. Em termos de firmware também é o mesmo em todas (marlin, repetier).
Não se está a falar aqui de core xy ou delta que são completamente diferentes.
Por isso os problemas são semelhantes a todos bem como a forma de os resolver, fazendo sentido que sejam discutidos todos no mesmo tópico.
 
Sim, estamos a falar do mesmo, PRUSA.
Se a base é a mesma faz todo o sentido.
Não faz sentido é ( não estou a particularizar nem a "picar" ninguém) estar a partilhar que imprimiram uma peça em tal sitio e querem que opinemos sobre ela!
Ou que o raio do cabo partiu a ficha e agora o que faço.....

Estas a perceber? Até eu sem querer já estou em offtopic!
 
O Problema que se coloca aqui é que nestes últimos dias isto ficou muito confuso...mas pronto vou tentar entrar no Ritmo...embora tenha a dizer que quem leu o tópico completo reparou que os membros que participaram até hoje sempre se tentaram organizar para que isto não ficasse com ficou...esquisito.

@yougurt Eu ainda fui ver o manual...(Em resposta ao teu longo testamento)

Já agora aproveito para dizer que não sou nenhum expert na matéria do 3D, aprendi alguma coisa com os meus colegas aqui do Forum que me ajudaram bastante @jbaiao @yougurt @ajmartins E o resto da malta que dá sempre opinião(Desculpem se falhei nome de alguém), por isso não sou grande coisa a dar opiniões a quem não as quer ouvir porque estão num nível superior dos outros...o 3d é um mundo muito engraçado, porque além de novo ... algumas coisas só se adquire com experiência na sua utilização, e nas duvidas tiradas por outros.

- Alguém perguntou sobre o ABS...Bem o ABS para começar a imprimir ao contrario do que Eu pensei, é ligeiramente complicado, é muito fácil partir, o filamento tem que ser verdadeiramente bom porque senão só vão ter problemas, a Impressora deve ser fechada, e a Temperatura interior deveria ser controlada...Qualquer diferença pode levar a que as Layers se separem...Então em peças grandes é uma desgraça...Em cada 10 aproveita-se uma...Em suma, Eu comecei com o ABS devia ter começado como me foi dito por a malta no PLA...Mas comecei e qualquer um começa por lá...o único conselho que dou é: NÃO COMPREM BARATO...porque a sua impressão vai variar por aí ...

- Alguém também falou nos Cubos e tal...Ora só quero dizer que para as primeiras impressões ninguém é obrigado a começar a imprimir cubos...ou barcos ou outra coisa qualquer...mas fica a nota, que é para quem quer e gosta de perfeição é obrigatório imprimir a mesma peça diversas vezes, a temperaturas e velocidades diferentes para se poder calibrar "A Melhor temperatura para o Filamento e Velocidade" o acabamento da peça vai depender de tudo isto...(Peço desculpa se me esqueci de alguma coisa) se acham que isto não é necessário então estão no sitio errado...Peço desculpa;Porque no dia que precisarem de qualquer peça para substituir na impressora, qualquer upgrade isto vai fazer a diferença e nesse dia vão ter que pedir a outro para vos fazer aquilo que poderiam ter feito e não o fizeram porque sabem tudo sobre o 3D, peço desculpa mais uma vez pelo desabafo.

Cumprimentos a todos, Boas impressões, estarei por aqui para ajudar naquilo que puder, se souber.


Fiwi.
 
Cortando um pouco a "tensão" eheh vou deixar aqui uma ideia de upgrade para quem não está interessado em gastar 35 ou 40€ num raspberry pi.
Utilizando um módulo ESP8266 é possivel controlar a impressora via wireless.
Existe um firmware criado por Luc que é especifico para impressoras 3d e que permite controlar/monitorizar a impressora pelo browser, como permite também a ligação com o software como por exemplo Repetier host.

https://github.com/luc-github/ESP3D

A vantagem disto é que esse módulo compra-se por apenas 1,5€
Obviamente não tem as capacidades de um octoprint mas para quem não quer andar sempre à procura do cabo usb cada vez que quer fazer uma impressão é ótimo
 
Sim, estamos a falar do mesmo, PRUSA.
Se a base é a mesma faz todo o sentido.
Não faz sentido é ( não estou a particularizar nem a "picar" ninguém) estar a partilhar que imprimiram uma peça em tal sitio e querem que opinemos sobre ela!
Ou que o raio do cabo partiu a ficha e agora o que faço.....

Estas a perceber? Até eu sem querer já estou em offtopic!

@jbaiao, pretendes que isto seja apenas um tópico onde os "mestres" possam discutir assuntos, sem qualquer repetição, um género de clube só para avançados? Se for isso, tudo bem. Deixamos este tópico só para "vocês" e ninguém vem aqui fazer perguntas de noobs.
Cria-se outro tópico [Beginner], [Core XY], [Cubos e Benchmarks] e por aí adiante. Sinceramente até me parece uma boa opção. Não custa nada ter meia dúzia de tópicos subscritos.

Até compreendo o teu ponto de vista, vocês estão aqui há algum tempo e "de repente" aparece malta a "desestabilizar" isto.

Eu agora fico sem saber se devo meter umas fotos de um benchmark que fiz (Test your 3D printer! v3).

Não estou chateado contigo. A falar é que a "gente" se entende ;)
 
@diogoc , desculpa tenho de te corrigir.
A Itopie é um verdadeiro modelo RepRap derivado da Prusa. Tem todo o sentido poder ser aqui discutida!

http://reprap.org/wiki/ITopie

Alias, o proprio tópico arranca com uma Mendel, que hoje em dia poucos constroem e depois foi evoluindo.
EU agarrei o tópico com uma hephestos 1.0, que apesar de ser um modelo comercial ( para quem quer) era também totalmente aberto. Depois apareceu por aqui a Itopie e ainda bem!

O modelo RepRap, originalmente pretendia ter impressoras a "imprimir" outras impressoras, dai habitualmente apenas relacionarmos com o movimento printers cujos componentes sejam também impressos! Hoje em dia isto nao é totalmente verdade. Os preço de certos materiais desceram e a disponibilidade aumentou, com reflexos naturais na qualidade das builds.

É por isso que nao me faz confusao nenhuma discutir uma core xy, por exemplo desde que o conceito "modelo aberto" exista.

Alias é isto para mim que distingue uma reprap de outras , sejam prusas ou não! COmo se diz na giria dos programadores, é codigo aberto!

Alias... tu sentiste na pele os problemas com modelos vendor Lock in! O belissimo trabalho que fizeste para o @RM7 ( extraordinario teres posto aquilo a bombar) , não deve ter sido facil!

@Djizasse , infelizmente esse comments ao @jbaiao era perfeitamente desnecessário. SE efectivamente les-te o tópico, mesmo que na diagonal, tinhas já percebido que o intuito e ambiente por aqui é exactamente ao contrario do que dizes. Mas pronto. Existe aquele comediante que diz que as opinioes sao como as partes das senhoras. Quem as quer dar dá e quem nao quer nao dá!

Por mim fico por aqui!
 
@jbaiao, pretendes que isto seja apenas um tópico onde os "mestres" possam discutir assuntos, sem qualquer repetição, um género de clube só para avançados? Se for isso, tudo bem. Deixamos este tópico só para "vocês" e ninguém vem aqui fazer perguntas de noobs.
Cria-se outro tópico [Beginner], [Core XY], [Cubos e Benchmarks] e por aí adiante. Sinceramente até me parece uma boa opção. Não custa nada ter meia dúzia de tópicos subscritos.

Até compreendo o teu ponto de vista, vocês estão aqui há algum tempo e "de repente" aparece malta a "desestabilizar" isto.

Eu agora fico sem saber se devo meter umas fotos de um benchmark que fiz (Test your 3D printer! v3).

Não estou chateado contigo. A falar é que a "gente" se entende ;)
Não quero nem vou entrar em questões fundamentalistas, porque sinceramente este teu comentário ao meu ponto de vista foi totalmente irreal e despropositado. Quero e sempre foi essa a minha intensão ajudar e ser ajudado.
Nunca me intitulei mestre ou coisa parecida, até porque comecei do ZERO e foi aqui que aprendi o pouco que sei.
Mas és capaz de ter razão... eu é que estou a ser repetitivo.... por isso continuem que eu estou só de passagem.......
1 abraço.
 
@Djizasse Amigo...Isso infelizmente só demonstra que não lês-te nada do Tópico...Porque se bem me lembro o @jbaiao aqui e quando tem um bocadinho de tempo é um membro incansável na procura de resolução de problemas até em modelos que não conhece...mas tenta sempre ajudar...Hehehe algumas vezes até em questão repetidas :P

Mas pronto...Estamos a perder o valor deste Tópico, vamos voltar às Impressoras.

EDIT: As minhas desculpas por o OFF-TOPIC termino assim para não estragar mais o Tópico.
 
Última edição:
Comunicar pela internet é complicado.

Peço desculpa se te ofendi jbaiao, mas a minha intenção é mesmo perceber o que vocês acham que é melhor. Se a minha impressora não se enquadra neste tópico, eu próprio crio um tópico só para a Anet A8. Não me custa nada.

E sim, pelo conhecimento que tens e pela partilha que fazes és um mestre, quer queiras quer não. Espero que não abandones este tópico por causa de um post, pelos vistos, não estive bem.
 
Consegui remover o Brass Nozzle partido que estava preso no Extruder Block. Já estou à espera dos novos Nozzles que mandei vir, de diversos tamanhos.

2x 0.4mm, 2x 0.3mm e 2x 0.2mm. Não sei como isto influencia o print exactamente, mas se alguém quiser responder...

http://imgur.com/a/y0AmW ficam aqui as macro fotografias do "sacana". Usei uma chave hexagonal, que coubesse "mais ou menos", aqueci o Extruder Block e apertei para o lado onde estaria a cabeça da Nozzle (como no extremo mais fino de um Nozzle completo, tem uma abertura maior, estilo funil, fez mais atrito).
 
nozzles:
-0.2mm é quase inútil, demora demasiado tempo a imprimir o quer que seja. Traz problemas de ser difícil imprimir porque facilmente bloqueia.
-0.3 é bom para imprimir a 0.2 ou 0.15 de definição, ajuda muito a aumentar a qualidade da impressão.
-0.4 tem um bom compromisso entre qualidade e velocidade de impressão, dai ser o mais usado.
-Eu pessoalmente uso também nozzle de 0.8 e 0.6mm, são muito úteis para imprimir rapido peças grandes e fortes. tem pouca qualidade de impressão, mas serve perfeitamente para fazer peças de suporte ou algo deste tipo.

Depois também ha os nozzles de aço, são usado para imprimir material mais abrasivo tipo pla com cobre, etc.. Já usei estes para imprimir simples pla e é mais difícil obter bons resultados devido a ser mau condutor de calor. Precisas de imprimir sempre a mais uns 10 a 20ºC para obter o mesmo resultado que um nozzle de bronze.
 
Última edição:
Amigos, gostava de vos pedir mais uma ajuda/opiniao.

Tenho seguido algumas dicas que vejo por aqui, visto alguns videos do Thomas, etc e tenho conseguido melhorar bastante as prints, mas principalmente tenho conseguido perceber melhor o funcionamento e o que pode causar alguns erros.

Ontem imprimi mais um 3DBenchy para ver como se está a portar. Daqui detetei 3 problemas. Um deles é ter a cama muito perto, mas isso foi culpa minha porque troquei a impressora de local e nivelei aquilo à pressa. Os outros 2 problemas podem ver na foto. No corpo do barco ficou a fazer uma "curva" para dentro. Isto o que podera ter sido? Saltou passos?

IMG_20170114_110019_zpsdmss7xxb.jpg


IMG_20170114_110031_zpsvbfjeata.jpg


O outro é este. No topo da janela/porta nota-se umas caganitas para baixo. Qual podera ser a soluçao aqui?

IMG_20170114_110053_zpsmi553sef.jpg


E deixem-me desde ja agradecer todas as ajudas que têm dado, e que estao espalhadas por este topico. ;)
 
Boas tardes malta.

Só para deixar aqui novamente o feedback da loja RepRap PT, que esta situada no Cacém. Malta 5 estrelas.

Como já tinha escrito anteriormente esqueci-me de procurar um Extruder e de o incluir nas peças a imprimir. Contactei-os por mail e enviei os ficheiros do extruder(https://www.thingiverse.com/thing:126778) escolhido por mim.
Fizeram orçamento e prontamente se disponibilizaram a ajudar, com sugestões de Infill e esclarecimentos das peças que já tinha mandado imprimir.

Para além da simpatia do pessoal, recomendo pela quantidades de cores de filamento que têm lá.


Abraço
 
O tal Airtripper :)

Digam-me uma coisa. O que fazem com os cubos de 20mm? Ando a imprimir uns tantos e ainda não sei o que fazer com eles. Estava a pensar em fazer-lhes um furo e meter um Led lá dentro.
 
Back
Topo