Impressora 3D RepRap Prusa

Caros amigos, como podem ver na foto abaixo, a print está totalmente descentrada, quando deveria estar exactamente no meio da mesa. Já estive a ver no firmware, mas ainda não consegui arranjar a solução...

vFsRPRr.jpg


Deixo aqui parte do código:

Código:
// @section machine

// Travel limits after homing (units are in mm)
#define X_MIN_POS 0
#define Y_MIN_POS 0
#define Z_MIN_POS -3
#define X_MAX_POS 215
#define Y_MAX_POS 215
#define Z_MAX_POS 180



#define X_MAX_LENGTH (X_MAX_POS - X_MIN_POS)
#define Y_MAX_LENGTH (Y_MAX_POS - Y_MIN_POS)
#define Z_MAX_LENGTH (Z_MAX_POS - Z_MIN_POS)

------------------------------

//#define AUTO_BED_LEVELING_3POINT
#define AUTO_BED_LEVELING_LINEAR
//#define AUTO_BED_LEVELING_BILINEAR

/**
* Enable detailed logging of G28, G29, M48, etc.
* Turn on with the command 'M111 S32'.
* NOTE: Requires a lot of PROGMEM!
*/
//#define DEBUG_LEVELING_FEATURE

#if ENABLED(AUTO_BED_LEVELING_LINEAR) || ENABLED(AUTO_BED_LEVELING_BILINEAR)

  // Set the number of grid points per dimension.
  #define ABL_GRID_POINTS_X 3
  #define ABL_GRID_POINTS_Y ABL_GRID_POINTS_X

  // Set the boundaries for probing (where the probe can reach).
  #define LEFT_PROBE_BED_POSITION 40
  #define RIGHT_PROBE_BED_POSITION 175
  #define FRONT_PROBE_BED_POSITION 20
  #define BACK_PROBE_BED_POSITION 160

  // The Z probe minimum outer margin (to validate G29 parameters).
  #define MIN_PROBE_EDGE 10

  // Probe along the Y axis, advancing X after each column
  //#define PROBE_Y_FIRST

#if ENABLED(AUTO_BED_LEVELING_BILINEAR)

    // Gradually reduce leveling correction until a set height is reached,
    // at which point movement will be level to the machine's XY plane.
    // The height can be set with M420 Z<height>
    #define ENABLE_LEVELING_FADE_HEIGHT

    //
    // Experimental Subdivision of the grid by Catmull-Rom method.
    // Synthesizes intermediate points to produce a more detailed mesh.
    //
    //#define ABL_BILINEAR_SUBDIVISION
    #if ENABLED(ABL_BILINEAR_SUBDIVISION)
      // Number of subdivisions between probe points
      #define BILINEAR_SUBDIVISIONS 3
    #endif

  #endif

  #else  // not AUTO_BED_LEVELING_GRID
    // with no grid, just probe 3 arbitrary points.  A simple cross-product
    // is used to esimate the plane of the print bed

      #define ABL_MANUAL_PT_1_X X_MIN_POS + 30 + X_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_MANUAL_PT_1_Y Y_MIN_POS + 30 + Y_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_MANUAL_PT_2_X X_MAX_POS - 30 + X_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_MANUAL_PT_2_Y Y_MIN_POS + 30 + Y_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_MANUAL_PT_3_X X_MAX_POS - 30 + X_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_MANUAL_PT_3_Y Y_MAX_POS - 30 + Y_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_MANUAL_PT_4_X X_MIN_POS + 30 + X_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_MANUAL_PT_4_Y Y_MAX_POS - 30 + Y_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER

      #define ABL_PROBE_PT_1_X ABL_MANUAL_PT_1_X
      #define ABL_PROBE_PT_1_Y ABL_MANUAL_PT_1_Y
      #define ABL_PROBE_PT_2_X ABL_MANUAL_PT_2_X
      #define ABL_PROBE_PT_2_Y ABL_MANUAL_PT_2_Y
      #define ABL_PROBE_PT_3_X (X_MAX_POS+X_MIN_POS)/2 + X_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER
      #define ABL_PROBE_PT_3_Y ABL_MANUAL_PT_3_Y

  #endif // AUTO_BED_LEVELING_GRID


/**
* Commands to execute at the end of G29 probing.
* Useful to retract or move the Z probe out of the way.
*/
//#define Z_PROBE_END_SCRIPT "G1 Z10 F12000\nG1 X15 Y330\nG1 Z0.5\nG1 Z10"


// @section homing

// The center of the bed is at (X=0, Y=0)
//#define BED_CENTER_AT_0_0

// Manually set the home position. Leave these undefined for automatic settings.
// For DELTA this is the top-center of the Cartesian print volume.
#define MANUAL_X_HOME_POS 0
#define MANUAL_Y_HOME_POS 0
#define MANUAL_Z_HOME_POS 0 // Distance between the nozzle to printbed after homing

// Use "Z Safe Homing" to avoid homing with a Z probe outside the bed area.
//
// With this feature enabled:
//
// - Allow Z homing only after X and Y homing AND stepper drivers still enabled.
// - If stepper drivers time out, it will need X and Y homing again before Z homing.
// - Move the Z probe (or nozzle) to a defined XY point before Z Homing when homing all axes (G28).
// - Prevent Z homing when the Z probe is outside bed area.
#define Z_SAFE_HOMING

#if ENABLED(Z_SAFE_HOMING)
  #define Z_SAFE_HOMING_X_POINT ((X_MIN_POS + X_MAX_POS) / 2)    // X point for Z homing when homing all axis (G28).
  #define Z_SAFE_HOMING_Y_POINT ((Y_MIN_POS + Y_MAX_POS) / 2)    // Y point for Z homing when homing all axis (G28).
#endif

// Homing speeds (mm/m)
#define HOMING_FEEDRATE_XY 2000
#define HOMING_FEEDRATE_Z  150

Onde é que está o erro?
 
As dimensões de impressao que tens no firmware, são usadas a partir do zero, ou seja, quando o endstop actua esse é o ponto zero.
Com o Y no ponto zero, aproxima o nozzle da cama e vê onde ele se encontra.
Outra coisa errada nos firmware da BQ é indicarem com limite (ou área de impressão) a dimensão da heatbed, nunca vais conseguir usar na totalidade.
O máximo que consegues para uma mk3 são 200 x 200.
Começa por testar o que indico no Y e depois experimenta no X.
Provavelmente terás de afinar o parafuso dos endstop Y.

ps. Também pode ser problema da meias :):)
 
Última edição:
Só para deixar uma atualização acerca da troca de filamento por parte da inter data: enviei um email a reclamar ontem à noite, e esta manhã já me enviaram um email e já me telefonaram... O que se passou foi que não tem stock de BQ laranja, parece que tentaram telefonar-me mas não conseguiram (mea culpa, o telefone não é uma das minhas prioridades), como não conseguiram enviaram aquele... Mas vão proceder à troca assim que houver BQ laranja.
Resumindo, para primeira experiencia com esta loja, não foi tudo 5 estrelas, mas gostei bastante do serviço (desde que procedam à troca) :clap:
 
@RM7 Muda a tua configuração para:
#define MANUAL_X_HOME_POS -15
#define MANUAL_Y_HOME_POS -15

isso vai fazer que indica que quando fizeste "home" o hotend esta -15, -15, 0 da posição da cama 0, 0, 0
 
À uns tempos estive mesmo para comprar uma ultimaker mas o projecto que tinha acabou por não avançar.
Agora ando com vontade de entrar neste mundo mas só por curiosidade e às vezes precisar de peças para algumas coisas que me divirto a fazer.
Andei a ver uns diy e não gostei muito de ver o uso de correias, parecem me muito frágeis e propensas a ter folgas.
Gostava de saber se existe algum guia para construir uma máquina sem correias. Já comecei a pensar numa maneira de trocar as correias por varão roscado numa corexy que foi a que me pareceu mais estável mas é de certeza a que ocupa mais espaço.
O meu maior problema é a possibilidade de ter que fazer grandes modificações no código , ou isso será uma coisa fácil ?
No eBay andei a ver uns kits de electrónica que me parecia para uma prusa, estes kits são "universais" para as outras impressoras certo ?
Agradeço a quem me consiga esclarecer algumas destas dúvidas ;)
 
À uns tempos estive mesmo para comprar uma ultimaker mas o projecto que tinha acabou por não avançar.
Agora ando com vontade de entrar neste mundo mas só por curiosidade e às vezes precisar de peças para algumas coisas que me divirto a fazer.
Andei a ver uns diy e não gostei muito de ver o uso de correias, parecem me muito frágeis e propensas a ter folgas.
Gostava de saber se existe algum guia para construir uma máquina sem correias. Já comecei a pensar numa maneira de trocar as correias por varão roscado numa corexy que foi a que me pareceu mais estável mas é de certeza a que ocupa mais espaço.
O meu maior problema é a possibilidade de ter que fazer grandes modificações no código , ou isso será uma coisa fácil ?
No eBay andei a ver uns kits de electrónica que me parecia para uma prusa, estes kits são "universais" para as outras impressoras certo ?
Agradeço a quem me consiga esclarecer algumas destas dúvidas ;)
Se usares varões vais ter uma impressora muito lenta, barulhenta e pesada. Estas a pensar construir uma impressora como quem faz um cnc.
 
Sim, estava a pensar exatamente nisso, já que conheço uma máquina de corte cnc e foi daí que me baseai.
Não tinha pensado que poderia ser mais barulhenta, pesada não me importo e lento é fácil de acelerar. Daqui a umas semanas vou ter uns dias livres e acho que vou tentar fazer uns desenhos e com sorte talvez consiga fazer umas peças.
A parte de electrónica é que tenho que estudar melhor que ainda não sei bem o que é preciso.
 
Sim, estava a pensar exatamente nisso, já que conheço uma máquina de corte cnc e foi daí que me baseai.
Não tinha pensado que poderia ser mais barulhenta, pesada não me importo e lento é fácil de acelerar. Daqui a umas semanas vou ter uns dias livres e acho que vou tentar fazer uns desenhos e com sorte talvez consiga fazer umas peças.
A parte de electrónica é que tenho que estudar melhor que ainda não sei bem o que é preciso.

A electrónica é semelhante em qualquer impressora.
Precisas da placa controladora sendo a mais usada um arduino mega + ramps, os drivers dos motores, fonte de alimentação, e módulo lcd se achares necessário.
Além disso precisas dos motores, fins de curso, e toda a cablagem.
 
À uns tempos estive mesmo para comprar uma ultimaker mas o projecto que tinha acabou por não avançar.
Agora ando com vontade de entrar neste mundo mas só por curiosidade e às vezes precisar de peças para algumas coisas que me divirto a fazer.
Andei a ver uns diy e não gostei muito de ver o uso de correias, parecem me muito frágeis e propensas a ter folgas.
Gostava de saber se existe algum guia para construir uma máquina sem correias. Já comecei a pensar numa maneira de trocar as correias por varão roscado numa corexy que foi a que me pareceu mais estável mas é de certeza a que ocupa mais espaço.
O meu maior problema é a possibilidade de ter que fazer grandes modificações no código , ou isso será uma coisa fácil ?
No eBay andei a ver uns kits de electrónica que me parecia para uma prusa, estes kits são "universais" para as outras impressoras certo ?
Agradeço a quem me consiga esclarecer algumas destas dúvidas ;)

Bem-vindo as dores de cabeça :D

Bom... quanto à tua ideia dos varões creio que fique pela ideia mesmo, porque da mesma maneira que as correias tendem a ganhar folga os varões tendem a empenar, para não falar que iria te levar dezenas de horas pra imprimires uma peça simples.

Mas porque tanto ódio das correias sendo que o pessoal tem feito excelentes prints?

O que poderias tentar arranjar é as mesmas fitas que usam as impressoras comuns só que essas tem tendência a partir :D

Bons prints :D
 
Obrigado pelas respostas!
Fico mais à vontade quanto à electrónica, vou procurar o que há.
Ainda não me vou colocar de lado a ideia dos varões roscados, estou a pensar em fazê-los no torno mecânico já que tenho alguns metros de varão de 10 e 12 mm de diâmetro, isto não dobra de qualquer maneira.
Alguma coisa me está a escapar, fica assim tão lento ? Vejo tanto movimento feito com varão roscado que é bastante rápido, não será "problema" dos motores de passo utilizado ou da programação que tem?
Verdade seja dita, o problema que tenho com as correias é não estar nada habituado a trabalhar com elas e são de borracha/fibra em vez de inox/alumínio.
 
Existem fusos de passo rápido, por isso não vejo porque possa ser mais lento que com correias.
No meu trabalho temos uma impressora que usa fusos da igus e é bem mais rápida que uma tipo prusa.

O uso de correias é mais uma questão económica.
 
E lá vamos nós...


sexta-feira, 17 Março 2017
17:00 Para apresentação à Alfândega - LISBOA -
quinta-feira, 16 Março 2017
22:03 Receção internacional - LISBOA -
quinta-feira, 9 Março 2017
21:07 Expedição internacional - AMSTERDAM E
 
E lá vamos nós...


sexta-feira, 17 Março 2017
17:00 Para apresentação à Alfândega - LISBOA -
quinta-feira, 16 Março 2017
22:03 Receção internacional - LISBOA -
quinta-feira, 9 Março 2017
21:07 Expedição internacional - AMSTERDAM E

O ano passado, mais ou menos por esta altura, também me aconteceu isso com uma cena que me custou 12 euros. Quase 2 meses...
 
Ainda não me vou colocar de lado a ideia dos varões roscados, estou a pensar em fazê-los no torno mecânico já que tenho alguns metros de varão de 10 e 12 mm de diâmetro, isto não dobra de qualquer maneira.
Alguma coisa me está a escapar, fica assim tão lento ? Vejo tanto movimento feito com varão roscado que é bastante rápido, não será "problema" dos motores de passo utilizado ou da programação que tem?
Estou curioso para ver o que vai sair daqui.
É este tipo?
http://www.thingiverse.com/thing:221726
 
Olá a todos mais uma vez!

Já li mais de 100 páginas do tópico e já tenho as minhas dúvidas quase todas esclarecidas relativamente à iTopie. Já estou a fazer uma lista de componentes.
Tenho umas dúvidas em relação à hotend + extrusor e fonte de alimentação:

1. O que me recomendam relativamente a hotend e extrusor para iTopie? É necessário imprimir algumas peças para segurar esses dois componentes à impressora?

2. Andei a ver na China várias fontes mas não sei qual a mais adequada para uma impressora 3D.

Cumprimentos
 
2. Andei a ver na China várias fontes mas não sei qual a mais adequada para uma impressora 3D.
Usa uma fonte de pc, há muitos tutoriais sobre como transformá-las. É melhor do que arriscar fontes chinesas de qualidade duvidosa... a minha chegou com os parafusos à solta dentro dela, se não a abrisse devia ser bonito o fogo de artificio. Se comprares uma fonte de pc não te fica mais caro e pelo menos tens garantia de 2 anos!
 
Back
Topo