Impressora 3D RepRap Prusa

Obrigado novamente!

Pois... quando percebi que era a hephestos 1.5 alguns dos meus comentarios passaram a fazer menos sentido.
Esse problema que encontras com a zum 3d neste "update" da hephestos é consequencia de terem "fechado" as electronicas da impressora. É inadmissível a questão da cama quente, que acho que ainda por cima ainda não vendem... o @RM7 conta-te...

Com o marlin " aberto" resolvia-se com facilidade! O modelo 1.0 era assim, totalmente aberto e upgradable out of the box com a ramps 1.4.
 
Gostava de propor um desafio a todos os que imprimem (os restantes também podem entrar, como é obvio...).

E que tal se fizéssemos umas impressões (pequenas mas com qualidade) e nos juntássemos para comparar qualidades de impressão e partilha de conhecimentos? Algo tipo brainstorm!

Numa primeira fase seria um convívio com o pessoal da zona de Lisboa em local a combinar (pode ser centro comercial, Expo, etc).

Os modelos a imprimir seriam selecionados através de ideias aqui partilhadas, mas impressões pequenas (quer de dimensão quer de tempo de impressão).

Acham que a ideia tem pernas para andar?
 
@JPulido Não gosto de ser negativo e criticar as impressoras das outras pessoas, mas tens varias opções que nao foram as melhores opções.
Tipo: controlador de fan e de temperatura externos, mais valia ter comprado uma ramps 1.4 e nao gastar dinheiro em controladores externos.
O suporte de cama de 3mm teria sido melhor, metade do peso...
prender os parafusos de 5mm no topo pode ser uma muito ma ideia, ja viste se nao tens z banding aos 100mm?
Os parafusos que suportam a cama parecem ter mais de 2cm, esta a perder espaço de impressão no Z e adicionar a possibilidade de oxilação na cama quente. Se tens acesso a placas de 6mm de aluminio podias usas para melhorar a estrutura da impressoras, esses varoes e peças imprimidas não são a melhor opção. Ou melhor ainda compra algumas barra 2020/3030 para montar um frame solido.
 
Obrigado novamente!

Pois... quando percebi que era a hephestos 1.5 alguns dos meus comentarios passaram a fazer menos sentido.
Esse problema que encontras com a zum 3d neste "update" da hephestos é consequencia de terem "fechado" as electronicas da impressora. É inadmissível a questão da cama quente, que acho que ainda por cima ainda não vendem... o @RM7 conta-te...

Com o marlin " aberto" resolvia-se com facilidade! O modelo 1.0 era assim, totalmente aberto e upgradable out of the box com a ramps 1.4.

Já vendem o kit de cama quente, que custa... 160€!
 
por falar de cama quente, vou alterar a minha prusa para ter uma cama de 300x200 em vez dos 200x200 que tenho atualmente.
para conseguir isso mendei vir o seguinte material:
uma base nova: http://tehnologika.net/prusa-i3-aluminium-y-carriage-plate-200mm-300mm-reprap/
rolamentos linear e varoes de boa qualidade: 4 x SCE12SUU, 2 x precision shafts de 10mm de 500mm (loja: www.dold-mechatronik.de)

Ja andei a fazer outras alterações na impressora, instalei o X carriage da prusa i3 mk2, adicionei socket no E3D v6 litle, fan tipo turbina de 50x15mm, full grafic lcd, subtitui a transformador de xbox 360 por um de transformador compacto 12v de 350W (http://www.ebay.com/itm/111634023481?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=410952418861).

quando tiver tudo instalado irei postar uma fotos e algumas impressões para ver se valeu a pena o upgrade.

sobre o carriage, tem aqui o manual de montagem e respectivos stl:
http://manual.prusa3d.com/Guide/5.+Extruder+Assembly/114
https://github.com/prusa3d/Original-Prusa-i3/tree/MK2/Printed-Parts
Os links são para a versão 1.06 para filamento 1.75mm. Existe uma versão 2.0, mas nao encontrei os stl.
 
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@RM7, Wow! Não acredito, mais um tiro nos pés, mas a BQ lá deve ter feito as contas e chegado à conclusão que com esta política de preços e fechando máquina à comunidade open source, eventualmente vendem menos máquinas mas facturam mais! Eles lá sabem. Por mim, desde que continuem a vender a frame e filamento, fico feliz !
Que oportunidade desperdiçada para terem feito uma evolução decente, um upgrade digno. Felizmente temos sempre o DIY e engenho pessoal, se necessário e como o jpulido demostrou

@jbaiao , a ideia é gira, conseguindo eu gerir as obrigações de pai solteiro conta comigo! Contudo acho que vai mesmo ser para o "combibio". É que quando se junta um grupo de pessoas, todas com vontade de partilhar um gosto em comum, com uma refeição pelo meio, geralmente é pouco produtivo , apesar de certamente ser bem divertido !

Outro aspecto, sem ter nada a ver com estes assuntos mas que achei adequado colocar em post, até para melhor perceberem o porque de algumas posturas e opiniões minhas !

O que é o movimento RepRap?
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Projeto_RepRap

Simplificando e apenas escolhi estes modelos pela comparação, a hephestos 1.0 é um modelo reprap, a 1.5 não o é! Não deixa de ser derivada da prusa i3 , mas não corresponde aos critérios open source, com as implicações que isso acarreta, apesar de ter características de auto replicabilidade, só isso não é suficiente!

Pode parecer uma questão filosofica, mas para mim é algo que defendo e que pode ajudar a entender melhor algumas posturas, a quem o quiser fazer! Não fosse a queda das patentes e a abertura de determinadas pessoas que publicaram os seus projectos de forma totalmente aberta e livre , eu nunca teria entrado na área .

Como sempre aconselhei a hephestos como primeira máquina "for dummies" (era o meus caso ), mesmo em kit ou quer em peças , não alterei a minha opinião. Mas só a mantenho para o modelo 1.0.
Abc a todos.

@Filipe campos , muito bom preço nessa plate para 300x200. Belo find!
Em quanto ficaram os varoes e rolamentos da Alemanha, com os portes?
 
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"Prontes" não resisti ao teu comentário.
Foto de dois artistas em pleno "combibio" no sábado passado:

Jjz7EVa.jpg


Efectivamente é como dizes... o tempo é muito pouco.... e mais uma vez se passou o tempo e parece que nem falamos nada......

Ps: Felizmente o telemóvel estava na garantia! hehehehe
 
Mas que geeks que nós somos! ( para quem anda a pensar quem é quem nesta foto, eu sou o mais jeitoso :) )
 
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O mal é que falamos em tanta coisa ao mesmo tempo que nunca conseguimos terminar a conversa!
Se o dia tivesse 48 horas.... nem metade da conversa ficava em dia! hehehehe

Mas agora começa a vir o bom tempo.......
 
@JPulido Não gosto de ser negativo e criticar as impressoras das outras pessoas, mas tens varias opções que nao foram as melhores opções.
Tipo: controlador de fan e de temperatura externos, mais valia ter comprado uma ramps 1.4 e nao gastar dinheiro em controladores externos.
O suporte de cama de 3mm teria sido melhor, metade do peso...
prender os parafusos de 5mm no topo pode ser uma muito ma ideia, ja viste se nao tens z banding aos 100mm?
Os parafusos que suportam a cama parecem ter mais de 2cm, esta a perder espaço de impressão no Z e adicionar a possibilidade de oxilação na cama quente. Se tens acesso a placas de 6mm de aluminio podias usas para melhorar a estrutura da impressoras, esses varoes e peças imprimidas não são a melhor opção. Ou melhor ainda compra algumas barra 2020/3030 para montar um frame solido.
As alterações introduzidas na máquina produziram os resultados esperados a saber: funcionamento silencioso, impressão de boa velocidade – a 160 mm/s em PLA faz boas peças – possibilidade de imprimir, praticamente, qualquer tipo de filamento, etc. A minha conclusão é que as opções foram boas e a um preço reduzido, 16,00 euros do PCB e 9,90 do Kit Velleman.
Agora a questão pertinente do eixo Z. Na minha opinião todas estas máquinas têm um erro de concepção para o eixo Z. O acopolador não devia existir – a Prusa MK2 fez a opção certa retirando esta peça – e muito menos quando se usam varões roscados de 5mm. Vou tentar explicar.
O varão roscado de 5mm realmente tem ±4,84mm quando é apertado num orifício de 5mm com dois parafusos descentrados o resultado é que o varão sai em expiral. Quando estava a montar a máquina experimentei isto porque já tinha experiência no assunto.

coupler_1.jpg
coupler_2.jpg
coupler_3.jpg


Repara nestas duas junções, a primeira, que vem com todos os kits e é vendida em todas as lojas, não funciona porque o eixo vai ser atirado para a lateral e nunca fica centrado. A segunda junção permite que ao ser apertado o eixo seja auto-centrado. Caso se use uma junção o segundo modelo é o menos mau. Tanto mais que estas junções não foram feitas para usar em eixos não suportados e da forma como são usados nestas máquina introduzem vibrações. Na imagem 3 temos a utilização correcta para esta junções, ou seja, depois do suporte dos eixos.
No meu caso, e sabendo disto, enchi a ponta do varão com fita de alumínio até ter os 5mm meti na junção e apertei. O resultado foi completamente diferente, ou seja, o eixo passou a rodar centrado e direito.
Para concluir o meu eixo Z está a funcionar bem e quando esta configuração começar a dar problemas coloco uns eixos Z "como mandam os livros".


Gostava de propor um desafio a todos os que imprimem (os restantes também podem entrar, como é obvio...).

E que tal se fizéssemos umas impressões (pequenas mas com qualidade) e nos juntássemos para comparar qualidades de impressão e partilha de conhecimentos? Algo tipo brainstorm!

Numa primeira fase seria um convívio com o pessoal da zona de Lisboa em local a combinar (pode ser centro comercial, Expo, etc).

Os modelos a imprimir seriam selecionados através de ideias aqui partilhadas, mas impressões pequenas (quer de dimensão quer de tempo de impressão).

Acham que a ideia tem pernas para andar?
Por mim acho bem e como sou da zona de Lisboa, do lado do cú do Cristo Rei como diz a canção, posso participar.
Faz uma proposta mais concreta.
 
E que tal se fizéssemos umas impressões (pequenas mas com qualidade) e nos juntássemos para comparar qualidades de impressão e partilha de conhecimentos? Algo tipo brainstorm!

Parece-me uma excelente ideia.
Acho que seria a única forma de me aplicar a fundo para ter os melhores resultados possíveis :)
 
As alterações introduzidas na máquina produziram os resultados esperados a saber: funcionamento silencioso, impressão de boa velocidade – a 160 mm/s em PLA faz boas peças – possibilidade de imprimir, praticamente, qualquer tipo de filamento, etc. A minha conclusão é que as opções foram boas e a um preço reduzido, 16,00 euros do PCB e 9,90 do Kit Velleman.
Agora a questão pertinente do eixo Z. Na minha opinião todas estas máquinas têm um erro de concepção para o eixo Z. O acopolador não devia existir – a Prusa MK2 fez a opção certa retirando esta peça – e muito menos quando se usam varões roscados de 5mm. Vou tentar explicar.
O varão roscado de 5mm realmente tem ±4,84mm quando é apertado num orifício de 5mm com dois parafusos descentrados o resultado é que o varão sai em expiral. Quando estava a montar a máquina experimentei isto porque já tinha experiência no assunto.

coupler_1.jpg
coupler_2.jpg
coupler_3.jpg


Repara nestas duas junções, a primeira, que vem com todos os kits e é vendida em todas as lojas, não funciona porque o eixo vai ser atirado para a lateral e nunca fica centrado. A segunda junção permite que ao ser apertado o eixo seja auto-centrado. Caso se use uma junção o segundo modelo é o menos mau. Tanto mais que estas junções não foram feitas para usar em eixos não suportados e da forma como são usados nestas máquina introduzem vibrações. Na imagem 3 temos a utilização correcta para esta junções, ou seja, depois do suporte dos eixos.
No meu caso, e sabendo disto, enchi a ponta do varão com fita de alumínio até ter os 5mm meti na junção e apertei. O resultado foi completamente diferente, ou seja, o eixo passou a rodar centrado e direito.
Para concluir o meu eixo Z está a funcionar bem e quando esta configuração começar a dar problemas coloco uns eixos Z "como mandam os livros".



Por mim acho bem e como sou da zona de Lisboa, do lado do cú do Cristo Rei como diz a canção, posso participar.
Faz uma proposta mais concreta.

Não te enganaste na velocidade? 160mm/s! Eu consigo os 80mm/s mas a qualidade deixa muito a desejar e na delta o máximo que consigo são 100mm/s (atenção que sou muito exigente em termos de qualidade). Para uma cartesiana o máximo aconselhado são 100mm/s, e para velocidades superiores é aconselhado board de 32bits, caso contrário terás micro paragens.

Relativamente aos acopladores, ate porque já experimentei de todos, nas minhas maquinas uso os normais (foto da esquerda). O que mencionas ser melhor nas minhas maquinas não funcionam como quero. A junção fica demasiado rígida originando ruídos parasitas.
Quando falas no veio ficar de lado, ao apertar tens de compensar para evitar isso mesmo.
Passei a optar também por varões de 8mm (milimétrico ou lead screw), isto porque os varões de 5mm por muito direitos que estejam e pelo facto de serem finos, acabam por ter sempre um ligeiro oscilar.
Já agora, repara bem que o conjunto que mencionas (3 foto) é lead screw de 8mm. Mas na minha opinião este conjunto é desnecessário, apenas usaria numa cnc DIY.
 
@JPulido 160mm/s deves estar a ter referir a velocidade de movimentação máxima, porque garanto que não consegues imprimir a essa velocidade com a tua impressora. Tinhas de ter um hotend que consegue derreter plástico a essas velocidades tipo volcano e a estrutura da impressora simplesmente não é rígida o suficiente para aguentar essas velocidades.

sobre os acopladores acho que não estas a ver bem a sua utilidade, eles são acopladores flexíveis e não acopladores rígidos. Ao apertar se dão um pequeno desvio não interessa, isso porque eles vao se "dobrar" e assim compensar o desvio. São usado acopladores flexíveis exatamente para compensar problemas de desvios com os uso de fracos "Z screws". O problema que estava a falar é o que @jbaiao estava a referir, 5mm é muito fino é normalmente tem sempre empenos. Ao fixar no top vai provocar que as ondulações se dão somente ao meio do eixo ou perto dos motores. Se removeres a fixação do top as ondulações vao acontecer mais no top e assim diminui a possibilidade de z banding na impressão.

Eu também tenho na minha prusa acopladores flexíveis e tenho os fixo na ponta, mas no meu caso a historia é bastante diferente. Primeiro tenho os motores no top, uso led screw de 8mm e estão fixados em baixo e não no top. Desta forma as ondulações vão acontecer mais no top e não em baixo. Assim consigo garantir que não vou ter z banding perto de z=0. No top posso ter algum z banding mas é redizído com o uso do acoplador flexível. Acho que o ideal é usar motor com o Z screw ja incorporado, como tem as impressoras prusa mk2.

XJ67oUk.jpg


O controlo da temperatura da cama e ventoinha deveria ser feita pelo slider e não manualmente. O slider por exemplo muda automaticamente a velocidade da fan dependendo da situações, vai por exemplo por a 100% a fan quando faz pontes ou quando esta a imprimir peças pequenas. Quanto a temperatura da cama podes indicar no slider que a primeira camada a temperatura esteja nos 70ºC para melhor adesão e depois muda para 60º e desligar no fim da impressão. Da forma que tens não consegue nada disso. Uma ramps não custa muito e acho que vale bem o preço para teres essas funcionalidades. Também reduzia os cabos e botões, só tinhas o lcd para controlar tudo. Mas como é logico da forma que tens tambem da, não é tão pratico e funcional, mas funciona na mesma...
 
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Já agora algumas fotos do carriage da prusa mk2 que instalei:

OnQPqNJ.jpg
jCa3CKo.jpg

aOM4xet.jpg

gFZHeqW.jpg


O que gostei:
-Muito compacto
-hotend perto do eixo o que reduze vibrações na impressão
-cabos bem escondidos e seguros, todos os cabo electricos passam a atras.
-muito bom arrefecimento para pla.

O que não gostei:
-hotend dificil acesso, muito complicado mudar de nozzle.
-extrusor de dificil acesso em caso de jam
 
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@JPulidoDa forma que tens não consegue nada disso. Uma ramps não custa muito e acho que vale bem o preço para teres essas funcionalidades. Também reduzia os cabos e botões, só tinhas o lcd para controlar tudo. Mas como é logico da forma que tens tambem da, não é tão pratico e funcional, mas funciona na mesma...

Com a Zum não dá para controlar nada disso? Então porquê?
 
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